Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ressonância Magnética  Voltar

Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer parte do corpo.

Sob efeito de um potente campo magnético, prótons do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogênio (a água perfaz 69% do volume corporal).

Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo o ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, "devolve" a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodofocação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução.

Além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raio X, método disponível e mais difundido até há pouco, a Ressonância Magnética na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centro médicos mundiais.

Não causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, exceto a portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.

Fonte: www.prontocormg.com.br

Ressonância Magnética

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento que realiza o exame trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquilagem, entre outros.

Veja como se preparar e o que acontece durante o exame:

Exame de Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

O exame de Ressonância magnética, também é chamado de Ressonância Nuclear Magnética

Cada clínica e hospital dispõem de seus próprios procedimentos, entretanto, todos os exames de RM têm características comuns:

Pede-se que você use roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper, porque objetos metálicos afetam a qualidade das imagens. Em alguns casos, você será orientado para trocar sua roupa por um avental hospitalar.

Pede-se que você retire qualquer jóia, maquilagem, prótese metálica ou cartões magnéticos.

Você deverá informar, ao médico ou técnico que opera o equipamento, se usa marcapasso, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial, grampo de aneurisma ou se já foi ferido durante o serviço militar ou se já trabalhou diretamente em contato com metais. Qualquer peça metálica no corpo pode causar desconforto ou lesão quando em contato com o forte campo magnético do equipamento.

Informe também ao seu médico se você estiver grávida.

Os preparativos do exame

Alguns exames de Ressonância Magnética (RM) exigem a administração de um contraste - um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste será eliminado do seu corpo através da urina.

Ressonância Magnética

Um especialista o colocará na posição adequada na mesa de RM e um dispositivo chamado de Bobina de RF será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame, como, por exemplo, o ombro, cabeça ou joelho. Esta bobina é usada para receber as imagens do seu corpo . A seguir, o operador vai colocá-lo dentro do magneto, movimentando a mesa para dentro. Este magneto contém um altíssimo campo magnético que ajuda a produzir as imagens do exame.

Durante o exame

A mesa da RM na qual você está deitado deslizará suavemente para dentro do magneto, onde permanecerá durante todo o exame. O técnico sairá da sala, mas ficará em constante contato com você através de um aparelho de comunicação interna. Relaxe e permaneça o mais imóvel possível. Em caso de qualquer desconforto haverá uma campainha para você fazer contato com a equipe.

Ressonância Magnética

As imagens captadas através da RM variam de acordo com o exame. Cada parte do exame de RM pode durar até 10 minutos e a duração do exame completo pode levar de 15 a 40 minutos. Durante este período dúzias de imagens são produzidas.

Durante o exame você ouvirá um barulho parecido com batidas em intervalos regulares. Isto significa que as imagens estão sendo tomadas e principalmente durante o barulho você deverá permanecer bem imóvel. Geralmente, antes do início do exame, o técnico lhe dará protetores para o ouvido ou um fone especial para reduzir o barulho. Em alguns equipamentos é possível até mesmo tocar sua musica predileta para ouvir durante o exame.

Ressonância Magnética

Quando acabar o exame, as imagens da RM serão revistas, seja em filme ou em um monitor, pelo radiologista, que então emitirá um laudo.

Como se preparar?

Geralmente, a maioria dos hospitais entrega ao paciente um questionário que deverá ser preenchido antes do exame. É muito importante que isto seja feito com a maior precisão possível. Na maioria das vezes, você o preencherá junto com o seu médico ou especialista.

A necessidade de precisão nas respostas é vital, porque existem vários aspectos do seu corpo que podem impossibilitá-lo de realizar o exame de RM, como, por exemplo, implantes de cirurgias prévias, placas de metal, marcapasso etc. Após o questionário, você pode discutir todo o procedimento do exame com o técnico e mais uma vez confirmar todas as informações do formulário.

Para se fazer um exame de RM é necessária pouca preparação. Evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes será útil se você for fazer o exame na região abdominal ou pélvica. Também é aconselhável ir ao banheiro antes, para que não haja a necessidade de interromper o exame.

Ressonância Magnética

Não é preciso interromper qualquer medicação que tenha sido prescrita anteriormente.

Sempre é útil fornecer qualquer exame diagnóstico prévio (por exemplo, tomografias computadorizadas (CT), exames de ressonâncias magnéticas anteriores, ultra-som, radiografias, etc).

Se desejar pode trazer um membro da família ou amigo para acompanhar o exame. Entretanto, ambos não poderão entrar na sala de exame carregando objetos de metal.

O ponto principal nos preparativos para um exame de RM é não se preocupar. Ele dura pouco tempo, é indolor e é um excelente método diagnóstico.

Exame de Ressonância Magnética para Crianças

Ressonância Magnética

Em primeiro lugar, o que o equipamento faz e por que precisamos dele?

O equipamento de ressonância magnética é uma máquina que ajuda os médicos a tirar fotos de todas as partes do seu corpo.

Aponta onde e como estão todas as coisas dentro de você e permite ter certeza que você está forte e saudável. E o mais importante, não dói nem faz mal.

O exame é muito rápido e tira fotos do seu corpo, por exemplo: sua cabeça, seus joelhos, pernas e também seus órgãos internos, como de seu coração e pulmões. Portanto, é uma ótima maneira de ver se está tudo bem com seu corpo!

Como funciona?

Normalmente a máquina de Ressonância Magnética é parecida com um grande biscoito branco furado no meio. Ligada a ela está uma mesa que pode mover-se para cima e para baixo, para frente e para trás, entrando em um pequeno túnel iluminado. A mesa desliza por ali como uma espaçonave. E quando entrarmos na sala de exame, você ira se deitar na mesa e aí você vai deslizar para dentro do túnel e o exame vai começar.

Ressonância Magnética

Em volta do túnel há um grande ímã, que torna possível tirar as fotos. Este ímã vai enviar uma mensagem para os seus órgãos internos, e eles enviarão uma mensagem de volta. O computador, do lado de fora da sala, lê e interpreta esta mensagem e a transforma em uma fotografia. Ao final do exame teremos uma extraordinária foto de seu corpo!

O que vai acontecer durante o exame?

Enquanto você está sobre a mesa, este grande biscoito branco irá fazer barulhos engraçados, mas não se assuste, o barulho está apenas indicando que a máquina está funcionando bem. Enquanto ele estiver fazendo estes barulhos, é porque está ocupado enviando e recebendo informações emitidas pelo seu corpo.

O exame leva cerca de 20 minutos e você tem de ficar absolutamente imóvel. Se você se mexer, a fotografia não sairá boa e é importante tirar a melhor fotografia possível. Todas as informações que chegam de seu corpo são enviadas ao computador. Quando a informação chega é transformada em uma fotografia e aparece na tela do meu computador.

Ressonância Magnética

Assim, os médicos poderão examinar o seu corpo e explicar para você tudo o que está ocorrendo.

Fonte: www.siemens.com.br

voltar 1234567avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal