Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Braquiossauro  Voltar

Braquiossauro

 

Braquiossauro (Brachiosaurus) é o maior e mais pesado animal terrestre já descoberto.

Este animal maciço era diferente de outras grandes saurópodes herbívoros em algumas maneiras chaves.

Em primeiro lugar, o Braquiossauro (Brachiosaurus) teve pernas dianteiras mais longas do que pernas traseiras. Isso deu Braquiossauro (Brachiosaurus) um perfil maior do que a média.

Em segundo lugar, o Braquiossauro (Brachiosaurus) também teve um cume ao longo do topo de sua cabeça.

Braquiossauro (Brachiosaurus) tinha dentes em forma de colher que costumava comer em sua dieta, abundância de folhas e ramos. Estima-se que este dinossauro necessitava comer cerca de 227 kg de alimento (folhas) todos os dias para sobreviver.

O nome do Braquiossauro (Brachiosaurus) vem palavras gregas que significam 'braço' e 'lagarto'.

Os primeiros fósseis foram encontrados no rio Colorado dos Estados Unidos da América em 1900.

Elmer Riggs primeiro descreveu o dinossauro gigante em 1903, chamando-lhe "o maior dinossauro conhecido".

Braquiossauro
Braquiossauro

O Braquiossauro (Brachiosaurus) era um dos dinossauros mais altos e maiores ainda encontrados. Ele tinha um pescoço longo, cabeça pequena e rabo relativamente curto, grosso.

Braquiossauro (Brachiosaurus) caminhava sobre quatro patas e, como os outros Brachiosauridae e diferentemente da maioria dos dinossauros, suas patas dianteiras eram mais longas do que as patas traseiras. Estas patas dianteiras incomuns juntamente com o seu pescoço muito longo deu ao Braquiossauro (Brachiosaurus) uma postura de girafa e grande altura, até 40-50 pés (12-16 m) de altura.

Braquiossauro (Brachiosaurus) era cerca de 85 pés (26 m) de comprimento, e pesava cerca de 33-88 toneladas (30-80 toneladas).

Ele tinha uma garra no primeiro dedo do pé de cada pé da frente e garras nos primeiros três dedos de cada pata traseira (cada pé tinha cinco dedos com almofadas carnudas).

Braquiossauro (Brachiosaurus) tinham 26 dentes sobre a sua mandíbula superior e na parte inferior 26 para um total de 52 dentes na direcção da frente da boca.

Braquiossauro
Braquiossauro

Braquiossauro
Braquiossauro

 

O Braquiossauro

O Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na Argélia e Tunísia.

Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras.

Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores. A atividade principal do Braquiossauro era comer.

O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (tipo pinheiros), cicadáceas e gingoáceas.

Calcula-se que para abastecer seu corpanzil de até 90 toneladas (o mesmo que dezoito elefantes e mais que 2 BOENGS 747) comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com certeza a terra devia tremer.

Como as narinas desse animal ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios.

Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.

Dados do Dinossauro

Nome: Braquiossauro
Nome Científico: Brachiossaurus brancai
Época em que Viveu: Jurássico, a 144 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte e África
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento
Altura:
15 metros
Alimentação: Herbívoro

Braquiossauro
Braquiossauro

Braquiossauro
Braquiossauro

Fonte: www.kidsdinos.com/www.sciencekids.co.nz/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal