Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pressão  Voltar

Pressão





Muitas pessoas pensam que pressão é sinônimo de fôrça. Pressão, no entanto, leva em conta não apenas a fôrça que você exerce mas também a área em que a fôrça atua. A Fig. 4-1A representa um bloco de 1 decímetro quadrado por dois decímetros de altura, pesando 4 kg*. O pêso do bloco é distribuído sôbre uma área de 1dm2, de modo que exerce uma pressão de 4kg* por decímetro quadrado. Se o bloco estiver apoiado na face lateral (Fig. 4-1B) de modo que a área em contato com a mesa seja de 2 dm2, a pressão será de 2kg* por dm2. Um pneu de automóvel. de cêrca de 20 centímetros de largura tem uma grande superfícíe em contato com o chão. Com êsse pneu um carro pesado roda mais suavemente que com um pneu menor que exigiria maior pressão.

Pressão = Fôrça / Área. (A)O pêso do bloco (4 kg*), distribuído em 1 dm2, exerce uma pressão de 4 kg* por dm2. (B)Qual é a pressão? A Fig. 4-2 A representa um homem de 80kg* tentando andar em areia movediça. Seu pêso produz grande pressão porque a área dos seus sapatos é pequena e êle afunda na areia. Se êle se deitar de costas (Fig. 4-2 B) seu pêso atuará sóbre uma área maior causando pressão muito menor e êle não afundará.

Pressão e Área. (A) Quando o homem tenta ficar de pé na areia movediça, ele afunda porque seu pêso causa uma grande pressão na pequena área de seus sapatos. (B) Quando se deita na areia êle não afunda porquê seu pêso atua numa área maior e a pressão que êle exerce é menor.

Pressão

Veículo Perigoso. Êste estranho veículo tem as rodas formadas por grandes sacos cheios de ar com uma pressão 8 vêzes que o dos pneus do jipe. Os sacos podem sustentar o enorme pêso do veículo porquê têm uma grande área em contato com o solo. O veículo anda fàcilmente nas piores estradas porque os sacos amortecem os choques ou solavancos.

Pressão

Essa patinadora de gêlo produz uma pressão de 45kg* por cm2 em vista da pequena área da lâmina do patim. A môça está patinando no gêlo com patins que se apóiam sôbre uma lâmina estreita, Seu pêso causa enorme pressão. Pressão é a fôrça dividida pela área.

Pressão

Exemplo: Uma caixa pesando 150kg* mede 1,20m de comprimento por 0,5m de largura. Que pressão exerce ela sôbre o chão?

120 kg* = pêso da caixa;
0,5 m = largura da caixa;
1,2 m = comprimento da caixa.
Determinar a pressão.

Pressão

Fonte: www4.prossiga.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal