Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pimentão - Página 4  Voltar

Pimentão

Pimentão

Nome científico

Capsicum annuum L.

Família

Solanaceae

Pimentão

Características da flor

As flores são hermafroditas e localizam-se isoladamente nas axilas das folhas, sobre pedúnculos curtos. São pequenas, ao redor de um centímetro de diâmetro, e possuem pétalas brancas.

Cultivado em todo o Brasil, o pimentão figura como uma das mais importantes hortaliças. Tido como derivado da pimenta, com frutos graúdos e sem a capsaicina, substância que causa a sensação de ardência.

O pimentão é rico em vitamina C e quando maduro é também boa fonte de vitamina A. Contém ainda cálcio, fósforo, ferro e sódio.

Existem três tipos básicos de pimentão quanto ao formato:

1. Quadrado
2. Retangular
3. Cônico

Com relação à coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Os pimentões roxo e creme formam a exceção desse padrão. A cultura se desenvolve melhor em solos profundos e porosos e em regiões de clima om temperaturas quentes ou amenas. Em condições normais, podem ser colhidas até 200 toneladas de frutos por hectare.

A maior oferta do produto ocorre durante os meses de setembro a janeiro, quando os preços tornam-se melhores.

Pimentão amarelo

A época de plantio é a mesma do pimentão vermelho, entretanto, a colheita começa 90 dias depois do transplante e pode produzir por até um ano. O manejo da cultura se equivale ao do pimentão vermelho, contudo, o cuidado com o ponto de colheita deve ser maior, quando o fruto estiver maduro por igual.

O pimentão amarelo, diferentemente do vermelho, praticamente não deixa nenhum resquício de sabor e não provoca azia, por isso atinge maior valor comercial.

As principais pragas que atacam a lavoura de pimentão são pulgões, lagartas, vaquinha, ácaros. Já as doenças mais comuns são a pústula bacteriana, antracnose e podridão mole. Essas pragas e doenças podem ser controladas com defensivos agrícolas e tratos culturais, como capinas.

Pimentão vermelho

A época de plantio ocorrede março a maio, para colheita no inverno. A colheita começa 80 dias após transplante e se estende por até 10 meses. O momento certo da colheita acontece quando o fruto estiver maduro, sem manchas verdes.

A rotação de cultura deve ser feita, de preferência, com cenoura, repolho, quiabo e adubos verdes.

As principais variedades de pimentão são agronômico 10 G, ikeda, avelar, margareth, wonder e pimenta-verde-agronômico 11.

Fonte: www.jornalentreposto.com.br

Pimentão

Pimentão

Os pimentões são parentes da pimenta-malagueta. Ambos são nativos do ocidente e foram batizados pelos exploradores espanhóis que os confundiram com a pimenta em grão, que não tem parentesco algum com eles.

Os pimentões durante o processo de amadurecimento variam de cor, indo do verde ao amarelo e vermelho. Os que são colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces que os amarelos e os verdes.

Uma porção de 1/2 xícara de pimentão contém apenas 12 calorias, mas o conteúdo de vitaminas varia de acordo com a cor. Comparando em pesos iguais, os pimentões fornecem mais vitamina C que as frutas cítricas. Eles podem ser servidos, fatiados como aperitivos, na salada ou em pastas, cozido no vapor, tostados, recheados ou cozidos.

Importante

Cozinhar os pimentões no vapor, fritar ou outros métodos de preparo rápido não reduzem de forma significativa seu valor nutricional.

Fonte: culinaria.terra.com.br

voltar 123456avançar

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal