Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Rapadura  Voltar

Rapadura



Rapadura

Do doce simples à sofisticação

Sobremesa predileta nas mesas nordestinas, a rapadura é um doce obtido pelo aquecimento e desidratação em caldeiras do caldo da cana-de-açúcar.

Um processo artesanal e secular que teve início nos engenhos de açúcar.

Comercializada em barras, de formatos e pesos diversos, a guloseima possui versões sofisticadas, temperada com especiarias (cravo, gengibre e erva-doce) e frutas.

Ensinando ao leitor francês o que era rapadura, disse Saint-Hilaire: "São quadriláteros que podem ter cinco ou seis polegadas e são muito espessos; sua cor, seu gosto e seu odor são quase os do açúcar queimado de nossas refinarias, mas nelas se sente mais o xarope.

Para fazer rapadura, não se põe água alcalina no suco; cozem-no bastante para que não lhe escape nenhum xarope, e lancam-no em moldes, dos quais se pode retirar prontamente as rapaduras resfriadas".

Voyage dans Les Provinces de Rio de Janeiro et de Minas Geraes, I, 126

A cana-de-açúcar (saccharum officinarum) integra a seleta lista de matérias-primas de grande importância econômica e vasta aplicação industrial, com aproveitamento quase integral.

É utilizada na geração de energia, na extração de açúcar, na indústria de aguardentes e na produção de combustível veicular.

Rapadura

Há, no entanto, um outro célebre derivado da planta, de notável importância cultural e alimentar para o Nordeste - a rapadura.

Comercializado em barras, de formatos e pesos diversos, o doce é obtido pelo aquecimento e desidratação em caldeiras do caldo da cana-de-açúcar. Um processo artesanal e secular, herdado dos engenhos coloniais.

Rapadura

Durante a fervura, o líquido se converte em mel, sendo depois coado e removido para outro tacho, até se transformar numa massa consistente.

Rapadura

Esta é removida para as fôrmas de secagem e solidificação, etapa final que antecede a embalagem para consumo.

Rapadura

Sua versão mais célebre, acrescida de coco, tem presença certa no cardápio cearense.

Fonte: www.arara.fr

Rapadura

Rapadura

A Rapadura é excelente para escolas públicas, merenda escolar e consumidores em geral por ser rica em nutrientes.

A Rapadura é um alimento típico da culinária brasileira, obtido da cana de açúcar, 100% natural. Produto de alto teor nutritivo, altamente rico em ferro, cálcio, fósforo, sódio e potássio.

Indicado na prevenção de anemias, com vitaminas do complexo B que atua na defesa do sistema nervoso, evitando irritabilidade e depressão.

Por ser uma fonte de energia natural, a rapadura é importante alimento para pessoas com intensa atividade muscular.

Saboreie esta delícia 100% natural.

Ecologicamente correto

Rapadura

Da cultura da cana de açúcar, aproveitamos tudo de uma maneira ecologicamente correta. Produzimos cachaça, rapadura, melado e açúcar mascavo. A ponta da cana utilizamos como forrageira para alimentação do gado.

O bagaço utilizamos para queima na caldeira, e o excedente misturamos ao vinhoto para adubo (adubação de soqueira).Todos produtos, e subprodutos da cana têm grande importância econômica e social gerando empregos diretos e indiretos.

Fonte: www.montealvao.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal