Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Sabugueiro - Página 5  Voltar

Sabugueiro

Sabugueiro

O Sabugueiro é uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.

O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.

A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.

Como exemplo podemos dizer que foi graças a esta árvore e ao riquíssimo património plantado no concelho de Tarouca, que foi criada uma associação, com ela um Rancho folclórico com o objectivo de preservar a cultura popular, nomeadamente os trajes, danças, cantigas, usos e costumes do povo do Vale do Varosa, além da ocupação dos tempos livres dos jovens, retirando-os dos meios alienatórios que os podem levar à destruição.

Uso Medicinal!

As propriedades do sabugueiro são admiradas desde os tempos de Hipócrates (século 5 a.C.), considerado o maior médico da antiguidade.

Esse arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.

A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.

As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.

O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.

O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

Uso Energético

Não existe nada mais maravilhoso que um banho de imersão com flores de sabugueiro.

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa.

Diz-se que limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas

Crenças!

Não vão longe os tempos em que eram colocadas nas portas e janelas das casas para impedir a entrada de males ou ainda nas tumbas para proteger os defuntos das bruxas e espíritos maléficos.

Dizia-se que de sua madeira foi feita a Cruz do Calvário, e por esse motivo, acreditava-se que dava azar cortar um tronco de sabugueiro.

Fonte: www.camacupa.com

Sabugueiro

Sabugueiro

Sabugueiro

Nome popular: Sabugueiro.
Coloração: branca.

Esta essência é para o medo. Medo do descontrole sobre as atividades do corpo físico, como no caso de tremores, tiques nervosos, enurese noturna, pesadelo, gagueira e roer unhas.

Útil nos casos de estados obsessivos, na agressividade verbal e física, na agitação corporal e sempre que houver desorganização nas atividades do corpo físico. A essência Sambucus ajuda a pessoa a recuperar o controle sobre as atividades do corpo e a enfrentar o medo de falhar e perder o controle.

Fonte: www.rsmo.hpg.ig.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal