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DISSERTAÇÃO



A dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência , objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão.

No discurso dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertação é abstraído do tempo e do espaço .

Alguns pontos essenciais desse tipo de texto são:

a- toda dissertação é uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de argumentação;

b- em conseqüência disso, impõem-se a fidelidade ao tema;

c- a coerência é tida como regra de ouro da dissertação;

d- impõem-se sempre o raciocínio lógico;

e- a linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um ponto vulnerável na demonstração do que se quer expôr. Deve ser clara, precisa, natural, original, nobre , correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal ( evitar-se o uso da primeira pessoa.)

O parágrafo é a unidade mínima do texto e deve apresentar : uma frase contendo a idéia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idéia. Exemplo: “ A televisão mostra uma realidade idealizada ( idéia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves. ( idéia secundária)

1- Exercício - Desenvolva as idéias apresentadas, construindo frases adequadas:

a- Muitas pessoas que vivem em grandes cidades sonham com a vida no campo porque...

b- O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que ...

c- As mulheres vêm conquistando um espaço cada vez maior na vida social e política de muitos países, no entanto...

d- Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência; outras, porém, ...

e- Muita gente acha que arte é dispensável, mas ...

f- Devemos lutar para a preservação do meio ambiente, pois ...

g- O lazer é necessário ao homem, no entanto...

h- Muitos são contra as pesquisas espaciais, porque ...

i- Geralmente os alunos acham dificuldade em elaborar uma dissertação, pois ...

2- Exercício - Com base no exemplo, desenvolva as frases apresentadas, colocando argumentos que apóiem as idéias expressas:

Exemplo : idéia central - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente.

Desenvolvimento - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentração de elementos tóxicos põe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo daquelas que sofrem de problemas respiratórios.

a- A propaganda intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vício.

b- A televisão é um dos mais eficazes meios de comunicação criados pelo homem.

c- A violência tem aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema não pode ser resolvido apenas pela polícia.

d- O diálogo entre pais e filhos parece estar em crise atualmente.

e- O problema dos sem-terra preocupada cada vez mais a sociedade brasileira.

O parágrafo pode processar-se de diferentes maneiras:

1- Enumeração - Caracteriza-se pela exposição de um série de coisas, uma a uma. Presta-se bem à indicação de características, funções, processos, situações, sempre oferecendo o complemente necessário à afirmação estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se os critérios de importância, preferência, classificação ou aleatoriamente.

Exemplo : O adolescente moderno está se tornando obeso por várias causas: alimentação inadequada, falta de exercícios sistemáticos e demasiada permanência diante de computadores e aparelhos de tv.

Exercícios - No seu caderno , coloque a frase núcleo. Abaixo dela, apenas enumere os elementos que completarão a frase. Depois monte um parágrafo.

Exemplo: Devido à expansão das igrejas evangélicas, é grande o número de emissoras que dedicam parte da sua programação à veiculação de programas religiosos de crenças variadas.

Enumeração -

a- A Santa Missa em seu lar

b- Terço Bizantino

c- Despertar da Fé

d- Palavra de Vida

e- Igreja da Graça no Lar

1- Inúmeras são as dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos desmatamentos, desequilíbrios sociológicos e poluição.

2- Existem várias razões que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime.

3- A gravidez na adolescência é um problema seríssimo , porque pode trazer muitas conseqüências indesejáveis.

4- O lazer é uma necessidade do cidadão para a sua sobrevivência no mundo atual e vários são os tipos de lazer .

5- O Novo Código Nacional de trânsito divide as faltas em várias categorias.

2- Comparação - A frase nuclear pode-se desenvolver através da comparação, que confronta idéias, fatos, fenômenos e apresenta-lhes as semelhanças ou dessemelhanças. Exemplo: “A juventude é uma infatigável aspiração de felicidade; a velhice, pelo contrário, é dominada por um vago e perrsistente sentimento de dor, porque já estamos nos convencendo de que a felicidade é uma ilusão, que só o sofrimento é real. “ ( Arthur Schopenhauer)

Exercícios - A partir das frases abaixo, desenvolver parágrafos com comparações.

1- A tensão do futebol é igual à tensão da vida.

2- Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador.

3- Assim como as palavras, as expressões fisionômicas também têm a sua linguagem.

4- Indubitavelmente, o vestibular pode ser comparado a uma angustiante corrida de obstáculos.

5- Comparando-se o antigo Código Nacional de Trânsito com o atual, percebe-se claramente que a lei exige mais responsabilidade do motorista.

3- Causa e conseqüência - A frase nuclear , muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causal ( fato motivador) e , em outras situações, um segmento indicando conseqüências ( fatos decorrentes) .Exemplo : O homem , dia a dia, perde a dimensão de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam.

O espírito competitivo foi excessivamente exercido entre nós, de modo que hoje somos obrigados a viver numa sociedade fria e inamistosa.

Exercícios - Para cada assunto apresentado, redija um parágrafo dissertativo com relações de causa ou conseqüência.

1- O homem atua com vantagem sobre os outros animais pela sua capacidade de transformar elementos naturais em instrumentos de dominação.

2- A tecnologia desenvolveu meios que possibilitam a comunicação entre pessoas separadas por milhares de quilômetros.

3- Todo município conta , geralmente, com um sistema de tratamento da água a ser consumida pela população.

4- Na maioria dos povos primitivos e civilizados , o casamento monogâmico é encontrado com maior freqüência que o poligâmico.

5- A punição dos infratores está mais rigorosa e cara.

4- Tempo e Espaço - Muitos parágrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evolução de idéias, processos. Exemplo: Tempo - A comunicação de massas é resultado de uma lenta evolução . Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e só muitos séculos mais tarde é que passou à comunicação de massa.

Espaço - O solo é influenciado pelo clima. Nos climas úmidos, os solos são profundos. Existe nessas regiões uma forte decomposição de rochas, isto é, uma forte transformação da rocha em terra pela umidade e calor. Nas região temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo é pouco profunda.( Melhem Adas)

Exercícios - Partindo das frases nucleares abaixo, construir parágrafos dissertativos ordenados por tempo e espaço.

1- Em todos os tempos, o mar tem exercido fascinante atração sobre o homem.

2- O homem sempre buscou proteção ao longo de sua história.

3- O Brasil conta com tipos de aficcionados por vários esportes.

4- As novelas brasileiras tentam mostrar não mais apenas o Rio de Janeiro, mas também outras regiões brasileiras.

5- O homem sempre quis voar como os pássaros.

6- O uso do cinto de segurança tem evitado mortes em acidentes de trânsito.

5- Explicitação - Num parágrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as idéias para torná-las mais compreensíveis. Exemplo : “Artéria é um vaso que leva sangue proveniente do coração para irrigar os tecidos. Exceto no cordão umbilical e na ligação entre os pulmões e o coração, todas as artérias contém sangue vermelho-vivo, recém oxigenado. Na artéria pulmonar, porém, corre sangue venoso, mais escuro e desoxigenado, que o coração remete para os pulmões para receber oxigênio e liberar gás carbônico.”

Exercícios - Explicitar as idéias contidas nas frases nucleares.

1- Cada pessoa define a seu modo quais as pessoas que devem presentar , e com o quê.

2- Os benefícios do esporte são muito apregoados hoje em dia.

3- A Internet é um auxílio rápido e eficaz às pesquisas escolares.

4- Uma mãe que vai buscar seu filho na escola pode somar muitos pontos e arcar com uma grande quantidade de dinheiro em multas, se não obedecer ao novo Código Nacional de Trânsito.

Antes de se iniciar a elaboração de uma dissertação, deve delimitar-se o tema que será desenvolvido e que poderá ser enfocado sob diversos aspectos. Se , por exemplo, o tema é a questão indígena, ela poderá ser desenvolvida a partir das seguintes idéias:

a- A violência contra os povos indígenas é uma constante na história do Brasil.

b- O surgimento de várias entidades de defesa das populações indígenas.

c- A visão idealizada que o europeu ainda tem do índio brasileiro.

d- A invasão da Amazônia e a perda da cultura indígena.

Depois de delimitar o tema que você vai desenvolver , deve fazer a estruturação do texto.

A estrutura do texto dissertativo constitui-se de:

1- introdução - deve conter a idéia principal a ser desenvolvida ( geralmente um ou dois parágrafos. ) É a abertura do texto, por isso é fundamental. Deve ser clara e chamar a atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e a hipótese ou a tese a ser defendida.

2- desenvolvimento - exposição de elementos que vão fundamentar a idéia principal que pode vir especificada através da argumentação, de pormenores , da ilustração, da causa e da conseqüência, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação cronológica, da interrogação e da citação. No desenvolvimento são usados tantos parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da idéia. E esses parágrafos podem ser estruturados das cinco maneiras expostas acima.

3- conclusão - é a retomada da idéia principal, que agora deve aparecer de forma muito mais convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento da dissertação. ( um parágrafo) .Deve, pois, conter de forma sintética, o objetivo proposto na instrução, a confirmação da hipótese ou da tese, acrescida da argumentação básica empregada no desenvolvimento.

Observe o texto abaixo:

Vida ou Morte

INTRODUÇÃO A grande produção de armas nucleares, com seu incrível potencial destrutivo, criou uma situação ímpar na história da humanidade: pela primeira vez, os homens têm nas mãos o poder  de extinguir totalmente a sua própria raça da face do planeta.
DESENVOLVIMENTO A capacidade de destruição das novas armas é tão grande que, se fossem usadas num conflito mundial, as conseqüências de apenas algumas explosões seriam tão extensas que haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espécie humana. Não haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas as regiões seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortíferos das explosões.
CONCLUSÃO Só resta, pois, ao homem um saída: mudar essas situação desistindo da corrida armamentista e desviando para fins pacíficos os imensos recursos econômicos  envolvidos nessa empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz , em escala mundial, ou simplesmente não haverá mais convivência de espécie alguma, daqui a algum tempo. ( Texto adaptado do artigo "Paz e corrida armamentista"  in Douglas Tufano, p. 47)

Na introdução, o autor apresenta o tema ( desenvolvimento científico levou o homem a produzir bombas que possibilitam a destruição total da humanidade), no desenvolvimento, ele expõe os argumentos que apóiam a sua afirmação inicial e na conclusão, conclui o seu pensamento inicial , com base nos argumentos.

Na dissertação, podem-se construir frases de sentido geral ou de sentido específico, particular. Às vezes, uma afirmação de sentido geral pode não ser inaceitável, mas se for particularizada torna-se aceitável. Exemplo: É proibido falar ao telefone celular . ( sentido geral ) É proibido falar ao telefone celular dirigindo. ( sentido específico)

Exercícios - Faça as especificações das afirmações, tornando-as aceitáveis.

a- A liberdade é perigosa.

b- Caminhar faz mal ao coração.

c- Assistir a televisão é prejudicial à criança.

d- Conduzir motocicleta é proibido.

Quando o autor se preocupa principalmente em expor suas idéias a respeito do tema abordado, fica claro que seu objetivo é fazer com que o leitor concorde com ele. Nesse caso , tem-se a dissertação argumentativa Para que a argumentação seja eficiente, o raciocínio deve ser exposto de maneira lógica, clara e coerente.

O autor de uma dissertação deve ter sempre em mente, as possíveis reações do leitor e por isso, devem-se considerar todas as possíveis contra-argumentações, a fim de que possa “ cercar” o leitor no sentido de evitar possíveis desmentidos da tese que se está defendendo. As evidências são o melhor argumento.

As referências bibliográficas estar de acordo com as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) .

A bibliografia final deve seguir o seguinte padrão :

a- Autor - último sobrenome com letra maiúscula, separado dos vírgula dos outros prenomes;( ponto e dois espaços ou travessão )

b- Título - sublinhar ou colocar em itálico ;( ponto)

c- Anotador ou tradutor -( ponto)

d- Número da edição - se for a primeira , não se indica. Algarismo arábico, ponto, ed.(vírgula)

e- Casa publicadora - nome da casa ( vírgula)

f- Ano da Publicação - em algarismo arábico ( ponto)

g- Número de páginas ou volumes - em algarismos arábicos ( ponto ) Abrevia-se p. e não pag ou pg.

h- Ilustrações - se necessário ( ponto)

i- Série ou coleções - em algarismos arábicos, entre parênteses (ponto )

EXERCÍCIO GERAIS DE DISSERTAÇÃO

Escrever textos dissertativos:

a- O menor abandonado

b- A droga é uma droga

c- O jeitinho brasileiro

d- O mês da moleza

e- O jornal serve para informar e para embrulhar

f- O problema do menor é o maior

g- A TV une e separa as pessoas

h- O dinheiro não compra tudo

i- Computador, a invenção do século

j- Ser jovem hoje

k- Legalização do aborto

l- A atuação humana sobre a natureza

m- A queda de qualidade no ensino oficial de I e II graus

n- Os benefícios do esporte

Esquema comparativo

  DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Conteúdo específico Retrato verbal: imagem: aspectos que caracterizam, singularizam o ser ou objeto descrito. Fatos - pessoas e ações que geram o fato e as circunstâncias em que este ocorre: tempo, lugar, causa, conseqüência, etc. Idéias - exposição , debate, interpretação, avaliação - explicar, discutir, interpretar, avaliar idéias.
Faculdade humana observação- percepção-relativismo desta percepção imaginação (fatos fictícios) - pesquisa- observação (fatos reais) predomínio da razão - reflexão - raciocínio- argumentação.
Trabalhho de composição .coleta de dados - . .seleção de imagens, aspectos - os mais singularizantes

.classificação - enumeração das imagens e/ou aspectos selecionados

. levantamento (criação ou pesquisa) dos fatos

. organização dos elementos narrativos (fatos, personagens, ambiente, tempo e outras circunstâncias)

.classificação-sucessão

. levantamento das idéias

.definição do ponto de vista dissertativo: exposição,discussão, interpretação.

Formas descrição subjetiva: criação, estrutura mais livre

descrição objetiva: precisão, descrição e modo científico.

Narração artística : subjetividade, criação, fatos fictícios

narração objetiva: fatos reais, fidelidade.

Dissertação científica - objetividade, coerência, solidez na argumentação, ausência de intervenções pessoais, emocionais, análise de idéias.

Dissertação literária - criatividade e argumentação.

Fonte: www.lanavision.com

DISSERTAÇÃO

Além da narração e da descrição há um terceiro tipo de redação ou de discurso: a DISSERTAÇÃO.

Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação.

Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa ( de prestígio, famosa, especialista no assunto, alguém...), ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher lingüiça"): que a dissertação seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e, como já citado, fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.

Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:

a) o elo de ligação entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica através das CONJUNÇÕES (=conectivos) - coordenativas ou subordinativas, dependendo da idéia que se queira introduzir e defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.

b) todo texto dissertativo é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.

A introdução é a parte em que se dá a apresentação do tema, através de um CONCEITO ( e conceituar é GENERALIZAR, ou seja, é dizer o que um referente tem em comum em relação aos outros seres da sua espécie) ou através de QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para que a introdução fique perfeita, é interessante seguir esses passos:

1. Transforme o tema numa pergunta;

2. Responda a pergunta ( e obtém-se o PONTO DE VISTA);

3. Coloque o porquê da resposta ( e obtém-se o ARGUMENTO).

O desenvolvimento contém as idéias que reforçam o argumento principal, ou seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES e os FATOS-EXEMPLOS ( verdadeiros, reconhecidos publicamente).

A conclusão é a parte final da redação dissertativa, onde o seu autor deve "amarrar" resumidamente ( se possível, numa frase) todas as idéias do texto para que o PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutável, ou seja, seja imposto e aceito como verdadeiro.

Antes de iniciar a dissertação, no entanto, é preciso que seu autor: 1. Entenda bem o tema; 2. Reflita a respeito dele;3. Passe para o papel as idéias que o tema lhe sugere; 4. Faça a organização textual ( o "esqueleto do texto"), pois a quantidade de idéias sugeridas pelo tema é igual a quantidade de parágrafos que a dissertação terá no DESENVOLVIMENTO do texto.

Fonte: www.mundovestibular.com.br

DISSERTAÇÃO

Dissertar é desenvolver uma idéia, uma opinião, um conceito ou tese sobre um determinado assunto. Como outras formas de redação a dissertação se apóia em alguns elementos:

Introdução ou Prólogo- Apresenta-se ao leitor o assunto que será discutido. Aparece a idéia central do texto já sugerido, "pistas" do desenvolvimento dessa idéia.

Desenvolvimento ou explanação mergulha-se no assunto expondo-se fatos e argumentos em favor da idéia central. Conclusão ou Fecho- Encerra-se a redação fechando a idéia e concluindo o ponto de vista exposto.

A dissertação pode ser expositiva ou argumentativa.

A dissertação expositiva apresenta e discute um assunto de forma impessoal, explicando-a da maneira mais clara e objetiva possível.

Ex: "O estudo do meio é muito importante para a formação dos jovens", "A viagem promovida pela turma vai no proporcionar o conhecimento de piscinas, quadras de esportes, discotecas e salão de jogos, sendo assim Pedrinho não poderia perder essa oportunidade.

A dissertação argumentativas apresenta provas e argumentos para convencer o leitor do assunto que trata. Ex: Estudar constantemente sem descanso, pode ser perigoso para a saúde do estudante.Estudos provam que o nível de "stress" dos adolescentes, nos meses de junho e novembro aumenta 50%.

Portanto deixar o Léo faltar a aula hoje contribuirá sensivelmente para diminuir seu nível de "stress".

Narração (Onde o escritor é você)

Para se escrever um texto narrativo precisa-se saber de tudo que será comentado na história; por exemplo se eu for contar uma história sobre o espaço, eu terei que saber o que existe lá, e pelo menos ter uma pequena noção de como é o espaço, como ele funciona e etc...

Em um texto narrativo pode-se misturar fatos científicos e ficção.

Descrição (objetiva)

Havia um bolo sobre a mesa, num prato branco e redondo, coberto de creme também marrom e raspas de chocolate, parecia macio e exalava cheiro de cacau.

Descrição (subjetiva)

O bolo sobre a mesa, atraia olhos e narizes círculo marrom perfumado a destacar-se no prato claro, em sua cobertura de creme e raspas de chocolate, despertavam desejos e gulodices das pessoas que rodeavam a mesa.

Descrição (de processo)

Misture 3 (três) xícaras de farinha, 2 (duas) de açúcar, e uma de chocolate em pó, peneirados, e uma colher de sopa de fermento. Adicione 2 (dois) ovos inteiros, meia xícara de óleo e um copo de água fervendo; misture bem e asse durante 20 minutos em forno previamente aquecido.

Fonte: www.coladaweb.com

DISSERTAÇÃO

Dissertar é:

I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside;

II. Defender princípios, tomando decisões

III. Analisar objetivamente um assunto através da seqüência lógica de idéias;

IV. Apresentar opiniões sobre um determinado assunto;

V. Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas.

Sendo a dissertação uma série concatenada de idéias, opiniões ou juízos, ela sempre será uma tomada de posição frente a um determinado assunto - queiramos ou não.

Procurando convencer o leitor de alguma coisa, explicar a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar um idéia, estaremos sempre explanando as nossa opiniões, retratando os nosso conhecimentos, revelando a nossa intimidade. É por esse motivo que se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivência, leitura, inteligência...) de uma pessoa através da dissertação.

Podemos contar um estória (narração) ou apontar características fundamentais de um ambiente (descrição) sem nos envolvermos diretamente. A dissertação ao contrário, revela quem somos, o que sentimos, o que pensamos. Nesse ponto, tenha-se o máximo de cuidado com o extremismo. Temos liberdade total de expor nossas opiniões numa dissertação e o examinador salvo raras exceções - sabe respeita-las. Tudo o que expusermos, todavia, principalmente no campo político e religioso, deve ser acompanhado de argumentações e provas fundamentais.

Para fazer uma boa dissertação, exige-se:

a) Conhecimentos do assunto (adquirido através da leitura, da observação de fatos, do diálogo, etc.);

b) Reflexões sobre o tema, procurando descobrir boas idéias e conclusões acertadas (antes de escrever é necessários pensar);

c) Planejamento:

1. Introdução: consiste na proposição do tema, da idéia principal, apresentada de modo a sugerir o desenvolvimento;

2. Desenvolvimento: consiste no desenvolvimento da matéria, isto é, discutir e avaliar as idéias em torno do assunto permitindo uma conclusão;

3. Conclusão: pode ser feita por uma síntese das idéias discutidas no desenvolvimento. É o resultado final.

d) Registrar idéias fundamentais numa seqüência (ESQUEMA)

e) Acrescentar o que faltar, ou suprimir o que for supérfluo, desnecessário (RASCUNHO)

f) Desenvolvimento do plano com clareza e correção, mantendo sempre fidelidade ao tema.

Fonte: www.algosobre.com.br

DISSERTAÇÃO

Dissertação é um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e conseqüência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias.

A dissertação, geralmente, é feita em final de curso de pós-graduação, stricto sensu em nível de mestrado, com a finalidade de treinar os estudantes no domínio do assunto abordado e como forma de iniciação a pesquisa mais ampla.

Na monografia (dissertação) para a obtenção do grau de mestre, além da revisão da literatura, é preciso dominar o conhecimento do método de pesquisa e informar a metodologia utilizada na pesquisa.

Dissertação científica, ou simplesmente exercitação, é o trabalho feito nos moldes da tese, com a peculiaridade de ser ainda uma tese inicial ou em miniatura.

A dissertação tem ainda finalidade didática, uma vez que constitui o grande treinamento para a tese propriamente dita.

Chama-se memória a dissertação sobre assunto científico, literário ou artístico, destinada a ser apresentada ao governo, a uma corporação ou academia.

Tipos de dissertação

A dissertação consiste na explanação ou discussão de conceitos ou idéias. Ela pode ser expositiva ou argumentativa.

Na dissertação expositiva, o autor apresenta uma idéia, uma doutrina e expõe o que ele ou outros pensam sobre o tema ou assunto. Geralmente faz a amplificação da idéia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas próximas ou remotas, conseqüências ou exemplos.

Na dissertação argumentativa, o autor quer provar a veracidade ou falsidade de idéias; pretende convencer o leitor ou ouvinte, dirige-se à sua inteligência através de argumentos, de provas evidentes, de testemunhas.

Se a dissertação é objetiva, o tratamento dado ao texto é impessoal, com argumentação lógica partindo de elementos gerais e indo para os particulares. Na dissertação subjetiva, o autor dirige-se não só à inteligência, mas também, de modo pessoal, aos sentimentos de quem ele pretende convencer. Além da emoção, às vezes há ironia, sarcasmo, ridículo.

São partes importantes da dissertação a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Exemplos de dissertação

Através de dois textos distintos, a dissertação pode ser exemplificada:

"A fim de aprender a finalidade e o sentido da vida, é preciso amar a vida por ela mesma, inteiramente; mergulhar, por assim dizer, no redemoinho da vida, somente então apreender-se-á o sentido da vida, compreender-se-á para que se vive. A vida é algo que, ao contrário de tudo criado pelo homem, não necessita de teoria, quem apreende a prática da vida também assimila sua teoria".

Wilhelm Reich. A Revolução Sexual. Rio de Janeiro, Zahar, 1974. O texto expõe um ponto-de-vista (finalidade da vida é viver) sobre um assunto-tema (no caso, o sentido e a finalidade da vida). Além de apresentar um ponto-de-vista do autor, o texto faz também a defesa desse ponto-de-vista: onde ele defende os motivos que fundamentam a opinião de que a prática intensa de viver é que revela o sentido da vida.

"Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. (...) Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva. Não estou me referindo a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase possível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação. Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada... Lembrando-me agora com saudade da dor de escrever livros."

Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo.

Escrevendo uma dissertação

Partes que compõem a dissertação:

Dicas para escrever uma boa dissertação

  1. Só abordar na introdução e na conclusão o que realmente estiver no desenvolvimento;
  2. Evitar períodos muitos longos ou seqüências de frases muito curtas;
  3. Evitar, nas dissertações tradicionais, dirigir-se ao leitor;
  4. Evitar as repetições exageradas e umas próximas das outras, tanto de palavras, quanto de informações;
  5. Manter-se rigorosamente dentro do tema;
  6. Evitar expressões desgastadas, "batidas";
  7. Utilizar exemplos e citações relevantes;
  8. Não usar religião como argumento;
  9. Fugir das palavras muito "fortes";
  10. Evitar gírias e termos coloquiais;
  11. Evitar linguagem rebuscada;
  12. Evitar a argumentação generalizadora e baseada no senso comum;
  13. Não ser radical;
  14. Ter cuidado com palavras duvidosas como coisa e algo, por terem sentido vago; prefirir elemento, fator, tópico, índice, ítem, etc.
  15. Após o titulo de uma redação não colocar ponto;
  16. Não usar chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas;
  17. Não usar questionamentos no texto, sobretudo na conclusão;
  18. Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja uma solicitação do tema;
  19. Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto; lançar mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão;
  20. Somente citar exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar, fazendo somente uma breve menção.

Fonte: pt.wikipedia.org

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