Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Turca  Voltar

Culinária Turca

 

Culinária Turca

A gastronomia turca é simplesmente deliciosa. Um desdobramento maravilhoso de sabores e aromas conseguirá despertar o apetite de qualquer pessoa que decida a provar esta cozinha estupenda. Os pratos são preparados com ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes, pescados e molhos excelentes.

Como primeiro prato pode-se degustar uns variados aperitivos à base de frios como o salsichão e salsichas com alho como principal especialidade. Também se consome saladas, queijo de ovelha, ervilhas e sarma, arroz em pâmpanos, os dolma cuja base são verduras como tomates, pimentões ou berinjelas recheadas de arroz, pinhões e passas, os zeytinyagli, verduras frias com azeite de oliva e o imam bayildi, berinjelas recheadas com tomate frito, cebola e alho. As berinjelas são muito apreciadas na culinária turca , de fato, existem 40 maneiras diferentes de prepará-las. Também são muito apreciadas as empadas recheadas de carne ou queijo conhecido como borek.

Também como primeiro prato podem-se tomar as consistentes sopas turcas, não duvide em provar a tavuk suyu à base de frango, mercimek corbasi de lentilhas, iskembe corbasi com tripas que se prepara com farinha, molho de vinagre e alho (o mais parecido com as sopas espanholas), sehriye corbasi, ou a deliciosa yayla corbasi cozida com iogurte, farinha e tomate vermelho.

Os pratos principais da comida turca normalmente combinam as verduras com carnes e pescados. As ervilhas verdes e brancas, tomates, berinjelas e os pimentões servem de acompanhamento às carnes de cordeiro, vaca, terneira e frango em guisados estupendos. Porém, também pode-se comer a carne em deliciosas brochetas conhecidas como kebab ou como recheada numa tortas feitas com pão de pita. O porco não se come na Turquia já que é proibido seu consumo para os muçulmanos. Realmente saboroso resulta o Doner Kebab, cordeiro assado num forno giratório e o Kofte, com a carne picada como ingrediente principal. Normalmente, o peixe é muito fresco, as espécies mais consumidas são salmonetes, imperador, rodovalho e robalo. Se paga tendo em conta seu tamanho, quanto maior, mais caro.

A sobremesa na Turquia tem uma ampla gama de produtos. Desde frutas da época de sabor primoroso como ameixas, morangos, damascos, pêssegos, etc., até deliciosos doces que se desfazem na boca nada mais que provar. Prove o baklava, pedaços de bolo de massa folhada compostos por nozes e calda de açúcar, os tulumba, bem parecido ao churros espanhol, os kadayif como o macarrão italiano mas com um doce sabor já que costumam ir empapado em calda de açúcar, o Muhallebi, um pudim de excelente sabor, o sütlac, leite de arroz, o komposto, compota da saborosa fruta turca ou os dondurma, sorvetes de todos os sabores. São deliciosos também os burma, pastéis de canela, os ekmek kadayifi, fatias de pão banhadas em calda de açúcar parecidas com as torrijas espanholas, os revani, pastéis de sêmola e os lokma, rosquinhas turcas.

As comidas podem ser desfrutadas em cantinas pequenas que servem um único prato que é cozido em fogo à lenha durante o dia inteiro, em restaurantes de todos os tipos e preços, ou na rua. É habitual encontrar postos de rua que vendem o simit, rolos de pão, sanduíches, macarrões e doces, kebab e maçaroca de milho.

Bebidas

Para acompanhar a esta comida estupenda se bebe a suave cerveja turca, vinhos brancos e tintos de excelente qualidade e o raki, a bebida nacional, uma espécie de aguardente. Mas aparte destas bebidas pode-se tomar o ayran, iogurte diluído em água, o salep que é servido quente, a boza, à base de almorejo (planta gramínea) fervido e como refresco, deliciosos sucos de frutas. Mas uma das bebidas mais populares na Turquia é o chá. Costuma ter um sabor forte e é servido quente em xícaras, nunca se toma misturado com leite. Porém, a bebida por excelência é o café turco, Kahve, de excelentes aroma e sabor servidos também em xícaras.

Nenhuma comida turca , que normalmente dura horas, finaliza até que se tome o café. A água é de boa qualidade na Turquia, não há nenhum problema em bebe-la na torneira embora sempre é preferível beber água engarrafada.

Fonte: www.rumbo.com.br

Culinária Turca

Se pedissem para caracterizar a culinária turca numa só palavra, a palavra escolhida seria, sem dúvida, frescura.

De fato, na Turquia apreciam-se sobretudo pratos saudáveis, preparados com ingredientes frescos, sem aditivos químicos, e servidos em abundância.

cozinha turca não é obrigatoriamente picante, à excepção das regiões mais a Sudeste, onde se denota alguma influência do mundo árabe. Os condimentos mais comuns são a pimenta, o funcho, a salsa, a paprika, os cominhos, sendo que o alho e a cebola são usados indiscriminadamente.

Os molhos são simples e leves, quase todos à base de gema de ovo, limão, iogurte e alho. Os Mezeler são aperitivos, geralmente acompanhados por Raki, a bebida nacional turca, com aroma de anis.

A carne mais popular é a de borrego, seguida da carne de vaca e da galinha (o consumo de porco, proíbido pelo Al Corão, é pouco frequente). Quanto às formas de preparação, a mais típica é o shishs kebab (espetada). No que diz respeito a peixe, marisco e moluscos, a culinária turca é muito rica. O prato mais conhecido talvez seja o mexilhão frito com molho de amendoim, alho e vinagre ou sumo de limão.

De entre os vegetais, o eleito é, sem dúvida, a beringela, mas são igualmente utilizados as abóboras, pimentões, tomates e as ervilhas. Na Turquia há uma enorme variedade de frutas, como morangos, pêssegos, figos, melões, cerejas, alperces, uvas, marmelos, que são consumidos frescos, usados em recheios ou ainda em compotas. A sopa mais famosa na Turquia é a sopa de lentilhas, assim como a de tripas, sendo que esta última é tida como uma excelente forma de evitar ressacas. O acompanhamento mais corrente é o Pilaf (arroz com toda uma variedade de outros ingredientes, que vão desde nozes, a passas, passando por amêndoas, avelãs, tomate, cebola, groselha, ou mesmo fígado. Existe na Turquia toda uma variedade de pães, que podem ser crocantes, moles, aromáticos, tipo pizza, torcidos (tipo trança), em argolas, com sementes de sésamo, etc. Os doces, igualmente variados, servem para acompanhar o chá, e não como parte final das refeições, em que há clara preferência pelas frutas. O chá, juntamente com o café, são sagrados para os turcos.

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Turca

Os turcos têm muito orgulho de seu talento culinário. E não é para menos. Se você nunca provou da culinária turca então esta será uma ótima surpresa durante sua viagem ao país!

culinária da Turquia está muito baseada na carne, e os vegetarianos radicais têm pouca ou nenhuma variedade em suas refeições.

Os nossos Group Leaders farão o máximo para atender às peculiaridades da dieta de cada viajante, mas isto nem sempre será possível, e você deve ter paciência.

Os restaurantes turcos são divididos em duas categorias: os restorans e os lokanta. A maioria dos restorans oferecem um tipo de menu à la carte, onde os pratos são preparados de acordo com o pedido. Já os lokantas têm um meio alternativo de oferecer suas especialidades: os pratos já estão preparados e ficam à mostra, em bandejas de banho maria que os mantêm aquecidos. Geralmente há uma farta e saborosa seleção de sopas e ensopados.

Os lokantas costumam ser mais baratos que os restorans, e neles você pode comer bastante por um preço bem razoável.

Para dar-lhe uma idéia do que você irá encontrar, segue abaixo uma breve descrição dos pratos mais populares.

Como lanche, pode-se comer um tost - um tipo de sanduíche de pão torrado recheado de queijo derretido, algum tipo de embutido ou tomate. Há também a opção dos famosos doner kebab, bastante conhecidos no Ocidente. Note que os recheios do doner kebab tradicional são bem mais simples dos apresentados na versão ocidentalizada do lanche.

Aqueles que procuram uma refeição completa provavelmente começarão com um meze, que é uma seleção de aperitivos quentes ou frios. Há uma grande variedade de molhos, legumes em conserva, iogurtes e saladas, servidos junto com borek - uma massa frita recheada com queijo ou carne picadinha.

Se o clima estiver mais frio, você pode querer começar com uma tigela de sopa (corba - pronuncia-se tchorba). As melhores são a mercimek (lentilha) e a yayli (sopa de iogurte com sabor de menta).

Sua refeição principal normalmente consistirá de um prato com carne. Na maioria das vezes algum tipo de kebab ou kofte. Estes pratos normalmente serão feitos com carne de carneiro, mas também podem ser de frango ou bovinos. Nunca carne de porco!

Existem inúmeras maneiras de se preparar kebab, cada um com características da culinária de cada região. Na região centro-oeste do país há uma grande variedade de carnes disponíveis, enquanto que nas zonas litorâneas o peixe é a principal fonte de proteína e ingrediente para a maioria dos pratos típicos.

As refeições principais serão servidas com uma pequena salada e um acompanhamento que pode ser de arroz, batatas fritas ou alguma massa. Outros legumes podem ser encontrados e normalmente são preparados com algum tipo de molho. Kuru Fasuliye é um prato delicioso feito com feijões brancos no molho de tomate, e Taze Fasuliye é um prato com um tipo de vagem cozida no caldo de carne.

Todas as refeições são servidas com pão, que pode ser do tipo Pide (um pão achatado, feito sem fermento), ou do tipo baguette (crocante por fora com miolo branco e macio), similares às francesas.

Outro prato bastante popular na Turquia é o Pide, que consiste basicamente de um tipo de pizza feita com o pão pide (descrito acima) coberto com queijo, tomate, carne picada, ovos, salames ou outros recheios de sua preferência. Para os mais indecisos (ou mais gulosos), há a opção de pedir um karasik (pronuncia-se karashik), que é um pide coberto com todas os recheios disponíveis!

Uma variação mais simples e barata é o lahmacun, que é o pão pide coberto com carne fatiada, tomates e cebolas. Uma ótima opção para um lanche rápido!

Se você tiver a oportunidade, não deixe de experimentar gozleme - um prato muito apreciado nos pequenos vilarejos. O melhor modo de descrever este prato é como um crepe, que pode ser recheado com queijo, batata e até espinafre

As sobremesas turcas, como o baklava e o kemel pasa são extremamente doces. Os sorvetes também possuem uma consistência mais firme e caramelada, diferente dos sorvetes cremosos que estamos acostumados.

Frutas e castanhas frescas são encontradas em praticamente todo lugar. A Turquia produz melancias, cerejas, pêssegos, uvas, maçãs, pêras, laranjas, figos, avelãs e pistaches, que normalmente vão diretamente dos pomares para os mercados, e encantam os viajantes com suas cores e aromas.

Quanto às bebidas, os refrigerantes tradicionais são encontrados em todos os lugares, mas também existem algumas variações locais que merecem sua atenção. Ayran é um iogurte salgado, que varia de um lugar para o outro e por isso pode ter um sabor ótimo ou horrível.

Alguns viajantes se surpreendem com o fato da bebida mais popular da Turquia ser o chá (cay, pronuncia-se tchay) e não o café. Isto deve-se principalmente ao fato de o café ser uma bebida relativamente cara, enquanto que o chá mantém seu preço baixo graças ao fato da Turquia ser um grande produtor desta bebida.

Para os fãs de café, a variação turca (forte e adocicada) é imperdível.

Apesar de 99% da população ser muçulmana, bebidas alcoólicas são encontradas em qualquer lugar. As marcas de cervejas locais Efes e Tuborg são ótimas opções.

Raki é a principal bebida alcóolica turca. É fortíssima e só deve ser bebida misturada com água ou quando acompanhada de canapés (meze). Também pode ser misturada ao caldo da melancia, e, em quantidades razoáveis, é ótimo para acompanhar longas conversas.

Os vinhos variam consideravelmente de região para região, mas os produtores principais oferecem algumas opções surpreendentemente agradáveis, como o branco Cankaya, o tinto Yakut ou o Doluca Antik.

Fonte: www.africadosul.org

Culinária Turca

cozinha turca é avaliada pelos grandes gourmets como uma das melhores do mundo, ao lado da francesa e chinesa. A elaborada preparação de simples porém frescos ingredientes, acentua a riqueza de sabores e aromas. A variedade é imensa: inúmeros tipos de sopas (saboreadas pelo turco o ano todo, inclusive no verão), diversos tipos de entradas, seguidos de pratos com carne ou peixe.

As entradas podem ser uma atração e também uma refeição à parte. Vão desde combinações simples como queijo branco e melão, a requintados legumes recheados como pimentão com carne e arroz, charutinhos de folhas de uva ou repolho, patês de ervas, de ovas de peixe, de favas, cremes de alho, saladas de feijão branco, de berinjela, de iogurte,etc. e toda refeição é acompanhada de pão, sempre fresco e saboroso.

Após a refeição, que tal uma pausa para saborear a sobremesa? Os doces turcos são geralmente feitos de massas diferentes cobertas com calda açucarada ou mel e recheados com castanhas ou pistaches. Para finalizar, café turco, preto e forte ou o tradicional chá tão apreciado pelos turcos no dia-a-dia.

A Turquia produz uma grande variedade de frutas e vegetais: romãs, cerejas, damascos frescos, figos, melancias, uvas, maçãs, pêssegos, tomates, berinjelas, pimentas de todos os tipos, e uma grande oferta de peixes já que grande parte de seu território é cercada por mar (Mediterrâneo, Egeu, Mármara e Negro).

Entre as bebidas alcoólicas destacamos a cerveja turca, excelentes vinhos, e a bebida nacional conhecida como 'raki'(leite de leão), uma bebida transparente com gosto de anis que fica branca como leite quando se acrescenta água. É servido para acompanhar as entradas.

Onde quer que você vá, o café turco ou o chá serão oferecidos a você. Água mineral pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar.

Especialmente nas grandes cidades como Istambul, Ancara e Izmir, restaurantes internacionais também podem ser encontrados tais como: chinês, russo, japonês, coreano, francês, suíço, alemão e italiano.

Fonte: www.turquiaviagens.com

Culinária Turca

KREMALI MANTAR ÇORBASI (SOPA DE COGUMELO CREMOSO)

PARA 4 PESSOAS

 Ingredientes 

7 a 8 cogumelos (picadinhos)
½ cebola (picadinha)
125 gr de margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ copo de leite
1 tablete de caldo de carne
3 e ½ copo de água
½ lata de creme de leite
Sal à gosto
por cima: 1 copo (sopa) de manteiga.

 Modo de Preparar 

Frite o cogumenlo e a cebola no oléo.Em outra frigideira derreta a manteiga e frite a farinha em seguida coloque meio copo de leite , o tablete de carne e a água. Por cima coloque o cogumelos e a cebola. Deixe cozinhar até levantar à fervura. Após ferver adicione o creme de leite e o sal. Tire a panela do fogo e por cima coloque a manteiga derretida.

TAVUKLU MERCIMEK ÇORBASI (SOPA DE LENTILHA VERMELHA COM FRANGO)

 Ingredientes 

2 coxas grandes de frango cozido
1 cebola picada
1 e ½ copo de lentilha vermelha
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de arroz
½ cenoura ralada
1 colher (sopa) de manteiga
1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo de caldo de frango
3 fatias de torrada
pimenta calabresa à gosto

 Modo de Preparar 

Na panela frite a cebola com óleo até dourar, ponha as lentilhas lavadas por cima , cozinhe com 1 copo de caldo de frango e 2 copos de água quente, em seguida amasse na peneira. Em uma frigideira frite a farinha com uma colher de manteiga,coloque na panela juntamente com o arroz, o sal, a cenoura ralada e os pedaços de frango, deixando cozinhar até levantar fervura.

Frite as torradas em uma frigideira com pimenta calabresa

Sirva a sopa com as torradas bem quentes por cima.

YOGURT ÇORBASI (SOPA DE IOGURTE )

PARA 6 PESSOAS

 Ingredientes 

1 copo de grão de bico ( deixando de molho por uma noite)
1 colher (chá) de bicarbonato
1 copo de iorgurte
½ copo de farinha
5 copos de água
2 gemas
1 tablete de caldo de frango
1 colher (sopa) de manteiga
sal, pimenta calabresa, hortelã seca ou orégano à gosto

 Modo de Preparar 

Deixe o grão de bico de molho em água com o bicarbonato por uma noite, escorra esta água e põe em outra.Cozinhe o grão de bico até ficar macio.

Em outro recipiente bata bem as gemas com o iogurte, a farinha e um pouco de água Despeje em uma panela acrescentando a esta mistura os 5 copos de água, um tablete de caldo de frango e os grãos cozidos.

Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até engrossar, após ferver ponha sal e retire a panela do fogo.

Em uma frigideira derreta a manteiga, adicione a pimenta calabresa e a hortelã,deixe fritando por dois minutos.

Sirva-se com esse molho por cima.

SEBZELI KREMA ÇORBASI (SOPA DE LEGUME CREMOSO)

 Ingredientes 

1 coxa de frango
5 copos de água
1 abobrinha picada
1 cenoura picada
2 colheres (de sopa) de ervilha
1 copo de macarrão de sopa
1 lata de creme de leite fresco
sal e cominho à gosto

 Modo de Preparar 

Cozinhe a coxa de frango com 5 copos de água,depois de cozido desfie o frango e ponha na mesma água para cozinhar junto com a ervilha, a batata, a cenoura e a abobrinha. Faltando pouco tempo para cozimento dos legumes adicione o macarrão e o sal. Após o cozimento do macarrão, tire a panela do fogo, misture o creme de leite.

Sirva-se decorando com calabresa.

MERCIMEK ÇORBASI (SOPA DE LENTILHA VERMELHA)

PARA 4 PESSOAS

 Ingredientes 

200 gr lentilha vermelha
½ cebola
5 copos de água
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa ) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 limão
Sal, cominho, pimenta calabresa, hortelã ou orégano à gosto

 Modo de Preparar 

Lave as lentilhas e coloque na panela, adicione a cebola, a hortelã , o cominho e a água. Deixe cozinhar até as lentilhas quase dissolverem. Passe na peneira para ficar em forma de creme. Em outra panela frite a farinha na margarina derretida. Adicione um copo de água. Por cima coloque o creme da lentilha e o sal. Em outra frigideira derreta manteiga com a pimenta calabresa. Regue por cima da sopa. Sirva-se com limão.

DOMATES ÇORBASI (SOPA DE TOMATE)PARA 4 PESSOAS

 Ingredientes 

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (de café) de óleo
½ lata de extrato de tomate
50 gr de manteiga
1 copo de leite
Sal e cominho à gosto

 Modo de Preparar 

Em uma panela frite a farinha com óleo. Coloque extrato de tomate e mexe um pouco.Adicione água fria e o leite mexendo sem parar.(se precisar pode colocar mais água, ela é colocado à gosto da pessoa.Alguns gostam de bem grosso, outros de mais mole) Ponha o sal e o cominho e deixe cozinhar até levantar à fervura. Assim que ferver desligue o fogo. Em outro frigideira derrete a manteiga até dourar, e adicione por cima da sopa.

ASCI SALATASI (Salada de Cozinheiro)

Para 4 pessoas

 Ingredientes 

1 alface americano
2 tomates descascados e finamente cortados
1 pepino descascado e cortado
2 pimentas americanas doces ou picantese picados
½ maço de cebolinha verde picadinha
½ maço de erva doce picada
suco de 1 limão
1 xícara (café) de óleo ou azeite
1 xícara (café) de iogurte
sal

 Modo de Preparar 

Lave a alface e corte bem fininho. Em suegida coloque o tomate, a pimenta, o pepino, a cebolinha, a erva doce e mexe bem.

Para o caldo,em outro recipiente junte o suco de limão,o óleo,o iogurte, o sal e misture bem. Povilhe por cima da salada e mexa bem usando a mão. O segredo dessa salada, misturar muito bem e sentir o gosto do caldo em toda parte da salada. Sirva se decorando o prato a gosto.

ENGINAR SALATASI (Salada de Alcochofra)

Para 6 pessoas

 Ingredientes 

6 alcachofras
2 latas de conserva de alcachofra
4 tomates médios descascados
3 cebolas picadas
½ maço de erva doce picada
para o caldo:
sal, pimenta-do-reino
1 colher(sobremesa) de açúcar
1 xícara(café) de azeite
2 colheres(de sopa) vinagre de maçã

 Modo de Preparar 

Descasque e lave as alcachofras. Cozinhe-as na água com limão e com sal. Assim que cozinhar, peneire-as.

Tire as sementes das tomates e fatia bem fina. Num prato de serviço, coloque as alcachofras cozidas. Por cima adicione os tomates fatiados, cebolas e erva doce picadas.

Tire as alcachofras das conservas e coloque ao redor da salada.

Para o caldo: junte o vinagre,a azeite,o sal, a pimenta-do-reino, o açúcar e misture bem. Povilhe o caldo por cima da salada e sirva se.

YOGURTLU PATLICAN SALATA (SALADA DE BERINJELA COM IOGURTE)

Para 4 pessoas

 Ingredientes 

2 berinjelas
150 g de iogurte natural
2 dentes de alho esmagados
1 tomate grande sem pele, e picado
1 colher de sopa de azeite
1 pimenta verde limpo de sementes,assado,descascado e picado
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino
azeitones pretas

 Modo de Preparar 

Lave as berinjelas e espete-as com um garfo. Coloque no grilhador (ou no forno numa forma ). Vire-as de vez em quando. Quando a pele da berinjela apresentar o aspecto de queimada,verifique se a polpa está macia, usando de novo um garfo.

Esmague a polpa e coloque no prato de salada.

Misture o azeite e o suco de limão,e junte com a polpa esmagada, e tempere A gosto.

Misture o iogurte,o alho,a pimenta e o tomate, e espalhe por cima da berinjela. Decore com as azeitonas.

ETIMEKLI SEBZE SALATASI (Salada de legumes com torrada)

 Ingredientes 

2 abobrinhas descascadas e cortadas em cubos
2 batatas descascadas e cortadas em cubos
2 pacotes de torradas cortadas em cubos
½ maço de erva doce picada
½ maço de salsinha picada
1 /2 maço de cebolinha verde picada
2 copos(água) de iogurte (com alho)
2 colheres (sopa) de maionese
sal
óleo para fritar

 Modo de Preparar 

Frite os legumes, após coloque-os em um recipiente. Em seguida adicione as torradas cortadas, a salsinha, a erva doce, a cebolinha. Junte o maionese com iogurte e adicione por cima da salada. Misture bem. Coloque num prato de serviço e sirva se.

PIYAZ (salada de feijão branco miúdo)

Para 4 pessoas

 Ingredientes 

200 g feijão branco miúdo
2 tomates em pedaços
1 pimenta verde ou malagueta,picada
Uma mão cheia de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino
2 ovos cozidos
3 rabanetes As rodelas
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de azeite
azeitonas pretas para decorar

 Modo de Preparar 

Deixe o feijão de molho uma noite antes. Leve ao fogo numa panela cheia de água e cozinhe até ficar macio. Escorra e passe por água fria, e escorra de novo. Coloque no prato de serviço, e junte o tomate e a pimenta malagueta, a cebola, salsinha, e tempere a gosto.

Corte os ovos no sentido do comprimento. Adicione ovos e rabanetes na salada. Misture o vinagre com azeite e regue a salada, com esta mistura. Enfeite com as azeitonas, e sirva.

20 minutos.

ÇOBAN SALATASI (Salada do Pastor)

Para 4 pessoas

 Ingredientes 

1 cebola
2 tomates grandes cortados em cubo
1 pepino pequeno descascado e cortado em cubo
1 pimenta verde sem sementes e cortado em cubos
1 pimenta malagueta picada
1 maço de salsinha picadinha
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa suco de limão
sal e pimenta –do-reino
algumas azeitonas pretas

 Modo de Preparar 

Corte a cebola em meios círculos fininhos. Coloque numa tigela, polvilhe com um pouco de sal. Pique os tomates e ponha no tigela junto com a cebola. Em seguida, adicione os pepinos descascados e cortados,a pimenta verde,a malagueta,azeite, sal. Tempere à gosto. Sirva com azeitonas.

BADEMLI VE ÜZÜMLÜ PiLAV(ARROZ COM AMÊNDOA E UVA PASSA)

 Ingredientes 

2 copos de arroz
100 gr de margarina
50 gr de amêndoas inteiras
50 gr de uva passa branca
4 copos de caldo de carne
Sal à gosto

 Modo de Preparar 

Em um recipiente coloque as amêndoas na água até cobri-las e deixe ferver por alguns minutos. Depois das amêndoas cozidas retire as cascas.

Deixe as uvas passas na água até cobrir.

Em uma frigideira frite as amêndoas na margarina (20gr) derretida, em fogo médio, até dourar. Tire a frigideira do fogo. Frite o arroz lavado e as amêndoas (novamente) na margarina(80gr) durante 8 minutos. Em seguida coloque o caldo de carne e o sal. Assim que ferver, tampe deixando no fogo brando durante 10 minutos. Tire a tampa da panela e coloque as uva passas e mexa, tampe deixando por mais 10 minutos no fogo brando. Desligue o fogo e deixe de 15 à 20 minutos descansando.

DOMATESLI PiLAV (ARROZ COM TOMATE)

 Ingredientes 

2 copo de arroz
100 gr de manteiga
200 gr de tomates descascados e picados
Sal à gosto
2 copos de caldo de carne

 Modo de Preparar 

Em uma frigideira cozinhe os tomates na manteiga (20gr). Por cima adicione o caldo de carne, deixe cozinhar até levantar a fervura. Frite o arroz lavado na manteiga (80gr) durante 8 minutos.Em seguida coloque por cima o caldo de carne com o tomate e o sal e mexa. Assim que ferver, tampe deixando no fogo brando durante 20 minutos.Desligue o fogo e deixe de 15 a 20 minutos descansando.

ETLI PiRINÇ PiLAVI(ARROZ COM CARNE)

 Ingredientes 

2 copos de arroz
2 e ½ colheres(sopa) de sal
4 copos de caldo de carne ou frango
100 gr de margarina
2 cebolas picadinhas
½ kg carne ou frango
4 copos de água
Sal e cominho à gosto

 Modo de Preparar 

Em uma panela frite as cebolas na margarina derretida. Adicione a carne picada, e deixe no fogo brando até a carne dourar.Coloque o sal, o cominho e a água deixando em fogo brando até a carne ficar macia e secar toda água.

Coloque o caldo de carne e assim que ferver adicione o arroz. Cozinhe durante cerca de 18-20 minutos em fogo brando até a água secar. Deixe descansar por 15 minutos e sirva-se quente.

MERCIMEKLI BULGUR PILAVI (PLAF DE TRIGO COM LENTILHAS)

 Ingredientes 

250 g de sêmola de trigo
750 ml de caldo de frango
250 g lentilha
1 pimentão vermelha picada
1 cebola grande picada
pimento-do-reino
sal

 Modo de Preparar 

Cubra a lentilha com água fria (2 centímentos acima do seu volume), tempero com sal e coloque em fogo médio. Quando ferver ,escume. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe duranta 10 minutos. Acrescente o pimentão e coloque uma pitada de pimenta-do-reino. Mexa ,tampe e prolonque a cozedura por mais 25 minutos até puxar toda água.

Numa panela salteie a cebola,cortada em tira muito finas,numa frigideira com um fio de azeite. Mantenha durante 5 minutos em fogo baixa até ficar macia e começar a dourar. Acrescente o triogo e o caldo de frando. Tampe e assim que ferver abaixe o fogo, o trigo deve absorver todo o caldo e preparado deve ficar úmido,mais para o seco. Sirva se bem quente.

SEHRIYELI PRINÇ PILAVI (ARROZ COM CABELO DE ANJO)

 Ingredientes 

1 copo de arroz
1/3 copo de macarrão cabelo de anjo
3 colheres de sopa de óleo
2 ½ copo de água
50gr de manteiga com sal
sal

 Modo de Preparar 

Lave a arroz e coloque-o de molho em água quente durante cerca de 15 minutos.

Frite o cabelo de anjo até mudar de cor em seguida ponha o arroz deixe fritar por 5 minuto sempre mexendo. Adicione água e sal deixando em fogo médio até levantar fervura, assim que ferver abaixe o fogo, deixe para secar a água. Em uma frigideira derreta a manteiga até ficar dourado, despeje em cima do arroz e povilhe cominho.

Deixe descansar por 10 minutos, após mexa.

ATLICANLI PILAV (arroz com berinjela)

Para 2-3 pessoas

 Ingredientes 

1 copo de arroz
150 g de carne de vaca cortada
¼ copo de cabelo de anjo
1 berinjela
4 colheres(sopa) de óleo
2 copos de água.

 Modo de Preparar 

Numa panela coloque 2 colheres de óleo e frite o cabelo de anjo e reserve. Descasque a berinjela e corte-a em cubos. Ponha-os de molho em água com sal durante 10 minutos. Após coloque-a sobre um papel absorvente e em uma panela frite com um pouco com um colher de óleo. Lave o arroz e coloque-o de molho em água quente durante 20 minutos.

Coloque a carne numa panela e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar seca, ponha ½ copo de água e continue cozinhando cerca de 10 minutos em fogo baixo. Assim que a carne ficar macia, adicione a berinjela e cozinhe mais de 5 minutos.

Peneire o arroz e cozinhe-o numa panela colocando ½ copo do caldo de carne e ½ copo de água.

Numa tigela fundo,coloque o cabelo de anjo frito,por cima ponha a metade do arroz, em seguida coloque a berinjela e a carne, cubra com outra metade do arroz. Despeje a tigela num prato de serviço, sirva –se quente.

HAVUÇLU VE MANTARLI PILAV (Arroz com cogumelo e com cenoura)

Para 2 pessoas

 Ingredientes 

1 cebola picada
1 cenoura médio
1 colher (sopa) de óleo
½ copo de arroz
400 g de cogumelo
1 ½ copo de caldo de carne
2 colheres (sopa) de mussarela ralada
¼ maço de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

 Modo de Preparar 

Frite a cebola. Adicione o arroz e continue fritando. Corte os cogumelos fininhos e as cenouras finas e em fibras. Junte-os com arroz colocando o caldo de carne e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em fogo baixo. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Sirva se decorando com a mussarela e a salsinha.

PERDE PILAVI

 Ingredientes 

 Para o recheio 

2 peitos de galinha
½ kg de arroz
150 g de amêndoas
50 g de pinhões
1 colher (sopa) de temperos

 Para a massa 

2 ovos
3 colheres (sopa) de iogurte
70 g de margarina
1 xícara de óleo
1 colher(sobremesa) de fermento químico
sal
farinha (quanto precisar para uma massa macia)

 Modo de Preparar 

 Massa 

Misture todos os ingredientes e prepare uma massa bem macia.

 Recheio 

Cozinhe os peitos de galinha e desfie. Deixe as amêndoas de molho em água quente. Quando estiverem soltando a casca, descasque, frite e reserve. Cozinhe o arroz usando ½ litro de água e ½ litro de caldo de frango.

Numa bandeja grande despeje o arroz, acrescente o frango, as amêndoas, (reserve 1 colher de sopa das amêndoas), o pinhão e os temperos. Misture bem.

Divida a massa em duas partes, uma pequena, outra grande. Enquanto isso, unte uma forma redonda com 20-25 centímetros de diâmetro com 3 colheres de chá de margarina e espalhe as amêndoas. Abra a parte grande da massa, preparando uma folha grande, e forre a forma com essa massa. Como a folha de massa é grande (cerca de 60 centímetros de diâmetros), uma parte ficará para fora forma.

Coloque a mistura de arroz sobre a massa. Depois cubra com a sobra da massa.

Abra a outra parte (pequena) da massa em uma folha de 20-25 centímetros de diâmetro e coloque por cima da forma. Leve ao forno pré-aquecido a 200o por 40-45 minutos. Durante esse tempo, ambas as resistências do forno (superior e inferior) devem estar ligadas. Desenforme, de forma que a parte inferior fique voltada para cima. Sirva quente.

IÇ PILAVI

 Ingredientes 

400 g de arroz
100 g de margarina
40 g de pinhões
50 g de cebola picada
200 de fígado de carneiro
2 copos de caldo de carne
1 colher (sopa) de sal
½ colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
½ colher (sobremesa) de tempero a gosto
40 g de groselhas pretas
1 maço de erva doce (dill) picada

 Modo de Preparar 

Lave o arroz e deixe de molho em água quente com 2 colheres (sobremesa) de sal durante 2 horas, coe e reserve. Cubra as groselhas com água por cerca de 15 minutos; assim que incharem, coe e reserve.

Lave mais três vezes o arroz para retirar bem o amido.

Numa panela pequena, frite os pinhões por alguns minutos. Acrescente a cebola e deixe fritar. Quando começar a mudar a cor dos pinhões e da cebola, adicione o fígado e frite durante 3-4 minutos, sempre mexendo. Em seguida, acrescente o caldo de carne, o sal, a pimenta-do-reino, as groselhas e o tempero. Assim que ferver, tire do fogo.

Numa panela média frite o arroz nas 75 g de margarina durante 8-10 minutos, mexendo frequentemente. Adicione o fígado e deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo algumas vezes. Tampe. Cozinhe durante 20 minutos em fogo baixo.

Desligue o fogo, cubra o arroz com um pano limpo, e tampe. Deixe mais 15 minutos assim. Sirva quente.

GÜVEÇ PILAVI (Arroz na Panela de Barro)

 Ingredientes 

2 copos de arroz
125 g de manteiga
1 cebola picadinha
1 cenoura ralada
6 cogumelos picadinhos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de açúcar
1 folha de louro
2 copos de água
2 colheres (sopa) de groselhas
1 xícara (café) de ervilha
½ maço de erva doce (dill) picada
1 copo de mussarela ralada

 Modo de Preparar 

Lave o arroz e deixe de molho em água quente com sal durante 1 hora. Depois coe, lave e reserve. Numa panela frite a cebola na manteiga. Adicione a cenoura e os cogumelos, continue fritando por mais alguns minutos. Acrescente o extrato de tomate, o açúcar, a folha de louro, 2 copos de água e deixe ferver. Assim que ferver, adicione o arroz, as groselhas, e as ervilhas. Cozinhe mais 10 minutos em fogo médio. Tire do fogo e acrescente a erva doce.

Despeje o arroz numa caçarola ou panela de barro. Polvilhe a mussarela ralada por cima do arroz. Coloque num forno pré-aquecido a 200° por 10-15 minutos. Sirva quente.

ZEYTINYAGLI YESIL FASULYE (Vagem em Azeite)

Para 4 pessoas

 Ingredientes 

100 ml de azeite ou óleo
1 cebola picada
½ kg vagem
1 tomate grande,sem pele e picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ maço de salsinha picadinha
sal e temperos

 Modo de Preparar 

Frite a cebola numa panela,em seguida adicione o extrato de tomate e frite mais um pouco. Lave a vagem e tire as pontas e corte em duas ou tres partes. Coloque as vagens na panela e ponha água até metade da vagem. Deixe cozinhar cerca de 45 minutos e em seguida adicione o tomate cortado,sal e temperos(a gosto),salsinha. Cozinhe até a vagem ficar macia. Sirva se quenta ou frio.

ZEYTINYAGLI PAZI (Acelga com arroz)

Para 3 pessoas

 Ingredientes 

500 g de acelgas
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de óleo
½ copo de arroz
1 copo de água
1 colher (sobremesa) extrato de tomate

 Modo de Preparar 

Frite a cebola e o alho finamente picada no óleo e na extrato de tomate. Adicione as acelgas cortadas e cozinhe durante cerca de cinco minutos mexendo sempre. Junte o arroz e a água,tempere com sal. Cozinhe até a água evaporar. Sirva acompanhado com iogurte.

KADIN BUDU KÖFTE ( ALMÔNDEGAS PERNAS DA MULHER)

 Ingredientes 

500 g de carne de vitela picada
60 gr de arroz
2 ovos
2 cebolas
100 de farinha de trigo
1 colher(sopa) de manteiga
óleo
pimenta do reino e sal

 Modo de Preparar 

Cozinhe o arroz em bastante água com sal. Quando estiver macio,lave o arroz em água fria, escorra e reserve. Doure as cebolas ,picadas bem finas,em fogo baixo com a manteiga. Espere até que comecem a mudar de cor. Tempere com sal e pimenta e salteie durante alguns minutos em fogo baixo.

Retire do fogo e misture com a carne. Acrescente o arroz cozido,um ovo,uma pitada de pimenta-do-reino e sal. Mexa até obter uma mistura consistente. Forme almôndegas ovais e ligeiramente achatadas,com a ajuda de duas colheres de sopa. Passe primeiro em farinha e,em seguida ,em ovo batido e frite em uma grande quantidade de óleo quente até que estejam bem dourados nos dois lados.

Retire, escorra sobre um papel absorvente e sirva logo em seguida.

FIRINDA PATATESLI LEVREK (ROBALO COM BATATAS AO FORNO)

 Ingredientes 

1 e ½ de robalo
400 g de batatas
3 tomates maduros
2 cebolas
2 maços de aipo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
2 dentes de alho
1 pimenta-caiena
Azeite extravirgem
Pimenta-do-reino e sal

 Modo de Preparar 

Limpe e lave o robalo. Escorra,seque e reserve. Amasse os dentes de alho com a pimenta-caiena,pimenta-do-reino e com sal.

Coloque as cebolas,cortadas em rodelas finas,sobre o fundo levemente untado. Cubra com as batatas,também descascadas e cortadas em rodelas finas. Coloque sobre elas os pimentões,limpos e em rodelas,e o tomate,cortado igual aos outros ingredientes. Junte os talos de aipo cortados.

Tempere com a mistura preparada,acrescente um fio de azeite e mantenha no forno,a 180º, cerca de 1 hora e meia,até que as batatas estejam macias.

Tempero o robalo por dentro e passe-o para a assadeira,deixando assar 20 minutos de cada lado. Retire do forno,abra o robalo,retire a espinha central e as espinhas maiores que cobrem as guelras e sirva.

KALBURA BASTI

 Ingredientes 

¼ copo de leite
100 g de margarina
2 copos de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 ½ copo de nozes moídas

 Modo de Preparar 

 Para a calda 

2 copos de água
½ kg de açúcar
1 colher (sobremesa) de suco de limão

 Modo de Preparo 

Leve ao fogo o açúcar junto com água para preparar a calda. Quando começar a levantar fervura, adicione o suco de limão, retire do fogo e reserve. Enquanto isso, bata o açúcar com o leite em outro recipiente, acrescente a farinha e o fermento e amasse até obter uma massa macia. Cubra com um pano úmido e deixe descansar 15-20 minutos.

Separe porções de massa do tamanho de uma noz. Estenda na mão e espete os lados da massa com um garfo, assim ficará desenhado depois de dobrar. Coloque as nozes no meio da massa e dobre, fazendo um bolinho.

Unte uma forma com óleo e arrume os bolinhos. Leve ao forno pré-aquecido a 180°. Asse até dourar a perte de cima. Retire do forno e despeje a calda fria nos bolinhos cozidos e quentes. Deixe no forno mais alguns minutos, aguarde até que a calda seja absorvida e sirva.

ÇILEKLI KAZANDIBI

 Ingredientes 

200 g de morango
½ litro de leite
1 xícara (de café) de coco ralado
1 copo de açúcar
¾ copo de farinha
1 gema
1/3 copo de amido de milho
½ xícara (de café) de aroma de baunilha

 Modo de Preparar 

Colocar em uma panela o leite, açúcar e o coco, leve ao fogo e deixe ferver.Em outro recipiente bater a farinha e o amido dissolvido em 1 xícara de água e a gema. Adicione aos poucos ao leite que está fervendo e cozinhe 5 minutos em fogo brando.Ponha numa forma 2 conchas dessa mistura, espalhando bem, leve ao fogo.Deixe alguns momentos a bandeja em cima do fogo até ser queimado embaixo da nossa mistura.Na panela coloque os morangos cortados e a baunilha no resto da mistura,mexa.Depois despejar essa parte também na bandeja.

Quando estiver frio,corte a gosto e coloque nos pratos com a parte dourada para cima. Sirva-se com os pedaços de morango.

ASURE (Doce de Noé)

 Ingredientes 

1 copo de trigo em grão
½ copo de grão de bico
½ copo de feijão branco
½ copo de uva passa branca (sem sementes)
½ copo de damasco seco picado
2 copos de açúcar
1 xícara de amêndoas picadas
½ copo de figo seco picado
8 copos de água
1 colher (sobremesa) de cravo

 Para enfeitar 

½ copo de groselhas
1 xícara de nozes picadinhas
1 xícara de pistache
grãos de romã
canela

 Modo de Preparar 

Deixe de molho o trigo, o grão de bico e o feijão branco em recipientes diferentes durante uma noite. No dia seguinte, numa panela coloque 8 copos de água juntamente com o trigo. Leve ao fogo forte até ferver. Quando ferver, retire a espuma que juntou sobre líquido, tampe e deixe cozinhar durante cerca de 1 ½ horas em fogo baixo, até os grãos ficarem macios (verifique sempre a água para não evaporar, e acrescente mais quando for necessário).

Adicione o grão de bico e o feijão branco. Deixe ferver.Em seguida, acrescente a uva passa, o cravo, o damasco e o figo. Deixe levantar a fervura. Finalmente adicione o açúcar e cozinhe por mais 15-20 minutos em fogo baixo.

Despeje em tigelas pequenas e deixe esfriar. Assim que estiver frio, enfeite com os pistaches, as nozes, a canela, os grãos de romã, e as groselhas.

Chachi Kebassi

 Ingredientes 

amêndoas e creme de leite azêdo
1 quilo de perna de carneiro
3 cebolas grandes
1 limão

 Modo de Preparar 

Cortar o carneiro em dados, deixando em uma mistura de suco de limão e cebolas; condimentar; enfiars em um espêto de madeira e assar; servir a carne, depois de retirada do espêto, salpicando com amêndoas picadas e regando com o creme de leite.

Filés de Bacalhau à Turca

 Ingredientes 

¼ de litro de leite de amêndoas
100 gramas de amêndoas doces
50 gramas de creme de leite
500 gramas de bacalhau
½ litro de leite

 Modo de Preparar 

Colocar os filés em água fervendo e, em seguida, em leite também fervendo; deixar escorrer; tomar uma quantidade do leite do cozimento e misturar com o leite de amêndoa, ligando com um pouco de creme; colocars em um prato, salpicando com amêndoas bem picadas.

Linguado à Moda do Mediterrâneo

 Ingredientes 

2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de tomilho
2 xícaras de caldo de peixe
750 gramas de linguado
1 pacote de natas
pimenta branca
1 gema
sal

 Modo de Preparar 

Derreter a manteiga numa frigideira antiaderente e fritar os filetes de peixe até que dourem por igual. Retirar e passar para uma travessa. Na mesma frigideira, adicionar o caldo de peixe a ferver e deixar cozinhar até reduzir um pouco. Bater as natas com a gema e despejar na frigideira. Cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre para as natas e os ovos não talharem. Quando o molho começar a engrossar, temperar com tomilho moído, sal e pimenta a gosto. Mexer muito bem, levar a aquecer e despejar sobre os filetes de peixe. Servir imediatamente, acompanhados de batata cozida polvilhada com salsa e azeite e uma boa salada de tomate.

Pilaf Turco

 Ingredientes 

50 gramas de manteiga
100 gramas de arroz
1 tomate

 Modo de Preparar 

Lavar o arroz em água fria e escorrer a água; pôr em uma caçarola uma colher (sopa) de manteiga, o tomate sem casca e sementes; quando a manteiga estiver dourada, juntar o arroz, deixando no fogo durante oito minutos; acrescentar água na proporção do dôbro da quantidade de arroz; deixar no fogo até a absorção da água e servir.

Rahat e Halkvm

 Ingredientes 

250 gramas de uma mistura de amêndoas, pistache e avelãs
1 quilo de açúcar
4 limões

 Modo de Preparar 

Com o açúcar e um litro de água fazer um xarope espesso, juntando o suco do limõo e a fécula de arroz, este dissolvido em um pouco de água e deixar cozinhar, sempre mexendo; juntar as amêndoas, o pistache e as avelãs sem casca; despejar a masso em uma vasilha quadrado e de uns 4 centimetros de altura; deixar esfriar e cortar em pedaços.

Spetsofai

 Ingredientes 

200 gramas de chouriço
½ quilo de pimenta verde
150 ml de azeite
½ quilo de beringela
½ quilo de tomate
1 alho francês
orégãos
sal

 Modo de Preparar 

Cortar as beringelas em rodelas, salpicars com sal e deixar repousar por cerca de 1 hora. Enxaguar, deixar escorrer e secar. Cortar o pimento em pequenos cubos e retirar as sementes. Doure as rodelas de beringela e os pedacinhos de pimento em azeite. Juntar o tomate, o alho francês e os orégãos. Temperar com sal, tampar e deixar cozinhar em fogo brando durante 35 minutos. Fritar chouriço, sem o deixar ficar demasiado rijo. Juntar aos legumes e deixar cozinhar por mais 15 minutos, em fogo brando. Retificar os temperos e servir quente.

Culinária Turca

cozinha Turca é uma cozinha muito curiosa, para aqueles que viajam e gostam de culinária. A variedade de pratos encontrada na culinária Turca, a maneira com a qual os ingredientes são misturados e evidentemente o material empregado são coisas para serem estudadas e apreciadas.

As pessoas logo concluem que a evolução desta gloriosa culinária não foi um acidente. Similar a outras grandes cozinhas do mundo, ela é o resultado da combinação de três elementos.

A Turquia é conhecida por sua abundancia e diversidade em elementos comestíveis, devido a sua flora, fauna e diferenças regionais.

E o legado de uma cozinha imperial é incontestável. Centenas de cozinheiros especializados em diferentes tipos de pratos, todos eles tentando agradar ao máximo o paladar real.

Não ha duvidas que a sua influencia em aperfeiçoar a cozinha Turca marca a cozinha de hoje em dia.

cozinha do palácio tinha uma organização complexa e social, uma vida urbana vibrante, especialização de trabalho, comercio e controle total sobre a rota das especiarias, tudo isso refletindo no florescimento da cultura do império.

A influencia da longevidade das organizações sociais devem ser tomadas em conta. A região da Anatólia é tem mil anos e naturalmente, assim como a sua cozinha .

O tempo é a essência : "A religião do rei se torna a religião do povo, é so uma questão de tempo", esta frase também é valida para a comida do rei.

O império otomano durou 600 anos e embora haja uma transição cultural na moderna Turquia de hoje, a cozinha evoluiu com refinamento e aperfeiçoamento dos pratos, bem como na combinação dos mesmos.

cozinha turca tem o privilegio de estar entre o oriente e o mediterrâneo, que conta uma complexa historia de imigração entre a Asia central ( aonde os Turcos se misturaram com os Chineses) e a Europa ( onde os Turcos conquistaram ate Viena).

Fonte: www.business-with-turkey.com

Culinária Turca

A cozinha turca é uma das mais ricas do mundo. Uma das suas principais características é combinar num mesmo prato legumes e carne.

cozinha turca tem também uma grande variedade de pratos de carne. Por exemplo o "dolma" é um prato de legumes (pimenta verde, tomate ou beringela) recheados com carne picada e arroz.

cozinha turca tem também uma grande variedade de pratos de carne (o nome geral "kebap") que são às vezes picantes. Os turcos gostam de iniciar os seus jantares com muitas entradas ("meze em turco") em pequenas quantidades, geralmente acompanhadas com raki.

Uma parte importante da cozinha turca é constituída pelos "zeytimyagali", pratos de legumes cozidos com azeite, que são servidos frios como "meze" ao jantar ou como outra entrada única ao almoço.

As sobremesas são variadas e muito doces. A mais conhecida é a "baklava", confeccionada com muitas camadas sobrepostas de massa fina, intercaladas com pistache ou nozes moídas e servidas com uma calda de açúcar.

Fonte: soldosahara.com.br

Culinária Turca

culinária turca é uma mistura das tradições da Ásia Central com uma influência mediterrânea pesada e o refinamento e as fusões dos pratos nos tempos imperiais. São diversos preparados de berinjela, carne de cordeiro, kebab, salsichas, legumes frescos, frutas, azeite de oliva, fruta, queijos, sopas, grãos, enfim, tudo feito com temperos e aromas muito peculiares. Não se come carne de porco na religião muçulmana, motivo da fartura da carne de peixes e cordeiro. Os doces turcos são conhecidos por serem delícias a base de damascos, pêssegos, ameixas, morangos, nozes, massa folhada, grãos, pastéis de canela, sorvetes, entre outra infinidade de opções.

As bebidas acompanham o refinamento gastronômico por meio da suave cerveja turca, vinhos tintos e brancos de primeira qualidade e a típica bebida nacional, raki, espécie de aguardente. Fora as bebidas alcoólicas, há o ayran, iogurte diluído em água, o salep, que é servido quente, a boza, à base de almorejo fervido, deliciosos sucos de fruta, sendo que uma das bebidas mais populares no país é o chá, que nunca se toma misturado ao leite. Para finalizar as refeições com excelência imperial, é necessário beber o mundialmente famoso Kahve, café turco.

Fonte: www.guiadasemana.com.br

Culinária Turca

cozinha turca , pela grande variedade e sabor de seus pratos, encontra-se entre as mais apreciadas em todo o mundo. Fruto de uma cultura milenar, sedimentada através dos séculos em meio às suscessivas tribos nômades vindas dos confins da Ásia Central, ela é hoje cultivada tanto pelas classes altas e ocidentalizadas quanto pelos camponeses de toda Anatólia. Comer, para os turcos, constitui sempre motivo de festas - como a que realizam os camponeses de uma aldeia no litoral do mar Egeu - nas quais nunca faltam o bom vinho, os pratos típicos e as alegres músicas e danças folclóricas.

Apesar do calor, as comidas todas são muito fortes e nelas predominam os temperos considerados "quentes", como o alho e óleo, usado em grande quantidade. Também são abundantes os pratos feitos com frutos do mar, a carne de carneiro, a mais consumida na Turquia e os pratos feitos com legumes.

Na Turquia, o iogurte é uma constante: faz parte de inúmeras receitas e serve inclusive como bebida - o ayran - que é simplesmente iogurte dissolvido em água e temperado com sal. O chá e o café também são bebidas habituais entre os turcos e substituem as bebidas alcoólicas, cujo consumo dizem ser proibido. Como acontece no Brasil, também na Turquia toda refeição termina com o saboroso cafézinho. Todo o negócio é realizado em redor de xícaras de café e não existem reuniões, visitas ou mesmo conversas de calçada que não sejam entremeadas de pausas para saborear um rápido cafézinho. Antigamente os votos de casamento incluiam até mesmo uma promessa do noivo de nunca deixar faltar o café para a futura esposa.

Nem só em banquetes suntuosos os turcos saboreiam as delícias de sua cozinha .

O hábito de comer bem é observado nos restaurantes mais populares e até mesmo em plena rua. No coração de Istambul, mal surgem os primeiros raios de sol, as ruas enchem-se de vendedores de frutas, legumes, carnes, refrescos e xaropes, doces e sobremesas, um espetáculo que encanta os estrangeiros.

Por onde quer que o visitante vá, encontrará sempre um vendedor ambulante de bouza (bebida fermentada que, de tão gelada "fará seus dentes soarem como cordas de violino"). Do leiteiro ouvirá " Sutcü" (leite) fresco como a alma de uma criança; e, do confeiteiro que expõe suas iguarias douradas: "Venha, experimente! Privar-se destas delícias só pode dar alegria a seus inimigos!" Realmente é difícil resistir a tantos apelos ao prazer do paladar.

Fonte: www.artecozinha.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal