Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Nabo - Página 4  Voltar

Nabo

O nabo é uma verdura alcalina que ajuda a vencer os efeitos dos alimentos ácidos que comemos. É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.

Nabo

O nabo é rico também em Cálcio, um mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes.

Contra as inflamações crônicas intestinais deve-se usar a raiz do nabo em forma de caldo ou sopa, bebendo-se 2 xícaras (chá) ao dia. A raiz, cortada em rodelas e preparada como xarope, é utilizada contra bronquite, tosse e asma; e o suco de nabo branco é indicado para combater cálculos biliares.

Cozido e aplicado em forma de cataplasma, é empregado para combater frieiras, ardores e inflamações em geral.

O nabo pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.

Seu período de safra é de julho a outubro e janeiro.

Cem gramas de nabo fornecem 21 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Nabo

Nabo

O nabo é uma fonte de fibras com poucas calorias. Possui alguns compostos sulfurosos que protegem contra certos tipos de câncer, mas pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio.

Contém duas substâncias bociogênicas que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide e, embora não sejam prejudiciais para pessoas saudáveis, podem suscitar o bócio em pessoas com distúrbio da tireóide.

Fonte: www.terra.com.br

Nabo

Nabo

Nabo (Brassica rapa L.) é uma planta crucífera com um tubérculo comestível, é a raíz da nabiça. É uma planta rica em Cálcio, e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça. Utilizado como guarnição ou própria "matéria-prima" para alguns pratos, principalmente os orientais, nada mais é do que o conhecido NABO.

O Nabo é uma planta de horta, de raiz comestível.Pertencente à família da mostarda e do repolho. A parte superior da raiz se alarga bastante para formar a parte que se come. As folhas também são comestíveis e há lugares onde são usadas em salada. É largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A. e Canadá. No Brasil, embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns.

Não se sabe quando se começou a consumir nabos.

Alimento comum entre os gregos e os romanos, o nabo há muito se tornou uma comida popular na Europa setentrional.

Os nabos são de fácil cultivo. São ideais para hortas domésticas, e as sementes podem ser plantadas em carreiras diretamente no solo. Os horticultores costumam desbastar as plantas, de forma a deixar um espaçamento de 5cm entre as mudinhas. A safra atinge o ponto de colheita em dois meses. A colheita pode ser estocada a temperaturas frescas.

Com freqüência os nabos são atacados por pulgões, que podem ser controlados pulverizando-se as plantas com sulfato de nicotina.

As folhas do nabo constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitaminas A, do complexo B e C. São saborosas, e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.

Fonte: pt.wikipedia.org

voltar 1234avançar

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal