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Morango

Morango

Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango...

Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Alguns trabalhos colocam o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Benefícios:

Excelente fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio. Poucas calorias e muitas fibras. Possui bioflavonóides anticancerígenos.

Há cerca de duas décadas, o morango era uma frutas rara em nosso país, extremamente cara e de consumo pouco difundido. Com o passar do tempo, os agricultores brasileiros fizeram grandes progressos na aclimatação do seu cultivo e hoje, do final do outono ao final do inverno, as caixinhas de morango podem facilmente ser encontradas em feiras e supermercados. Além disso sorvetes e sucos feitos com polpa do morango são consumidos o ano inteiro.

Os morangos são deliciosos, têm baixas calorias (cerca de 40 por xícara) e muita vitamina C (nas devidas proporções, em maior quantidade do que as laranjas), que melhora sistema imunológico protegendo o organismo contra gripes e resfriados.

As sementes de morango contêm fibras insolúveis, que ajudam a evitar prisão de ventre.

O morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol e manter a glicemia. Contém bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico, substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer, por isso é considerado Funcional. A fruta se destaca pela mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular.

Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos vivos e com talos verdes.Os morangos podem ser estocados inteiros na geladeira por poucos dias (quando fatiados perdem gradativamente a vitamina C).

Lave a fruta pouco antes de servir para evitar o mofo e prevenir surtos de diarréia infecciosa. Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins. Para aqueles que só comem morango com chantilly, cuidado... com a dose de calorias a mais e o excesso de gorduras!

Como nem tudo é perfeito, o morango muitas vezes carrega resíduos de agrotóxicos. Ele é sensível ao ataque de pragas. Por isso o uso de defensivos agrícolas é corriqueiro. A maneira mais eficaz de driblar as substâncias tóxicas é optar pelo produto orgânico. No mínimo, na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo.

Observe também a cor. Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que está maduro e os pesticidas, se foram usados, já perderam parte do efeito. Depois de lavar os morangos, deixe-os em uma solução de água com um punhado de bicarbonato, que atenua essas substâncias nocivas.

Estas dicas ajudam a preservar toda a riqueza do morango:

Tente não picar

Quanto mais cortado o morango for, maior o contato com o oxigênio. Isso fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam. Que desperdício!

Atenção no Liquidificador

Se a receita pede esse eletrodoméstico, aí não tem jeito.

Procure, ao menos, não bater o fruto por muito tempo para tentar segurar uma parte dos compostos benéficos.

Beba Depressa

Se optou por fazer um suco, tomeo imediatamente. Ou de nada adiantará ter usado o liquidificador por pouco tempo. As boas substâncias do morango passam depressa por uma metamorfose quando a fruta vira bebida.

Evite Levar ao fogo

Lembre-se: boa parte da vitamina C some quando uma fruta é cozida. A sugestão é só colocá-la na panela no finalzinho da preparação ou usá-la em receitas feitas no vapor.

Márcia Sebadin Mendes de Souza

Fonte: www.nutrifam.com.br

Morango

Morango

O morango é um fruto originário da Europa e típico de países de clima frio. Pertence à mesma família das rosáceas, assim como a maçã, pêra, pêssego e cereja.

O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido, contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o potássio, o sódio e o cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca. É rico em vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, proporciona resistência ao organismo contra infecções, auxilia na cicatrização de feridas e na absorção do ferro. Possui também em quantidades menores, vitamina B5 (Niacina) e ferro. A niacina evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso. O ferro, por sua vez é um mineral que participa da formação do sangue.

É consumido in natura, e muito utilizado no preparo de tortas, mousses, geléias, iogurtes, sucos, bolos, etc. Por se tratar de uma fruta sensível, o morango não pode ser guardado por muito tempo, no máximo três dias em geladeira.  

IOGURTE DE MORANGO Ingredientes

2 litro(s) de leite » 1 lata(s) de leite condensado » 1 copo(s) de iogurte natural » 1 caixinha(s) de gelatina sabor morango  

Modo de Fazer  

Ferva o leite e deixe amornar. Misture o iogurte e deixe de um dia para o outro até coalhar. Depois de coalhado, tire bem o soro e bata no liquidificador com o leite condensado e a gelatina já fria (esta deve ser dissolvida em água fervente). Ponha em taçinhas e coloque na geladeira. Se desejar disponha frutas de sua preferência. 

Rendimento

15 porções  

TORTA DE MORANGO

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de manteiga » 2 gemas de ovo » 4 colheres (sopa) de açúcar » 2 xícaras (chá) de farinha de trigo recheio » 1 lata de leite condensado » 2 latas de leite » 2 colheres (sopa) de amido de milho » Quanto baste de morango picado para cobertura » Quanto baste de gelatina sabor morango » Quanto baste de morango  

Modo de fazer

  Misture a manteiga, as gemas e o açúcar. Vá juntando a farinha aos poucos, até formar uma massa que não grude. Forre uma forma untada e fure-a com um garfo. Leve para assar, deixe esfriar e recheie. Recheio: Junte os três primeiros ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Quando ferver acrescente os morangos picados, deixe ferver mais um pouco. Coloque o creme frio na massa já assada. Decore com fatias de morango. Por fim espalhe a gelatina. Leve a geladeira. Sirva gelada. 

Rendimento

6 porções  

PANQUECA DE MORANGO   Ingredientes

1/2 copos de leite » 2 unidades de ovo » 1 xícaras (chá) de farinha de trigo Recheio » 1 lata de leite condensado » 2 latas de leite » 1 unidades de gema de ovo » 3 colheres (sopa) de amido de milho Calda » 500 gr de morango » 200 gr de açúcar União » Chantilly a gosto  

Modo de Fazer

Massa: Bater todos os ingredientes no liquidificador e fazer as panquecas com a ajuda de uma panela tipo "panquequeira".  

Recheio

Bater todos os ingredientes no liquidificador, levar ao fogo para engrossar. Gelar e rechear as panquecas.  

Calda

Bater os morangos no liquidificador (não esqueça de reservar alguns para decorar). Depois de batidos, acrescentar o açúcar. Derrame sobre as panquecas e cubra com chantilly e morangos inteiros.

SORVETE DE MORANGO   Ingredientes  

1 lata de leite condensado sabor morango » 1 lata de creme de leite » 2 colheres (sopa) de suco de limão  

Modo de Fazer  

Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos. Coloque em recipiente tampado e leve ao freezer. Sirva em taças enfeitadas com morangos e hortelã. 

Fonte: www.colegiokerygma.com.br

 

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