Ofurô

PUBLICIDADE

Mergulhe nos prazeres do ofurô

Revitalizantes, os banhos de ofurô proporcionam saúde mental e física, além de darem aquele trato no visual, dependendo do ingrediente utilizado no momento da imersão.

Tomar um banho de ofurô parece um luxo inacessível, não apenas por conta da correria do dia-a-dia mas também pelos altos preços que um spa na cidade pode cobrar? O Zashi encontrou uma pérola no meio do caos urbano, onde tomar um banho de ofurô é um prazer que pode ser alcançado, além de uma receita infalível para relaxar o corpo e a mente.

Numa casa pequena no bairro do Brooklin, há algumas quadras de um dos centros financeiros mais importantes da capital paulista, funciona o Kan Tui.

Projetado visando ao relaxamento e ao equilíbrio, o espaço conta com duas salas destinadas ao tradicional banho de ofurô, jardim japonês, árvores frutíferas e fontes tranquilizantes espalhadas por todos os cantos.

Por que tomar banho de ofurô?

No Japão, o banho incrementado, não apenas para higiene, é um ritual cotidiano. A maioria das casas conta com salas de banho, onde se realiza a limpeza da pele antes da imersão.

Nessa área espaçosa, há banquetas, bacias e canecas, esponjas e chuveiros manuais ou torneiras que deixam a água corrente entrar. Só se entra no ofurô com o corpo totalmente limpo.

A água da banheira pode ser apenas pura e quente, mas uma tradição centenária sugere acrescentar algumas substâncias medicinais, embelezadoras, aromatizantes, revigorantes, purificantes, simbólicas ou simplesmente mágicas.

No arquipélago, são usadas flores, como íris, rosa e crisântemo; ingredientes culinários também são apreciados, tais como folhas de daikon, cenoura, gengibre, saquê, vinagre e algas; as frutas também são cultuadas, como a cereja, o cidrão, a tangerina e a laranja.

“Aqui no Kan Tui, buscamos um pouco da tradição japonesa para oferecer banhos diferentes e que tragam benefícios para quem os procura”, explica Marcos Motta, idealizador do espaço.

Talvez por isso a carta de serviços do spa urbano ofereça mais de dez tipos diferentes de banho, alguns bem inusitados, como o de cerveja, mas cada um com sua propriedade.

O ofurô e os diferentes tipos de madeira

Ofurô

O contato com a água renova pensamentos e recupera a energia por meio dos estímulos dos óleos essenciais puros, ervas e pétalas – aromas de flores, raízes, cascas de árvore e de frutas. Os elementos reagem terapeuticamente, de preferência em ofurô de madeira nobre e em temperatura agradável.

No Japão, o tipo de madeira utilizada na construção da peça é fundamental para o seu uso. Os tipos modernos, fabricados em fibra de vidro, não conseguem manter a temperatura da água como as de madeira. O modelo tradicional japonês é feito de madeira Hinoki (cipreste japonês), que tem um leve aroma de limão, resiste bravamente à umidade, é capaz de eliminar odores facilmente e ainda tem propriedades antibacterianas.

Em solo brasileiro, devido à abundância do produto, a madeira utilizada para fabricar os ofurôs é o Cedro Rosa. Mas o Kan Tui, que também fabrica ofurôs, encontrou no Freijó – madeira naval – matéria-prima ideal para construir a peça. “Nossa intenção foi criar mais uma opção que pudesse manter as características do Cedro”, conta Marcos Motta.

Benefícios

Ofurô

Chocolate: rico em vitaminas B1 e B2, importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos, o banho achocolatado é recomendado para peles secas, mistas e normais.

Banho de Santo Antônio: para quem quer casar, o banho elaborado com essência de lírio – a flor do amor – promete!

Tangerina: desenvolvido especialmente para quem está precisando de energia, sofre de depressão ou anda mal humorado. Indicado para todos os tipos de pele, ainda trata a celulite e estimula a circulação.

Saquê: elimina toxinas, estimula a circulação e alivia dores musculares. Deixa a pele suave e macia, além de brilhante.

Gengibre com canela: revigorante, afrodisíaco, elimina negatividades e atrai sorte!

Cerveja: amacia todos os tipos de pele, além de regenerar os tecidos.

A cultura do banho de Ofurô se desenvolveu originalmente no Japão (furô significa banheira em japonês e Ofurô significa literalmente “O sublime lugar do calor”). No Brasil a cultura do banho é proveniente dos povos indígenas, cujas aldeias eram estabelecidas sempre à beira de um rio, e suas técnicas de cura utilizavam sempre os banhos com finalidade terapêutica.

Já os africanos faziam uso de banho com ervas e os europeus com os óleos essenciais – sempre como complemento terapêutico. Essas culturas foram todas fundidas com o tempo e surgiu o banho de ervas em Ofurô.

O banho de Ofurô é indicado para combater o estresse, a ansiedade e os problemas causados pela tensão e dores musculares.

Seja qual for o motivo o banho de Ofurô sempre proporciona relaxamento, bem-estar, melhora a auto-estima e harmoniza nossa energia interior.

A água é conhecida desde os tempos mais remotos como um dos elementos básicos da natureza: possui prana, que tem capacidade de energizar o organismo e produzir efeitos terapêuticos, tornando-o saudável e vibrante.

As propriedades da água a transformam num eficiente elemento terapêutico – uma vez que 80% do organismo humano também é constituído por água – que pode ser reposto não somente através da ingestão, mas também externamente, através de banhos, compressas e massagens.

A água é considerada um agente universal de limpeza e de higiene. A Sua ação interna tonifica e limpa o organismo, graças às suas propriedades depurativas e diuréticas. Por isso ela é considerada um solvente universal: absorve e drena resíduos de substâncias tóxicas, medicamentos e excessos alimentares que se acumulam no corpo.

O banho de Ofurô é quente, podendo ir de 36 a 40 graus (para os ocidentais) e até 50 graus (para os orientais). Ao ocorrer o aumento da temperatura basal do corpo, há um aumento do metabolismo orgânico, que propicia a eliminação das toxinas (radicais livres) corporais, que são as causadoras de dores e do envelhecimento. As toxinas são eliminadas através do aumento da transpiração.

Indicações

– Dores musculares;
– Problemas ósseos (desde artrites até pancadas)
– Problemas de pressão
– Problemas intestinais, renais
– Doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos
– Pós-cirurgia estética, pós-parto e durante regimes e tratamentos de emagrecimento.

Ofurô é uma tradição da Terra do Sol Nascente, o Japão. Nada mais que uma banheira de madeira requintada, o Ofurô contém água quente permanente. É fabricado em cedro polido (madeira com poder térmico) e fixado sem a utilização de pregos.

Essa técnica oriental foi criada há séculos atrás, e tem sido aperfeiçoada desde então, resultando num refinado ritual de purificação do corpo e da alma, aliviando-nos do estresse do dia-a-dia. A água, aquecida em até 40ªC, e o contato com o cedro do seu revestimento, garantem a sensação de relaxamento e conforto após cada sessão de banho.

O ritual do Ofurô interage o Homem com a sua própria essência, promovendo paz interior e sensação de leveza. Tonifica, regenera, nutre e amacia a pele. Ajuda quem tem artrite e reumatismo, e combate celulite, flacidez e T.P.M.

O OFURÔ é uma deliciosa sensação de prazer e bem-estar que recarrega nossas baterias. Esse estímulo é criado por óleos essenciais, flores, folhas, ervas, etc, adicionadas à água. Isso cria o equilíbrio essencial entre corpo, mente, razão e emoção.

Uma sessão de massagens geralmente é recomendada. Especialistas indicam o Shiatsu, como complemento à terapia de relaxamento e ainda aproveita o efeito da água quente que prepara a pele para ser “tocada”. A massagem pode ser feita dentro da banheira.

A cromoterapia também se aliou ao OFURÔ no combate ao estresse; o banho tem o toque de cores específicas para cada situação, com a ajuda de cristais e luzes coloridas. Relaxar num genuíno OFURÔ tira suas angústias, ansiedades, frustrações, insônias…

Nada como um Ofurô em casa

Um OFURÔ pode ser instalado ao ar livre, num espaço aberto, numa varanda ou quintal semi-abertos, dentro de casa, ou até mesmo em sua sala, dando um toque moderno e arrojado a sua decoração.

Além disso, sua limpeza e manutenção é exatamente a mesma de uma piscina, utilizando inclusive os mesmos equipamentos e produtos químicos. Use toda sua criatividade e faça o melhor projeto para se deliciar com os prazeres dessa técnica japonesa de relaxamento, valorizando seu espaço e bem-estar.

Com Tempero Brasileiro

Graças aos japoneses, podemos desfrutar do ritual do Ofurô, mas isso não significa que devemos seguir à risca todas as tradições deles.

No Japão, os banhos são coletivos, pois significam sociabilidade entre amigos e parentes. Mais do que se limpar do suor e poeira que sujam a pele, o banho é um ritual que acalma a mente e envolve sensações.

Dentro de um clima místico, o momento do Ofurô é de purificação do corpo e da alma. Por isso, para os nipônicos, tomar banho é contemplar a vida. Já no Brasil, foi adaptado para versões individuais e para casais, com um ar mais intimista e tempero totalmente brasileiro.

Por aqui criou-se um clima ainda mais místico, incrementado com óleos, sais, pétalas, frutas, ervas aromáticas, incensos, velas especiais e música suave para relaxamento.

Além disso, devido a nossa tropicalidade, não estamos acostumados com água tão quente – no Japão a água chega a 50 graus. Por isso, a temperatura média recomendada do OFURÔ é de 35º C. E mais, para fazer concorrência às badaladas banheiras-spa, hoje já temos opcionalmente OFURÔS com hidromassagem, o que os tradicionalistas no Japão não aprovam.

Para ficar Relax!

A deliciosa sensação de relaxamento corporal e alívio mental vem da textura e do aroma da madeira original em CEDRO. Essas ripas têm alto poder massageador e são muito aconchegantes.

A suavidade combinada da madeira com a água aquecida, sobre o corpo imerso, proporciona um prazer sensorial incrível, que funciona como uma leve massagem natural que recupera nossas energias vitais, melhorando o nosso astral e aparência física.

O seu formato, e o meio líquido, lembram o “útero materno”, daí o segredo de alcançar paz e serenidade num banho de OFURÔ. Relaxe e viva melhor!!

OFURÔ, palavra de origem japonesa, com significados de: Banho, Banheira e Sala de Banho.

Por razões geológicas, o Japão, foi presenteado pela natureza com um elevado número de fontes terminais, que jorram águas quentes de boa qualidade, com poderes curativos. Por tradição e historicamente, essas dádivas são visitadas por grande contingente de pessoas, que buscam nestes banhos a saúde e o prazer.

O Ofurô foi à forma que eles encontraram para trazer esse bem-estar para dentro de suas próprias casas.

O Banho de ofurô na amplitude de 37° a 40° centígrados ativa a circulação sanguínea, aliviando dores musculares, reumáticas, eliminado toxinas, promovendo relaxamento muscular, hidratando a pele que é o maior órgão de defesa do nosso corpo, mantendo-as sempre jovem, bonita e saudável. Alivia o estresse do dia-a-dia, proporcionando um repousante sono almejando um dia seguinte com muita disposição.

Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, estranharam o banho de caneca, bacia ou chuveiro. Sentindo saudades do hábito da terra natal, improvisaram ofurôs nada confortáveis, utilizando tambores de ferro, tonéis de madeira e até engradados de alface, forradas com lonas. Tanta era a vontade de emergir o corpo na água quente e sentir aquele aconchego, bem-estar e proteção, com um ventre materno. Era um momento de sonho.

Fonte: www.nippobrasil.com.br/www.utoc.net/www.superaguapiscinas.com.br/www.nossavitrine.com.br

Veja também

Cores na Decoração

Cores na Decoração, Dicas, Infantil, Significado, Básica, Usos, Efeitos, Funcionamento, Pintura, Fotos, Tendencias, Cores na Decoração

Cortina

Cortina, Decoração, Cores, Ambientes, Tecidos, Tipos, Escritório, Interior, Iluminação, Enfeites, Janelas, Ligeiras, Casa, Cortina

Dicas de Decoração

Dicas de Decoração, Cores, Luzes, Pintura, Iluminação, Banheiros, Sala, Cozinha, Banheiro, Cadeiras, Tapetes, Dicas de Decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.