Lotus Exige

PUBLICIDADE

Lotus Exige é um carro esportivo de duas portas e dois lugares feito pela Lotus Cars desde 2000.

Exige é um coupé da Lotus.

Uma versão de corrida para as ruas do Lotus Elise, vem com pequenas modificações, se destacando a entrada de ar no teto e o aerofólio.

Desde o seu lançamento, em 2000, o Exige continuou a exceder as suas expectativas como a personificação perfeita de desempenho por meio de leve. Está em uma classe de seu próprio país.

Lotus Exige – História

Lotus Exige é essencialmente a versão coupé do Lotus Elise que está em produção desde 2000. Atualmente, o Exige tem uma variedade de variantes que vão desde o Sport 350 de 375 cv (276 kW; 370 cv) até o de 430 cv (316 kW; 424 cv) Cup 430. Todas as variantes do Exige apresentam o Toyota DOHC V6 Supercharged da Lotus Evora.

O primeiro Exige foi baseado no Elise e era conhecido como Exige Mk1.

A filosofia por trás do Exige era simples: mais potência, mais aderência e mais downforce para quem procura um carro de pista de verdade.

Os fundamentos do Exige foram descobertos a partir do trabalho da Lotus no 340R, um carro que mostrou que havia demanda para um verdadeiro carro de corrida.

Lotus Exige começou com o 1775 c.c. derivado da série K. motor de 16 válvulas.

O chassi do Exige sempre foi puro Elise, com ajustes como pistas mais largas para limites de curvas mais altos.

Todas as gerações do Exige têm grandes barragens de ar dianteiras, enormes asas traseiras, teto composto e tecnologia de corrida em geral.

Lotus Exige S

O Lotus Exige S é um dos esportivo mais puro que existe ele tem sua carroceria e chassi similar ao de um carro de competição, com uma estrutura leve porém muito rígida, combinada com um motor feito sob medida, formam um carro único.

Para 2010 o Exige S ganhou algumas melhorias na parte aerodinâmica, como um para-choque frontal redesenhado com novas entradas de ar, asa traseira maior o que almenta o downforce e garante um visual mais esportivo.

Lotus Exige
Lotus Exige S

Lotus ExigeLotus Exige S

Outra novidade do Lotus Exige é o motor, que consegue ser além de rápido muito econômico, segundo a marca faz ele faz na estrada 11.7 quilômetros por litro, já na estrada o consumo é de 15.3km/l, marcas impressionante para um carro esportivo, este motor possui 240 cavalos de potência, o que faz o Exige ir de 0 a 100km/h em 4.7 segundos.

Lotus Exige S 240

Lotus ExigeLotus Exige S 240

Com uma mecânica e preparação praticamente igual aos carros de corrida o Lotus Exige apresenta um comportamento dinâmico, provendo uma sensação única ao dirigir, esta é a descrição deste Lotus que foi lançado no inicio do ano 2000 e é praticamente um carro de corridas.

Atualmente o Lotus Exige S apresenta um novo motor de 240 cavalos, que aumentou ainda mais a sua agilidade, o fazendo chegar aos 100km/h em apenas 4.1 segundos, tendo velocidade máxima próxima dos 250km/h.

Lotus Exige é disponibilizado na versão Exige S que se diferencia apenas pelo motor 1.8 de 220 cv.

O Lotus Exige

Lotus ExigeLotus Exige

Lotus Exige, para quem o conhece, é o carro dos sonhos.

Versão fechada do Elise, um dos carros mais gostosos de dirigir do mundo, ele usa motor Toyota de quatro cilindros. Muita gente pode gostar dele, mas preferir imaginá-lo com um belo motor V8.

Foi o que fizeram os donos da UK Garage, importadora para a Itália de máquinas britânicas como Noble, TVR e Radical. A diferença é que eles imaginaram e realizaram. Com o motor LS9 do Chevrolet Corvette, com 650 cv. O nome do sonho é Extrema.

Com a carroceria do Exige de primeira geração e os faróis da segunda geração, o Extrema recebeu diversas modificações. O motor V8, por exemplo, passou a ser montado longitudinalmente (o quatro-cilindros era transversal), o que exigiu o alongamento do entre eixos em 20 cm, a exemplo do Exige GT1. A carroceria também cresceu em largura, para que os pneus maiores coubessem no carro.

Fabricado com fibra de vidro ou materiais compósitos (Kevlar), o Extrema com motor LS9 pesa 1.000 kg e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 s. A velocidade máxima é de 320 km/h.

Além deste motor, o Extrema pode ser equipado também com usinas de força mais modestas, com o LS7 do Z06 ou o LS3, com 420 cv ou 500 cv (com ele, o peso do carro cai para 970 kg). Isso entre os V8.

Também pode-se instalar o GM V6 de 2,8-litros com turbo e 300 cv ou 350 cv. Com ele, o peso fica em 850 kg.

Para quem quiser um peso ainda mais baixo, o recurso é a instalação do motor V8 Powertec, também da GM, mas com apenas 2,6-litros e 360 cv, 2,8-litros e 450 cv e o 3,4-litros de 560 cv. Com peso de apenas 95 kg, esses motores permitem que o Extrema não pese mais do que 750 kg. Para quem quer altíssimo desempenho, essa é a motorização mais indicada.

O preço do Extrema, na Itália, é de 66 mil euros, ou quase R$ 200 mil. Para um carro com essa capacidade toda, é uma pechincha!

Ficha Técnica:

Lotus ExigeLotus Exige

Marca: Lotus
Modelo: Exige
Versão: S
Potência: 240 cv (177 kw – 237 hp)
Motor: 4 cilindros (motor em ligna)
Cilindrada: 1796 cm3
Distribuição: 16 válvulas Compresseur
Binário: 230 Nm (5500 tr/min)
Transmissão: Tração traseira, caixa de velocidades manual 6 velocidades
Peso médio: 1026 kg
Pneus: 195/50/16 Frente – 225/45/17 Atrás (Pneus a preços baixos)
Relação potência/peso: 4.3 kg/cv
Relação consumo/potência: 28.6 cv/L

Fonte: www.encontracarros.com/www.webmotors.com.br/www.supercars.net

Veja também

Gordini

Gordini, Carros, Willys, Renault, Modelo, Série, Motor, Dauphine, Marca, Velocidade, Brasil, História, Gordini

Renault Dauphine

Renault Dauphine, Willys, Carros, Versão, Gordini, Linha, Modelo, Velocidade, Características, Foto, História, Renault Dauphine

Rural Willys

Rural Willys, Carro, Jeep, Brasil, Modelos, Linha, 4x4, Motor, Versão, Produção, Sedan, História, Rural Willys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.