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Repolho

Repolho

Vegetal que pertence à mesma farríflia da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto. Há basicamente três variedades de repolho: o repolho branco, mais comum, o repolho-verde ou repolho-crespo e o repolho-roxo. Os três tipos podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da macia à bem dura. 0 repolho pode ser consumido cru ou cozido em saladas, refogado, ensopados e cozidos.

O repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importantes para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A e do complexo 13. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal é comido cru.

O repolho é fácil de ser encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, sendo vendido por peça ou por peso. Ao escolher, prefira o que for bem pesado e firme. As folhas devem estar viçosas, rijas e sem rasgos ou marcas de insetos. Além disso, o talo deve ser compacto e claro, pois estando mole e escuro indica um repolho já velho. Para calcular a quantidade a comprar, leve em conta que um repolho pequeno (com cerca de 300 g) dá para duas pessoas. Em geral, 100 g do peso total do repolho não são aproveitados.

O repolho é uma verdura bastante resistente e pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias. Antes de guardar, retire as folhas de fora se estiverem murchas ou rasgadas. Se o repolho não for usado de uma só vez, tente não cortá-lo ao meio, mas sim em fatias. 0 que sobrar deve ser guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira, onde se conserva por até 3 dias. Depois de uma preparação especial o repolho pode ser congelado.

Fonte: www.hortifrutigranjeiros.com.br

Repolho

Repolho

Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.

A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.

O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.

E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.

Ao comprar repolho inteiro dê preferência ao que estiver bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura indica que o repolho está velho. Caso se queira comprar cortado em tirinhas, deve-se preferir o que for cortado na hora, para que se possa verificar sua qualidade.

Quando o repolho não for utilizado totalmente, deve-se retirar apenas as folhas superiores, evitando-se cortá-lo ao meio, o que faz com que se estrague mais depressa.

Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto, acompanhando carnes.

O repolho pode ser conservado em geladeira por 15 dias e seu período de safra é de setembro a abril.

Cem gramas de repolho cru, branco ou roxo, fornecem 28 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

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