Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pedagogia  Voltar

Pedagogia

O que é a Pedagogia?

A pedagogia é a área do saber que investiga os fundamentos e as realidades educacionais, visando nortear ações voltadas para a formação e o aperfeiçoamento do homem e da sociedade.

O campo de ação da pedagogia é amplo, exigindo de seus profissionais qualificação adequada para atender às demandas da sociedade por educação, seja em estabelecimentos de ensino ou em instituições não-escolares.

Ciência

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que, na sua feição moderna, começou a se desenvolver no século XIX, mas desde o princípio da civilização a questão da educação tem sido trabalhada, discutida e teorizada conforme o contexto de cada cultura. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Temas abordados pela pedagogia

Aprendizado de conhecimentos
Métodos e sistemas pedagógicos
Dificuldades de aprendizado
Didáticas e práticas pedagógicas
Conteúdos educacionais
O aluno no processo educativo
O papel do professor no processo educacional

O Pedagogo

O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.

Para atuar como Pedagogo, é indispensável que o profissional possua o Ensino Superior em Pedagogiaque tem duração de quatro anos.

Para se especializar na área de Educação/Ensino, o profissional pode optar por cursos como:

Especialização em Administração Escolar
Especialização em Formação de Recursos para Educação Infantil
Especialização em Educação Especial-Deficiência
Mestrado em Educação Escolar

Atualmente, além da formação comprovada e do domínio das tecnologias de informação e educação, uma das características mais importantes para o pedagogo é a capacidade de gerenciamento da formação continuada.

O Profissional

O licenciado emPedagogiaserá habilitado a trabalhar em instituições educativas para atuar no Magistério, na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, e na gestão pedagógica e educacional, no âmbito escolar e institucional.

O profissional também estará qualificado para desenvolver trabalho em instituições não-escolares e não-formais.

Sua trajetória acadêmica qualifica sua atuação profissional que leva em consideração a experiência investigativa fundamentada em reflexões acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

Perfil Profissional

Formar professores para o ensino fundamental de crianças, jovens e adultos, com atenção para a inclusão dos alunos portadores de necessidades educativas especiais; atuar em atividades específicas de educação infantil de zero a seis anos e em empresas, conselhos, instituições governamentais e movimentos sociais.

O processo de formação do profissional do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá se circunscrever em torno da problemática pedagógica e do conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa.

A formação do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que têm a docência como base.

O perfil pretendido refere-se a um profissional que se caracterize por:

Atuar na docência na Educação Infantil
Atuar na docência das séries iniciais do Ensino Fundamental
Planejar ações educativas
Implementar projetos sócio-educativos
Integrar equipes multidisciplinares, visando o desenvolvimento de ações educacionais
Analisar e planejar projetos que atinjam crianças, jovens ou adultos
Promover avaliações individuais e institucionais
Atuar como educador em espaços escolares e não-escolares
Intervir em contextos diversificados promovendo ações educativas não-formais e informais
Atuar com indivíduos de diferentes faixas etárias e características sócio-econômico-culturais e de desenvolvimento
Identificar pressupostos político-filosóficos em projetos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e não-escolares.

O que faz

É o profissional responsável pela administração e pela condução dos assuntos referentes à educação.

Pode se especializar em duas áreas: Magistério e Administração.

O Pedagogo estuda, desenvolve e aplica métodos didáticos que visam garantir a eficácia do processo ensino/aprendizagem. Acompanha o cumprimento das normas legais nos estabelecimentos de ensino. Visa a formação do aluno.

A profissão

O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação.

Ele pode se especializar em dois grandes campos de atuação: o magistério e a administração, onde gerencia e supervisiona o sistema de ensino e orienta educacionalmente os alunos. O pedagogo trabalha em escolas ou em órgãos do governo, estabelecendo e fiscalizando a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, assegurando o cumprimento dos currículos para manter a qualidade do ensino. Acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno, individualmente. Cresce a procura por esse profissional para treinamento de funcionários de grandes empresas e organização de sites de educação a distância.

Características que ajudam na profissão:

Facilidade para transmitir idéias,
Ponderação,
Liderança,
Iniciativa,
Criatividade,
Habilidade para comunicar-se e lidar com pessoas.

Campo de Trabalho

Administração Escolar: Planejamento, organização e controle do ensino em escolas de ensino fundamental e ensino médio. Atua também no gerenciamento das instalações e dos recursos humanos, materiais e financeiros, além da orientação de professores, aperfeiçoamento do ensino e elaboração do currículo e do calendário escolar.
Educação Especial:
Atua junto a alunos excepcionais, deficientes físicos e mentais. Seu objetivo é desenvolver habilidades básicas da comunicação. Trabalha com fisioterapeutas, linguistas, neurologistas e psicólogos.
Ensino:
Alfabetização de crianças na pré-escola ou de adultos em programas especiais. Pode ser professor de turmas iniciais do ensino fundamental ou lecionar matérias específicas do ensino fundamental e ensino médio.
Orientação Educacional:
É responsável pela assistência ao estudante de ensinos fundamental e médio no desenvolvimento da personalidade.
Supervisão Escolar:
Planejamento das etapas do processo de ensino; orientação de professores. Pode também trabalhar em secretarias de Educação.

Mercado de Trabalho

Existem oportunidades em escolas públicas e particulares, da educação infantil ao ensino superior (para quem tiver pós-graduação).

Prefeituras e governos estaduais de todo o Brasil abrem regularmente concurso público para contratar pedagogos, mas é comum que boa parte dos aprovados não seja efetivada. Eles podem atuar como temporários ou substitutos, sem os direitos de um contrato permanente.

Organizações escolares: instituições educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino, como escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Organizações não-escolares: em ambiências educativas de instituições empresariais e de organismos públicos ou privados, e em organizações do terceiro setor (ONGs e demais organizações da sociedade civil), em especial, nos setores ligados às atividades de planejamento, coordenação, avaliação e gestão de projetos educacionais.

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos

Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação

Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares

O curso

O acréscimo de um ano no ensino fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do ensino infantil - mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia.

Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária.

Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas.

Além de metodologias específicas, você estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia.

O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes.

Algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como educacão infantil, em educação especial e licenciatura indígena. Além disso, outras escolas oferecem cursos como comércio e administração, construção civil e eletrônica que formam professores. O estágio é obrigatório.

Regulamentação

Lei 9.394 de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

O registro profissional varia de acordo com a habilitação: o Orientador Educacional deve comprovar um ano de experiência como professor; o Administrador, Inspetor e Supervisor Escolar deve comprovar experiência de seis meses e o especialista em Magistério pode obter o registro para ministrar até três disciplinas no ensino médio e mais uma no ensino fundamental.

Titulação

Licenciado emPedagogiacom habilitação em Administração Escolar, Inspeção Escolar, Educação de Deficientes Visuais, de Audiocomunicação e Mentais, Magistério – pré-primário, classes de alfabetização, séries iniciais do ensino fundamental, Matérias Pedagógicas do ensino médio, Orientação Vocacional, Supervisão Escolar.

Duração média do curso: 04 anos.

Pedagogia - Profissão

É a ciência da metodologia de ensino. O pedagogo é o profissional que domina todas as técnicas e métodos úteis à transmissão do conhecimento. Ele trabalha na administração de escolas e centros de ensino e no planejamento de políticas públicas de educação.

Fica sob a incumbência do pedagogo a garantia da qualidade da educação. Os principais campos de atuação são a administração de instituições escolares e o magistério. Esse profissional está apto para gerenciar e supervisionar o sistema de ensino, assim como também pode trabalhar na orientação educacional dos alunos.

Além de dar aulas, o pedagogo pode exercer a função de supervisor de professores, pode trabalhar na elaboração de projetos pedagógicos e na articulação das grades curriculares. Como ele é um especialista em ensino, pode trabalhar também na criação e fiscalização das leis que regem a educação no país, verificando a adequação dos currículos, o desenvolvimento dos alunos, avaliando estatísticas de ensino.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração Média de 4 anos. Alguns cursos oferecem habilitações específicas como gestão escolar ou gestão do trabalho pedagógico. A maioria das disciplinas é da área de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, como língua portuguesa, leitura, produção e interpretação de textos, sociologia, psicologia e filosofia. O currículo também traz as disciplinas específicas como metodologia de ensino, metodologia científica, política e planejamento educacional, supervisão escolar, administração escolar. Em algumas escolas as disciplinas são optativas, aumentando ainda mais a possibilidade de se especializar em áreas específicas.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 anos. Existem diversas habilitações para a licenciatura empedagogia, a mais comum é a de magistério para as séries iniciais do ensino fundamental, que habilita o professor para das aulas para crianças até a quarta série, mas outras como psicopedagogia também são oferecidas. Existem várias disciplinas em comum com o bacharelado, diferenciando-se nas que reforçam a metodologia de ensino, ou as que são específicas em cada habilitação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para pedagogos é estável, principalmente porque o número de alunos tende a aumentar e o Brasil ainda não alcançou as metas mundiais de educação. Será preciso muito esforço do governo para erradicar o analfabetismo e melhorar o desempenho do ensino, exigindo para isso investimentos, inclusive na contratação de novos profissionais. O aumento no número de escolas privadas também reforçou o mercado de trabalho para os professores e administradores de ensino.

Outro campo importante de trabalho para o pedagogo é o desenvolvimento de projetos pedagógicos para instituições de ensino e reabilitação. Esse é o profissional que desenvolve ações sócio-educativas com menores infratores e crianças com distúrbios de comportamento. O ensino para crianças com necessidades especiais de aprendizagem também está em alta, as novas leis de inclusão desses alunos abrem um forte campo de trabalho para quem é especialista em educação especial.

E nem só de aulas vive o pedagogo, ele também trabalha na aprovação de produtos pedagógicos como brinquedos e livros. Pode acompanhar a produção de programas infantis para televisão e rádio. Participa de projetos de jogos eletrônicos e sites para crianças.

Ofertas de Emprego

Todas as regiões do país oferecem vagas de trabalho para professores. Prefeituras e governos de estado fazem concursos regulares para completar ou ampliar o quadro de docentes. As regiões mais desenvolvidas e as grandes cidades concentram as maiores ofertas para a rede privada de ensino.

As cidades do eixo Rio-São Paulo concentram o maior número de editoras e produtoras de rádio e televisão, apresentando mais de ofertas de trabalho para o pedagogo na avaliação de produtos e projetos voltados para criança.

A educação especial também é um ótimo nicho para os profissionais especializados, principalmente depois das novas leis de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. As melhores oportunidades estão nas escolas especializadas e também no ensino público e privado, hoje obrigado a se preparar para receber crianças com qualquer deficiência de aprendizado.

O ensino especializado como educação indígena também aparece como uma oportunidade de ingresso no trabalho e, modernamente, uma área que apresenta expansão de vagas é o setor empresarial, que vem contratando profissionais para atuar no treinamento e na capacitação de seus funcionários.

As regiões mais industrializadas também oferecem vagas para os pedagogos que atuam no setor de avaliação de produtos pedagógicos, como brinquedos e jogos para crianças. Ong’s e creches contratam esses profissionais no país todo.

Fonte: upe.br/www.uerj.br/www.unicep.com.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal