Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Limão - Página 5  Voltar

Limão

É o rei dos temperos e o campeão dos remédios. Composição: calorias, água, carboidratos, lipidios, cinzas, vitaminas A, B1, B2 e vitamina C, além de potássio, cálcio, fósforo e ferro. Cura mais de 150 doenças.

Limão

Medicinal

Purifica o sangue, ajuda no metabolismo em todos os órgãos do corpo. Cura doenças respiratórioas, do baço, tosse, bronquites, gases, infecções hepáticas, hidropsia, é tônico, sudorífero e anti-escorbútico.

Uso

De preferência utilize o suco ou a casca seca. Fazer um copo de chá durante 4 dias por uma semana. Intercale dois dias e repita a dose, por várias vezes. Seu ácido é natural, chamado Ácido Ascórbico ou vitamina C; tem o poder de eliminar a acidez estomacal, as azias, o ácido úrico e tem um grande poder alcalinizante. Nosso sangue precisa ser alcalino, pois é justamente no sangue que se situam a maior parte das doenças.

O limão é um poderoso depurativo (purificador do sangue).

Limão

Sobre a crença popular de que o limão corta o sangue

O limão faz o contrário; afina e fortifica o sangue, limpando-o. Por isso é tão recomendado para quem sofre de varizes e pressão alta.

O limão é um poderoso bactericida, uma espécie de antibiótico natural. Pode acontecer que inicialmente o limão prenda um pouco o intestino; resolve-se isso tomando uma colher de mel puro de abelha num copo de água ao deitar ou em jejum e também comer verduras cruas.

O limão esquenta o nosso organismo, pois tem cerca de 44 calorias em 100 gramas de suco, sendo por isso muito indicado juntamente com o alho e o mel para combater gripes, pois elas são desequilíbrios de temperatura.

O limão também é um poderoso cicatrizante. A essência da casca do limão (o óleo)

Parte usada

Casca.

Propriedades

Anti-reumática, anti-séptica, bactericida, depurativa, diurética, estimulante, estomáquica e tônica.

Indicação

Acidez, anemia, calos, células mortas, desintoxicante, diabetes, doenças infecciosas, dores em geral, flatulência, gripes, hipertensão, nevralgias, oleosidade da pele, retenção hídrica (líquido), reumatismo, tosse e verrugas.

Limão

Cuidado

Ao usar a essência (ou qualquer parte - o suco) de limão na pele, não se exponha ao sol ou poderá sofrer queimaduras sérias (mesmo pequenos respingos do suco podem manchar a pele).

Variedades

Limão siciliano, limão-de-casca-fina, limão-galego, limão-cravo, limão-tahiti, limão-rosa, limão-bravo, etc.

Todos são bons para a cura de enfermidades

Composição

Polpa pouco ácida.

O suco contém ácido cítrico, ácido málico, citratos de potássio e de cálcio, cerca de 8% de glucídios, matérias pécticas, mucilagem, sais minerais, oligoelementos e vitamina C.

Fonte: www.psleo.com.br

Limão

Limão

Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada do mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza.

Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. Enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.

Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica.

As variedades de limão mais conhecidas são:

Limão-galego

Pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara

Limão-sicíflano

Grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego

Limão-cravo

Parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte

Limão-taiti

De tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. Contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo 13, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida. Essa fruta assim como todas as outras exceto o damasco e a ameixa fornecem ao organismo sais minerais e oligo-elementos e são alcalinizantes .

Seu consumo deve ser privilegiado em caso de acidez. São alimentos que contém pouco ou nada de elementos ácidos e em compensação são muito ricos em sais minerais alcalinizantes.

Limão-galego

Deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos.

Limão-siciliano

De cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.

Limão-cravo

Mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.

Limão-taiti

Com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Se o limão ainda está verde, guarde-o em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes.

Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, em um pires coberto com uma xícara.

Fonte: www.horti.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal