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Origami

Origami

Origami

Origami é a arte da dobradura de papel. "Ori" significa dobrar, e "Kami", papel. Quando ambas palavras se juntam, o "k" torna-se "g", sendo assim, "orikami" torna-se "Origami".

No ano 105, T’sai Lao, administrador no palácio do imperador chinês, começou a misturar cascas de árvores, panos e redes de pesca para substituir a sofisticada seda que se utilizava para escrever. Ele, com certeza, não poderia imaginar a utilização que a humanidade faria desse invento chamado papel.

O império chinês manteve segredo sobre as técnicas de fabricação do papel durante séculos, pois exportava esse material a preços altos. No século VII, por intermédio de monges coreanos, a técnica para fabricar papel chegou ao Japão como "um negócio da China", e um século mais tarde, os árabes obtiveram o segredo desse processo. Na Europa a técnica chegou por volta do século XII e, dois séculos depois, já se espalhava por todos os reinos cristãos.

Nem sempre o papel teve boa qualidade. Exceto na China e no Japão, onde desde os primeiros momentos era possível a prática de dobrá-lo, no resto do mundo, principalmente na Europa, o papel era grosso e frágil, dificultando a prática de dobraduras. Só a partir do século XIV, conseguiu-se fabricar um papel mais fino e flexível na Europa. Mas o altíssimo custo para sua fabricação era também obstáculo para a popularização do Origami.

Não se sabe quem criou muitos Origami, pois muitos deles foram passados por várias pessoas até a forma final. Isto ocorreu com a criação do "orizuru", e acredita-se que esta era a essência do Origami, a união de várias pessoas para a criação. Pode-se dizer que estes Origami são uma das heranças peculiares mais antigas do país.

Segundo alguns estudiosos, as primeiras figuras de Origami surgiram na Antigüidade, por volta do século VI, quando um monge budista trouxe para o Japão o método de fabricação do papel da China, via Coréia, onde até então não era conhecido.

No início, tinha caráter simbólico nos rituais das cerimônias xintoístas. Os noshi, oferendas que se faziam nos templos, eram envoltos em papel, cuja função era separar o puro do impuro. A evolução desses envoltórios com dobras cada vez mais complexas e atraentes foi tanta que o Origami deixou de ser um meio para converter-se num fim. Assim, foram sendo apresentados de maneiras diferentes, seguindo algumas regras básicas, respeitadas por todos que dobravam. Uma tradição que tem raiz no século XII. Também nessa época constatou-se a existência de um rito matrimonial em que papéis eram dobrados partindo da base do balão, simbolizando os noivos (mariposas). As mariposas – macho e fêmea – envolviam as garrafas de saquê, simbolizando a união.

Nesta época, quando o Estado e a religião era um só, Seisei Ichi, os Origami representavam a natureza das cerimônias religiosas. Dizem que foi utilizado para transmitir ou registrar a intenção da cerimônia religiosa. Porém, estes Origami eram uma mistura de Origami com kirigami, que é a arte de formar figuras através de recortes de papéis. Estes Origami eram confeccionados utilizando-se papéis manufaturados especialmente para o uso das sacerdotes xintoístas.

Recortavam-se os papéis quadrados ou retângulos em forma de raio, dobrando-se a seguir em formato de tempo, ou de nusa ou shide, objetos utilizados durante as cerimônias. E ainda, nos Katashiro utilizado em harai, bonecos de papel utilizados no Hinamatsuri (festival das bonecas), o monkirigata que é o protótipo do emblema, todos eles eram feitos seguindo o método kirikomi Origami, que é "Origami com recortes".

Origami

"Os katashiro são, ainda hoje, colocados nos templos xintoístas no lugar da divindade, tomando a sua forma.

O mais antigo katashiro de Origami se encontra no Ise Jingu, província de Mie, portanto se diz que a história do Origami é tão antiga quanto a história do Japão."(Kanegae,1988)

Estes tipos de Origami são considerados um clássico da arte, e vem sendo ensinado até hoje aos alunos na Escola Ogasawara de etiquetas.

Na Europa, sem esse sentido religioso, existia no século XVI o costume dos estudantes da Universidade de Pádua que, ao visitar seus professores, deixavam um cartão de visita com seu nome,dobrado de forma a expressar um sentimento ou intenção.

O nó pentagonal que os japoneses usavam para escrever suas orações era conhecido na Europa desde o século XII, principalmente entre os estudiosos de Geometria.

A dessacralização do Origami ganhou terreno paralelamente à redução dos custos. As classes mais populares começaram a ter acesso a essa prática e logo suas técnicas foram bastante disseminadas.

As figuras representavam objetos da vida diária (capacete de samurai, bonecas, barcos etc.). Muitas dessas peças são dobradas até os dias de hoje. A beleza das peças, em grande parte, vem da leveza do papel artesanal utilizado em sua confecção.

A semelhança entre as figuras japonesas e as tradicionais figuras européias pode ter acontecido por uma comunicação direta feita entre missionários e comerciantes. Ambas as tradições têm figuras iguais, com predominância das dobradas com ângulos de 45 graus. Algumas estão documentadas na Europa desde o século XVII. A pajarita (passarinho) espanhola passou a denominar todas as figuras dobradas na Espanha. Os espanhóis acreditam ser, no contexto europeu, o povo que com mais força manteve essa tradição.

Outro Origami formal utilizado até os dias de hoje é o noshi, um ornamento colocado sobre o embrulho de presente, significando que a pessoa deseja muita fortuna para a pessoa presenteada. Os japoneses diziam que todo presente deveria ser embrulhado em papel puramente branco, e como não é possível, utilizasse o noshi simbolizando este branco do costume japonês. A raça japonesa considera o branco como algo sagrado. Dizem que no mundo os japoneses e coreanos são os únicos povos que adoram o branco.

Os princípios básicos ditam que o Origami deve ser confeccionado a partir de um papel plano, bidimensional, a fim de que o resultado seja um objeto com três dimensões, sem utilizar-se de outros materiais como tesoura, cola ou similares. A partir do século XVII, estas rígidas regras foram um pouco alteradas, dando a liberdade de se utilizar pequenos cortes, desde que feitos no início do processo.

Origami

O Origami recreativo conhecido atualmente teve origem na Era Heian (794-1192), época em que o Origami deixa de ser formal para ser mais recreativo, evoluindo para as formas de garças, barco e bonecas.

Segundo pesquisador conceituado das origens do Origami, professor Massao Okamura de 65 anos, o Origami teve início no século XVII pelos samurais. Foram eles que deram os primeiros passos para o formato dos Origami atuais. E o interessante, é que ao contrário dos dias de hoje, em que o Origami é visto como uma atividade infantil, até meados do início do século XIX, era considerado como um passatempo divertido e interessante restrito aos adultos, principalmente devido ao valor muito caro da matéria-prima.

A partir da fabricação do papel no Japão, a população japonesa passa a conhecer e aprimorar o Origami, e transmitindo de pai para filho. Durante a Era Edo (1590-1868), o Origami passa a ser praticado principalmente pelas mulheres e crianças independente da classe social.

Até o final desta era, foram criados aproximadamente setenta tipos de Origami, tais como o "tsuru" (grou), sapo, íris, lírio, navio, cesta, balão, homem etc. Estes receberam a denominação de Origami, "origaka", "orisue", "tatami-gami" etc.

Na era Meiji (1868-1912) o Origami voltou a ser ensinado nas escolas, após sofrer grandes influências do método de Origami alemão. Isto porque o Origami floresceu no Japão em outros países também ocorreu o mesmo, como na Espanha, onde os primeiros Origami foram introduzidos pelos Mouros no século VIII.

Enquanto o intercâmbio internacional tornava o Origami conhecido em todo o mundo, após a I Guerra Mundial as aulas de Origami foram eliminadas das escolas japonesas, alegando que eram consideradas não-didáticas para o sistema educacional. Este tema ainda vem sendo discutido pois, depois desta retirada o Origami se tornou restrito à crianças e ambientes familiares.

Fonte: www.bugei.com.br

Origami

Origami é , de forma simples, a arte de dobradura de papel. É uma arte milenar japonesa cujo nome de origem orikami, significa dobrar papel:

ori = drobrar

kami = papel

Transmitida de geração em geração entre os japoneses, desenvolveu-se de forma cativante. Mas, hoje esta muito longe de ser uma arte exclusiva ou principalmente japonesa. Há adeptos em todo o mundo , e inclusive dobraduras tradicionais do ocidente.

O Origami tem suas regras: folha de papel quadrada , sem cortes. Mas não são regras absolutas e há inumeras dobraduras fora deste esquema, mas trazem simplicidade e desafio à criação de modelos.

O Origami desenpenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade.

Como Surgiu o Origami

Afirmam alguns estudiosos do Origami que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quanto a existênciada da primeira folha de papel obtida na China, há aproximadamente 1800 anos, pela maceração de cascas de árvores e restos de tecidos.

Quando o papel foi introduzido no Japão entre os séculos VI e X por monges budistas chineses,ele somente era acessível à nobreza, por se tratar de um produto de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção dos moldes dos quimonos.

Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, onde as formas eram passadas de mãe para filha. Como nenhum desenho tinha sido registrado em livros até então,somente as dobraduras mais simples eram mantidas. As primeiras instruções escritas sobre o Origami apareceram em 1797 com a publicação do 'Senbazuru Orikata' (Como Dobrar Mil Garças). Só então, a partir da fabricação do seu próprio papel, o restante da população começou a aprimorar essa arte secular do Origami, que deixou de ser transmitida somente de pais para filhos, desde 1876, passando a fazer parte integrante do currículo escolar desse país.

A palavra 'Origami' foi cunhada em 1880 a partir das palavras 'ori' (dobrar) e 'kami' (papel).

Antes disto essa arte era conhecida comoOrikata.

Enquanto isso, na Europa, a arte das dobraduras em papel também estava sendo desenvolvida na Espanha. Os árabes trouxeram o segredo da fabricação do papel para o Norte da África e, no século VIII os mouros levaram este segredo até a Espanha.

A religião dos mouros proibia a criação de qualquer figura simbólica, de modo que as dobraduras em papel eram usadas por eles apenas para estudar a Geometria presente nas formas e nas dobras. Depois que os mouros foram expulsos da Europa, os espanhóis foram alémdos desenhos geométricos edesenvolveram a papiroflexia uma arte popular até hoje na Espanha e na Argentina.

Pelo fato de essa arte-magia, como gosto de defini-la, ter sido aprimorada e divulgada no Japão, tornou-se internacionalment conhecida pelo nome de Origami, cujo significado etimológico é "dobrar"(ori) e "papel"(kami). Quando pronunciadas juntas, o "k"é substituido pelo "g".

Durante século, nesse país do Sol Nascente (como é chamado o Japão), Origamis representando determinados objetos eram queimados no ritual dos funerais, com a intenção de que os espíritos das pessoas falecidas pudessem assim obter em outras vidas tudo que almejavam. De fato, a palavra que significa papel, 'kami'. As figuras associadas às cerimônias Shintoístas permaneceram intocadas através dos séculos.

Cédulas imitando dinheiro e postas em envelopes vermelhos, confeccionados em Origami, eram também queimadas durantes as festas de casamento, a fim de trazer prosperidade ao casal.

As várias maneiras de se dobrarem papéis possuem diferentes siginificados simbólicos no Oriente. Assim, pois, no Japão o sapo representa o amor, a fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido por grou ou cegonha, siginifica boa sorte, felicidade, saúde. Diz ainda a lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

TSURU

No Japão, todos os anos - no dia 6 de agosto - são depositados inúmeros tsurus no mausoléu erigido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, com a intenção de que isso jamais venha a se repitir.

Hoje em dia podemos encontrar grandes mestres em dobraduras praticamente no mundo todo. Novas e melhores técnicas de dobradura desenvolvidas atualmente deixariam boquiabertos os mestres da antiguidade... Enquanto na antiguidade era considerada uma proeza a criação de uma dobradura que apenas representasse um inseto, por exemplo - com corpo segmentado e múltiplas pernas - hoje em dia a criação de insetos anatomicamente correto é bastante corriqueira, sendo que o desafio atual consiste em criar insetos de espécies reconhecíveis...

Fonte: mvalentina.locaweb.com.br

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