Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Produção Moveleira  Voltar

Produção Moveleira

Tecnólogo

O Tecnólogo em Produção Moveleira projeta e administra as atividades produtivas e supervisiona os métodos e os materiais empregados na fabricação de móveis.

Pode dedicar-se ao controle de qualidade do produto final, à pesquisa e à implantação de novas tecnologias ou à manutenção de maquinário e das instalações da empresa.

Conhece a fundo os processos na linha de produção e as tecnologias de acabamento, montagem e embalagem, assim como as madeiras e suas combinações com outros materiais, como plástico, latão, aço e alumínio.

Pode, também, trabalhar no desenho de peças e no desenvolvimento de produtos ou em atividades voltadas para marketing, vendas e serviços de assistência ao consumidor.

O que faz

O Tecnólogo em Produção Moveleira atua no planejamento, concepção, execução, controle e avaliação do processo produtivo de móveis. Trabalha no controle de qualidade do produto final, na pesquisa e implantação de novas tecnologias e na coordenação da manutenção preditiva e preventiva do maquinário e de instalações industriais moveleiras.

É conhecedor dos processos na linha de produção e das tecnologias de acabamento, montagem e embalagem, assim como das madeiras e suas combinações com outros materiais.

O domínio da história da arte, da estética e ergonomia são importantes atributos desse profissional, que pode também atuar na fabricação de móveis sob medida.

Campo de Atuação

Muitos são os campos de atuação e as funções que um tecnólogo em produção moveleira pode encontrar. Ele pode atuar em qualquer indústria de móvel, fornecedores do segmento, como por exemplo, de chapas, tintas, painéis, madeireiras, lixas entre outras, na comercialização em escritórios de representação moveleira, ou ainda, sendo dono do seu próprio negócio.

Dentro destas opções este profissional pode: gerenciar os processos de fabricação de móveis e suas diversidades de materiais e produtos, fazer a gestão dos profissionais envolvidos nos processos moveleiros, planejar, programar e controlar a produção, conhecer os diversos materiais de construção da indústria moveleira, fazer a leitura de projetos; conhecer as diversas técnicas de acabamentos; elaborar sistemática de custos; utilizar materiais e processos que garantam a preservação do meio ambiente de forma sustentável entre outros segmentos.

O Mercado de Trabalho

Administra as atividades produtivas na indústria de móveis e supervisiona os métodos e os materiais usados em sua fabricação.

Pode ainda dedicar-se ao controle de qualidade dos produtos, à pesquisa e à implantação de novas tecnologias ou à manutenção do maquinário e das instalações da empresa.

Atua nos processos de produção, seleção e controle de materiais e tecnologias de acabamento; na montagem e embalagem dos produtos.

Identifica madeiras naturais e de reflorestamento e suas combinações com plástico, latão, aço e alumínio.

Pode ainda atuar em marketing, vendas e serviços de assistência ao consumidor e em indústrias de componentes e acessórios para móveis (puxadores, dobradiças).

Possibilidades de intervenção nas diferentes etapas do processo de fabricação de mobiliário, com vistas à otimização e qualificação de processos e produtos.

Como resultado direto do boom do mercado imobiliário nacional, a indústria moveleira encontra-se bastante aquecida.

O especialista em planejamento e controle da produção é requisitado por empresas como Todeschini, Dellano e Florense, instaladas no pólo moveleiro do Rio Grande do Sul.

Há demanda também em cidades do noroeste paulista, como Votuporanga e Mirassol, onde se encontram várias indústrias como Polus, Cosmo, Germai, Robel e Gelius Móveis.

Cresce ainda a demanda na região de Ubá, em Minas Gerais. Além disso, há boas perspectivas no departamento de vendas de empresas que fornecem matérias-primas para a fabricação de móveis.

O curso

O curso qualifica profissionais para atuar no mercado da indústria moveleira: no desenvolvimento de projetos de móveis e sua produção, no acompanhamento dos processos de produção, na gestão e organização empresarial, como às novas tecnologias e inovações do mercado da movelaria no Brasil.

O preparo desse profissional exige o estudo de disciplinas específicas da fabricação moveleira: processos de manufatura, materiais de construção e tecnologias de acabamento, desenho técnico de móveis, montagem e embalagem. Boa parte da carga horária do curso é cumprida em laboratórios de desenvolvimento de produtos, de testes químicos e mecânicos e em oficinas de usinagem e pintura. O currículo inclui, ainda, disciplinas da área administrativa, como controle de custos e qualidade, gerência de recursos humanos, marketing e gestão do design.

O estágio, de 360 horas, é obrigatório, bem como um trabalho de conclusão.

Duração média: 03 anos e meio.

Produção Moveleira - Profissão

O profissional em Produção Moveleira tem formação para gerenciar todas as fases do processo produtivo de móveis. Ele tem profundos conhecimentos sobre os tipos de madeiras e suas combinações com outros materiais como metal e plástico, sobre as tecnologias de acabamentos e sobre o processo de produção como um todo.

Este tecnólogo pode ainda desenvolver os projetos de móveis e outros produtos em madeira, assim como trabalhar na administração das empresas moveleiras e com a pesquisa de novos processos produtivos e de novos materiais.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Tecnólogo

Duração média de 3 anos, com estágio obrigatório e apresentação de trabalho de conclusão do curso(TCC). O currículo do curso engloba disciplinas como matemática, física, desenho técnico, materiais, informática, processos de fabricação, automação de processos, marketing, botânica aplicada e sociologia, entre outras.

b) Nível médio

Duração média de 2 anos. Existem cursos técnicos que podem interessar a quem quer seguir carreira nesta área, como por exemplo, os de Técnico em Produtos de Design de Móveis, Técnico em Design de Móveis e o Técnico em Móveis e Esquadrias.

c) Cursos Livres

Alguns cursos livres podem oferecer qualificação extra para quem quer trabalhar na indústria moveleira como, por exemplo, o de Mobiliário e o de Ergonomia, entre outros.

Mercado de Trabalho

O profissional em Produção Moveleira atua na administração das atividades produtivas em indústrias de móveis, supervisionando os métodos e materiais usados na sua fabricação, escolhendo entre as madeiras naturais e de reflorestamento.

Atua, ainda, no controle de qualidade dos produtos, na pesquisa e implantação de tecnologias novas ou na manutenção de instalações e do maquinário das empresas e também nos processos de seleção de materiais e tecnologias de acabamentos e na montagem e embalagem dos produtos.

Pode trabalhar também em indústrias de ferragens, que são os acessórios e componentes para móveis como dobradiças e puxadores, na área de marketing das empresas ou com vendas e assistência ao consumidor.

Ofertas de Emprego

A oferta de vagas para este profissional aumentou muito nos últimos anos, principalmente devido ao crescimento das exportações de móveis para Europa e Estados Unidos. O mercado que mais contrata o tecnólogo em produção moveleira é o grande pólo moveleiro do Rio Grande do Sul.

Algumas cidades do interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais também possuem tradição na indústria de móveis e costumam oferecer boas oportunidades para este profissional.

Também há oferta de postos de trabalho no setor de vendas em empresas que fornecem acessórios e matérias-primas para a indústria moveleira.

Fonte: catalogo.mec.gov.br/www.ucs.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal