Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Lichia  Voltar

Lichia

Litchi chinensis - Família Sapindaceae

Originária da China onde é considerada a fruta nacional, a lichieira e uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas.

Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo, as Culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores.

A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores.

O Brasil em futuro próximo poderá dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto. Assim, sem concorrência, o Brasil poderá abastecer o mercado mundial com lichias na época do natal.

Lichia

Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.

Variedades de Lichia

Pomar de Lichia

Lichia

No Brasil dispomos das variedades BENGAL, AMERICANA e BREWSTER e no Hawaii são recomendadas a GROFF, KAIMANA e KWAIMI.

Produção de Mudas

As mudas oriundas de sementes não são indicadas para a formação de pomares comerciais, porque as plantas não são uniformes e demoram acima de 12 anos para iniciar a produção. Para a formação de pomares comerciais, as mudas devem ser de propagação vegetativa das plantas vigorosas e produtivas. O sistema mais utilizado é a alporquia, resultando em mudas de qualidade.

Lichia

Clima

A lichia é uma planta de clima sub-tropical, entretanto, em nossas condições tem-se verificado que plantas novas não suportam geadas muito rigorosas. Por ser um planta de grande valor é viável a sua proteção com telhados ou de outro material, durante o inverno, evitando-se danos com frio.

Espaçamento

É mais interessante uma planta isolada, recebendo a luz solar de todos os lados para a plenitude de sua produção, à duas a três árvores encostadas uma na outra. Árvores com livre crescimento, sem o emprego de podas, necessitam espaçamentos adensado de 7 metros entre plantas e linhas, utilizando-se podas constantes, visando o controle do tamanho das árvores.

Colheita e Embalagem

Conforme a região a colheita ocorre de novembro a janeiro e são colhidos os cachos de frutos e a embalagem é feita em pequenas caixas de plásticos transparente.

Mercados

O fruto de lichia ainda é desconhecida do consumidor brasileiro e o mercado potencial é enorme devido as qualidades de frutos e da época de comercialização no fim do ano. Entretanto, o fruto de lichia tem boa aceitação em todo o mundo e há interesses inclusive de países produtores, devido a oferta de frutos fora de época ou na entre safra.

Lichieira

A planta é longeava e rústica, necessitando pouco ou nenhum tratamento fitassanitário. As doenças não são problemas e com relação as pragas, eventualmente pode ocorrer brocas de tronco, a mariposa oriental nos ponteiros, ácaros, abelha arapuá ou irapua nos frutos. Praticamente não é usado agrotóxico e os frutos são colhidos insetos de produtos químicos.

Produção

A lichia inicia a produção comercial a partir do 5º ano após o plantio das mudas. Algumas plantas chegam a produzir de 150 a 200 Kg, sendo considerada uma produção boa a média anual de 40 a 50 Kg por planta.

Preços

Os melhores preços ocorrem no inicio da safra de 15 a 31 de Dezembro devido as festa de fim de ano.

O mercado brasileiro ainda é inexplorado porque a lichia considerada a rainha das frutas, ainda é desconhecida do consumidor brasileiro. Atualmente o preço da fruta é muito alto e futuramente o ideal é o estabelecimento de um preço médio, de valor mais baixo, favorecendo a comercialização. O preço muito alto limita o número de consumidores.

Tratos Culturais

É bastante simples com a manutenção das plantas do limpo através de roçadas e herbicidas, de adubações e de irrigação que é fundamental, conforme a região.

Lichia

Lichia

Lichia

Nova Cultivar Tailandes

Regias Tropical Características Regularidade de Produção. Fruta de excelente aparência, entre 20 e 25 gramas por fruto.

Diferencia-se dos demais cultivares pois, para consumir sua polpa, basta apertar vagamente e o fruto se abre. (característica única nas lichias).

Panículas de excelente conformação, cachos com 15 a 22 frutos.

Rambutan

Nephelium lappaceum - Família Sapindaceae.

Originário do Arquipélago Malário, o Rambutan é muito semelhante à Lichia (Litchi chinensis), tanto em beleza quanto ao paladar, pois pertencem à mesma família (Sapindacea). Seus frutos são maiores que o da Lichia, e tem várias vantagens sobre a mesma. Suas sementes são 30 a 50% menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia maciae coloração vermelho carmim, destaca-se facilmente da polpa. Produzem em pencas com 15 a 30 frutos, sendo estes ovalados com 5cm de comprimento.

Também sua resistência ao transporte é maior, pois sua polpa é mais firme e a pelucia que recobre a casca evita atrito entre os frutos amortecendo impactos.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais. A maturação dos frutos ocorre de junho a outubro, sendo mais concentrada em julho e agosto, sua produtividade é grande, podendo chegar a mais de 200Kg por planta.

Ë uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental e por sua beleza de folhagem, floração e frutificação pode ser palntadas em alameda e jardins.

Desenvolve-se bem onde cresce o café, não suportando geadas nem temperaturas negativas. Gosta de umidade no solo principalmente na época da florada, ocorrendo seca prolongada é necessário que se irrigue a planta. Esta furta é muito popular no Hawaí, Tailândia, Vietnã, Indonésia, sendo artigo de exportação com grande aceitação na América do Norte e Europa.

O início da produção das mudas por nós comercializadas ocorre em 4 ou 5 anos, estando as mudas já com 24 meses de idade.

A distância do plantio recomendado é de 8m entre plantas por 10m entre linhas.

Utilização

O arilo é consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias. O sabor da polpa (arilo) é sub-ácido a adocicado, lembrando o da lichia ou da uva, com açúcares em torno de 10 a 12%.

Em temperatura ambiente, a melhor aparência externa dos frutos dura entre 3 e 4 dias, quando os espinhos começam a murchar, embora polpa não sofra alteração. O arilo (parte comestível), que cobre a semente pode variar de estação para estação e entre cultivares de 28 a 54%.

Fonte: www.herbario.com.br

Lichia

Lichia (Litchi chinensis Sonn)

A RAINHA DAS FRUTAS

Região de origem: China, província de Cantón.

Foi introduzida no Brasil em 1810.

Descrição Botânica Planta subtropical.

Família: Sapindaceae

Espécie: Litchi chinensis Sonn

Subespécies:

Chinensis Phillippenis (não comestíves) Javanensis (pequeno valor comercial) Litchi chinensis chinensis é de interesse econômico.

Clima frio e seco antes do florescimento e quente e úmido no resto do ano.

Temperatura ideal: 28-38ºC

Precipitação:1500mm A produção inicia-se do 3º ao 5º ano, mas somente á partir do 8º atinge a produção máxima.

A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 Kg por planta.

Planta com grande longevidade, e com presença de alternância de produção.

A planta atinge de 10-12 metros de altura, sistema radicular pivotante e superficial; Inflorescência tipo panícula; Folhas alternadas compostas; 3 tipos de flores, que se abrem consecutivamente na mesma panícula: indução floral favorecida por temperaturas baixas e estresse hídrico.

Fruto é uma drupa, podendo ser redondo oval ou cordiforme.

Polpa branca, translúcida, e não aderente ao caroço, e semente marrom brilhante com tamanho de 10-18% do tamanho do fruto.

Lichia

Época de florada e colheita

Lichia

Clique na imagem para ampliá-la

Tabela nutricional da lichia

Lichia

Presença de vitaminas do complexo B, Vitamina C, E quantidade considerável de K.

Variedades Há um grande número de variedades que são definidas por características, como: Maturação, vigor da planta, forma, tamanho, coloração dos fruto, produtividade, textura da casca, tamanho da semente e porcentagem de “Língua de galinha”( aborto das sementes).

No Brasil as mais plantadas são: Bengal e Brewster.

Lichia

Bengal

Lichia

Brewster

A propagação é normalmente por Alporquia.

Enxertia, garfagem, borbulhia e estaquia, são pouco utilizados devido a baixa porcentagem de pegamento.

A propagação por semente não é viável devido ao longo período juvenil e alta variabilidade genética.

Não se costuma fazer poda de formação, usa-se poda de limpeza e aeração.

Por apresentar sistema radicular superficial, não tolera plantas daninhas, tendo que controlá-las mecânica ou quimicamente.

Uso de anelamento para evitar alternância de produção.

Uso de reguladores de crescimento na propagação vegetativa, estimular crescimento, florescimento e frutificação.

As principais pragas são: Ácaro; cochonilhas; mosca-das-frutas e lagarta do fruto.

Não sendo comum doenças, por ser uma cultura muito rústica.

Lichia

Lichia

Colheita e Comercialização

A colheita é feita manualmente.

Alta perecibilidade e perda da cor vermelha da casca, são os principais problemas de comercialização da fruta.

Comercializadas com temperaturas baixas, para aumentar sua vida de prateleira.

Comercialização dos frutos no Brasil é dado na entresafra.

Garbo, AI; Filho, DCJ; Fargoni,GP; Ferezini,G; Nonaka,JC.

Fonte: www.esalq.usp.br

voltar 123456789avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal