Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Lord Kelvin  Voltar

Lord Kelvin

 

Nascimento: 26 de junho de 1824, Belfast, Reino Unido.

Falecimento: 17 de dezembro de 1907, Largs, Reino Unido.

Lord Kelvin
Lord Kelvin

Lord Kelvin (William Thomson na vida privada) é classificado como um dos grandes físicos do mundo.

Ele ensinou, e ele próprio agiu na crença de que "o melhor desempenho das ocupações diárias da humanidade são aqueles para os quais são rigidamente aplicado os princípios da ciência".

O termo "ciência aplicada" tem sido dada ao tipo de trabalho que ele assim instituído.

As realizações de Lord Kelvin eram muitas e diversificadas.

Ele formulou a dissipação do princípio energia que se resume na segunda lei da termodinâmica.

Seu conhecimento da engenharia, foi possível estabelecer o primeiro cabo telegráfico através do Oceano Atlântico.

Ele inventou uma escala de temperatura, instrumentos para receber sinais de cabo, bússola de um marinheiro, e um aparelho de som em alto-mar.

Ele fez contribuições significativas para as teorias de elasticidade, magnetismo, movimento de vórtice, e eletricidade.

Lord Kelvin - Cientista

Lord Kelvin
Lord Kelvin

William Thomson é conhecida popularmente como primeiro Baron Kelvin, o criador de "zero absoluto", que são unidades de baixa temperatura limite agora representados em unidades de "Kelvin" em sua honra.

Lord Kelvin, como é popularmente conhecido, é lembrado por seus trabalhos pendentes e realizações no campo da física e mecânica.

Kelvin proposto as primeira e segunda lei da termodinâmica e trouxe mudanças revolucionárias na física para fazê-lo emergir como um campo importante de estudo e de pesquisa nos tempos modernos.

Lord Kelvin tornou-se o primeiro cientista que entrou para a Câmara dos Lordes, na Inglaterra.

Lord Kelvin era um cientista e um grande entusiasta engenharia naval. série de palestras na American Universidade Johns Hopkins de Kelvin deu as formulações iniciais de um modelo físico para o éter. Vários elementos físicos e fenômenos estão ligados com Lorde Kelvin - onda de Kelvin, Kelvin (temperatura), sensoriamento Kelvin, ponte Kelvin e vários outros.

Lord Kelvin - Físico

Físico inglês, nasceu em Belfast, Irlanda, em 26 de junho de 1824. Filho de matemático, formou-se na Universidade de Cambridge e depois se aperfeiçoou em Paris. Em 1846, tornou-se catedrático de Ciências na Universidade de Glasgow, cargo que exerceu por mais de cinqüenta anos.

Em Geologia, Kelvin estudou a questão da idade da Terra. Em 1852, estudou o resfriamento causado pela expansão dos gases, o que levou à descoberta da escala absoluta de temperaturas, hoje chamada de escala Kelvin, de grande importância na Física e na Química, Foi também o descobridor da Segunda Lei da Termodinâmica, que indica o sentido das transferências de energia (assunto que estudaremos no segundo volume desta obra).

No campo da eletricidade, Kelvin inventou galvanômetros, desenvolveu a telegrafia submarina e aperfeiçoou os cabos condutores de eletricidade. Desenvolveu também uma teoria sobre a natureza da luz.

Kelvin faleceu em Largs, na Escócia, em 17 de dezembro de 1907, e foi sepultado em Londres, na Abadia de Westminsiter, perto de Isaac Newton.

Lord Kelvin - Matemático

Lord Kelvin
Lord Kelvin - William Thomson

Lord Kelvin foi um matemático e físico britânico. Nasceu em 1824 e morreu em 1907. Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, com o nome de William Thomson.

Aos 68 anos de idade, receberia o título de nobreza de Primeiro Barão Kelvin de Largs, pela grande importância de seu trabalho científico.

Aos 8 anos, Kelvin já assistia às conferências do pai, que era matemático. Ainda adolecente, escreveria seu primeiro trabalho nessa área. Quando esse estudo foi apresentado na filial da Royal society (em Edimburgo, Escócia, onde então estudava), acharam mais conveniente que fosse lido por um professor mais velho, para que a platéia não se sentisse incomodada ao assistir a uma aula dada por alguém tão jovem. Com 17 anos, foi estudar na universidade de Cambridge, na Inglaterra, e ao se diplomar mudou-se para a França, onde fez sua pós-graduação.

As propriedades do calor foram um dos sistemas preferidos de Kelvin. Analisou com mais profundidades as descorbertas de Jacques Charles sobre a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura. Charles concluíra, com base em experimentos e cálculos, que à temperatura de -273ºC todos os gases teriam volume igual a zero.

Kelvin propôs outra conclusão: nào era o volume da matéria que se anularia nessa temperatura, mas sim a energia cinética de suas moléculas. Sugeriu então que essa temperatura deveria ser consideradas a mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto. A partir dela, propôs uma nova escala termométrica (que posteriormente recebeu o nome de escala Kelvin), a qual permitiria maior simplicidade para a expressão matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.

Kelvin também concluiu, analisando os trabalhos do francês Carnot, que é impossível utilizar toda a energia de um sistema na forma de trabalho. Uma parte dessa energia é inevitavelmente perdida na forma de calor. Na indústria, seus estudos colaboraram para a fabricação de melhores galvanômetros e cabos elétricos, concretizando a implatação de um cabo telegráfico entre a Europa e a América do Norte, no fundo do oceano Atlântico. (O sucesso desse empreendimento é que o levou a receber o título da nobreza). Foi também responsável pela implantação do serviço telefônico na Grã-Bretanha e, em 1890, elegeu-se presidente da Royal society.

Todo esse envolvimento com a ciência, no entanto, não o impediu de, no final da vida, opor-se às novas descobertas da desintegração radiativa. Ao morrer, não deixou herdeiros. Tal como ocorrera com Newton, foi sepultado com grandes honras na abadia de Westminster (normalmente reservada a figuras importantíssimas, como monarcas). Suas lápides são vizinhas.

Lord Kelvin - William Thomson

Lord Kelvin
Lord Kelvin

Lord Kelvin, a Segunda Lei da Termodinâmica e a Escala de Temperatura Absoluta

William Thomson (1824 - 1907), mais tarde conhecido como Lord Kelvin, é um dos cientistas mais notáveis e ecléticos da segunda revolução industrial, do período de apogeu do Império Britânico.

Na tradição de Newton, como filósofo natural, contribuiu para as teorias do calor, da eletricidade e do magnetismo.

Desde muito jovem era um gênio matemático, conhecedor da obra de Fourier, estabelecendo relações entre as teorias do calor e da eletricidade, explicando ao próprio Maxwell o caráter das linhas de força de Faraday. Após uma permanência na França, reconheceu a importância do trabalho de Carnot, promovendo a sua reconciliação com as idéias de conservação de energia, e explicando magistralmente a segunda lei da termodinâmica.

A escala Kelvin de temperaturas é baseada no ciclo de Carnot, que não depende de nenhuma substância ou de hipóteses desnecessárias sobre a natureza do calor. Interessou-se por problemas aplicados, em particular na área da telegrafia, participando do lançamento do primeiro cabo telegráfico transoceânico, e transformando-se num engenheiro elétrico e empreendedor de muito sucesso. Era escritor prolífico e polêmico; envolveu-se num debate famoso, com geólogos e evolucionistas, sobre a idade da terra. Há cem anos, no final da vida, chegou a vislumbrar pequenas dificuldades na física clássica.

Lord Kelvin - Trabalhos

Lord Kelvin
Lord Kelvin - William Thomson

Por seu prestígio e pela importância de suas descobertas, o barão Kelvin foi uma das figuras-chave de uma notável geração de cientistas britânicos que deram imensa contribuição para o avanço da física durante o século XIX.

William Thomson, futuro barão Kelvin, nasceu em 26 de junho de 1824 em Belfast, Irlanda do Norte. Órfão de mãe muito cedo, foi educado pelo pai e viveu na cidade escocesa de Glasgow, em cuja universidade o pai foi professor de matemática e o jovem Thomson iniciou, em 1834, seus estudos universitários. Graduado em 1845 pela Universidade de Cambridge, após um período em Paris, foi convidado, em 1846, a ocupar a cadeira de filosofia natural na Universidade de Glasgow, onde permaneceu até o fim da carreira.

Seus principais trabalhos científicos tratam dos fenômenos de transformação da energia. A partir dos descobrimentos sobre a natureza do calor, realizados separadamente por Jean-Baptiste-Joseph Fourier e James Joule, Thomson construiu uma teoria unitária dos fenômenos associados às trocas energéticas entre diversos componentes dos sistemas físicos. Elaborou, assim, a segunda lei da termodinâmica, segundo a qual a entropia (grandeza que determina o grau de desordem molecular) tende a aumentar em qualquer sistema isolado (no qual não se verifica troca de matéria ou energia com o meio externo). Criou também uma escala absoluta de temperatura em que 0o Celsius corresponde a 273,1 Kelvin.

Suas contribuições para a teoria dinâmica do calor e a brilhante exposição matemática que fez sobre os fenômenos eletromagnéticos -- e que inspirou, anos depois, as importantes equações propostas por James Clerk Maxwell -- colocaram-no em posição destacada entre os grandes cientistas de sua época, com os quais manteve memoráveis controvérsias, apesar de seu caráter retraído e pouco dado a discussões.
Artífice da construção dos cabos submarinos de telecomunicação, que tanto contribuíram para manter o império britânico, Thomson foi recompensado pela rainha Vitória com títulos e terras. Nomeado barão Kelvin de Largs aos 68 anos, morreu em 17 de dezembro de 1907, em sua propriedade de Netherhall, em Ayrshire, na Escócia.

Lord Kelvin - Físico escocês

Lord Kelvin
Lord Kelvin - William Thomson

Físico escocês de origem irlandesa (26/6/1824-17/12/1907), criador da escala de temperaturas absolutas Kelvin. O nome deriva de seu título de barão Kelvin of Largs, outorgado pelo governo britânico em homenagem a sua descoberta, em 1892.

Nasce em Belfast, na Irlanda do Norte, filho de um matemático.

Criado em Glasgow, na Escócia, inicia-se nos estudos superiores na universidade local, na qual o pai leciona. Forma-se em Cambridge e dedica-se à ciência experimental.

Em 1832 descobre que a descompressão dos gases provoca esfriamento, e cria a escala de temperaturas absolutas, cujo valor da temperatura em graus equivale ao grau Celsius mais 273,16.

Trabalha como professor em Glasgow entre 1846 e 1899. Interessado no aperfeiçoamento da física instrumental, projeta e desenvolve vários equipamentos, entre eles um aparelho usado na primeira transmissão telegráfica por cabo submarino transatlântico.

Com a participação no projeto de transmissão telegráfica por cabo, acumula grande fortuna pessoal.

Em 1852 observa o que hoje se chama de efeito Joule-Thomson: a redução da temperatura de um gás em expansão no vácuo. Morre em Ayrshire, na Escócia.

Fonte: www.deboni.he.com.br/biomania.com/www.mundofisico.joinville.udesc.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal