Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Paintball  Voltar

Paintball

 

História

Em sua forma básica, o Paintball é um jogo de marca usando bolas feitas com conchas de gelatina cheias com tinta solúvel em água.

As "bolas" são disparados por uma arma de gás comprimido, mas o esporte de equipe de paintball é muito mais complexa.

Paintball
Paintball

O Jogo

Paintball é um esporte jogado por pessoas de todas as profissões e estilos de vida.

É um esporte onde as mulheres e os homens competem de forma igual, e onde a idade não é dominada por jovens.

Como um jogo de xadrez, sendo capaz de pensar rapidamente e de forma decisiva é o que você faz com uma estrela no paintball. Inteligência e determinação, não apenas força, velocidade e agilidade, são a chave para o sucesso no esporte.

Paintball é um esporte e ajuda na construção do caráter. Os jogadores aprendem sobre trabalho em equipe, ganhar autoconfiança e desenvolver habilidades de liderança ao mesmo tempo se divertindo e ficando bem-vindo alívio do estresse. Cada vez mais, as empresas estão descobrindo os benefícios de ter o seu pessoal e gestão de participar em jogos de paintball.

Paintball é um esporte emocionante e, acima de tudo é divertido! É uma oportunidade para sacudir as suas responsabilidades do dia-a-dia e reacender seu espírito de aventura.

O que é Paintball?

O Paintball é um esporte de ação, divertido e extremamente radical. Pode ser jogado em qualquer tipo de campo, o MASTER FIELD é composto de uma enorme área verde e, no espaço há 5 cenários diferentes tanto no que diz respeito a obstáculos e ao tamanho.

Em todos os cenários é possível uma grande pitada de adrenalina

Como jogar?

No campo, jogam duas equips (a X b). Cada equipe inicia o jogo de uma base, localizada nas extremidades do campo.

Regras do JOGO:

Um jogador é eliminado quando uma bolinha atinge qualquer parte do corpo ou do marcador, causando uma marca de tinta.

As bolinhas são especiais e fabricadas com matéria prima biodegradável que não polui o meio ambiente.

Existem vários tipos de jogos, o mais utilizado é a posse da bandeira, que têm como objetivo localizar a bandeira do time adversário e levá-la para o QG adversário.

Tudo parece ser muito fácil, mais a adrenalina é muito grande quando você sabe que atrás de algum obstáculo seu adversário estará esperando pronto para encher você de tinta!!!

Segurança:

Verificar funcionamento do equipamento assim como vestimentas e máscaras. Muito importante que o cliente comece o jogo seguro.
Normalmente antes do jogo um monitor orienta o jogador tanto em relação ao jogo quanto as regras de segurança.
Seguir as regras impostas pelo campo é primordial para um ótimo jogo e um jogo prazeroso para todos.

O Paintball

É um esporte de Ação, Estratégia e Trabalho em Equipe no qual dois grupos tentam capturar uma ou mais bandeiras (antigo pique-bandeira).

A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma (marcador)que atira cápsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água.

A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma que atira cápsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro e a bolinha estoura marcando você, você estará fora do jogo e terá que esperar até começar o próximo. A variação mais comum é dois times em lados opostos de um terreno (cada lado é considerado uma base), com uma bandeira pendurada no meio. O objetivo é sair de sua base, pegar a bandeira e colocá-la na base do oponente. Quando você encontra algum jogador adversário você atira nele e o marca antes que ele faça isso com você. Muito simples e tremendamente divertido.

Paintball é um jogo que começou como uma brincadeira praticada por madeireiros do Canadá e Estados Unidos. Estes trabalhadores utilizavam marcadores para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas e, no final do expediente, aproveitavam para fazer um tipo de jogo muito popular nos Estados Unidos, chamado "Capture the Flag" (Capture a Bandeira). Alguns dos praticantes desta "brincadeira" resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, considerado o "Pai do Paintball".

Isto foi a 20 anos e de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças, deixando de ser praticado como uma simulação de combate onde os jogadores se pareciam mais com o Rambo no meio do mato e passando a ser um esporte radical, rápido e super-dinâmico, onde se usa roupas muito coloridas equipamentos de alta tecnologia e se joga em campos planos, abertos e com obstáculos coloridos que em nada lembram um cenário de guerra.Existem várias modalidades de jogo, como o 10-Homens, com duas bandeiras, sendo uma em cadabase, 7-Homens, 3-Homens, Big Games que chegam a reunir mais de cem jogadores ao mesmo tempo, etc. mas a mais comum no Brasil é 5-Homens (ou 5-Man), que se joga "center flag", ou seja, uma bandeira é colocada no meio do campo o objetivo do time é sair de sua base, capturar a bandeira e colocá-la na base do adversário antes que o outro time o faça. cada jogador está equipado com uma arma movida a CO2 que dispara bolinhas de tinta. Estas bolinhas se rompem ao atingir o alvo, deixando uma bela mancha de tinta no jogador.

As bolinhas utilizadas no PLAY PAINTBALL são da marca ZAP, fabricadas no Canadá sob um rigoroso controle de qualidade. A cápsula destas bolas é feita de gelatina, da mesma utilizada na fabricação de medicamentos e o recheio é de tinta não tóxica e totalmente biodegradável, podendo ser ingerida sem prejuízo à saúde e não causando nenhum dano ao meio-ambiente.

O jogo termina quando um dos times colocar a bandeira na base do adversário, ou quando todos forem eliminados (manchados de tinta), ou quando acabar o tempo de jogo. Parece ser muito fácil, mas a adrenalina é muita quando você sabe que tem que correr, mas que atrás de algum obstáculo seu oponente está a sua espera, com uma marcadora semi-automática pronta para pintar você e tirá-lo do jogo!

Os jogadores normalmente utilizam uma terminologia bastante própria, conheça alguns destes termos:

Alguns termos utilizados nos jogos de paintball são bastante peculiares e para iniciantes podem parecer mesmo outro idioma (e são!!!).

Por isso resolvemos fazer uma lista dos termos que podem ser interessantes para estes jogadores:

1 - Ranger ou juiz - Pessoa que fica dentro do campo de paintball checando quem foi atingido, marcando a pontuação e apitando o início e o final dos games.
2 - Game - Partida de paintball, dura 10 minutos.

3 - Paintcheck - Pedido ao juiz para ver se determinado jogador está marcado com tinta. Ex.: Ranger, Paintcheck no cara da esquerda , atrás do bumbo azul .
4 - Bumbo, foguetinho, coxinha, aranha - Nomes dados aos obstáculos infláveis de acordo com seu formato, ou criatividade do jogador.
5 - Loader - Recipiente acima da arma onde se colocam as bolinhas de paintball.
6 - Front Player - Jogador de frente, atacante.
7 - Barrel Plug - Tipo de rolha que vai na ponta do cano para evitar que a bola saia do cano.
8 - Bunker (pronuncia-se "banquer") - É como chamamos os obstáculos do campo.
9 - Bunkear (diz-se "banquear") - quando um jogador consegue pegar o outro desprevinido atrás do seu bunker.

Dentre os esportes de ação, Paintball é considerado o mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso é que é proibido o contato físico entre os jogadores, o que torna este jogo infinitamente mais seguro do que futebol, por exemplo, onde há carrinhos, chutes e até socos. O único risco real neste esporte é a visão; porém, o uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras, elimina totalmente este risco.

As bolinhas que servem de munição são feitas de uma gelatina fina, recheadas de tinta. As armas, que são específicas para este esporte, atiram estas bolinhas a uma velocidade entre 250 e 300 pés por segundo e, como elas são bastante leves, não são letais como os pesados projéteis de chumbo atirados por armas de fogo.

Mesmo usando projéteis não-letais, os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de proteção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas.

Segurança é o ítem mais frizado nos campos. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de tiro, também é necessário que se coloque os "Barrel Plugs" (tipos de "rolhas" de plástico para serem colocados na boca do cano) sempre que se sair do jogo e para transportá-la pela área de circulação do campo. Ignorar estas precauções é um bom modo de ser convidado a se retirar do campo.

Você deve estar se perguntando se o tiro dói, não é?

A cápsula se rompe ao impacto e geralmente é igual a um leve beliscão. Na minha opinião, a dor passa em alguns segundos. Logicamente, quanto mais de perto for o tiro, maior será a dor.

Normalmente o jogador sai do jogo com alguns "calombos", mas nada que incomode realmente. Os arranhões na vegetação incomodam mais. Andar de kart in door, por exemplo, dói muito mais.

Algumas perguntas básicas para se saber mais sobre a prática do PAINTBALL

Como posso jogar?

Os campos costumam ter todo o equipamento necessário para alugar. Em publicações especializadas como esta você encontra sempre diversos anúncios de campos e através deles escolher o melhor lhe convier.

Que tipo de campo devo procurar?

Nos primeiros jogos, principalmente, você deverá jogar em um campo bem organizado. As coisas que devem ser levadas em conta são o número de juízes no campo para cada jogo - deve sempre haver um número de juizes apropriado ao número de jogadores em campo, um juiz sozinho não pode cuidar de 50 pessoas ao mesmo tempo - e como eles explicam as regras. As regras de segurança e as regras específicas do campo e do jogo também devem ser colocadas de maneira clara por um juiz antes que qualquer pessoa entre no campo para jogar. Se estas condições não forem atendidas, considere seriamente esperar para fazer seu primeiro jogo em um outro campo.

Quanto custa para jogar?

Cada campo tem seu próprio sistema. Geralmente há um preço cobrado pelo campo para quem já possui equipamento e há pacotes de aluguel para quem não possui. Estes pacotes são geralmente bastante acessíveis e variam de campo para campo.

O que eu preciso levar?

Ao escolher o campo para onde vai, certifique-se antes de quais as facilidades que este campo oferece. Alguns possuem excelente infra-estrutura, com lanchonete, água em abundância, banheiros, vestiários, etc. Outros têm menos a oferecer e para que você não corra o risco de passar fome ou sede, é bom ligar antes e se informar. Alguns campos oferecem roupas camufladas de aluguel. Caso o lugar que você escolheu não as tenha, ou você não pretenda alugá-las, leve roupas grossas e de preferência com cor escura para usar durante o jogo. Se você tiver luva com "meio"dedo, joelheiras e boné, leve-os.

Como posso jogar com segurança?

O principal item, como já foi dito, é a máscara apropriada. As máscaras de Paintball importadas são fabricadas sob severo controle para que agüentem com segurança os tiros disparados pelas armas de paintball. Portanto, jamais tente "inovar" usando máscara de esquiar, soldador, batalhão de choque, óculos de sol, etc., pois já aconteceram graves acidentes por este motivo.

Uma arma de paintball deve sempre ser tratada como uma arma de fogo.

Portanto as regras são as mesmas:

Presuma sempre que a arma esteja carregada; mesmo que você saiba que não.
Presuma sempre que os dispositivos de segurança não irão funcionar.
Não aponte a arma para nada em que você não vá atirar.
Descarregue a arma quando não estiver usando.
Ao receber ou devolver a arma, cheque se está carregada.

Conheça as regras e jogue por elas.

NUNCA remova a máscara durante um jogo.

Não jogue se estiver muito cansado ou com muita fome. Traga sempre comida ou dinheiro para comprá-la, pois os acidentes geralmente acontecem quando o jogador está exausto ou faminto.

NUNCA olhe dentro do cano. Nem mesmo usando máscara. Se o cano precisar ser checado, remova-o da arma e cheque. Se o cano não puder ser removido, desconecte todo o gás do equipamento, atire algumas vezes em área segura até que não haja mais gás no sistema, aí você poderá examinar o cano, sempre usando máscara.

Notifique a pessoa responsável pelo campo sobre qualquer problema de saúde, alergias, etc.

Preciso estar em boa forma para jogar?

Na verdade não, mas ajuda. É aconselhável que se faça um aquecimento antes, pois este jogo pode se tornar bastante extenuante.

Calçados apropriados são muito importantes. De preferência escolha um que lhe forneça um bom suporte no tornozelo, para evitar torções e que possua cravos na sola para dar maior aderência ao solo.

A tinta sai da roupa?

A tinta é solúvel em água e basta lavar a roupa normalmente. Esta tinta é totalmente atóxica, não causando nenhum tipo de irritação na pele e sendo também biodegradável, não danifica o meio-ambiente.

Como posso descobrir mais sobre o Paintball?

Jogando. No campo você não só aprende sobre o esporte, mas também tem acesso a jornais e revistas especializadas.

Paintball - Equipes

O Paintball é um jogo de equipes, no qual o número de participantes pode variar entre cinco e dez pessoas para cada equipe. O jogo acontece no mato ou em arenas, com obstáculos infláveis, em uma área pré-determinada entre as equipes. Cada jogador utiliza uma “arma” (o nome correto é marcadora) movida a CO2 ou ar comprimido, com a qual dispara bolinhas de tinta nos adversários das outras equipes. Quando acerta o “tiro”, o jogador adversário sai do jogo.

As bolinhas de tinta são feitas de um tipo de gelatina, para que se rompam ao atingir o alvo. A tinta utilizada é não-tóxica para que não cause prejuízos à saúde e ao meio-ambiente.

As equipes, ou times, podem ter inúmeros objetivos, sendo dos mais comuns, a caça as bandeiras. Cada time tem uma bandeira para defender, e a missão de capturar a bandeira da(s) equipe(s) adversária(s). Portanto, o Paintball exige estratégia para atingir os objetivos.

Outra variação de jogo de Paintball é a divisão do terreno em duas bases, sendo que as equipes têm sua base em campos opostos.

A bandeira fica entre os dois campos, sendo o objetivo das equipes: sair da base para capturar a bandeira antes dos adversários e colocá-la na base do oponente, sem ser atingido, e atingindo o maior número de adversários.

Em ambos os casos, a equipe vencedora é a que atingir os objetivos antes, ou aquela que eliminar o maior número de adversários no tempo pré-estabelecido.

O contato físico é proibido no Paintball. Por isso, o jogo é considerado muito seguro. A única ressalva é o cuidado com a visão, que pode ser atingida pelas bolinhas de tinta. Como medida de segurança, sempre é utilizada uma máscara que protege os olhos, a face e as orelhas, sendo proibida a retirada dessa máscara durante a competição.

Ao contrário do que se pode supor, o Paintball não foi baseado nos treinamentos militares, apesar da idéia estar sendo aproveitada inclusive para esses fins. O Paintball teve origem nos Estados Unidos, quando em 1981, um grupo de doze pessoas resolveu brincar de “capture a bandeira”, utilizando as armas desenvolvidas por engenheiros florestais para marcar árvores e trilhas.

Regras de Segurança

O paintball é considerado um dos esportes de ação mais seguros do mundo. Informação comprovada através de várias pesquisas que afirmam que o paintball, entre os esportes, possui uma das menores taxas de acidente durante as competições esportivas. Principalmente devido a ausência de contato físico entre os participantes.

Mas para não ficar apenas na teoria, é necessário que você utilize os equipamentos adequados para se jogar paintball e também coloque em prática as dicas e regras de segurança.

As Regras

Usar somente máscaras adequadas ao paintball quando estiver em campo, arena ou em qualquer outro espaço em que se possa jogar paintball;

Não jogue com a lente rachada ou quebrada. Ela pode quebrar a qualquer momento e, consequentemente, lhe ferir através dos estilhaços ou de um disparo direto. Substitua sua lente sempre que achar e for necessário;

Se você não estiver em jogo, mas com sua arma de paintball (também chamada de “marcador”) em mãos ou próxima à você, nunca se esqueça de utilizar a Barrel Sox ou a Barrel Plug. Estes acessórios foram elaborados para se encaixarem no cano do marcador e, assim, evitar disparos acidentais;

Nunca olhe para dentro do cano do marcador, mesmo que ele esteja desligado. É um erro supor que o equipamento esteja sem bolinhas ou desligado. Por isso, seja precavido e evite acidentes;

A pressão do marcador deve, obrigatoriamente, estar cronado (calibrada) à, no máximo, 300 fps (pés por segundo). Se houver um disparo a uma velocidade superior a 300 fps, você colocará em risco a segurança de seus adversários e pode causar danos ao seu prórpio marcador;

Não se esqueça de verificar o prazo de validade do cilindro e nunca permaneça com um cilindro danificado em seu marcador;

Quando você não estiver em jogo, não deixe o marcador e o tanque sob a luz solar direta. O CO2, por exemplo, é um gás que expande com o calor e, em tanques com esse gás, pode causar um perigoso acidente;

Sempre desconecte com bastante cuidado o sistema de ar do seu marcador;

É importante que você, ao realizar qualquer alteração em seu equipamento, saiba e esteja 100% certo sobre os procedimentos corretos e adequados para realizá-la;

Não dispare em alguém com o cano do marcador encostado no corpo dele;

Nunca se esqueça de estar sempre hidratado, antes e durante o jogo de paintball que você estiver jogando. Tão importante quanto é o alongamento do corpo, antes e depois de jogar.

Dicas de Segurança

Máscara

Protege seus olhos das milhares de bolinhas de tinta que atravessam o campo a uma velocidade de 300 fps (pés por segundo). Por isso, seja qual for a razão, nunca retire a máscara dentro do campo de jogo.

Em alguns campos, existem áreas específicas para tal procedimento. Se não existir, permaneça com a máscara de proteção até que o jogo termine. Lembre-se que uma bolinha de paintball pode lhe deixar cego.

Então, para evitar graves ferimentos nos olhos, basta usar a márcara adequada para a prática de paintball.

Máscaras de proteção elaboradas para outros esportes (snowboard, motocross, etc.) podem não suportar o impacto das bolinhas de tinta. O mesmo pode acontecer se a lente de sua máscara de paintball estiver trincada.

Por isso, verifique sempre as condições da lente, antes e depois de cada jogo. E para aumentar a sua segurança, substitua a lente de sua máscara, pelo menos, uma vez a cada 3 anos.

Disparos à menos de um metro de distância da máscara também podem romper a lente. Então, não se aproxime tanto do marcador.

Segurança do Marcador

Lembre-se de que, estando carregado ou não, você deve apontar sempre em direção ao chão o cano do marcador. Precaução nunca é demais!

Se estiver com o seu marcador em local que tenha pessoas sem o devido equipamento de proteção para paintball (incluindo você), certifique-se de utilizar acessórios elaborados para se encaixarem no cano do marcador (Barrel Sox ou a Barrel Plug, por exemplo) e, assim, evitar disparos acidentais. Até porque, hoje em dia, há muitos gatilhos sensíveis em vários marcadores.

Tire o protetor de cano apenas quando for iniciar o jogo. Além disso, para evitar acidentes, sempre deixe seu gatilho no modo de segurança (safe mode) quando não estiver jogando.

Quando for realizar alguma manutenção, retire o sistema de ar do seu marcador. Mas lembre-se de que muitos marcadores, ainda sim, podem disparar. Desta forma, é importantíssimo o uso da máscara de paintball quando for mexer em seu marcador, mesmo que o sistema de ar já tenha sido removido.

O cronógrafo é um aparelho que mede a velocidade de disparo de seu marcador. É ítem obrigatório em todos os campos de paintball. Por diversas vezes durante o dia de jogo, é imprescindível medir a velocidade do disparo (cronografar) do seu marcador, pois ela pode variar ao longo do dia, principalmente se você estiver usando um marcador com CO2.

Não se esqueça de que a velocidade de disparo não pode ultrapassar à 300 fps (pés por segundos). Um disparo a uma velocidade superior a essa coloca em risco a segurança de seus adversários e pode causar danos ao seu marcador.

Cilindros

Dispense os cilindros muito antigos ou em estado de conservação ruim. Além disso, lembre-se de nunca deixar seu cilindro de CO2 em local quente, pois esse gás expande com o calor e pode causar um perigoso acidente.

Também nunca altere a válvula de ruptura (burst disk) do seu cilindro. Ela funciona como uma válvula de escape que se rompe quando o cilindro atinge um nível de pressão pré-determinado. Por isso, é um dispositivo de segurança. Alterá-lo pode causar danos desastrosos.

O cilindro, tanto de CO2 quanto de ar comprimido, é um equipamento de altíssima pressão. Podem causar acidentes com danos irreversíveis se não for manuseado e armazenado corretamente. Assim, para substituir qualquer peça ou realizar manutenção em seu cilindro, consulte sempre técnicos especializados.

Jogando com segurança

Em campo, cada jogador deve ter consciência das suas próprias habilidades e limitações e não ultrapassá-las. Esta dica é importante, pois vários dos poucos acidentes que acontecem no jogo de paintball poderiam ser previstos (torções, contusões e escoriações, etc.).

Antes de jogar, analise o campo. Alguns podem conter objetos que ofereçam perigo aos jogadores (objetos cortantes ou pedras pontudas). Conhecer o campo pode ajudá-lo a ganhar o jogo e, principalmente, a garantir a sua segurança.

Se você estiver jogando em um campo comercial, não tenha medo de fazer perguntas ao profissional responsável sobre dúvidas relacionadas ao equipamento de paintball . Uma das funções dele é, justamente, auxiliá-lo.

Por fim, evite realizar movimentos que não condizem com o seu desempenho físico. A forma errada de saltar obstáculos, rolar pelo campo ou correr para melhorar seu posicionamento podem gerar graves contusões. Não tente ser um herói!

Se divirta, jogue sempre com segurança e oriente seus amigos e adversários a prezar sempre pela segurança. Assim, nosso esporte só tende a crescer!

Paintball - História

O Paintball é um desporto radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objetivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objetivo.

Nos últimos dez anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa.

Para jogar

Em alguns campos existe uma espécie de pacote, onde estão incluídos máscara de proteção, marcador, cilindro de gás, roupa, munições e o aluguel do campo.

Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo.

Normalmente as pessoas optam por jogar em parques de aventura, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes parques de aventura pertencem a empresas legalizadas e cumpridoras da legislação em vigor, garantindo os obrigatórios seguros de acidentes pessoais de animação turística e de responsabilidade civil.

Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos.

Para além disso, contam com instalações de apoio como casas de banho, balneários e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.

Os jogos em terrenos ou fábricas abandonadas têm vindo a cair em desuso pelos problemas de segurança associados e devido à possibilidade de intervenção das forças de segurança sempre que não existir autorização dos donos do terreno para a realização dos jogos, levando à apreensão do equipamento e identificação dos jogadores.

As regras principais

O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até à base adversária. Cada jogo tem uma duração máxima variando de cinco a sete minutos.

O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária.

Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários. Crianças de até 11 anos não podem praticar do "desporto".

Vertentes do desporto

Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição.

O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico.

Desta forma, é realizado por vários tipos de grupos como despedidas de solteiro, aniversários ou grupos de amigos. Também é muito utilizado por empresas em atividades de team-building. Crianças de até 10 anos não podem praticar esta atividade.

O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos).

Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição, casas, etc.

Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed". No entanto, a duração dos jogos é sempre adaptada de modo a garantir o máximo de diversão a todos os participantes sem que nenhum fique demasiado tempo à espera de jogar.

Um jogo de Paintball recreativo bem conduzido é uma garantia de diversão para todos.

Airball

A vertente de competição necessita de mais recursos e por isso não está acessível a todos, sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos; os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos, chegando a disparar até 40 bolas por segundo, e possuindo conexões USB para configurar com o auxílio do computador.

Sempre acompanhado do marcador eletrônico está os loaders (equipamento usado para alimentar as balas à arma) que precisam acompanhar o ritmo dos marcadores, e por isso chegam a alimentar até 50 bolas por segundo, e terem modernos sensores para só girar o motor de alimentação quando for necessário, evitando a quebra das bolas ainda no loader.

A outra diferença da vertente "Tático" seriam os cilindros, que armazenam ar comprimido em altísimas pressões, e por isso a necessidade da utilização de cilindros especificamente fabricados para esse fim, normalmente feitos de fibra de carbono. O Campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN.

Na América do Norte e Europa o speedball está a ser popularizado.

O CSP - Circuito Sul-Americano de Paintball, nos 6 países onde é realizado, também é frequentemente transmitido por vários programas de esportes.

Cenário

A maior parte dos jogos são construídos com base no "jogo das bandeiras". O recreativo tem servido a vários propósitos.

Não é preciso pertencer a uma equipe necessariamente, pode-se simplesmente combinar com amigos e ir jogar num campo.

Mas esse modo de jogo chama-se capture the flag.

Alem deste modo de jogo existem outros como: DeathMatch, capture Objective, rescue the hostage, entre outros.

Estes modos de jogo são utilizados no recreativo. No airball só existe um modo de jogo, o deathmatch. Este tipo de jogo consiste em marcar(acertar) todos os jogadores adversários.

A rodada acaba quando a equipa adversária ficar sem nenhum elemento em jogo. Alguns jogadores praticam uma vertente do Cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a idéia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais mas não existem regras ou objetivos bem definidos.

Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos.

Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, "ferimentos" tratados por "médicos" ou "avarias" nos marcadores tratadas pelos "armeiros".

Em outra vertente bem recente em virtude da marcação falha existe o No-Shirt, em que os jogadores jogam sem camisa para maior precisão na marcação (visto o gemido e a forte vermelhidão no local do tiro).

Como a prática é reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o paintball, as regras variam para cada grupo praticante e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas e com isso dificultando campeonatos ou torneios esportivos.

Fonte: www.masterfield.com.br/geocities.com/www.alvopaintball.com.br

Paintball

Las Vegas World Paintball Championships

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal