Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Melão - Página 4  Voltar

Melão

Partes usadas

Frutos e sementes.

Melão

Família

Cucurbitaceae

Características

A planta do melão é rasteira e bem parecida à da melancia. Tem folhas grandes, com cinco pontas salientes. As flores são brancas, algumas vezes amareladas ou alaranjadas, pequenas e frágeis.

Dicas de Cultivo

Prefere solos pouco ácidos, arenosos.Época de plantio: agosto-setembro. Espaçamento: 2 x 1,2m (uma planta por cova) ou 2 x l,5m (duas plantas por cova). Colheita: a partir de 75-90 dias do plantio

Princípio ativo

Minerais, glicosídeos, mucilagens dentre outros.

Propriedades

Diurética, laxante, emoliente, eupéptica, mineralizante, calmante, tenífuga.

Indicações

Gota, colite, afeções renais - comer ao natural ou em forma de suco 1 copo 2 vezes ao dia. As sementes são usadas para o tratamento da infestação por tênias, mastigando uma porção de sementes, pela manhã, em jejum, utilizando um laxante 1 hora após a ingesta.

Fonte: www.cantoverde.org

Melão

Melão

A maior parte do melão é constituída de água. Mesmo assim, é muito nutritivo e contem pouquíssimas calorias.

As variedades de melão amarelo possuem alto teor de beta caroteno, que nosso corpo transforma em vitamina A. Todos os tipos de melão fornecem sucos cremosos e energizantes.

Curiosidade

Sendo uma fruta bastante refrescante é muito indicada para os meses de calor, pois apresenta propriedades hidratantes. Rico em Vitamina A, C e potássio. Algumas variedades têm bastante pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.

No Brasil o melão é conhecido desde o séculoXVI, quando foi trazido pelos escravos.

O Brasil nos últimos anos passou de importador para exportador de melão, gráças as condições climáticas da região Nordeste que se tornou grande produtora.

Melão

Dica

O melão é um ótimo diurético e ajuda seu organismo a eliminar toxinas. É também de grande efeito para decoração e pode ser usado como cestinha para salada de frutas.

Para verificar se o melão está maduro, pressione o dedo na região do talo.

Propriedades Nutricionais

Possui grandes quantidades de Beta-caroteno (provitamina A), Vitaminas C e do Complexo B. Além disso, é fonte de Fibras e apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Cobre e Enxofre.

Propriedades Medicinais

Por seu alto teor em Potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas e reumatismo.

Melão

Valor Calórico

100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Como Comprar

Escolha sempre frutos maduros, pois são mais saborosos e doces. Para saber se os melões estão bons, aperte-os do lado oposto ao cabo. Se ceder à pressão dos dedos, está no ponto. Se estiver mole demais, é porque já passou do ponto e se estiver duro, está verde. A casca do melão deve ser firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras.

Como Armazenar

Deixe-o amadurecer em temperatura ambiente e depois guarde-o na geladeira. Use-o no prazo de 2 a 3 dias. Depois de tê-lo cortado, coloque uma folha de papel alumínio ou plástico sobre o corte para que não resseque.

Como Preparar

O mais comum é servir o melão ao natural, como entrada ou sobremesa. Como entrada ele pode ser temperado com sal ou gengibre em pó.

Um prato conhecido e considerado de paladar sofisticado é o melão com fatias de presunto crú. Como sobremesa, pode ser adoçado com açúcar e mel.

O melão pode ser usado no preparo de sorvetes ou fazer parte de saladas de frutas.

Isaura Pinho Caliari

Fonte: www.hortifruti.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal