Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pimentão - Página 2  Voltar

Pimentão

Pimentão

Fonte de vitaminas

O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui poucas calorias.

É um fruto originário do sul do México e América Central, pertencente à família das Solanáceas como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas.

Como comprar

O pimentão é uma planta de verão, atualmente produzido também no inverno com o uso de cultivo em estufa. A maior oferta, e portanto, os melhores preços, ocorrem durante os meses de setembro a janeiro.

Pimentão

Há três tipos básicos de pimentão quanto ao formato:

1. Quadrado
2. Retangular
3. Cônico

Com relação a coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Os pimentões roxo e creme formam a exceção deste padrão, pois apresentam esta cor desde o início de sua formação.

Os frutos devem apresentar-se limpos, firmes e com casca brilhante, o que indica que estão frescos. Os frutos colhidos muito novos são pequenos, têm cor verde-pálida e murcham mais rapidamente. Deve-se dar preferência aos frutos cujos talos foram cortados rentes. Ao escolher os frutos deve-se manipulá-los com cuidado, sem apertá-los ou quebrá-los, para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores.

Como conservar

Os frutos podem ser conservados em condição natural, em local fresco, por 2 a 4 dias. Em geladeira doméstica podem ser mantidos por mais de uma semana, quando embalados em sacos plásticos perfurados e colocados na parte inferior. O amadurecimento é acelerado quando os frutos são mantidos em condições naturais.

Como consumir

Os frutos podem ser consumidos verdes ou maduros, crus em saladas, como condimento no preparo de molhos, assados ou cozidos na elaboração de diversos tipos de pratos. Quando consumido cozido é de digestão mais fácil do que quando cru.

Os frutos maduros de algumas cultivares são utilizados para a produção de páprika (pimentão em pó).

Quando o pimentão é consumido cru, é fundamental higienizá-lo bem antes do consumo para eliminar microorganismos que possam estar na casca e causar doenças.

Após lavagem em água corrente, os frutos devem ser deixados de molho por 30 minutos em solução de água sanitária

(1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água fervida). Em seguida, devem ser enxagüados com água filtrada. Vale lembrar que a solução de água sanitária ou de vinagre não elimina resíduos de pesticidas ou agrotóxicos.

Dicas

Para retirar a pele do pimentão coloque-o em água fervente por cerca de 1 minuto ou até romper a pele.

Para preparar pimentões recheados, cozinhe-os previamente em água fervente por 3-5 minutos.

Fonte: www.cnph.embrapa.br

Pimentão

Pimentão

O pimentão é uma boa fonte de vitamina C, contendo ainda vitamina A e pequenas quantidades de Cálcio, Fósforo, Ferro e Sódio. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita fragilidade dos ossos e má formação dos dentes e age contra infecções.

A vitamina A é importante para a vista, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas, evitando infecções. Os sais minerais contribuem para a formação de ossos e dentes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

Esse legume é excitante da digestão e constitui-se num bom remédio contra hemorróidas. Por todas as suas características é bom para a pele, unhas e cabelos.

O pimentão, para ser de boa qualidade, deve estar maduro, firme e apresentar forma regular. Nessas condições, dentro da geladeira, pode se conservar por 2 a 3 semanas.

Servido como prato principal ou como complemento em saladas, molhos ou ensopados, é muito gostoso e sempre bem recebido.

Seu período de safra vai de janeiro a maio.

Cem gramas de pimentão fornecem 48 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

voltar 123456avançar

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal