Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Química - Curso  Voltar

Química - Curso

O que é

A Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, sua composição e as transformações na sua composição.

A química está presente em quase todas as indústrias e atividades humanas, desde a produção de fertilizantes para as colheitas até a produção de combustível para foguetes.

O Químico usa conhecimentos da química pura e aplicada na pesquisa e análise da estrutura das substâncias. Através do estudo da composição, propriedades e reações é possível fazer o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.

A principal atribuição do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

Objetivo

1. Preparar e proporcionar uma base sólida de contingente teórico e prático em Química, para o egresso atuar nas diferentes áreas da Química. Desta forma, terá uma formação/visão atual e voltada para o mercado de trabalho.

2. Despertar o interesse para a constante atualização e prosseguimento nos estudos em nível de pós-graduação.

Definição

Os Químicos estudam a composição, as propriedades e as transformações e reações da matéria — solo, água, ar e poluentes; tintas corantes, borracha, petróleo, têxteis; minerais e metais; metabolismo. Realizam ensaios e experimentos para investigar as reações e possibilidade de transformação das substâncias.

Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes. Buscam métodos de análise que possibilitem o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado?

Licenciatura

Habilita o seu titular a ser professor em escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área específica do conhecimento, como por exemplo, licenciatura em Química, Física, Matemática, Geografia, etc.

Com formação em licenciatura, o aluno aprende o conteúdo específico da área e entre outras coisas, fundamentos da política educacional, metodologia do ensino e avaliação do aprendizado.

No caso do licenciatura em Química, o egresso também pode atuar em indústrias da área de Química. O Licenciado possui 7 atribuições junto ao Conselho Federal de Química e é habilitado a atuar como Analista Químico.

Bacharelado

A formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, o que o torna apto a desenvolver uma atividade em determinada área de atuação.

O grau de bacharel é conferido no nível de graduação para formação profissional na maioria das áreas do conhecimento humano. O Bacharel em Química (atruibuição industrial), possui 13 atribuições junto ao Conselho Federal de Química e é habilitado a ser responsável técnico por indústrias e produtos.

A profissão

O químico analisa e identifica a natureza das substâncias, suas cadeias atômicas e características físico-químicas, como elasticidade, resistência e toxicidade. Investiga e avalia a reação de substâncias e compostos químicos a variações de pressão, temperatura, luz e outros fatores, entre eles o contato com a água do mar. Em indústrias químicas, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona sua produção. Também faz projetos de instalações industriais e aplica testes de durabilidade e qualidade em produtos. Um campo com boas perspectivas é o de proteção ambiental. Para trabalhar, é obrigatória a inscrição no CRQ.

Características que ajudam na profissão

Espírito investigativo, curiosidade, atenção para detalhes, facilidade de lidar com cálculos, raciocínio abstrato, paciência, exatidão.

Áreas de Atuação

Laboratórios, Consultoria Ambiental, Indústrias: Farmacêuticas, Têxteis, Petroquímicas, de Alimentos e de Bebidas. Institutos de Pesquisas, Magistério e Desenvolvimento de Produtos.

Na área da Química: setor produtivo (materiais, alimentos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.), reembalagem, rotulagem, controle de qualidade, meio ambiente, utilidades, estocagem, transporte de produtos, laudos, entre outros.

Profissional

O Bacharel em Química será conduzido, durante o curso de graduação, a buscar uma formação generalista e multidisciplinar fundamentada em sólido conhecimento de Química, que lhe permita atuar em vários setores da área, a desenvolver senso de responsabilidade que lhe de condições para uma atuação consciente, utilizar sua criatividade na resolução de problemas, trabalhar com independência, possuir iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos, para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado. Deve, ainda, ser capaz de tomar decisões, desenvolver novas aplicações e tecnologias, levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública, quando atuar na implantação de novos processos industriais para a produção de substâncias e novos produtos.

As atribuições do profissional

A obtenção das 13 atribuições do profissional da área da Química, de acordo com o artigo 1º da R.N. 36/74 do Conselho Federal de Química, permite ao profissional exercer as seguintes atividades:

1.Direção, suspensão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
2.
Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
3.
Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
4.
Exercícios do magistério, respeitada a legislação específica.
5.
Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
6.
Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e Desenvolvimento de métodos e produtos.
7.
Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatologia, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
8.
Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
9.
Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.
10.
Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11.
Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12.
Estudo, elaboração execução de projetos de processamento.
13.
Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

Perfil do Egresso

A resolução normativa do CFQ nº 36 de 25/04/1974, publicada no D.O.U. de 13/05/1974 “dá atribuições aos profissionais da química e elenca as atividades profissionais”, em funções de direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições respectivas; assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas; vistoria, perícia, avaliação arbitramento de serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas; exercício do Magistério respeitada a legislação específica; desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas; ensaios e pesquisas em geral. Pesquisas e desenvolvimento de métodos e produtos; análises química, físico-químico, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade arroladas anteriormente.

Carreira em Química

Basicamente há 3 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada e licenciatura.

Optando por Química Industrial o químico vai atuar desenvolvendo novos produtos, materiais e processos químicos industriais, testando a qualidade de produtos e trabalhando no tratamento de poluição e resíduos. Na Química Pura e Aplicada, o químico irá atuar como pesquisador, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas, energéticas, etc… Na carreira de Licenciatura o foco do químico será a sala de aula, lecionando química em escolas e universidades.

Química: desvendando os mistérios da matéria e as suas possibilidades

Carreira de Químico: Aspectos Favoráveis

O Petróleo atualmente apresenta duas boas oportunidades de trabalho para os químicos, a primeira é trabalhar como especialista, atuando na indústria petrolífera que no Brasil tende a crescer muito nos próximos anos devidos as novas descobertas do presente, a segunda é o oposto, trabalhar pesquisando novas formas de energia e combustíveis para o futuro.

Carreira de Químico: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável fica por conta da falta de estímulo a pesquisa e das condições ruins que alguns centros de pesquisa Brasileiros apresentam devido a falta de investimentos.

Condições de Trabalho

Químicos cumprem horário regular de trabalho em laboratórios, centros de pesquisa, salas de aula, linhas de fabricação ou escritórios. Algumas indústrias, como a petroquímica, exigem trabalho noturno.

Profissionais dedicados à pesquisa costumam gastar mais tempo nos laboratórios. É comum as pesquisas serem feitas em equipe. Às vezes, o trabalho externo é necessário para coleta de dados (ex.: coleta de amostras de água para verificar o nível de poluentes).

Algumas reações químicas causam odores fortes e podem ser tóxicas. Por isso, o químico deve estar sempre atento às normas de segurança, usar máscaras e luvas. Os vendedores técnicos trabalham em escritórios ou visitando clientes.

Campo Profissional

O Químico atua na indústria química, em instituições de ensino e pesquisa,

em empresas e órgãos governamentais e em controle químico na área ambiental.

A presença do Químico é necessária em todas as atividades nas quais se manipulam produtos e/ou se realizam reações químicas. A licenciatura em Química prepara o profissional para atuar no magistério nos ensinos fundamental, médio e superior.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino da mesma.

Os profissionais poderão, também, desenvolver atividades associadas a laboratórios responsáveis pela garantia da qualidade de produtos e a laboratórios responsáveis pelo controle de processos industriais, desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos e prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreiras de pesquisa.

O curso

A primeira metade do curso - que tem duração média de quatro anos - é composta de disciplinas básicas: química orgânica e inorgânica, física, cálculo e matemática, fundamentais nas análises das reações. A partir do terceiro ano, opta-se entre química pura, voltada para a pesquisa e o ensino, e a tecnológica (ou industrial), que envolve o estudo de novos materiais e controle de qualidade. Seja como for, grande parte da carga horária é dedicada a aulas de laboratório.

O estágio, que é obrigatório, abre as portas para o mercado de trabalho. Se quiser dar aulas no ensino fundamental e médio, o aluno precisa fazer a licenciatura.

Algumas instituições oferecem a licenciatura com denominações específicas, como Ciências (química) e Educação (ciências químicas). Para atuar no ensino superior, é necessário ter pós-graduação. Algumas faculdades oferecem apenas a habilitação em química industrial ou tecnológica. Outras oferecem essa habilitação voltada para um setor específico, como alimentos.

Duração média do curso: 04 anos.

Química - Profissão

A Química é a ciência que estuda as substâncias da natureza. O profissional químico conhece os elementos que constituem a matéria, suas características e suas propriedades combinatórias.

É da competência desse profissional o conhecimento dos processos de obtenção de substâncias, sua identificação e aplicações práticas. Ele estuda a combinação dos elementos, testando as reações químicas, bem como analisa a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.

A ciência química anda lado a lado com a física, pois as duas tratam da matéria. No entanto a química, diferentemente da Física, se dedica ao estudo dos átomos, e suas reações interativas que resultam na produção de todas as substâncias que conhecemos. A física, por sua vez, trabalha sob uma outra perspectiva, se dedicando à pesquisa integral da matéria, sua natureza física e as leis que regem seu comportamento.

Mesmo que algumas pessoas pensem que a química é um conhecimento distante de seu cotidiano, a verdade é que o tempo todo alguma reação química está acontecendo ao nosso redor. Seja no nosso organismo, quando respiramos, comemos; seja no meio ambiente que nos cerca, na fotossíntese das plantas, na reação do sol sobre a pele, na reação do metal à água. Os elementos químicos estão à nossa volta e em nós, reagindo a todo momento.

A formação dos profissionais em Química pode ser feita em graduações diferentes, que orientam uma atuação prática específica para cada caso.

O curso de Engenharia Química é dedicado à formação de profissionais capazes de dominar as aplicações da química no desenvolvimento industrial e de produção. Eles criam e aperfeiçoam as técnicas de produção com a utilização de elementos químicos, planejam e supervisionam os processos industriais, administram equipes, estudam e implementam métodos para melhorar a produtividade ou a qualidade dos produtos.

Também é da alçada do engenheiro químico o projeto de fábricas, a determinação dos processos de produção, a escolha das instalações e equipamentos, a implementação e supervisão do controle de segurança química e do trabalho e a logística e segurança do transporte de materiais químicos tóxicos.

O Bacharelado em química forma profissionais versados em elementos e reações químicas, eles podem trabalhar na indústria e também no controle ambiental. A licenciatura permite a prática do magistério em nível fundamental e médio. Já os técnicos têm uma formação específica e são habilitados para trabalhar em um campo mais restrito de atuação.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração média de 4 anos. A Grade curricular dos cursos de química concentra disciplinas da área de exatas como física, cálculo, matemática, química orgânica, química inorgânica. A maioria das escolas oferece habilitações distintas em química pura, voltada para a pesquisa, e a habilitação industrial, que concentra os estudos na química aplicada, como na pesquisa de novos materiais. Boa parte da carga horária é dedicada às aulas em laboratório testando reações, conhecendo elementos e trabalhando em pesquisa. Existem vários nomes para o curso de química, podendo ter habilitação específicas como Gestão de Processos Químicos, Processos Químicos ou Controle de Processos Químicos.

b) Nível Superior

Bacharelado em Engenharia Química

Duração média de 5 anos. O curso oferece uma grade curricular básica de engenharia para os dois primeiros anos, com disciplinas como matemática, cálculo, álgebra, física e química. As disciplinas específicas como química orgânica, química inorgânica, química industrial, processos industriais, administração da produção, complementam a formação do aluno. Boa parte da carga horária é dedicada às aulas em laboratório testando reações, conhecendo elementos e trabalhando em pesquisa.

c) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 anos. A grade curricular da licenciatura em química é semelhante à do bacharelado, diferenciando-se nas disciplinas que habilitam esse profissional a dar aulas para o ensino fundamental e médio, em projetos para o ensino de química e prática de ensino. Pode–se optar também pelos cursos de educação com habilitação em química, que formam esse professor. Para lecionar em nível superior é preciso fazer a pós-graduação.

d) Nível Superior

Tecnológico

Duração média de 3 anos. Os cursos tecnológicos de química podem ser oferecidos com ênfase em uma área específica. As especializações podem ser na área de Química de Alimentos, Química Agroinsdustrial, Química Farmacológica ou ainda em Química Industrial. As disciplinas básicas são de elementos químicos, química orgânica, química inorgânica, física e matemática. As disciplinas específicas variam de curso para curso.

e) Nível Médio

Curso técnico

De dois a três anos de duração. Os cursos técnicos são variados, podendo ter habilitações específicas, as disciplinas variam a cada curso, pode ser de Siderurgia, Galvanoplastia, Tintas, Corrosão, Química Inorgânica, Química Orgânica, Análise Química, Águas, Bromatologia, Química Analítica Instrumental, Polímeros e microbiologia. A carga de aulas em laboratório é grande.

f) Cursos Livres

Existem alguns cursos que podem complementar a formação do profissional como química ambiental ou análise de risco de contaminação. A duração dos cursos é variada.

Mercado de Trabalho

A química é muito importante em todos os aspectos da nossa vida, mas é na produção industrial que o químico vê surgir as melhores oportunidades de trabalho. Os elementos químicos são tão importantes para o desenvolvimento do país que existem medidas internacionais que verificam o nível de industrialização de uma nação pelo seu consumo anual de elementos químicos.

A questão da preservação da natureza também reforçou o mercado de trabalho para o químico. Preocupadas em atender à legislação ambiental como as leis de controle de despejo de detritos, de acondicionamento de lixo tóxico ou do tratamento da água contaminada, as empresas contratam o químico para planejar ações de manejo, tanques de descontaminação, pesquisas de impacto ambiental ou ainda no controle da produção.

A docência também oferece muitos postos de trabalho. Para o ensino fundamental e médio é preciso ter a faculdade de Educação com habilitação em Química ou então o curso de licenciatura em Química. Vários cursos universitários também precisam de professores de Química, como os cursos de Biologia, Medicina, Odontologia, Farmácia, Produção de alimentos e de bebidas. No entanto, para lecionar no ensino superior, é preciso a pós-graduação. Universidades públicas exigem ainda o doutorado.

Ofertas de Emprego

Os postos de trabalho para a área de produção industrial se concentram nas regiões com maior número de indústrias, principalmente nos grandes centros produtores do Sul e Sudeste. As empresas também abrem postos para o químico na análise de impacto ambiental de grandes projetos e para o trabalho em estações de tratamento de água.

A indústria de reciclagem também absorve boa parte da mão de obra especializada, os químicos trabalham em projetos de reciclagem do lixo, de controle bioquímico de resíduos e de reciclagem de água, atividade que tem crescido muito nos últimos anos, a cada dia mais empresas compram a água de reuso, baixando os custos de produção e contribuindo para a preservação dos recursos hídricos.

A indústria de alimentos também depende diretamente desse profissional, que participa da elaboração de novos lançamentos, supervisiona a produção das comidas e o uso de componentes químicos nos produtos alimentícios. A indústria farmacêutica é outra que precisa desse profissional para o desenvolvimento de novos medicamentos e análise e supervisão de produção.

As indústrias petroquímicas também empregam o químico, que trabalha tanto na pesquisa de novos produtos, como o festejado H-bio ou no aperfeiçoamento de produtos consagrados como o álcool biocombustível. Fabricantes de tinta e material de construção, como a Eternit, também precisam do químico em seus quadros de funcionários.

Mas, para os químicos que preferem atividades em setores mais delicados, a indústria de cosméticos é uma grande empregadora. O setor é um dos que mais cresce no país e no mundo, ampliando as oportunidades de trabalho para os profissionais da área.

No setor de educação, as escolas, públicas e privadas, contratam profissionais para aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante. Governos e prefeituras frequentemente realizam concursos para preenchimento de vagas no ensino público, ofertando vagas por todo o território nacional.

Fonte: www.unoeste.br/www.ifg.edu.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal