Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Manjericão - Página 10  Voltar

Manjericão

Nome científico: Ocimum basilicum
Nome comum: Manjericão
Nomes populares: Manjericão, Basílico, Manjerico, Manjericão de Folha-Larga, Alfavaca
Família: Lamiaceae
Origem: Médio Oriente até ao Irão

Manjericão

História

O Manjerico é a planta mais popular das festas de S. João, no Porto e de S. António em Lisboa. É uma importante erva aromática, sendo considerada sagrada pelos indianos e considerada uma erva dos namorados pelos romanos. Os italianos do sul, conservam a tradição dos antigos romanos, segundo a qual, oferecer um vaso com Manjericão a uma rapariga equivale a pedi-la em casamento. Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.

Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egipto. No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Descrição

Planta herbácea, muito aromática, o Manjericão ou Basílico é uma perene que pode atingir uma altura até 45 cm, com folhas verdes e pequenas, estriadas e pontiagudas, de cor verde. O caule é pequeno, anguloso, muito ramoficado de cor verde claro. As flores de Manjerico são pequenas, cheirosas que vão do branco ao púrpura e formam grandes cachos terminais no fim do Verão. Floresce no Verão.

Sementeira

Em viveiro entre Janeiro e Março ou no local definitivo na Primavera.

Transplantação

O Basílico transplanta-se de Março a Maio

Luz

O Manjericão ou Basílico prefere Sol e localizações à Meia Sombra

Solos

Húmidos, argilosos, bem drenados e férteis.

Temperatura

Temperados a temperados-quentes. O Manjerico é muito sensível à geada.

Rega

Com frequência embora não tolere o encharcamento.

Adubação

10:10:10

Pragas e doenças

Caracois, podridão.

Multiplicação

O Manjericão propaga-se por semente.

Colheita

Antes do início da floração. As folhas frescas do Manjerico ou Basílico podem ser colhidas de Junho a Setembro.

Conservação

Pode ser conservado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem o seu aroma depois de secas.

Fresco

Pique as folhas de Manjericão e coloque-as num recipiente fechado, com azeite.

Seco

Em recipiente fechado protegido da luminosidade e humidade.

Aplicações medicinais

Partes utilizadas

Folhas e extremidades floridas.

Propriedades

Aromática, aromatizante, digestivo, dispepsia nervosa, diurética, emenagoga , estimulante, estomacal, galactógena, hidratante, relaxante, sudorífera.

Componentes

Cálcio, vitamina A e B2.

Indicações

Aftas, bronquite, tratamentos capilares, caímbras, espasmos, febre, feridas, furúnculos, dores de garganta, gases, gripe, problemas de pele, mau hálito, picadas de insectos, reumatismo, rins, tosses, asia, dores de cabeça em consequência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.

Outros usos

Uso caseiro

Semear Manjericão ou Basílico em pequenos vasos e colocá-los na cozinha num local onde apanhe luz do sol. Os vasos colocados nos parapeitos das janelas afastam as moscas.

Uso culinário

Manjericão ou Basílico é muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade. É também misturado em saladas, pizzas e massas e em diversos molhos, sendo o mais popular o pesto italiano.

Fonte: www.loja.jardicentro.pt

Manjericão

Manjericão

Nome científico

Ocimum basilicum

Família

Lamiáceas (sinonímia: Labiadas)

Nome comum

Manjericão, manjericão-de-folha-larga, manjericão-de-flor-branca, manjericão-de-molho, manjericão-doce, alfavaca, alfavaca-cheirosa, basilicão

Origem

Ásia tropical

Descrição e característica da planta

Ao lidar com plantas denominadas manjericão, devem ser tomados alguns cuidados, pois existem relatos da ocorrência de mais de 60 espécies e formas dessa planta. Os vários tipos de manjericão apresentam diferentes composições químicas.

O manjericão é um subarbusto, aromático, anual ou perene, ereto, muito ramificado e a sua altura não ultrapassa os 50 centímetros. As folhas são simples, pequenas, ovais, margens lisas e onduladas, cor verde-clara, nervura saliente, 4 a 7 centímetros de comprimento e delicadas. As flores brancas são emitidas na região axilar de folhas com os ramos. A planta se desenvolve bem em pleno sol, à temperatura amena, em solos não sujeitos à inundação, férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o ano todo. A propagação é feita através de sementes e por enraizamento de estacas.

Produção e produtividade

A época do corte das plantas varia, mas é feito em torno de 50 a 60 dias após a semeadura no verão e 90 dias no inverno. Quando se usam estacas para obtenção de mudas, esse tempo até a colheita é bastante reduzido. A melhor idade da planta para se colher as folhas, flores ou o corte das plantas é antes da abertura das flores, porque depois perderá muito o seu aroma. Não foram encontradas informações sobre a produção e a produtividade dessa planta.

Utilidade

O manjericão tem várias utilidades, tais como: na culinária e como planta ornamental, medicinal e aromática. Como aromática, o óleo essencial é muito valorizado no mercado internacional pelo teor de linalol. Existe grande variação no teor de óleo e de linalol nas muitas espécies e variedades de manjericão plantadas.

Na culinária, o manjericão é usado no tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos e saladas, bem como em doces e licores. Como tempero, recomenda-se não secar as folhas, porque perde o aroma. Uma das formas para armazenar, é picar as folhar e deixar no óleo. Outra recomendação, adicionar aos alimentos no fim do seu preparo, pois o sabor se perde com o calor.

Na medicina popular, as folhas e flores são usadas no preparo de chás por suas propriedades digestivas, tônicas, para problemas respiratórios, reumáticos, nos casos de cansaço, resfriado e problemas gastro-intestinais.

Fonte: globoruraltv.globo.com

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal