Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Letras  Voltar

Letras

Os destinos podem ser muitos para os estudantes que escolherem o versátil caminho das Letras.

Ser adepto de muita leitura e gostar de escrever são pré-requisitos para os alunos desse curso interdisciplinar, que tem a biblioteca como seu principal laboratório.

O Curso

O objeto de estudo do curso de Letras é a linguagem.

Durante o curso, o aluno desenvolve habilidades de leitura, análise, interpretação e produção de textos em língua portuguesa ou em língua estrangeira de sua escolha. Estuda as teorias literárias e autores brasileiros e estrangeiros.

Nos estudos linguísticos, aprende os sons da língua, sua história, sua gramática, seus usos em diversas situações e suas manifestações artísticas, entre outros aspectos.

Analisa, ainda, as relações entre a linguagem e a História, a Sociologia, a Educação, a Psicanálise, a Neurologia e as Artes em geral.

O curso de Letras é oferecido nas modalidades:

Licenciatura

Voltada especificamente para a formação de professores, é exigida para o exercício do magistério nos ensinos Fundamental e Médio.

O licenciado em Letras, por sua formação de caráter científico-humanista com vistas ao senso holístico do ensinar e aprender, por desenvolver o processo ensino e aprendizagem, levando em consideração as tendências sócio-político-culturais do mundo globalizado e um sistema de valores onde a potencialidade humana possui significado relevante, exerce ou pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos uma multiplicidade de papéis.

Bacharelado

Prepara o aluno para atuar em outras esferas do mercado de trabalho – como Ensino Superior, Tradução e Editoração.

O aluno que cursa a Licenciatura escolhe entre estas habilitações: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

No Bacharelado, são oferecidas as habilitações em: Português, Alemão, Grego, Inglês, Latim e Linguística. As disciplinas obrigatórias do curso são Linguística e Teoria da Literatura.

Objetivo

O Curso de Letras tem como objetivo formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos estudos linguísticos e literários, a fazer uso de novas tecnologias e a compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

O Profissional

O profissional das letras domina a norma culta da língua portuguesa, instrumento preferencial de cultura, de comunicação e de exercício da cidadania. Para tanto, capacita-se a entender suas variações, que vão das diferenças regionais a outros níveis, como o coloquial, o popular, o técnico, etc. O curso de Letras da Estácio forma professores, capacitando os alunos para o ensino de língua portuguesa, inglesa, espanhola e respectivas literaturas, além de qualificá-los para as funções de redator, revisor, tradutor, comentarista de livros e agente literário.

Aptidões Desejáveis

É preciso gostar muito de leitura, ter capacidade de análise, de redação, de tradução e habilidade para a versão de textos. Exige aptidão verbal , bom conhecimento gramatical, facilidade para a transmissão de idéias, criatividade, clareza, objetividade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do licenciado em Letras concentra-se,dentre outras,em atividades como: docência no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, mercado editorial,organizações ligadas à imprensa, a consulados, ao turismo,ONGs.

O licenciado em Letras atua como professor, crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário, revisor de textos e atividades de domínio conexo ou assemelhadas, dada a grande abrangência de atuação para quem domine bem a norma culta da língua portuguesa, de que são exemplos as contribuições de profissionais das letras no cinema e na televisão. Na área empresarial, pode atuar como produtor de discursos e consultor para as diversas modalidades da linguagem.

O Graduado em Letras dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em muitos e variados campos das línguas e das literaturas, vernácula e estrangeiras.

Este potencial aborda o trabalho com praticamente todas as facetas da linguagem humana, incluindo:

Ensino fundamental e médio
Cursos livres, aulas particulares e de reforço
Auxiliar de ensino em nível superior
Produção e / ou revisão de textos
Editoração
Terminologia (descrição e padronização dos jargões técnicos e científicos)
Tradução, incluindo sua vertente oral
Interpretação de obras literárias
Pesquisa, pela condução de uma carreira acadêmica (mestrado e doutorado)
Produção de material de apoio às demais áreas do conhecimento pela pesquisa aplicada
Crítica de cinema.
Crítica literária.

Duração: 4 anos.

Letras - Profissão

Esses profissionais estudam os idiomas e suas respectivas literaturas nacionais. As faculdades que oferecem os cursos de Letras preparam o profissional para a pesquisa e o ensino do Português e de pelo menos um idioma estrangeiro, assim como para os estudos das literaturas nacional e internacional.

A especialização em idioma estrangeiro pode ser em línguas modernas, como francês, espanhol, inglês, alemão, japonês, ou ainda em uma língua clássica como latim ou grego. A maior vocação do profissional de Letras é o magistério no ensino fundamental e médio, ou ainda em escolas de idiomas. Mas pode, também, trabalhar com a assessoria na tradução de textos para empresas multinacionais e em editoras, na revisão de textos.

Existe apenas um curso de bacharelado específico para o ensino de Estudos Literários. A faculdade forma profissionais capacitados para a crítica, reflexão e pesquisa dos vários gêneros literários. O bacharel também é habilitado para a produção de textos. Ele é um especialista em literatura.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado (Letras)

Duração média de 4 anos. Em geral os cursos de bacharelado formam tradutores e intérpretes para um idioma estrangeiro e também especialistas em português.

O segundo idioma é escolhido já na matrícula para o curso, que pode apresentar ainda habilitação como Tradução e Interpretação, Secretariado executivo, Linguística ou Criação Textual. Dentre as disciplinas destacam-se teoria literária, semântica, fonologia, língua portuguesa e brasileira, literatura portuguesa e brasileira.

b) Nível Superior

Licenciatura (Letras)

Duração média de 4 a 5 anos. O curso de licenciatura é semelhante ao de bacharelado, incluindo-se as disciplinas pedagógicas que habilitam o profissional para o magistério. Em algumas escolas o aluno pode optar pelo bacharelado e depois complementar a formação com as disciplinas pedagógicas, ficando também apto para dar aulas.

c) Nível Superior

Bacharelado (Estudos Literários)

Duração média 4 anos. O curso oferece uma formação básica que prepara o aluno para a produção e análise de textos em prosa, poesia e outros gêneros literários. A grade curricular oferece disciplinas como teoria literária, história da literatura, língua portuguesa, metodologia de pesquisa. A faculdade oferece várias disciplinas optativas que complementam a formação transdisciplinar do profissional, possibilitando ao aluno o livre trânsito por outras áreas do conhecimento como a linguística, artes e sociologia.

d) Nível Superior

Licenciatura (Letras)

Duração média de 4 a 5 anos. O curso é semelhante ao bacharelado, diferenciando-se nas disciplinas pedagógicas que possibilitam ao profissional o exercício do magistério.

e) Cursos Livres

Existem cursos de redação, interpretação de textos e idiomas que podem melhorar o desempenho de profissionais de diversas áreas que lidam com a produção literária.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais especialista em línguas está muito relacionado ao mercado de produções literárias. Com o crescimento do mercado editorial, expansão das feiras de livro e melhoria nos índices de leitura, esse profissional viu crescer também os postos de emprego para avaliação e tradução de livros.

Os profissionais formados em Letras encontram um forte mercado no magistério, tanto para trabalhos em escolas regulares de ensino fundamental e médio, quanto para o trabalho em escolas de idiomas e cursos livres de produção literária.

Existem também vagas para a produção de conteúdo para produtos de comunicação como sites. Outra boa oportunidade pode surgir em empresas multinacionais que necessitam de tradutores e intérpretes e de secretárias bilíngues.

Ofertas de Emprego

Para os licenciados, o magistério oferece vagas de emprego por todo o território nacional. O governo realiza frequentes concursos para complementar os quadros funcionais nas escolas públicas. As escolas particulares também empregam em boa parte do país, no entanto, se concentram mais nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte.

Para o trabalho com tradução e interpretação as vagas surgem concentradas nas regiões de maior movimentação financeira, como São Paulo e Rio de janeiro, que reúnem o maior número de empresas com relações internacionais.

A produção literária e a avaliação editorial empregam mais nas regiões Sul e Sudeste, que reúnem o maior número de editoras e empresas midiáticas que possam necessitar dos préstimos desse profissional.

Para quem fez pós-graduação, a pesquisa cientifica e o ensino universitário são outra opção de trabalho. As vagas se espalham pelas capitais que sediam faculdades da área como Porto Alegre, Curitiba, Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife e outras.

Fonte: www.ulbra.br/www.cfh.ufsc.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal