Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Retículo Endoplasmático  Voltar

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

Presente em todas as células eucarióticas, o RE é a maior organela, formada por uma rede de túbulos e vesículas achatadas, interconectadas e fechada que formam um espaço interno único, chamado lúmen do RE ou espaço cisternal. O RE se estende a partir do envoltório nuclear, percorrendo grande parte do citosol.

Existem dois tipos morfológicos de RE: o retículo endoplasmático liso (REL), que não possui ribossomos, e o retículo endoplasmático rugoso (RER), que possuem ribossomos associados a sua membrana.

Os ribossomos que estão associados ao RE estão na forma de polirribossomos, isto é, ligados à membrana por uma molécula de RNA mensageiro (RNAm). Esses ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas a serem utilizadas pelo próprio RE e para serem transportadas para o Golgi, formar os lisossomos ou serem secretadas pela célula. É no interior do RER que as proteínas formam sua estrutura secundária. Os ribossomos livres no citosol produzem proteínas utilizadas pelo núcleo, mitocôndrias, reticulo-endoplasmatico e peroxissomos.

Fonte: www.ufmt.br

voltar 1 2 3 4 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal