Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Olheiras  Voltar

Olheiras

A olheira ou hiperpigmentação periorbitária, afeta uma boa parte da população havendo grande procura por tratamentos nos consultórios dermatológicos. Tem inluência hereditária e racial, pois quanto mais alto o fototipo (coloração da pele) maior a ocorrência das olheiras.

A pele das pálpebras é muito mais fina que a do resto do corpo, portanto os vasos sanguíneos acabam aparecendo mais nessa região. O que os separa da pele são 3 bolsas de gordura que todos nós apresentamos ao redor dos olhos na parte inferior das pálpebras. Logo, sempre que estamos cansados por dormirmos pouco, ocorre vasodilatação e, como aumenta o aporte sanguíneo para essa área, aparecem as olheiras.

Nesses casos, qualquer tratamento, até caseiro com água gelada (compressa de água gelada ou compressa de chá de camomila gelado), alivia os sintomas, pois causa vasoconstrição e diminui o edema. Porém, quando por questões hereditárias ou raciais as 3 bolsas de gordura são menores do que o normal ou a pele pigmenta com mais facilidade, as olheiras se tornam fixas, mesmo se o paciente estiver super descansado.

Bem, então o primeiro passo é fazer o diagnóstico, que pode apontar:

Olheiras

Quando encontramos olheiras do tipo 1, o tratamento se inicia com :

A) Despigmentantes domiciliares manipulados ou já comprados prontos. Como princípios ativos utilizamos: ácido tioglicólico, ácido kógico, ácido fítico, hidroquinona, vitamina k, retinol e outros. Administramos 1 a 2 vezes ao dia.

B) Luz intensa pulsada ( LIP)- Indicamos essa tecnologia que tem como alvo a melanina ( pigmento negro) e a hemossiderina ( pigmento vermelho), logo perfeita para tratamento das olheiras. Fazemos 1 sessão mensal sendo geralmente reavaliado o tratamento após 3 a 5 sessões.

Para as olheiras tipo 1, nas quais também é necessária a reposição de volume, após termos clareado o máximo que conseguirmos de pigmento com a LIP e com o tratamento despigmentante domiciliar, passamos para o tratamento com preenchimento com ácido hialurônico para repor a falta ou a perda de volume na área, o que também é realizado nas olheiras tipo 2.

A) Para realização do preenchimento com ácido hialurônico das olheiras, existem 2 técnicas: a injeção do produto com agulhas e a com microcânulas.

Na técnica com agulha existe uma maior chance equimoses e hematoma, já que vasos sanguíneos podem ser atingidos durante a introdução da agulha.

A grande novidade é a aplicação através de finíssimas microcânulas. Desta forma, a chance de equimoses e hematomas se torna quase nula, pois a ponta é romba e portanto não há possibilidade de lesão dos vasos sanguíneos. Para isso, é claro, a técnica precisa ser feita com delicadeza por um dermatologista experiente no assunto.

Geralmente, o preenchimento das olheiras tem uma duração de um ano já que o produto é reabsorvido com o tempo por ser o ácido hialurônico semelhante ao que temos em nosso corpo. Mas mesmo após a rebsorção a região fica muito melhor que antes pela produção do colágeno que ocorre com o tempo.

Concluindo, a formação das olheiras é multifatorial sendo necessário portanto o seu diagnóstico para ser traçado o tratamento necessário. Conseguimos melhora com resultados variáveis, entre 40 a 90%, pois além do tratamento ter que ser executado com maestria por parte do dermatologista, depende também da seriedade com que o paciente vai segui-lo.

Dr. André Vieira Braz

Dermatologista. Professor Auxiliar de Dermatologia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ)

Fonte: protetoresdapele.org.br/olheiras/

Olheiras

Quem é que não está cansado de se levantar dia após dia olhar-se ao espelho e ver que as indesejadas olheiras continuam lá? Por vezes até aumentando e escurecendo cada vez mais. As olheiras debaixo dos seus olhos fazem-no parecer mais velho e cansado e provavelmente têm maior impacto na sua aparência do que as próprias rugas e os cabelos brancos. É fundamental conhecer as causas das olheiras que afetam tanto o homem como a mulher, pois apesar destas não serem normalmente sinal de esgotamento ou de uma doença grave, podem fazê-lo sentir-se cansado e doente. Existem várias causas que afetam o aparecimento das olheiras e obviamente para diferentes males existem diferentes tratamentos.

Diversas formas de tratamento e dicas surgiram para tratar a delicada área junto dos seus olhos – o tratamento de olheiras a laser, os tratamentos naturais caseiros e os famosos cremes para as olheiras. O contorno dos olhos é uma área extremamente sensível sendo a sua epiderme três vezes mais fina do que em todo o rosto, logo os cuidados nesta zona devem ser imensos.

Muita gente recorre a truques de maquilhagem para dissimular as olheiras. Esta é uma óptima opção para pessoas que ficam com olheiras após um dia cansativo ou porquê não dormiram o suficiente e procuram uma solução rápida. É uma solução a curto prazo bastante utilizada e com excelentes resultados porém convém lembrar que estes não são definitivos.

Fatos – Você sabia que:

- As olheiras são a segunda queixa dermatológica mais comum? (Em primeiro está o acne)

-As olheiras são o problema não-hormonal mais comum da pele?

As olheiras são um problema extremamente comum e angustiante. Toda a gente adorava eliminar para sempre as indesejadas olheiras. Saiba que opções tem para tirar olheiras e melhorar o aspecto dos seus olhos.

Fonte: olheiras.org

Olheiras

Olheiras

Como prevenir e combater as olheiras

As olheiras dão ao rosto um aspecto cansado. Existem vários fatores que favorecem o aparecimento destas manchas escuras debaixo dos olhos. A idade, a gravidez, o TPM podem piorar o problema apesar da causa principal ser o cansaço.

Deixamos aqui algumas dicas para prevenir e combater as olheiras que pode fazer em casa.

- Coloque sobre os olhos rodelas de kiwi ou de pepino e deixar atuar durante alguns minutos.
- Aplique algodão embebido em chá de camomila, bastante frio, sobre os olhos.
- Aplique soro fisiológico sobre os olhos e deixe atuar alguns minutos
- Se estes truques não resultarem aplique um anti-olheiras à venda no mercado e previna-se hidratando a sua pele todos os dias, em especial o contorno dos olhos.

Fonte: www.espacomulher.org

Olheiras

Livre-se das olheiras!

Por Universo Jatoba

As causas são várias: cansaço, uso de remédio que dilata os vasos sanguíneos, idade avançada ou falta de nutrientes no organismo. Mas o efeito é um só: aparência de zumbi! Ai essas olheiras! Quem merece ?

Se não dá pra evitar, pelo menos tente minimizar o aspecto escuro debaixo dos olhos. Não se esqueça do protetor solar, mesmo em dias nublados. Deixe um bilhetinho colado no espelho do banheiro! Alimentação saudável, balanceada e prática diária de exercícios físicos são fundamentais, pois eles ajudam a diminuir o stress e ativam a circulação sanguínea, o que reduz as olheiras! Dormir pelo menos 8 horas por noite tem que ser obrigação, é uma necessidade do corpo humano.

Ah, esqueça aquela maquiagem escura e o olho preto e marcado, que acabam reforçando as marcas indesejáveis. Opte pelos tons pastéis. Tenho também algumas receitinhas naturais e super fáceis, que você pode fazer em casa para ajudar a acabar com o problema.

Anote aí e escolha a sua preferida:

-Uma das receitas mais conhecidas é a que usa rodelas de pepino ou de batata nos olhos. Além de hidratar, elas estimulam a circulação. Deixe-as agir por 20 minutos, retire e lave o rosto com água morna.

-Misture 1 colher de sopa de suco de tomate, meia colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de farinha de grão de bico e 1 pitada de açafrão-da-terra, aplique debaixo dos olhos por 15 minutos e depois lave bem. Lembre-se que sair ao sol com resquícios desta mistura pode manchar a pele por causa do limão.

- Misture de 5 a 10 gotas de óleo de coco com a mesma quantidade de óleo de amêndoas e massageie em baixo dos olhos por 20 minutos. Faça isso por 10 dias e veja o resultado!

- Misture 2 colheres de sopa de mel e uma clara de ovo e aplique ao redor da área dos olhos e, em seguida, lave bem com água fria.

-Molhe uma gaze ou um pedaço de algodão em chá gelado de camomila e faça uma compressa nos olhos. Deixe por 15 minutos e enxágue com água fria. Você pode usar chá verde ou de maçã.

- Faça uma pasta misturando a noz-moscada com leite aplique nas pálpebras antes de dormir.

Fonte: universojatoba.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal