Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Lago Titicaca  Voltar

Lago Titicaca

Lago navegável mais alto do mundo, localizado em 3.812 m acima do nível do mar, o Lago Titicaca é o maior em tamanho.

É 175 km de comprimento e cobre 8340 km2.

Quarenta e uma ilhas, povoadas, fazem parte desse gigantesco e mitológico lago andino, que provêm das aguas do degelo das montanhas ao seu redor, uma profundidade de 280 metros a máxima e a mínima de 140 metros, temperatura varia entre 7º a 11ºC.

Titicaca significa "puma cinza" em aimará.

De abril a junho, o clima é agradável, este é o melhor momento para desfrutar do lago.

Segundo mytholgie Inca, Lago Titicaca é a matriz que será lançado mundialmente.

Há cerca de 40 ilhas flutuantes feitas de junco em que o lar de cerca de 2.000 habitantes.

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Fonte: www.routard.com

Lago Titicaca

Na região de Puno, planalto entre Peru e Bolívia, é o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, mais de 3820 metros.

Cobre 8.300 km ², dos quais 4.700 km ² estão em território peruano.

O lago Titicaca era considerado sagrado pelas antigas culturas andinas, e para tanto o Aymara Quechua para as duas maiores famílias étnicas do antigo Peru.

Suas águas têm surgido fundador torque do Império Inca (Manco Capac e Mama Occlo).

O lago Titicaca atrai muitos turistas e cientistas que ficam maravilhados com a riqueza de suas águas.

Foi declarado Reserva Nacional e é o lar de uma variedade de espécies de aves, uma dúzia de espécies de peixes, várias espécies de mamíferos e sete espécies de anfíbios, uma espécie endêmica de sapos gigantes.

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Ilhas flutuantes feitas de junco em que habitam os Uros, os povos antigos do planalto, são muito interessantes para visitar.

Igualmente atraentes são as ilhas onde ainda mantém os sistemas ancestrais e agrária sociais: Taquile, Amantani e SUAS.

Na cidade de Puno, você pode visitar um bairro com arquitetura colonial, bem como na aldeia de Juli, considerada a Roma da América.

Altitude:

Cidade de Puno: 3827 metros acima do nível do mar,

Lago Titicaca: 3810 metros acima do nível do mar

Como chegar:

De avião: vôos diários de Lima (1 hora e 30 minutos) e Arequipa (30 minutos), chegando no aeroporto de Juliaca. De lá, fizemos a viagem por estrada até a cidade de Puno (50 minutos).

De trem de Cusco (10 horas).

Por terra: a partir de Cusco (6 horas em uma estrada pavimentada) de Arequipa (5 horas em uma estrada pavimentada) de La Paz, Bolívia (5 horas de ônibus ou microônibus).

Alojamento: Há em Puno hotéis e pousadas em todas as categorias. Há fazendas da família na ilha de Taquile, e eco-lodge, na ilha de Suasi. Em Anapia oferecemos casas de família.

Atividades Arqueologia, ecoturismo, ilhas sociais, observação da flora e fauna (aves endêmicas), jangada, barco e caminhada barco a motor e compras de artesanato.

Serviços Turísticos: Oferece visitas guiadas à cidade, as ilhas vizinhas e do lago, incluindo o transporte de barco até Taquile, Amantani, Uros, e Suasi Anapia.

Recomendações: É necessário usar um chapéu e usar protetor solar. Aclimatação prévia é necessária para prevenir a doença de altura. Evite esforço físico intenso durante o primeiro dia, comer alimentos leves e beber chá de coca.

Para ver na zona envolvente, as aldeias do lago, como Chucuito, Juli e Pomata. Também é recomendado para descobrir as chullpas (torres funerárias) de Sillustani e aldeias Lampa, Pucara e Ayaviri (floresta de pedra de Tinajani). Visitar as ilhas de Taquile, Suasi, Amantani e Anapia e ilhas flutuantes de Uros cana, é inesquecível.

Estações / Clima: A melhor época é de abril a dezembro estação chuvosa de janeiro a março, com muito sol durante o dia e frio à noite.

Feriados:

Festa da Virgen de la Candelaria (Virgem da Candelária) 2 de fevereiro: É o festival mais importante da região. As celebrações durar uma semana e oferecer um suporte folclórico ininterrupta onde danças como o Diablada Morenaza e Llamerada, entre centenas de outros.

Festa Alacitas e Santa Cruz (3 de maio e 4): é uma ocasião especial, onde os moradores oferecem feiras de artesanato em miniatura localizados em ruas diferentes.

Aniversário da fundação da cidade de Puno (4 de novembro): Inclui uma representação da lenda de Manco Capac e Mama casal fundador Occlo de Cusco e da dinastia Inca, bem como eventos cívicos e uma demonstração de danças típico.

Gastronomia:

Sopa chairo sopa feita de carne de cordeiro, batatas, feijão, abóbora, chuho (batata desidratada), repolho e pimentão.

Pesque quinoa: prato feito de leite de quinoa e queijo, com carne.

Huarjata: ensopado de carne de porco, chufio, legumes e pimentão.

Fio de carne de alpaca proteína saborosa alta e baixo teor de gordura.

Cancacho: leitão ou cordeiro marinado em alho e óleo e cozidos.

Artesanato: os habitantes do planalto andino ter preservado a arte da tecelagem de alpaca e ovelha. Eles também fazem instrumentos musicais, como o siku, a zampoña e antara. Entre os artefatos vale a pena mencionar, encontramos a "Toritos Pucará" e "Ekeko", um personagem com ele uma variedade de produtos, o que, segundo a tradição, atrai abundância.

PUNO

Puno é uma das principais cidades às margens do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

É considerada a Capital Folclórica da América, com mais de 300 danças.

O Sikuri e Diablada são realizadas danças durante os festivais, como a Festa da Virgem da Candelária, padroeira da região. Este festival esplêndido é um dos maiores do país, que acontece em fevereiro e atrai milhares de pessoas em uma atmosfera de beleza e emoção.

O planalto (4000 m), camelos terra e região muito fria, é o planalto onde a cidade está localizada.

Vicunhas

Lago Titicaca
Vicunhas

Há milhares de anos desenvolvidos pela cultura Tiahuanaco, que pertencia ao belo monumento da Porta do Sol em pedra.

Durante a era colonial, Puno é famosa por suas minas Laykakota. Depois de séculos, Puno e Arequipa tornar-se centros de fibras têxteis alpaca globalmente.

Muitos sites ao redor do lago e da cidade, Sillustani é um dos mais interessantes. Este sítio arqueológico está localizado a cerca de 30 minutos de Puno, em frente ao Umayo lagoa, e é conhecida por suas torres de pedra grandes cônicos chamados Chulpas.

Chucuito e Pomata são cidades que cercam o sul Titicaca , eles fornecem um circuito de igrejas barrocas, renascentistas bonito.

Norte, chegamos a Juliaca, cidade muito importante, que tem o único aeroporto da região se continuar chegamos a Pucara com as suas famosas esculturas em miniatura. Você pode incluir em seu itinerário aldeias Lampa e Azángaro seus templos. Desfrutar de dança e belas paisagens de Puno ea magia do Lago Titicaca.

Localização: 1320 km. aprox. ao sudeste de Lima.

Altitude: 3827 metros acima do nível do mar

Principais cidades: Juliaca, Sillustani, Azángaro, Desaguadero.

Fonte: www.perou-online.com

Lago Titicaca

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Localizado entre o Peru e a Bolívia, é o lago navegável mais alto do mundo, está a 3.809 metros sobre o nível do mar, com uma superfície de 8.560 Km2, tendo um comprimento de 194 Km e uma largura média de 65 Km, na Cordilheira dos Andes.

Nas áreas onde a profundidade ultrapassa os 25 m, as águas têm um cor azulada e nas menos profundas a cor é esverdeada, dada pelas plantas aquáticas. O lago tem sofrido com o desenvolvimento, o crescimento das cidades em suas margens tem trazido sujeira e poluição ...

A fauna encontrada no lago é muito rica, habitam o lago muitas variedades de peixes - inclusive trutas que foram introduzidas no lago e acabaram se adaptando muito bem, sendo hoje o prato principal dos restaurantes da região. Muitas aves também habitam o lago, entre estas patos e gansos selvagens.

Segundo a lenda, o lago foi o berço da civilização Inca e um passeio pelas suas águas nos remete ao tempo em que toda a América Andina era dominada por esta magnífica civilização.

A cidade de Puno no Peru fica localizada as margens do lago e é a porta de acesso para quem pretende visitá-lo. É conhecida por Capital Folclórica das Américas, com festivais anuais acontecendo em todas as suas pequenas aldeias.

A cidade foi sede de uma das culturas mais importantes da época pré-inca, a cultura Tiahuanaco, cujos restos arqueológicos, encontrados em seus museus e sítios arqueológicos, causam grande admiração nos visitantes.

Segundo a lenda, o primeiro Inca, Manco Cápac e sua esposa Mama Ocllo emergiram do Lago Titicaca por ordem de seu pai o Deus do Sol para fundar o Império de Tawantisuyo, que se estendia por todos os Andes.

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Além da sua representação econômica e de suas funções simbólicas, visitá-lo será sempre uma experiência única entre o céu e água, azul e verde, sol e terra, numa altitude de 3800 metros.

Foram os sacerdotes espanhóis que no afã de catequizar a população indígena, construíram as belas igrejas, que através da imaginação e destreza dos artesões de Puno, acabaram ficando com características únicas, representando o estilo mestiço, que é uma mistura da arte Inca com a dos espanhóis.

Reserva Nacional do TIticaca

Lago Titicaca
Reserva Nacional do TIticaca

A reserva Nacional do Titicaca: foi criada em 1978 protegendo ao redor de 37 mil hectares.

A reserva é compartilhada em dois setores: Ramis, nos municípios de Huancané e Ramis; e Puno, no município do mesmo nome.

A área abriga dúzias de espécies nativas de pássaros (mais que 60 entre residentes e migratórios), peixes (4 famílias diferentes) e anfíbios (18 espécies originarias); também, três ilhas existem: Huaca Huacani, Toranipata e Santa María.

Fonte: www.revistaturismo.com.br

voltar 12avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal