Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Mostarda - Página 5  Voltar

Mostarda

Nome científico

Mostarda

Brassica nigra L.

Família

Brassicaceae

Origem

Região Mediterrânea

Características da planta

Planta ereta, vigorosa que produz folhas excepcionalmente grandes, com 30 cm de comprimento, de formato ovalado, espessas, com as margens serrilhadas, de coloração verde-amarelada brilhante e nervuras de tonalidade mais pálida.

Características da flor

Flores hermafroditas, de coloração amarelo-intensa; apresentam quatro pétalas dispostas em formato de cruz.

Sinapsi alba L.

Semeia-se o ano todo em canteiro definitivo, com boa adubação orgânica. Germinação dá-se no 5º dia. As mudas devem conservar a distância de 30 x 30 cm. A colheita pode ser iniciada após 70 dias de semeadura.

Utilizada pela industria no preparo de condimentos, a mostarda ( Sinapis alba) necessita de clima quente e seco para desenvolver seus grãos. No Brasil, regiões como o Sudeste e o Centro- Oeste são propicias para o cultivo.

A mostarda deve ser plantada em abril. A colheita de seus grãos deve ser feita nos meses de agosto e setembro. A planta produz flores amarelas. O plantio e feito por meio de sementes e deve ser feita uma análise do solo para correção de acidez e a adubação.

A irrigação deve ser feita mantendo o solo molhado ate o desenvolvimento dos grãos. Quando colhidos, os grãos devem ser levados para secar. Após esse processo, são comercializados para a industria.

Fonte: www.agrov.com

Mostarda

Mostarda

Benefícios

Pobre em calorias

Rica em vitaminas A, B2 e C

Boa fonte de cálcio e ferro

Inconveniente

Seu sabor forte pode se sobrepor ao sabor de outros alimentos, quando misturados.

A mostarda é uma verdura conhecida pelo seu sabor amargo. Suas folhas são parecidas com as folhas dos brócolos, tanto no tamanho como na forma.

Uma forma fácil de reconhecer a mostarda é pela presença de suas flores amarelas. Elas são pequenas e nascem da haste principal da planta.

Cozida ou crua, a mostarda é um excelente acompanhamento para as refeições nas quais são servidos pratos mais pesados.

No entanto não é recomendável misturar a mostarda com outras verduras ou pratos de sabor delicado, porque seu sabor muito forte acaba se sobrepondo ao sabor dos outros alimentos.

A mostarda é uma verdura rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C e contém boa quantidade de cálcio e ferro.Por não ter muitas calorias é recomendada para pessoas que desejam manter ou reduzir o peso.

Para melhor aproveitar os seus nutrientes, a mostarda deve ser consumida crua.

Nas feiras livres e supermercados é fácil encontrar mostarda em maços. Quando está em boas condições para o consumo, ela tem um aspecto fresco e tenro e suas folhas não estão amareladas nem murchas.

Uma porção de 50 g de mostarda fornece em média 15 calorias.

Fonte: www.ufms.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal