Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Rúcula - Página 6  Voltar

Rúcula

Rúcula

A rúcula é uma hortaliça procedente de áreas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Integra a família das Crucíferas, em conjunto com o nabo, o repolho, os brócolis, o agrião, o rabanete e as couves, entre outros.

A rúcula cresce entre 10 e 15 centímetros de altura, com folhas alongadas e recortadas. O crescimento é rápido e forma pequenas touceiras.

Seu sabor forte não passa despercebido; possui uma legião de apreciadores e está presente em saladas deliciosas, outros não suportam seu sabor picante.

USOS E PROPRIEDADES

A rúcula tem grande quantidade de vitaminas A e C, potássio, enxofre e ferro. Exerce uma função especial sobre o funcionamento dos intestinos, atuando como antiinflamatório nas colites. É usada em saladas cruas.

O suco da rúcula, combinado com o de agrião, provoca uma verdadeira limpeza e desintoxicação do organismo. Mas como o sabor delas é muito forte, e aconselhável misturá-los ao de laranja ou cenoura.

Também é indicada no tratamento de gengivites; basta ingerir algumas folhas frescas junto com os talos, pela manhã, mastigando bem, após a higiene da boca e dos dentes.

ÉPOCA

Produz melhor no outono e inverno, quando o clima é mais ameno. Na época quente do ano, solta flores amarelas ou brancas, seu crescimento diminui e a qualidade das folhas é prejudicada. Nas áreas de verão mais suave, pode ser semeada o ano inteiro. Em regiões mais quentes, os melhores meses vão de março a agosto.

No Sitio, produzimos rúcula o ano todo. Isso tem sido possível, porque nosso cultivo é feito em estufas, que as protege do calor e das chuvas de verão. Em anos anteriores, as folhas ficavam muito furadas e a produção caia bastante. Com o cultivo em estufas, colhemos também a Rúcula Baby, isto é, folhas colhidas muito jovens, quando estão com apenas 6 cm de altura. A textura é muito macia, e o sabor mais delicado.

Colhemos nossa rúcula diariamente; com isso nossos clientes recebem o produto sempre fresco.

AO COMPRAR

As folhas devem estar firmes e brilhantes. Ao adquirir um molho, observe se os talos das folhas não estão quebrados; com são muito finos, as folhas ficam caídas e murcham com mais facilidade. Nesse caso, terá que consumi-las o mais rápido possível.

As folhas mais novas tem sabor mais delicado, quanto maior a folha, mas picante ela se torna.

ARMAZENAMENTO

Guarde-a em saco plástico na geladeira, e utilize o mais rápido possível, pois a rúcula mela com facilidade.

PREPARAÇÃO

Lave bem as folhas, uma a uma, sob água corrente. Você pode descartar os talos mais longos, mas eles são tão saborosos quanto as folhas.

Retire algum pedacinho de raiz que possa estar preso ao talo, e deixe escorrer. Se você usar uma centrifuga de folhas para escorrê-las, não ponha muitas ao mesmo tempo, pois quebram com facilidade.

A rúcula pode ser usada em saladas, sozinha ou misturada com alfaces diversas. É também usada em risotos, massas, tortas, e é deliciosa em sanduíches, principalmente se combinada com tomate, tomate seco, e mussarelas de búfala.

RECEITAS

SALADA DE RUCULA, TOMATE E RICOTA

Ingredientes

6 xícaras de folhas de rúcula, já lavadas e escorridas
½ xícara de tomates cereja
200 gramas de ricota, cortada em cubos pequenos
2 colheres das de sopa de alcaprras escorridas

Ingredientes para o Molho Vinagrete

1 colher das de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres das de sopa de azeite extra virgem

Modo de fazer

Coloque as folhas de rúcula em uma vasilha grande.

Em uma vasilha menor, misture bem o vinagre e o azeite. Com metade do molho, tempere as folhas de rúcula.

Arrume as folhas em uma travessa ou em pratinhos individuais.

oloque os tomates cereja e a ricota sobre as folhas e tempere com o restante do molho. Salpique a salada com as alcaparras e sirva imediatamente.

Serve 6 pessoas.

Fonte: www.sitiodomoinho.com

Rúcula

Rúcula

Propriedades Nutricionais

Apresenta grandes quantidades de cálcio e de outros minerais como ferro, fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio. Além disso, possui vitamina C e betacaroteno (próvitamina A).

Valor Calórico

100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias

Propriedades Medicinais

Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como antiinflamatório nas colites.

Fonte: www.geocities.com

voltar 1234567avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal