Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Colombiana  Voltar

Culinária Colombiana

Culinária Colombiana

Cozinha local, tradicional, cozinha internacional, típica, especializada, mas sobretudo, pratos típicos bogotanos ou colombianos, como são a soupa de frango, milho ou peixe, também conhecida como Ajiaco Santafereño; o crepe com chocolate, uma pasta misturada com carne de frango, que se envolve numa banana, ou as sobremesas como o Arequipe, os morangos com natas, as variadas sobremesas de natas.

Se formos, por exemplo, a Antioquia, em Medellin, encontraremos também todo o tipo de restaurantes, nos quais desfrutaremos os pratos tipicos da zona, como a massa com queijo e margarina, os feijoes, o arroz, os nuggets, a carne moída, a banana madura.

Na zona de Barranquilla devemos destacar uma ampla gastronomia também, com o arroz de lisa como prato tipico, servido com bollo de yuca. Outros produtos típicos sao o sandocho de guandú, a butifarra, a yuca, se bem que também encontramos cozinhas de outros lugares, como a cozinha peruanam a chinesa ou a japonesa, a libanesa, a brasileira ou a cozinha italiana.

Fonte: colombia.costasur.com

Culinária Colombiana

Na terra de Botero, gula não é pecado. Pouco conhecida dos brasileiros, que já estão familiarizados com a palavra “sushi” mas em sua grande maioria nunca ouviu a palavra “arepa”, a culinária colombiana é capaz de curvar os estômagos mais exigentes.

Comecemos pelo básico: elaboradas a partir da farinha de milho, as arepas são uma espécie de panquecas que acompanham os colombianos do café da manhã ao jantar.

Levinhas e nutritivas, elas são boa companhia tanto para uma simples xícara de café-com-leite até para as trutas assadas com salada de abacate e mandioca, um dos pratos locais imperdíveis.

Dizem que o nome da iguaria deriva da palavra “erepa”, utilizada pelos índios Cumanagotos para se referir ao milho.

O milho também inspira os caldos de frango e as pamonhas com recheio de chouriço, que casam perfeitamente com a banana assada – presença marcante na mesa colombiana. Mas essas são apenas entradinhas.

Não é difícil constatar que os colombianos competem de igual para igual com gaúchos e argentinos quando o assunto é churrasco.

Suaves, bem temperadas e macias, a carne de boi, de porco, de veado e de frango chegam à mesa suculentas e acompanhadas de legumes e saladas diversas, mesmo nos restaurantes mais econômicos.

Para acompanhar, não dispense o suco de tangerina, nem o de graviola. Vale à pena experimentar também a “Colombiana”, um “refrigereco” com gosto de groselha.

As cervejas, contudo, são negligenciadas: Club Colômbia e Águila são as mais populares, e muito semelhantes às brasileiras mais baratas. Colombiano gosta mesmo é de aguardente, especialmente ao Norte, onde o Sol do Equador é um convite às experiências sensoriais mais ardentes.

Decepção mesmo só com o café, que apesar de ser de altíssima qualidade é preparado de forma relapsa, com água demais, a exemplo do estadunidense.

Os expressos, no entanto, são elaboradíssimos e, nas cafeterias mais requintadas, chegam com casquinhas de laranja açucaradas que são quase tão saborosas quanto as sobremesas feitas com arequipe, o doce de leite local.

Fonte: ocaroco.wordpress.com

Culinária Colombiana

A Colômbia constitui um ponto de encontro por excelência das culinárias árabe, espanhola e andina, o que resulta numa enorme variedade e riqueza dos pratos e ingredientes utilizados.

A gastronomia colombiana é essencialmente soma das culinárias regionais, cujas enormes diferenças resultam, em larga medida, da diversidade geo-climática do país. Assim, temos como pratos típicos a Cazuela de Mariscos na Costa do Pacífico, Pipitoria de Chivo em Santanderes, a Bandeja Paisa em Antioquia - Viejo Caldas, a Sopa de Mondongo na Costa Atlântica, a Ternera a la Llanera em Llanos - Amazónia, a Lechona em Tolima - Huila, o Pandebono no Valle del Cauca - Nariño, o Ajiaco em Boyacá - Cundinamarca.

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Colombiana

A culinária colombiana tem forte presença do milho além de outros tubérculos. Uma fruta comum nos pratos do país é o abacate.

Os pratos típicos também levam maior quantidade de temperos, porém não tanto como nas culinárias indiana e mexicana, por exemplo. A mandioca também é presente em diversos pratos.

A bebida mais comum e a marca da culinária no país é o café.

Fonte: pt.wikipedia.org

Culinária Colombiana

Ajiaco

Ingredientes

2 colheres (sopa) de alcaparras
1 xícara de creme de leite
1 quilo de carne (coxão mole, patinho) cortada em cubos
1 e ½ quilos de frango cortado em 6 a 8 pedaços
3 espigas de milho verde cortadas em pedaços
1 abacate sem casca e cortado em fatias finas
Louro, cominho, tomilho e sal a gosto
4 batatas cortadas em fatias grossas
Pimenta-do-reino, em grãos
1 cebola (grande)

Modo de Preparar

Colocar o frango e a carne numa panela e cobrir com água. Juntar a cebola, o louro, o cominho, o tomilho, o sal e a pimenta. Cozinhar até que as carnes fiquem macias, espumando de vez em quando. Retirar os pedaços de frango e desosse, eliminando a pele. Cortar em tiras. Coar o caldo, passando para uma outra panela, e juntar as carnes, as batatas e o milho, até que tudo fique bem macio. Ao servir, colocar em cada prato de sopa 1 colher de creme de leite, 1 colherada de alcaparras, 1 concha da sopa e algumas fatias de abacate, que deverão flutuar.

Carne en Polvo

Ingredientes

5 colheres (sopa) de óleo
1 xícara de água
750 gramas de carne de vaca
dentes de alho
3 cebolas
2 tomates
sal

Modo de Preparar

Na véspera deixar a carne cortada em pedaços a marinar em alho, uma cebola picados e sal grosso. No dia seguinte fritar a carne no óleo numa panela com tampa juntamente com as cebolas finamente picadas, as chalotas picadas e os tomates também picados. Deixar fritar um pouco e juntar a água, mexendo bem para uniformizar o molho. Cobrir novamente com a tampa e deixar cozinhar em fogo brando durante mais 10 minutos. Retirar os pedaços de carne e picar. Juntar a carne picada ao molho e mexer bem. Servir quente acompanhado de feijão encarnado cozido e arroz branco.

Cozido bogotano

Ingredientes

2 colheres (sopa) de vinagre (de maçã, de preferência)
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de óleo
½ xícara de cebola picada
½ quilo de batata, descascada e cortada em rodelas grossas
2 a 3 tomates sem pele e sem sementes picados
4 espigas de milho verde cortadas em pedaços
½ quilo de ervilhas frescas ou em lata
4 talos de salsão cortados em tiras
Pimenta-do-reino, em grãos
4 cenouras em rodelas
Cominho e sal a gosto
1 quilo de carne magra
1 folha de louro

Modo de Preparar

Numa panela grande, dourar a cebola até ficar transparente. Juntar os tomates e, cozinhar por 10 minutos. Acrescentar a carne, cortada em pedaços grandes, o louro, o cominho, o orégano, a pimenta, o sal, o vinagre e 3 xícaras de água fria. Cozinhar em fogo baixo por ½ hora. Juntar as batatas, as cenouras e o salsão. Cozinhar por mais 20 minutos. Acrescentar o milho verde e as ervilhas (se forem frescas) e cozinhar mais 10 minutos (Se as ervilhas forem de lata, junte-as por último). Servir na própria panela.

Feijões de Antioquia

Ingredientes

1 quilo de feijão encarnado
3 dentes de alho
8 fatias de bacon
3 bananas verde
3 cebolas
5 tomates
água
óleo
sal

Modo de Preparar

Lavar os feijões e demolhar de um dia para o outro em água abundante. Cozer os feijões e o bacon picado (cobertos de água) na panela de pressão durante 1 hora ou até que estejam tenros. Juntar as bananas verdes picadas e cozinhar até que fiquem tenras. Temperar com sal e misturar bem. Saltear os tomates pelados e picados, as cebolas e os picados no óleo até que fiquem tenros e a cebola transparente. Juntar aos feijões e cozinhar durante mais ½ hora. Servir no dia seguinte, para que o sabor seja mais apurado.

Natilla

Ingredientes

125 gramas de rapadura ou açúcar mascavo
1 frasco pequeno de canela em pó
100 gramas de amido de milho
3 talos de canela
1 litro de leite

Modo de Preparar

Se usar rapadura, quebrar em pequenos pedaços. Numa panela média, colocar o açucar mascavo (ou a rapadura em pedaços) juntamente com os talos de canela. Colocar o leite, mas deixar uma xícara de lado. Em separado, misturar o amido de milho com o copo de leite reservado até o amido de milho estar completamente dissolvida. Então, colocar esta mistura na panela. Cozinhar em fogo baixo, mexendo constantemente até o açúcar derreter e tornando a mistura grossa. Colocar em taças de sobremesa (ou potinhos de vidro) e salpicar canela em pó por cima. Deixar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Sancocho de Gallina (Sopa de Galinha)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cominhos
2 colheres (sopa) de farinha
6 xícaras de caldo de galinha
2 batatas encarnadas
1 molho de coentro
3 peito de galinha
2 limões (sumo)
3 cebolas
2 bananas
1 mandioca
pimenta
sal

Modo de Preparar

Levar uma xícara de caldo de galinha ao fogo com as cebolas, os coentros e os cominhos em pó, até levantar fervura. Reservar até arrefecer e bater com a varinha mágica. Cortar os peitos de galinha em quartos levar a cozinhar em fogo brando nas restantes 5 xícaras de caldo de galinha. Deixar cozinhar durante 1 hora, aproximadamente. Assim que começar a ferver, juntar as duas batatas encarnadas descascadas cortadas em pedaços e a mandioca descascada cortada em cubos de 2,5 cm aproximadamente. Com uma escumadeira vá retirando a espuma que se forma depois de começar a ferver. Cerca de ½ hora antes do final da cozedura, juntar as bananas descascadas, cortadas ao meio e fatiadas em três no sentido longitudinal. Dez minutos antes do final da cozedura juntar a mistura de caldo, cominhos, cebola e coentros anteriormente preparada e o sumo de dois limões acabados de espremer. Mexer bem. Numa tigela misturar cuidadosamente a manteiga com a farinha. Levar ao microondas a temperatura máxima durante 30 segundos e mexer novamente, obtendo uma pasta amarelada. A esta pasta os colombianos chamam roux. Dissolver o roux na sopa, batendo bem, para a engrossar um pouco. Temperar com sal e pimenta e servir.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal