Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Poliuretano  Voltar

Poliuretano

 

Poliuretano - Definição

Poliuretano é um dos vários polímeros que contêm ligações NHCOO e são utilizados utilizados para enchimento e isolamento em mobiliário, vestuário, e embalagens, e no fabrico de espumas rígidas, para adesivos, elastômeros, agentes de enchimento e resinas (como para revestimentos).

Poliuretano
Poliuretano

Poliuretano - O que é

Poliuretano é um material resistente, flexível e durável fabricado que pode tomar o lugar de tinta, algodão, borracha, metal ou madeira em milhares de aplicações em praticamente todos os campos.

Pode ser duro, como fibra de vidro, mole como espuma estofados, de proteção como o verniz, inflável como borracha ou pegajosa como cola.

Desde sua invenção na década de 1940, o poliuretano tem sido utilizado em uma ampla gama de itens, desde brinquedos de bebê para as asas do avião, e continua a ser adaptado para a tecnologia contemporânea.

Como isso é feito

Esta substância é classificado como um polímero - uma molécula que consiste de uma série de unidades repetidas de monômeros mais pequenos chamados - com base na sua estrutura química. Ele é fabricado através da combinação de dois tipos de compostos, um diisocianato e um diol, que são monômeros, através de uma reação química. Isso faz com que um material básico cujas variações podem ser esticados, quebraram ou riscado e continuará a ser bastante indestrutível.

Dependendo das diferentes diisocianatos e diol ou poliol constituintes, o poliuretano resultante pode estar na forma de um líquido, de espuma ou sólido. Cada formulário tem suas próprias vantagens e limitações.

Elastômeros

Alguns poliuretano são categorizado como um elastômero. Tem propriedades elásticas, mantendo uma certa rigidez, o que é benéfico para os itens, tais como as rodas de um carrinho, que tem de absorver o choque sem comprimir demasiado. O poliuretano pode ser extremamente flexível quando usado como um isolador de espuma na construção ou uma almofada de espuma em estofos. Ele pode ser deformado mais e mais e ainda manter a sua forma original. Em outras palavras, que tem o que é chamado de memória estrutural.

Termoplásticos

Outros poliuretano é um termoplástico que se assemelha a outros tipos de plástico, metal ou fibra de vidro. Os termoplásticos são rígida e lisa, com uma superfície selada que é impermeável à água. Estes são utilizados quando a resistência e durabilidade são importantes, como em assentos em um terminal de aeroporto ou caixas de embalagem em um caminhão. Alguns termoplásticos de polímero são difíceis de reciclar, mas eles podem ser reutilizados.

Muitos outros usos

Poliuretano podem ser encontrados em todos os quartos da casa e em praticamente todos os prédios.

Este material se tornou popular durante a Segunda Guerra Mundial, o polímero tem protegido, reinventado, juntou ou conduzido para inúmeros itens.

Ele sela superfícies como madeira, metal e tinta para protegê-los de podridão, corrosão ou desbotamento. Como um adesivo, de poliuretano resiste à humidade e calor, pelo que é ideal para utilização no sol ou submarina.

Ele também isola paredes, veículos de temperatura controlada e refrigeradores de consumo.

Poliuretano - Uso

Poliuretano
Poliuretano

Usamos poliuretanos, de uma forma ou de outra todos os dias - em casa, em nossos escritórios e carros, para atividades desportivas e de lazer e de férias.

Poliuretanos são versáteis, moderno e seguro.

Eles são usados em uma ampla variedade de aplicações para criar todos os tipos de produtos de consumo e industriais que desempenham um papel crucial na tomada de nossas vidas mais conveniente, confortável e ambientalmente amigável.

O poliuretano é um material plástico, que existe em várias formas.

Ele pode ser adaptado para ser rígidas ou flexíveis, e é o material de escolha para uma ampla gama de aplicativos de usuário final, tais como:

Isolamento de refrigeradores e congeladores
Isolamento dos edifícios
Amortecimento para móveis
Colchões
Peças do carro
Revestimentos
Adesivos
Cilindros e pneus
Os painéis compósitos de madeira
Solas de sapato
Roupas para esporte

Aplicações e usos de poliuretanos

Poliuretano
Poliuretano - móveis

Poliuretanos são encontrados em praticamente qualquer lugar na vida moderna; a cadeira que você está sentado, a cama que você dorme dentro, a casa em que vive, o carro que você dirige - todos estes, além de inúmeros outros itens que você usa todos os dias, provavelmente contêm poliuretanos.

Aplicações comuns de poliuretano incluem:

Isolamento dos edifícios
Frigoríficos e congeladores
Móveis e as roupas
Calçados
Automotivo
Revestimentos e adesivos
Outras aplicações

Poliuretano - Material Plástico

Os materiais poliméricos conhecidos como poliuretanos formam uma família de polímeros que são essencialmente diferentes da maioria dos outros plásticos em que não existe monômero de uretano e o polímero é quase invariavelmente criada durante o fabrico de um objeto em particular.

Poliuretano

Os poliuretanos são feitas pelas reações exotérmicas entre álcoois com dois ou mais grupos reativos por molécula hidroxilo (-OH) (dióis, trióis, polióis) e isocianatos que têm mais do que um grupo isocianato reativo (-NCO) por molécula (di-isocianatos, poliisocianatos).

Por exemplo, um de diisocianato reage com um diol:

Poliuretano

O grupo formado pela reação entre as duas moléculas é conhecida como a "ligação uretano. É a parte essencial da molécula de poliuretano.

Fonte: www.wisegeek.org/www.polyurethanes.org/www.essentialchemicalindustry.org/

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal