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Laranja

Laranja lima

Laranja

Propriedades

A laranja lima é fonte de fibras, potássio, ácido fólico e vitamina C.

Recomendações

A vitamina C ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e previne contra doenças infecciosas. Já o potássio garante o bom funcionamento do sistema nervoso, da contração muscular e do equilíbrio de sais no organismo. As fibras contribuem para regularizar o funcionamento gastrointestinal.

Compra

Escolha laranjas limpas, firmes e pesadas. Evite frutos machucados e com partes amolecidas.

Transporte

Evite bater as frutas.

Armazenamento

Lave a fruta antes de armazená-la. Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe-a mergulhada por 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque o alimento numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de guardá-la na geladeira.

Laranja baía

Laranja

Propriedades

A laranja baía é rica em ácidos orgânicos, flavonóides, sais minerais, fibras solúveis, vitaminas A, C e do complexo B.

Recomendações

A vitamina C fortalece o sistema de defesa, protegendo o organismo contra gripes e resfriados. As fibras solúveis e os flavonóides auxiliam a reduzir as taxas de colesterol.

Restrições

Lactantes também devem ingerir com moderação, pois ela é cítrica e pode provocar desconforto em bebês como vômito, diarréia, vermelhidão na pele e coriza.

Compra

A laranja baía é grande e não apresenta sementes. Seu sabor é rico, apesar de não produzir muito suco. Ao escolher os frutos, opte por laranjas limpas e firmes. Evite aquelas machucadas e com partes amolecidas.

Transporte

Transporte as laranjas com cuidado para evitar batidas.

Armazenamento

Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente.

Mergulhe por 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de armazenar na geladeira.

Procedendo assim, o consumidor evita o risco de ingerir agrotóxicos e reduz as chances de contaminação por bactérias.

Preparo

As receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes de vitaminas da fruta, pois o aquecimento e o preparo por muito tempo acarretam perdas consideráveis de suas propriedades.

Laranja da terra

Laranja

Propriedades

Fruta rica em cálcio, sódio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. A laranja tem vitamina A, B e é uma das melhores fontes de vitamina C. Além disso, contém açúcares facilmente assimilados pelo organismo.

Recomendações

A vitamina C ajuda a aumentar a resistência do organismo contra gripes e resfriados. O consumo das fibras melhora o funcionamento intestinal e contribuem para reduzir o colesterol. Já os sais minerais colaboram para neutralizar o ácido úrico.

Compra

Prefira as frutas mais pesadas, pois são as que têm maior quantidade de matéria para doce. Evite frutos com partes moles.

Transporte

Transporte as laranjas com cuidado e evite batê-las.

Armazenamento

Lave a laranja numa bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe-as mergulhadas durante 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque a fruta numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de armazená-la na parte baixa da geladeira.

Laranja da pérsia

Laranja

Propriedades

A laranja é rica em vitamina A, B e C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

Recomendação

A vitamina C ajuda a retarda o envelhecimento precoce das células e fortalece o sistema imunológico.

Compra

Escolha as frutas mais pesadas, pois, são as mais suculentas. Evite frutos machucados e com partes amolecidas.

Transporte

Evite bater os frutos durante o transporte.

Armazenamento

Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe a laranja mergulhada por 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque-a numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de armazená-la na geladeira.

Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br

 

Laranja

Laranja

É uma das frutas mais populares e está geralmente associada à vitamina C.

A laranja de tamanho médio contém cerca de 70mg desta vitamina, uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto.

A vitamina C é um oxidante que protege contra danos causados às celulas pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio) e ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, derrames cerebrais e outras doenças.

As laranjas têm ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como beta-caroteno, tiamina, folato e potássio.

Esta fruta tem baixo teor calórico. Uma laranja contém aproximadamente 60 calorias. Meia xícara de suco de laranja recém-espremido tem, a grosso modo, a mesma quantidade de nutrientes encontrada na fruta fresca.

Suco de laranja industrializado

Os sucos de laranjas industrializados perdem a maior parte da vitamina C e a alguns sais minerias durante o processamento. São geralmente embalados sem adição de açúcar, exceto os mais concentrados (na forma de xarope já adoçado).

Fonte: www.soreceitasculinarias.com

 

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