Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  álgebra - Página 8  Voltar

Álgebra

Uma história emocionante

O que é álgebra?

É o ramo que estuda as generalizações dos conceitos e operações de aritmética. Hoje em dia o termo é bastante abrangente e pode se referir as várias áreas da matemática.

O surgimento da álgebra

A álgebra surgiu na antiga Babilônia, cujos os matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado. Os primeiros artigos registrados de álgebra foram achados no Egito em 2.000 a.C.

Ela surgiu a partir da necessidade de realizar os primeiros cálculos algébricos, dando destaque aos matemáticos egípcios, gregos, indianos e chineses. Um documento egípcio era utilizado para registrar o que acontecia na sociedade, o “papiro”.

Na álgebra, o “papiro de rhind” é o documento mais antigo que faz referência a álgebra ( de cerca de 1650 a.C. ), que foi escrito por um escriba chamado de Ahmes, que detalhava a solução de 85 problemas de aritmética e de álgebra.

OS PAIS DA ÁLGEBRA

Al – Khawarizmi foi um matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e autor persa. Ele nasceu no atual país do Uzbequistão ( antigamente, chamado de “Khiva” ), por volta do ano de 780 e morreu em Bagdad por volta de 850.

Foi o primeiro a escrever sobre a álgebra e assim muitos outros seguiram seus passos, sendo o seu livro considerado um dos melhores do assunto. Outra obra que exerceu grande influência é a introdução do cálculo indu no mundo islâmico, o que posteriormente foi aprofundado por outros escritores que o seguiram.

Devem-se também a Al-Khawarizmi um tratado de geometria, tábuas astronômicas e outros trabalhos em geografia. Ele também participou da operação Geodésica mais delicada da sua época.

François Viète foi um advogado francês, com a capacidade de decifrar os códigos secretos das mensagens espanholas. Apaixonado por álgebra, François Viète viveu de 1540 até 1603 e passou para a história como o principal responsável pela introdução dos símbolos no mundo da matemática. Por isso, ficou conhecido como o Pai da Álgebra.

Maior algebrista grego de Alexandria, Diofante, verdadeiro precursor da moderna teoria dos números e para alguns considerado o pai da álgebra, principalmente devido a sua inovação com as notações, o primeiro a usar símbolos na resolução dos problemas algébricos.

Sabe-se que viveu na Idade de Prata (250-350) da Universidade de Alexandria, e que sua principal obra foi um grande tratado chamado Aritmética (250-275), um clássico da ciência alexandrina sobre teoria dos números, numa publicação em 13 livros, dos quais sete desapareceram, sem dúvida a maior obra da Antigüidade sobre o tema. Viveu e morreu em Alexandria e, segundo a tradição, em seu túmulo estava gravado um enigma matemático cuja solução revelava que ele viveu 84 anos.

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam letras e podem conter números. São também denominadas expressões literais.

Uma expressão algébrica é usada para representar uma constate, uma variável ou uma combinação de variáveis e constantes relacionadas por um número finito de operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potenciação).

Fonte: www.jesuitas-pi.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal