Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Literatura Infantil  Voltar

Literatura Infantil

 

Literatura Infantil ou Literatura Juvenil inclui histórias, livros, revistas e poemas que são apreciadas por crianças.

A Literatura Infantil moderna é classificada de duas formas diferentes: gênero ou a idade prevista ao leitor.

A Literatura Infantil pode ser atribuída a histórias e canções, parte de uma tradição oral mais ampla, que os adultos compartilhavam com as crianças antes da existência de publicação.

Mesmo após a impressão tornou-se generalizada, muitos contos clássicos "infantis" foram originalmente criados para adultos e mais tarde adaptado para um público mais jovem.

Desde os anos 1400, uma grande quantidade de literatura, muitas vezes com uma mensagem moral ou religiosa, foi voltado especificamente para crianças.

No final do século XIX e início do século XX tornou-se conhecida como a "Idade de Ouro da literatura infantil", neste período incluíram a publicação de vários livros reconhidos hoje como clássicos.

Não existe uma definição única ou utilizada para Literatura Infantil.

Ela pode ser amplamente definido como qualquer coisa que as crianças lêem ou, mais especificamente definida como ficção, não-ficção, poesia, teatro ou destinada e usada por crianças e jovens.

A Literatura Infantil consisti em histórias orais, trabalhos escritos e ilustrações explicativas, canções e poemas que são usados para educar, instruir e entreter as crianças.

O gênero engloba uma ampla gama de obras, incluindo clássicos reconhecidos da literatura mundial, livros ilustrados e histórias fáceis de ler escritos exclusivamente para crianças, e contos de fadas, canção de ninar, fábulas, canções folclóricas e outros materiais principalmente transmitidas oralmente.

Literatura Infantil - O que é

Literatura Infantil
Literatura Infantil

A Literatura Infantil, por iniciar o aluno no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo.

A Literatura Infantil é despertar o interesse e o hábito do público infanto-juvenil para a leitura dos clássicos infantis no meio digital.

A literatura infantil (também chamada de literatura juvenil) consiste dos livros, histórias e poemas que são usufruídos por adultos ou destinada principalmente às crianças.

Literatura infanto-moderno é classificada de diferentes maneiras, incluindo por gênero ou a idade prevista para o leitor.

A literatura infantil tem suas raízes nas histórias e canções que os adultos diziam aos seus filhos antes de publicar existiu, como parte da maior tradição oral.

Por isso, pode ser difícil de controlar o desenvolvimento de histórias iniciais. Mesmo porque a impressão generalizada, muitos contos clássicos foram criados originalmente para adultos e foram adaptadas para um público mais jovem.

Embora originalmente a literatura infantil era muitas vezes uma re-escrita de outras formas, desde os anos 1400 tem havido muita literatura destinadas especificamente às crianças, muitas vezes com uma mensagem moral ou religiosa.

Em certa medida, a natureza da ficção infantil, ea divisão entre as crianças mais velhas e ficção adulta tornou-se turva como o tempo passou e contos atraentes tanto para o adulto e a criança teve um substancial sucesso comercial.

O Valor da Literatura Infantil

Literatura Infantil
Literatura Infantil

Dar às crianças o acesso a todas as variedades de literatura é extremamente importante para o seu sucesso.

Educadores, pais e membros da comunidade devem ajudar os alunos a desenvolver um amor e paixão pela leitura.

Não é apenas a leitura de literatura importante no desenvolvimento de habilidades cognitivas para ser capaz de ter sucesso em um ambiente escolar ou de trabalho, mas é valioso por outras razões também. Apesar de existirem inúmeros valores em expor as crianças à literatura, Donna Norton (2010) identifica o valor da literatura para jovens em seu livro através dos olhos de uma criança literatura infantil é importante porque proporciona aos alunos oportunidades para responder a literatura; ele dá aos alunos a apreciação sobre o seu próprio património cultural, bem como as dos outros; ele ajuda os alunos a desenvolver a inteligência emocional e criatividade; que alimenta o crescimento e desenvolvimento de habilidades sociais e de personalidade do aluno; e transmite importante literatura e temas de uma geração para a seguinte.

O primeiro valor a notar é que a literatura infantil proporciona aos alunos a oportunidade de responder a literatura e desenvolver suas próprias opiniões sobre o tema.

Isso fortalece o domínio desenvolvimento cognitivo, uma vez que incentiva o pensamento mais profundo sobre literatura.

Literatura de qualidade não é dizer ao leitor tudo o que ele / ela precisa saber; ele permite alguma diferença de opinião. Um leitor pode ter algo totalmente diferente para longe da peça de literatura que o outro leitor, com base nos dois pontos de vista e experiências pessoais.

Os alunos podem aprender a avaliar e analisar a literatura, bem como resumir e hipóteses sobre o tema. Norton diz que para as crianças ", livros de imagens sem palavras são excelentes estímulos para linguagem oral e escrita" (2010, p. 9). Estudantes que lêem livros sem palavras como uma bola para Daisy (Raschka, 2011), O Guarda-chuva amarelo (Liu, 1987), ou O Livro Vermelho (Lehmann, 2004) será capaz de analisar as ilustrações e desenvolver seu próprio diálogo para a história. Isso fortalece as funções cognitivas dos estudantes em ser capaz de formar opiniões sobre a sua própria e de se expressar através da linguagem em que resume o enredo de um livro sem palavras.

Em segundo lugar, a literatura infantil fornece uma avenida para os alunos a aprender sobre sua própria herança cultural e as culturas de outras pessoas.

É crucial para as crianças aprenderem esses valores, pois, "o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à nossa própria cultura e as culturas dos outros é necessária tanto para o desenvolvimento pessoal e social" (Norton, 2010, p. 3). Ao dizer isto, no entanto, ao ensinar os alunos sobre o património cultural de outros, deve-se ter muito cuidado na seleção de quais livros para recomendar aos jovens leitores.

Há muitas histórias, algumas lendas populares, que contêm estereótipos gritantes e imprecisões sobre certos grupos culturais. Isso inclui livros como Irmão Eagle, irmã Sky (Jeffers, 1991), ou The Rough-Face Girl (Martin, 1992). Ambas estas histórias retratam os nativos americanos de uma forma equivocada e conter interpretações erradas sobre o que realmente ocorreu na história. Por exemplo, a tribo Iroquois em The Rough-Face Girl (Martin, 1992) historicamente viviam em malocas, mas o ilustrador descreve estes nativos americanos como vivendo em tendas. Esta é uma visão clichê, e isso pode ser muito prejudicial para perpetuar estereótipos se nós, como adultos não são cautelosos nos livros que temos em nossas bibliotecas de sala de aula e em casa. No entanto, existem alguns livros infantis que são mais precisos no ensino das diferenças culturais dos outros. A história chamada "Eric" de Tales from Outer Suburbia (Bronzeado, 2009) é uma história comovente sobre uma família que leva em um estudante de intercâmbio e deve aprender sobre o seu convidado e aceitar as diferenças entre suas culturas. Ele tem uma mensagem positiva sobre encorajar a aceitação das diferenças culturais entre as pessoas, o que é algo que nós queremos ajudar nurture em nossos alunos. Outro livro que ajuda a discutir a cultura está indo para casa (Bandeirinha, 1996), que é a história de uma família imigrante mexicana com as crianças que nasceram em os EUA Há uma diferença entre o que "casa" é para os pais e as crianças, e quando eles tomam uma viagem ao México, as crianças percebem o quão importante a cultura ea terra natal de seus pais é para eles. Muitos livros estão disponíveis que retratam a cultura como uma parte importante da sociedade que está a ser estimado e valorizado, e os livros podem ter grande valor para os alunos.

Em terceiro lugar, a Literatura Infantil ajuda os alunos a desenvolver a inteligência emocional. As histórias têm o poder de promover o desenvolvimento emocional e moral. Literatura infantil "contém numerosos momentos de crise, quando os personagens tomam decisões morais e contemplar as razões para as suas decisões", uma habilidade importante para as crianças a ver modelada (Norton, 2010, p. 34). Guji Guji (Chen, 2004), por exemplo, é uma história sobre um crocodilo que é adotado em uma família de patos. Finalmente, ele deve escolher entre trair sua família adotiva e voltar para seus próprios "espécies", e ele decide permanecer fiel às suas crenças e não trair sua família. O Scar (Moundlic, 2007) é um livro eficaz para ler com os alunos em a fim de ensiná-los sobre como responder a tristeza, pois é sobre um menino cuja mãe morre. Isso requer um nível complexo de inteligência emocional, como muitas crianças não entendem a morte. O tema da morte seria mais adequado para um nível de ensino mais velho, mas é um tema importante para discutir com os estudantes. Outro livro que incentiva a inteligência emocional é Selma (Bauer, 2002), que discute o que é preciso para um jovem ovelha de ser feliz. É uma história filosófica dentro de um livro de imagens, e desafia os alunos a pensar sobre o que a felicidade realmente é. O Box Big (Morrison, 1999) é uma história sobre as crianças que têm a sua liberdade levado por serem colocados em uma caixa e os problemas mais profundos que existem com não ser dada sua liberdade. Literatura infantil incentiva os alunos a pensar mais profundamente sobre seus próprios sentimentos.

A Literatura Infantil também incentiva a criatividade. Norton salienta "o papel que a literatura em nutrir e expandir a imaginação" (2010, p. 4). A House in the Night (Swanson, 2008) retrata a criatividade que uma rapariga tem em seus sonhos durante a noite, enquanto ela voa sobre o bairro escuro sobre as asas de um pássaro.

A Literatura Infantil promove o desenvolvimento da imaginação dos alunos internos.

A Literatura Infantil é de valor porque fomenta personalidade e desenvolvimento social.

As crianças são muito impressionáveis durante os anos de formação, e literatura infantil pode ajudá-los a desenvolver em pessoas que cuidam, inteligentes e amigáveisJean Piaget diz que quando os alunos se mover a partir do pré-operacional para a fase operacional do desenvolvimento.

Considerando alunos na pré-escola e jardim de infância pode ser totalmente focada em si, como estudantes , eles tornam-se menos envelhecem começam a ter em conta os sentimentos e pontos de vista dos outros. Ser capaz de compreender os pontos de vista de outras pessoas e para não ser egoísta são habilidades importantes que os adultos devem nutrir em crianças, como Norton diz que "as relações aceitáveis exigem uma compreensão dos sentimentos e pontos de vista dos outros(2010, p. 27). Literatura infantil pode promover o desenvolvimento social, incentivando os alunos a aceitar outras " pessoas e suas diferençasMakes Three (Parnell & Richardson, 2005), a família de Molly (Jardim, 2004), Heather Has Two Mommies. E livros como Tango (paizinho (Wilhoite, 2000) apresentam situações que possam incentivar os alunos a tornar-se mais aberta a Newman & Souza, 1989) e companheiro do diferentes tipos de famílias e entender que o amor é a coisa mais importante em uma família. Literatura infantil também pode incentivar os alunos a desenvolver relacionamentos com as pessoassocial. Uma amizade atípico está representado na Voltas (Dugan, 1992), onde uma criança e uma , incentivando o contato pessoa idosa tornarcomum de jogar com yo-yo. Em um par de meninos têm a melhor Week Ever (Frazee, 2008), os -se bons amigos e compartilhar a alegria meninos aprendem a pensar nas necessidades dos outros quando eles construir um diorama para o vovô que é fascinado com pinguins.

Literatura incentiva os alunos a ser considerado pessoas e amigáveis características podem ser consistentes com o desenvolvimento de estudantes em cidadãos de qualidade.

Finalmente, a Literatura Infantil é de valor porque é uma tradição intemporal, aquele em que "os livros são os principais meios de transmissão de nossa herança literária de uma geração para a próxima" (Norton, 2010, p. 3).

Histórias clássicas como Dr. Seuss 'E pensar que eu ouvi na Mulberry Street (Geisel, 1989) e The Cat in the Hat (Geisel, 1957) são importantes livros para ler para crianças por causa de sua herança literária. Para um público mais jovem, as crianças poderiam construir suas habilidades cognitivas e de linguagem através da exposição a mãe rimas Ganso. Um exemplo de uma boa coleção de estas rimas clássicas é Hey Diddle Diddle e Outras Mother Goose Rhymes (dePaola, 1998). As crianças nas classes mais velhos podem aprender a apreciar as peças clássicas e mensagens de William Shakespeare em livros de imagens que visam tornar as execuções mais acessível. Muitas versões de obras de Shakespeare são disponíveis em formatos de livro abreviados e de imagem, incluindo Romeu e Julieta (Coville, 1999) e The Tempest (Mayer, 2005). As crianças são jovens apenas por um curto tempo, e por isso devemos dar-lhes acesso a um património literário básico de livros atemporais. Literatura infantil de qualidade tem o grande poder de cativar o público por muitas gerações.

A Literatura Infantil é extremamente valioso, tanto no ambiente escolar e em casa.

Os professores e os pais devem tanto ser capaz de diferenciar entre qualidade e literatura medíocre, a fim de dar aos alunos o acesso aos melhores livros para incentivar estes valores importantes da literatura e considerando domínios de desenvolvimento.

A Literatura Infantil é valioso em proporcionar uma oportunidade de responder à literatura, bem como o conhecimento cultural, inteligência emocional e criatividade, o desenvolvimento social e personalidade, e história da literatura para os alunos através das gerações. Expor crianças a literatura de qualidade pode contribuir para a criação de indivíduos responsáveis, bem-sucedidos, e solidárias. Martha Crippen

Fonte: www.britannica.com/oneotareadingjournal.com/en.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal