Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Mikhail Gorbachev  Voltar

Mikhail Gorbachev

Quem foi Mikhail Gorbachev?

Mikhail Gorbachev foi o último secretário-geral da União Soviética. Ele trouxe grandes mudanças econômicas, sociais e políticas e ajudou a pôr fim a tanto a União Soviética e da Guerra Fria.

Mikhail Gorbachev
Imagem do presidente Reagan e Gorbachev Secretário-Geral da assinatura do Tratado INF
no Salão Leste da Casa Branca. (8 de dezembro de 1987)

Mikhail Gorbachev
Reagan e Gorbachev

Infância de Gorbachev

Mikhail Gorbachev nasceu na pequena aldeia de Privolnoye (no Território de Stavropol) para Sergei e Panteleyvna Maria Gorbachev. Seus pais e seus avós tinham sido camponeses antes do programa de coletivização de Stalin. Com todas as fazendas de propriedade do governo, o pai de Gorbachev foi trabalhar como motorista de uma colheitadeira-debulhadora.

Gorbachev tinha dez anos quando os nazistas invadiram a União Soviética em 1941. Seu pai foi convocado para o exército soviético Gorbachev e passou quatro anos vivendo em um país devastado pela guerra. (Pai de Gorbachev sobreviveram à guerra.)

Gorbachev era um excelente aluno na escola e trabalhou duro ajudando o pai com a colheitadeira depois da escola e durante os verões. Aos 14 anos, Gorbachev se juntou ao Komsomol (a Liga Comunista da Juventude) e tornou-se um membro ativo.

Casamento, Universidade, e o Partido Comunista

Em vez de estudar em uma universidade local, Gorbachev aplicada à prestigiada Universidade Estatal de Moscovo e foi aceito. Em 1950, Gorbachev viajou a Moscou para estudar Direito. Foi na faculdade onde Gorbachev aperfeiçoou suas habilidades de falar e debater, que se tornou um trunfo importante para a sua carreira política.

Enquanto estava na faculdade, Gorbachev tornou-se um membro pleno do Partido Comunista em 1952. Também na faculdade, Gorbachev se encontraram e se apaixonou por Raisa Titorenko, que era um outro estudante da universidade. Em 1953, os dois se casaram e, em 1957, seu único filho nasceu, uma filha chamada Irina.

O início da carreira política de Gorbachev

Depois de Gorbachev se formou, ele e Raisa voltou para o Território de Stavropol, onde Gorbachev começou um trabalho com o Komsomol em 1955.

Em Stavropol, Gorbachev rapidamente levantou-se nas fileiras do Komsomol e obteve uma posição no Partido Comunista. Gorbachev recebeu promoção após a promoção, até que em 1970 ele alcançou a posição mais alta no território, o primeiro secretário.

Gorbachev na Política Nacional

Em 1978, Gorbachev, 47 anos, foi apontado como o secretário de Agricultura no Comitê Central. Esta nova posição trouxe Raisa Gorbachev e volta para Moscou e empurrou Gorbachev na política nacional.

Mais uma vez, Gorbachev rapidamente levantou-se nas fileiras e em 1980, ele se tornou o mais jovem membro do Politburo (comitê executivo do Partido Comunista da União Soviética).

Tendo trabalhado em estreita colaboração com secretário-geral Yuri Andropov, Gorbachev sentiu que estava pronto para se tornar secretário-geral. Quando Andropov morreu no cargo, Gorbachev perdeu o lance para o escritório de Konstantin Chernenko. Mas quando Chernenko morreu no cargo apenas 13 meses depois, Gorbachev, de apenas 54 anos de idade, tornou-se o líder da União Soviética.

Secretário Geral Gorbachev apresenta reformas

Em 11 de março de 1985, Gorbachev tornou-se o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética. Acreditando fortemente que a União Soviética precisava liberalização maciça a fim de revitalizar a economia da União Soviética e da sociedade, Gorbachev começou imediatamente a implementação das reformas.

Ele chocou muitos cidadãos soviéticos, quando anunciou a possibilidade de os cidadãos expressar livremente suas opiniões ( glasnost ) ea necessidade de reestruturar completamente a economia da União Soviética ( perestroika ). Gorbachev também abriu a porta para permitir que os cidadãos soviéticos para viajar, reprimiu o abuso de álcool, e empurrou para o uso de computadores e tecnologia. Ele também lançou muitos presos políticos.

Gorbachev Termina a corrida armamentista

Durante décadas, os Estados Unidos ea União Soviética e estão competindo uns com os outros sobre quem poderia acumular o maior cache, mais letal das armas nucleares. Como os Estados Unidos estava desenvolvendo o novo programa Guerra nas Estrelas, Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava seriamente sofrendo com o excesso de gastos em armas nucleares. Para encerrar a corrida armamentista, Gorbachev se reuniu várias vezes com o presidente dos EUA, Ronald Reagan.

No início, as reuniões estagnou porque a confiança entre os dois países estava desaparecido desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Eventualmente, no entanto, Gorbachev e Ronald Reagan foram capazes de elaborar um acordo em que não só iria parar de fazer seus países de novas armas nucleares, mas eles realmente eliminar muitos que tinham acumulado.

Renúncia

Embora as reformas econômicas, sociais e políticas de Gorbachev, bem como seu quente, honesto, comportamento amigável, aberta, ele ganhou elogios de todo o mundo, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1990, ele foi criticado por muitos dentro da União Soviética. Para alguns, suas reformas tinham sido muito grande e muito rápido, para outros, as suas reformas tinham sido muito pequena e lenta.

O mais importante, porém, foi que as reformas de Gorbachev não revitalizar a economia da União Soviética. Pelo contrário, a economia teve uma grave recessão.

A economia não Soviética, a capacidade dos cidadãos para criticar, e as novas liberdades políticas tudo enfraqueceu o poder da União Soviética. Logo, muitos países do bloco oriental abandonou o comunismo e muitas repúblicas da União Soviética exigiu independência.

Com a queda do império soviético, Gorbachev ajudou a estabelecer um novo sistema de governo, incluindo o estabelecimento de um presidente e o fim do monopólio do Partido Comunista como um partido político. No entanto, para muitos, Gorbachev estava indo longe demais. De 19-21 agosto de 1991, um grupo de linha-dura do Partido Comunista tentou um golpe e colocar Gorbachev em prisão domiciliar. O golpe mal sucedido provado no final de tanto o Partido Comunista e da União Soviética.

Enfrentando pressões de outros grupos que queriam mais democratização, Gorbachev renunciou a seu posto como presidente da União Soviética em 25 de dezembro de 1991, um dia antes da União Soviética oficialmente dissolvida.

Vida Depois da Guerra Fria

Nas duas décadas desde sua renúncia, Gorbachev se manteve ativo. Em janeiro de 1992, ele estabeleceu e tornou-se presidente da Fundação Gorbachev, que analisa as mudanças mudanças sociais, econômicas e políticas que acontecem na Rússia e trabalha para promover os ideais humanistas.

Em 1993, Gorbachev fundou e tornou-se presidente da organização ambiental chamada Green Cross International.

Em 1996, Gorbachev fez uma oferta final para a presidência da Rússia, mas ele só recebeu pouco mais de um por cento dos votos.

Fonte: history1900s.about.com

Mikhail Gorbachev

Mikhail Gorbachev Sergeyevich

Nascido na região agrícola de Stavropol (1931), Gorbachev estudou direito na Universidade de Moscou e em 1953 se casou com um estudante de filosofia, Raisa Maksimovna Titorenko.

Voltando a Stavropol, mudou-se gradualmente para cima no partido comunista local.

Em 1970, tornou-se líder do partido Stavropol e foi eleito para o Soviete Supremo da URSS.

Considerado como um tecnocrata competente e um reformador, Gorbachev entrou (1978) do Partido Comunista secretaria como secretário da Agricultura, e em 1980 entrou para o Politburo como o Proteg? De Yuri Andropov. Depois da ascensão de Andropov à liderança do partido, Gorbachev assumiu (1983) a responsabilidade total para a economia.

Mikhail Gorbachev
Mikhail Gorbachev

Após a morte de Chernenko em 1985, Gorbachev foi nomeado secretário-geral do partido, apesar de ser o mais jovem membro do Politburo. Ele embarcou em um programa abrangente de liberalização política, econômica e social sob os slogans da glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação). O desastre nuclear de Chernobyl (1986) obrigou Gorbachev para permitir a liberdade de expressão ainda maior. O governo publicou presos políticos, permitiu a emigração aumentou, corrupção atacado, e encorajou o reexame crítico da história soviética.

Em uma série de reunião de cúpula (1985-1988), Gorbachev melhorou as relações com o presidente dos EUA, Ronald Reagan, com quem assinou um Forças Nucleares Intermediário (INF) Tratado de Limitação de armas em 1987.

Em 1989, ele havia trazido sobre o fim da ocupação soviética do Afeganistão e havia sancionado o fim do monopólio do poder político comunista na Europa Oriental. Por suas contribuições para a redução das tensões Leste-Oeste, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 1990.

Em 1990, no entanto, o programa de Gorbachev perestroika não conseguiu entregar uma melhoria significativa na economia, ea eliminação do controle político e social tinha liberado latentes tensões étnicas e nacionais nos estados do Báltico, nas repúblicas da Arménia, Geórgia, Ucrânia e Moldova.

A recém-criada (1989) o Congresso dos Deputados do Povo votou em Março de 1990, para acabar com o controle do Partido Comunista sobre o governo e presidente executivo eleito Gorbachev.

Durante 1990 e 1991, no entanto, a unidade de reforma parou, e Gorbachev parecia amenizar linha-dura demais, que estavam descontentes com a deterioração do império soviético e da marginalização crescente do Partido Comunista. Um golpe anti-Gorbachev vencida por extremistas em agosto de 1991 mudou maior autoridade ao presidente da República da Rússia, Boris Yeltsin, e de mudança muito acelerado.

Gorbachev dissolveu o Partido Comunista, concedeu a independência estados do Báltico, e propôs uma federação muito mais flexível, principalmente econômico entre as repúblicas remanescentes.

Com a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) em 8 de dezembro de 1991, o governo federal da União Soviética tornou-se supérfluo, e em 25 de dezembro, Gorbachev renunciou ao cargo de presidente.

Ele dirige atualmente a Fundação Gorbachev (1992), a Cruz Verde Internacional (1993), e do movimento Fórum Cívico (1996).

Fonte: www.historyguide.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal