Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Culinária Sueca  Voltar

Culinária Sueca

 

Culinária Sueca

Os suecos, como todos os escandinavos, adoram refeições leves e lanches rápidos, à base de salgadinhos ou sanduíches abertas. O exemplo mais famoso da sua culinária é, certamente, o buffet tradicional, com suas imaginativas combinações de carne, peixe e saladas, que são acompanhadas de uma deliciosa variedade de pães e biscoitos salgados. Muitas das receitas tradicionais suecas pecam pela falta de originalidade.

Como excepções temos a Sopa de Ervilhas, feita com ervilhas amarelas secas, que em tempos passados era o prato tradicional das Quintas-Feiras durante o Inverno. De fato, só há poucas décadas a Suécia se afirmou como país desenvolvido, sendo mesmo um dos países mais pobres da Europa no início do século. À excepção do conceito do buffet, poucos foram os elementos da culinária sueca que conseguiram verdadeiramente atravessar fronteiras para além da Escandinávia.

A principal razão prende-se com o fato dos ingredientes utilizados poderem apenas ser encontrados na própria Suécia, como é o caso do coração de rena fumado. Ainda assim, podemos indicar alguns pratos bastante agradáveis da culinária sueca e, começando pelas entradas, temos a Tentação de Jannson (gratinado de anchovas), a Sopa de Ervilhas Secas e a Sopa de Salmão à Moda Sueca.

Como acompanhamentos, são obrigatórios os Feijões Estufados à Sueca e as Batatas Hasselback (batatas no forno), que acompanham muitas vezes o Gravlax (fatias de salmão marinadas) ou os Rolinhos de Couve. Finalmente, como sobremesas, as mais apreciadas pelos suecos são o Bolo Varmland (bolo muito vistoso de suspiro, chocolate e frutos secos, em camadas ornamentadas), variedades suecas do Cheesecake e ainda o Riz à la Malte (doce à base de arroz, natas batidas e laranja), muito apreciado pelos mais novos.

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Sueca

Culinária da Suécia é muito semelhante à culinária da Dinamarca ou da Noruega. É considerada simples, abunda em pratos com diferentes tipos de peixes, carne de porco, batata, couve e nabos como predominante ingredientes.

O mais prato da cozinha sueca é köttbullar que almôndegas são revestidas com molho (muitas vezes servidos em locais de IKEA).

Köttbullar

Feita com carne de vacas e um molho acompanhado com creme fresco arando molho encarnado. Este tipo de almôndegas muito popular na cozinha sueca e são muitas vezes servidos em restaurantes.

Pölsa é um prato tradicional da culinária sueca, trata-se de um prato elaborado com vísceras dos animais, muito semelhante aos haggis escoceses e os scrapple.

Conhecido também como Gravlax (Sueco), Graved laks (Dinamarquês), Gravlaks (Norueguês), Graavilohi (Finlandês), e Graflax (Islandês), é um prato escandinavo de salmão cru curado e cortado às fatias muito finas, servido tradicionalmente com molho doce de mostarda e endro ou aneto (planta aromática).

Kanelbulle

(plural em Sueco: kanelbullar) é um bolo sueco criado nos anos 20 do século XX. O seu nome significa, em Português, "bolo de canela". Foi introduzido numa altura em que existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.Os ingredientes principais da massa são farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga ou margarina e, por vezes, também cardamomo. O recheio pode ser confeccionado com manteiga ou margaringa, açúcar, especiarias,
frutas e canela. São polvilhados com açúcar grosso, comum na Escandinávia (conhecido na Suécia por pärlsocker) e pincelados com ovo, antes de irem ao forno. A sua forma é normalmente redonda, em espiral. Devem ser colocados numa forma, para que não percam a forma durante a cozedura.

Bebida

Vodka Absolut é uma marca de vodca sueca fundada em 1879 por L.O. Smith na pequena cidade sueca de Åhus. Revolucionou a fabricação de vodca por meio do processo de destilação contínua.

Fonte: www.vitoria-es-brasil.com

Culinária Sueca

Não é de admirar que sueco chefs foram ganhando uma série de prêmios internacionais!

Você tem a confiança de saber que qualquer região vai viajar na Suécia vai ter excepcional cozinha, e também um serviço excepcional. E não apenas como o sueco estrela Michelin-restaurantes, hotéis, mas a nível local, de alojamento e pequeno-almoço, e cafés.

Tal como a maioria dos países modernos, na Suécia você não está restrito aos escandinavos fare.

Gostos e estilos culinários de todo o mundo têm influenciado o chefs da Suécia.

A variedade e sabores são infinitas

E com essa geografia diversa das florestas, lagos, montanhas e de longo alcance litoral, há uma abundância de caça e peixe, juntamente com bagas e cogumelos. E não se esqueça do lácteos frescos !

Fonte: www.viagens-suecia.info

Culinária Sueca

A culinária tradicional sueca é rica e multifacetada, mantendo as suas características, apesar das influências estrangeiras. Os pratos de peixe têm um papel predominante na gastronomia típica.

São especialidades da cozinha sueca: o marisco, a sarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. A riquíssima gastronomia não se compõe somente de peixe. Também confeccionam deliciosas receitas tradicionais, como o smorgasbord, à base de fiambre, arenque , salmão e ovos, ou o saboroso tunnbord, espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que mais não é que simples leite coalhado.

Fonte: www.minerva.uevora.pt

Culinária Sueca

Pão Sueco

Ingredientes

1 xícara(s) (chá) de leite desnatado
2 xícara(s) (chá) de farinha integral
1 colher(es) (sopa) de suco de limão
1 colher(es) (chá) de bicarbonato de sódio
2 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia
1/2 xícara(s) (chá) de farelo de trigo

Modo de Preparar

Misture o leite com o suco de limão, o bicarbonato e a margarina. Vá adicionando a farinha de trigo e o farelo de trigo até desgrudar das mãos. Abra entre 2 plásticos enfarinhados, adicionando farinha de trigo se necessário. Abra a massa bem fina.

Corte em retângulos pequenos e asse em forno médio.

Gravad Lax

Rendimento

6 porções

PREPARO

30 MINUTOS MARINADA: 48 HORAS

Bebida sugerida

Aquavita

600 g de filés de salmão fresco (em um ou mais pedaços)
pão de centeio

Para a marinada

75 g de açúcar
150 g de sal grosso
25 g de pimenta do reino branca moída grossa
100 ml de óleo
1 maço de dill

Para o molho de mostarda

15 g de mostarda
50 g de açúcar mascavo
50 g de açúcar
100 ml de vinagre branco

Modo de Preparar

1.Prepare a marinada. Misture de maneira homogênea o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Lave e pique o dill.

2.Coloque o filé de salmão numa vasilha funda e cubra-o com a marinada. Deixe marinar por 48 horas na geladeira, virando o filé de vez em quando.

3.Seque o peixe com papel absorvente. Corte os filés em fatias finas.

4.Prepare o molho de mostarda. Misture cuidadosamente a mostarda, o açúcar mascavo, o açúcar e o vinagre.

5.Corte o pão em fatias finas. Coloque as fatias de salmão sobre o pão e despeje o molho de mostarda em filete por cima.

Essas fatias de pão com cobertura são chamadas de smorrebrod. Os filés de peixe também podem ser dispostos numa travessa e o molho ser servido separadamente. Nesse caso, corte fatias de salmão bem grossas, em todo o comprimento do peixe. Corte-as em fatias transversais no momento de servir. Caso prefira cortar o salmão em fatias finas, coloque-o por 1 hora na geladeira antes de cortá-lo. A marinada também pode ser preparada sem óleo, ou seja, unicamente com açúcar, sal, pimenta e dill.

Esta receita parece ser originária da Suécia, mas é igualmente muito conhecida na Dinamarca e na Noruega. Um copo pequeno de aquavita gelado acompanha muito agradavelmente esse prato e, aliás, os smorrebrod em geral.

Gravad Lax

Ingredientes

750 g filé de salmão fresco
2 colher(es) de sopa Sal
4 colher(es) de sopa açúcar mascavo
sal grosso
1 colher(es) de sopa pimenta rosa
1 unidade(s) maço picado de endro dill
100 ml conhaque
50 ml vodka

Modo de Preparar

1- Limpe o salmão e coloque com a pele em contato com o filme plástico de pvc.

2- Sobre o salmão coloque o dill, a pimenta rosa , depois acrescente o sal grosso , ao açúcar mascavo.

3- Sobre todos os ingredientes que estão sobre o filé de salmão acrescente o conhaque e a vodka.

4- Embrulhe bem apertado e coloque em geladeira por cerca de 24 a 48 horas, depois de 18 horas é necessários que se coloque um peso sobre o salmão.

5- Após o tempo necessário , retire os ingredientes que estão sobre o filé e congele-o se não for consumi-lo no dia.

Gravad Lax (peixe curado)

Ingredientes

1 filé de salmão sem pele, de aproximadamente 1 kg
½ xíc. (chá) de sal grosso
¼ xíc. (chá) de açúcar
½ col. (sopa) de pimenta-do-reino branca em grão, quebrada
3 col. (sopa) de vodca
1 maço de dill fresco picado

Modo de Preparar

Misture o sal, o açúcar e a pimenta e passe por toda a superfície do filé. Salpique com a vodca. Espalhe metade do dill sobre um pedaço grande de filme plástico ou o fundo de um recipiente (não deve ser de alumínio) e ponha sobre ele o filé, apertando para aderir. Cubra o outro lado com o restante do dill.

Enrole no filme plástico, pressionando bem e leve à geladeira durante 36 a 48 horas.

Retire o filé do recipiente e remova o excesso de marinada. Lave o peixe em água corrente e seque bem com papel toalha. Para servir: corte-o em fatias bem finas. Sirva com pimenta-do-reino quebrada, fatias de pão preto e manteiga. Se for guardar: envolva o filé em papel filme e conserve em geladeira, durante até 8 dias.

Rendimento

6 porções

Tempo de preparo

30 min (+ 36 a 48 horas de geladeira)

Bolo Varmland

Ingredientes

3 colheres (sopa) de cacau em pó
¾ de xícara de açúcar de pasteleiro
1 xícara de amêndoas
¾ xícara de açúcar
1 xícara de avelãs
150 gramas de manteiga
1 pacote de natas
cerejas em calda
5 ovos

Modo de Preparar

Preaquecer o forno. Untar com bastante manteiga duas formas lisas de tarte de fundo falso e polvilhar com farinha. Triturar as avelãs cortar as amênddas em lascas e torrar. Separar as gemas das claras e reservar as gemas. Bater as claras em castelo e adicionar gradualmente o açúcar e as avelãs.

Peneirar o cacau e adicionar à massa, mexendo sempre, para que a mistura fique bastante homeogénea, quer em cor, quer em textura. Distribuir a massa pelas formas untadas, formando montinhos com um saco de pasteleiro. Levar ao forno fraco durante cerca de 40 minutos.

Desenformar enquanto ainda estiver morno. Aquecer as gemas juntamente com o açúcar de pasteleiro e as natas numa panela e, mexendo sempre, deixar cozinhar em fogo brando até o creme engrossar, mas sem deixar ferver.

Retirar do fogo e continuar a mexer até arrefecer. Juntar a manteiga à temperatura ambiente, mexendo sempre, bater muito bem e levar ao frigorífico até ficar mais firme. Barrar uma camada de suspiro com o creme, colocar por cima a segunda camada de suspiro e barrar a parte de cima e os lados com o creme restante. Polvilhar com amêndoa torrada laminada e, se desejar, com cerejas em calda.

Rolinhos Suecos

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
10 colheres (sopa) de melaço
3 colheres (chá) de sal
1 xícara de arroz
600 gramas de carne de vaca picada
1 cubo de caldo de carne
8 gotas de molho de soja
1 quilo de couve galega
100 ml de leite
1 pacote de natas
300 ml de água
3 ovos
pimenta

Modo de Preparar

Lavar a couve, separar em folhas, escolhendo as que estão em melhores condições. Ferver em água com um pouco de sal e reservar a água da cozedura. Retirar as folhas de couve da água - não deixar cozinhar durante muito tempo. Cozer o arroz na água da cozedura das couves que reservou. À parte, misturar a carne picada com os ovos, o leite, o sal e a pimenta. Deixar arrefecer o arroz e juntar ao preparado anterior. Rechear cada folha de couve com o preparado, formando saquinhos. Aquecer a manteiga, acrescentar o melaço e doure os rolinhos. Colocar os rolos numa forma untada e levar a forno médio por ½ hora. Regar de vez em quando com um pouco de água de cozedura da couve, se necessário. Colocar os rolos numa travessa. Dissolver o caldo de carne em 100 ml de água quente e temperar com sal e pimenta. Acrescentar lentamente as natas e o molho de soja, mexendo muito bem. Servir a acompanhar os rolinhos.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal