Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Singapura - Página 3  Voltar

Singapura

Capital: Cingapura

População: 4,6 milhões (2003)

Línguas oficiais: malaio, chinês, Tamil e Inglês (Estado oficialmente quadrilíngüe)

O grupo majoritário: não (linguagem)

Grupos minoritários: min nan (39,5%), malaio (11,5%), cantonês (8,9), Inglês (7,3%), mandarim (4,6%), Hakka (4,5%) , Tamil (3,4%), filipinos (1,6%), Tailândia (0,9%), o javanês, japonês, poder-xian, madura, Malayalam, Punjabi, Crioulo Português de Malaca, Sinhala min bei, baba malaio, kannada, bouguinais, palembang, Hindi, Sindi, coreano, árabe, min dong, Gujarati, Bengali, alemão, Toba Batak, orang Seletar, Telugu, armênio, etc.

Colonial idioma: Inglês

Sistema político: República parlamentar autoritário.

Localização

Singapura (oficialmente: República de Singapura) é um pequeno país do Sudeste Asiático 693 km ² localizado na ponta sul da Península Malaia Malásia.

Esta pequena ilha 40 km 60 é simplesmente um dos menores países do mundo, cerca de 45 vezes menor do que a Bélgica (32,545 km ²). Título de comparação, a ilha de Montreal ( Quebec, Canadá) se estende por 500 km ², o que é um pouco menos. Cingapura é uma cidade-estado.

É um arquipélago constituído por uma ilha principal (ilha de Cingapura) e cerca de 60 ilhas.

A ilha de Cingapura foi separado da Malásia para a norte pelo Estreito de Johor. No sul, que é separado do Arquipélago de Riau (Indonésia) pelo Estreito de Cingapura, um canal principal que liga o Oceano Índico ao oeste, o Mar da China Meridional, a leste.

O município de Singapura em si é a ponta sudeste da ilha, esta é uma das cidades portuárias e um dos maiores centros comerciais em toda a Ásia do Sudeste.

Cingapura é um ex-Ilhas Britânicas (1819), que fazia parte de um dos 14 estados da federação da Malásia, em 1963, mas a cidade-estado teve que deixar a federação em 1965 para tornar-se uma república independente.

Os quatro línguas oficiais

Como todas essas pessoas para entender?

Eles usam uma ou mais das quatro línguas oficiais: chinês mandarim é o idioma para todos falando chinês, malaio para todos, malaios indonésios e filipinos, Tamil por cerca de 60% do Indo- paquistanês, Inglês para todos os outros.

O problema é que as línguas oficiais são essencialmente falado como segunda língua, muito menos frequentemente como sua primeira língua: Malaio (11,5%), Inglês (7,3%), mandarim (4,6%), Tamil (3,4%). Em outras palavras, estes quatro conta idiomas para 26,8% das línguas nativas do país, mas permitir a comunicação com quase todos os grupos étnicos, o Inglês tem uma vantagem sobre os outros idiomas. Além disso, entre os dois censos, é claro, a tendência das famílias para usar mais Inglês em casa, especialmente dos chineses. Embora malaio é considerada simbolicamente como a "língua nacional" de Cingapura (e usado para o hino nacional), as autoridades no poder sempre preferiram promover o uso do Inglês.

O Inglês

O idioma Inglês é uma necessidade em Cingapura. É a língua das transações comerciais e inter-étnica língua franca da cidade-estado. No entanto, Inglês falado como língua franca em Cingapura não é o "colonial francês" (britânico), mas o "Cingapura Inglês", também conhecido como Singlish (Singapura contração e Inglês). Isso é um pouco diferente do Inglês Standard Inglês.

É vem da mistura das populações: foi particularmente influenciado tons de Hakka e Min, desenvolveu uma gramática e sintaxe simplificada, e emprestado palavras em chinês para línguas malaio e outras faladas no ilha. É a grande minoria chinesa, o que explica a influência linguística em Inglês. Além disso, o Inglês falado pelos chineses pode ser diferente do Inglês falado pelos malaios e um falado pelos índios.

Parece que o desenvolvimento de Singlish foi facilitada por dois fatores: o fato de que o governo queria distanciar-se da Grã-Bretanha na construção de uma nação independente eo fato de que ele queria promover o comércio com a China. Cerca de 15% dos anglófonos Singapura usar Inglês padrão em suas comunicações diárias.

O uso de Singlish agora tem medo de que o governo de Cingapura acredita que o dano sem glamour Inglês fazer para a economia da ilha. É por isso que o governo campanhas regularmente informações que ele tem o segredo com mensagens como "Fala Inglês corretamente", para minimizar a crescente importância da Singlish.

É também com o chinês mandarim: "Fale menos e mais dialetos mandarim." A "dialeto" termo é usado para descrever a min, Hakka, cantonês e outros idiomas chineses que não mandarim. Em agosto de 1999, o primeiro-ministro de Cingapura, Goh levou vários minutos de seu discurso durante o Dia Nacional argumentando que se Singaporeans quer ser compreendido pelo mundo exterior, eles devem substituir Singlish pela Standard Inglês. O problema é que a necessidade de as pessoas expressarem sua língua local é muito profundamente enraizada para pensar, para remover esta variedade de Inglês.

Dados Históricos

Singapura foi originalmente conhecido como o Tumasik primeiro, depois do século XIV Singapura significa "leão da cidade", quando ela passou, provavelmente, na dependência do reino de Melaka (Malacca), eo Sultanato de Johor-Riau.

A colonização européia

A moderna cidade de Cingapura foi fundada em 1819 no local de uma vila de pescadores pelo administrador colonial Sir Thomas Stamford Raffles, que estava em nome da Companhia das Índias Orientais, um site comercial favorável. Em 1826, Cingapura foi incorporada à colônia dos Assentamentos Straits. Levou à sua localização privilegiada entre o Oceano Índico eo Mar da China Meridional, bem como o seu estatuto como um porto livre fez sua fortuna, especialmente após a abertura do Canal de Suez, em 1869.

A população aumentou com a imigração incentivados pelos britânicos, os chineses de Guangdong e Fujian tornando-se uma maioria em Cingapura em comparação com malaios e indianos Tamil. Alguns 227.000 chineses desembarcaram lá em 1907, e 270.000 outros em 1911. Em 1921, a Grã-Bretanha fez principal base naval da ilha no sudeste da Ásia, os japoneses capturaram durante a Segunda Guerra Mundial (fevereiro de 1942), o que resultou na perda de cerca de 10 000 civis. As tropas britânicas libertaram a cidade em 6 de setembro de 1945. No ano seguinte, foi construído em Cingapura colônia da coroa separada da Malásia.

A República

No processo de descolonização, Lee Kuan Yew liderou o PAP (Partido Popular Ação do Povo) foi fundado em 1954, a fim de dedicar-se à independência de Cingapura. Em 1955, a responsabilidade pela política interna foi transferido para os ministros e da Assembléia Legislativa local. Após as eleições de 1959, Lee Kuan Yew ascendeu ao cargo de primeiro-ministro. Em 3 de junho de 1959, Cingapura se tornou um Estado autônomo dentro da Commonwealth.

Em 16 de setembro de 1963, Singapura, Malásia, Bornéu do Norte (rebatizada de Sabah) e Sarawak se uniram para formar a Federação da Malásia. No entanto, a nova federação revelou-se difícil de gerir. Enquanto Cingapura, uma cidade-estado quase inteiramente chinês, queria seguir uma política de estrita neutralidade em termos de etnia, Malásia liderado por Abdul Rahman, por sua vez, pretende adotar uma política muito firme de discriminação positiva a favor da maioria mal-estar. No entanto, a Federação Malaia temia que, com Singapura, a sua maioria numérica é mais limitado e podem ofuscar a elite malaio. Depois do fracasso de 23 meses de união política e da retirada da Federação Russa, Lee Kuan Yew resignou-se "com relutância" para proclamar a independência da cidade-estado de Cingapura em 1965 para tornar-se uma república. Esta independência forçada da cidade-estado que sempre marcam as relações entre a Malásia e Singapura.

Posteriormente, Lee Kuan Yew levou seu país com punho de ferro, com a preocupação constante de manter a harmonia racial e evitar a duplicação de conflitos interétnicos, como 1964. Autoritário, tolerar nenhuma oposição, Lee Kuan Yew fez este pequeno território que é Cingapura um país próspero. Conselhos estaduais e tecnocratas que sempre acompanhou a porta, bancos, telecomunicações, Aeroporto Changi de Cingapura e companhias aéreas. Completamente urbanizada, os cingapurianos são altamente educados e têm a maior renda per capita à frente do Japão.

O primeiro-ministro Lee Kuan Yew renunciou em 1990 e Goh Chok Tong nomeado para sucedê-lo, mantendo uma posição de "ministro sênior" ("Ministro Emérito") no governo, permitindo que ele continue a ser um "conselheiro" ouviu muito . Em 2004, o filho de Lee Kuan Yew, Lee Hsien Loong, um ex-general do exército de Cingapura, tornou-se primeiro-ministro. No entanto, apesar do sucesso inegável da cidade-estado, os cingapurianos sentir a necessidade de alguma liberalização, a fim de deixar espaço para a iniciativa e criatividade os desafios do século XXI.

É que Cingapura é a Ásia figura do paradoxo: o país tornou-se uma das regiões mais prósperas, mas, ao mesmo tempo que aumenta os direitos entorses.

Educação

O Estado adotou uma política de igualdade de acesso ao ensino de línguas. Todos os pais enviam seus filhos na creche e escolas primárias de sua escolha. Do jardim de infância a formatura do ensino médio, é possível receber a sua instrução em Inglês, mandarim, malaio ou Tamil. Há também escolas públicas e escolas privadas, mas todos devem seguir o currículo do governo. Do primário, a criança deve aprender uma segunda língua. Todos os estudantes do primeiro aprender Inglês e outro idioma de escolha. No final do ensino secundário, a maioria dos alunos saber pelo menos três línguas, porque o Inglês é a única língua de instrução durante o ano passado. Se, no final do ensino médio, mais de 87% dos alunos sabem Inglês, estima-se que mais de 65% dos alunos sabem e Inglês e Chinês. Em suma, Singapura promove pelo menos o ensino bilíngüe. Nós também achamos que a maioria dos estudantes de progresso em sua educação, a maioria dos pais tendem a mandar para a escola em Inglês. Muitas escolas internacionais têm Inglês como língua de instrução. Na verdade, todas as escolas primárias e secundárias são oficialmente Inglês. No entanto, em todas as escolas, os alunos podem estudar um dos três "línguas segundo mãe", mandarim, malaio ou Tamil. A maioria optar por estudar dois.

Nas escolas secundárias, o programa normal inclui os seguintes disciplinas mais comuns: língua (malaio, o mandarim ou Tamil), Inglês, matemática, ciências, história, geografia, artes visuais, economia, educação moral, educação física.

A terceira língua pode ser ensinada: alemão, francês, japonês e malaio.

Há muito tempo na população chinesa entre aqueles cujos filhos frequentam escolas chinesas e aqueles cujos filhos frequentam escolas inglesas. Primeiro, porque eles são a maioria, querem tornar obrigatórias as escolas chinesas em toda a comunidade chinesa. Mas as autoridades de Cingapura não estão dispostos a permitir esta prática, provavelmente porque eles estão conscientes de que o Tamil e comunidades Malay exigiria medidas semelhantes.

Dada a população menor de os malaios e, especialmente, os tâmeis, o acesso à universidade em línguas é estritamente teórico. Desde a colonização britânica, a língua de instrução foi Inglês. Desde 1978, os exames devem ser escritos em Inglês. Além disso, desde o ano letivo de 1983-1984, o chinês tornou-se a exigência de segunda língua para obter um diploma universitário.

Bibliografia

De Koninck, Rodolphe. Cingapura, cidade-estado ambicioso, Paris, Editions Belin, 2006, 176 p.
Enciclopédia Encarta da Microsoft, de 2004, art. "Singapura", a parte histórica.
GAUTHIER, Jacques François e Jacques Leclerc Maurais. Idiomas e constituições, Office Montreal / Paris, do francês / Conselho Internacional de Francês, 1993, 131 p.
KUO, CY "O Estado de Inglês em Cingapura: Uma Análise Sociolingüística" no idioma Inglês em Singapura, Earstern Universidades Imprensa Sdn, 1984, p.. 10-33.
LLAMZON Teodoro A. "Hoje padrões emergentes na situação idioma Inglês em Cingapura" no idioma Inglês em Singapura, Earstern Universidades Imprensa Sdn., 1984, p. 34-45.
NEWMAN, John. "Falar de Cingapura Campanha Mandarim" Journal of Multilingual ano desenvolvimento multicultural, vol. 9, n º 5, Avon, Inglaterra, 1988, p. 437-448.

Fonte: www.tlfq.ulaval.ca

Singapura

Nome completo: República de Singapura

População: 5,2 milhões (ONU, 2011)

Capital: Singapura

Área: 660 km ² (255 milhas quadradas)

Principais idiomas: Inglês, malaio, mandarim, Tamil

Religiões: taoísmo, budismo, islamismo, cristianismo, hinduísmo

Expectativa de vida: 79 anos (homens), 84 anos (mulheres) (ONU)

Unidade monetária: 1 dólar de Singapura = 100 centavos

Principais exportações: equipamentos de informática, máquinas, produtos de borracha, produtos petrolíferos

RNB per capita: 42.930 dólares EUA (World Bank, 2011)

Domínio da Internet:. Sg

Código de discagem internacional: 65

Perfil

Cingapura é um oi-tech, rica cidade-estado no sudeste da Ásia, também conhecido pelo conservadorismo de seus líderes e seus estritos controles sociais.

O país compreende a ilha principal - ligados por uma ponte e uma ponte para a ponta sul da Malásia - e cerca de 50 ilhas menores.

Uma vez que um posto avançado colonial da Grã-Bretanha, Cingapura se tornou um dos lugares mais prósperos do mundo - com arranha-céus cintilantes e um porto próspero.

A maioria de seus habitantes vivem em blocos de habitação pública-torre. Eles desfrutar de um dos mais altos padrões mundiais de viver, mas também um sistema de punições para atos considerados anti-social.

Governo iniciativas lideradas têm incentivado Singaporeans a ter bebês mais e ser mais cortês. Os cidadãos são instados a "falar Inglês bom" em lugar de uma gíria local conhecido como "Singlish".

Chineses fazem-se mais de 75% da comunidade; malaios e indianos formam a maior parte do restante. Há muitos trabalhadores estrangeiros.

Apesar de Cingapura é uma nação multi-partido, o Partido de Ação Popular (PAP) tem sido a força dominante desde a independência, regularmente ganhar mais de 60% dos votos.

Mas alguns críticos dizem que o PAP cimentos seu controle do poder por um sistema eleitoral que torna difícil para os partidos de oposição para ganhar assentos, bem como avisos de que ele será alvo de investimentos no eleitorado que votam PAP.

Singapura é muitas vezes referida como um dos econômicos da Ásia "tigres". Sua economia é impulsionada pela fabricação de produtos eletrônicos e serviços financeiros e tem resistido crises regionais, incluindo a queda mercados asiática de 1997, o surto de Sars 2003 e 2009 crise bancária mundial.

Diante da forte concorrência de fabricantes regionais, Cingapura está procurando reforçar seu setor de serviços e da indústria do turismo.

Singapura argumenta que seu uso da pena capital - aplicado principalmente por crimes de tráfico de drogas - parou o crescimento de sindicatos de narcóticos.

Uma cronologia dos principais eventos:

1819 - Sir Stamford Raffles da British East India Company estabelece entreposto comercial em Singapura ilha.

1826 - Singapura, Malaca e Penang tornou colônia britânica dos Assentamentos Straits.

1832 - Singapura torna-se capital de Assentamentos Straits. A porta atrai milhares de migrantes da China, Índia e outras partes da Ásia.

1867 - Assentamentos Straits se tornar colônia da coroa do Império Britânico.

1869 - Canal de Suez abre, booms de comércio.

1922 - Portugal torna-se principal base britânica naval no leste da Ásia.

1941 - II Guerra Mundial. Japão bombas Cingapura.

1942 - Brasil cai para o Japão, que renomeia Syonan (Luz do Sul).

1945 - O Japão derrotou. Singapura sob a administração militar britânica.

Independência

1946 - Portugal torna-se colônia da coroa separado.

1959 - O auto-governo alcançado com Lee Kuan Yew como primeiro-ministro.

1963 - Portugal junta-se à Federação da Malásia, Sabah (Bornéu norte) e Sarawak na Federação da Malásia.

1965 - Cingapura retira da Federação da Malásia, a convite da Malásia, em meio a tensões políticas e étnicas. O território torna-se uma república independente e junta-se às Nações Unidas.

1967 - Cingapura membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

1971 - Últimos forças militares britânicas retirada.

Fim de uma era

1984 - Dois deputados da oposição eleitos para o parlamento pela primeira vez.

1990 - O primeiro-ministro Lee Kuan Yew está para baixo após 31 anos, mas continua a exercer influência significativa como ministro sênior. Goh Chok Tong torna-se novo primeiro-ministro.

1993 - Ong Teng Cheong se torna o primeiro presidente eleito diretamente.

1994 - Caning de adolescente americano Michael Fay para carros vandalizando agarra manchetes mundiais.

1995 - relações desastrosas Nick Leeson sobre bolsa de valores de Cingapura levar ao colapso do banco britânico mais antigo comerciante, Barings. Ele é condenado em Singapura e condenado a seis anos e meio de prisão.

Crise asiática

1997 - Cingapura SilkAir falhas avião de passageiros em rio no sul de Sumatra, com a perda de todos os 104 passageiros e tripulantes.

1998 - Portugal desliza para uma recessão pela primeira vez em 13 anos durante a crise financeira asiática.

Malásia proíbe militares de Cingapura e os planos de resgate de seu espaço aéreo, depois de memórias Lee Kuan Yew acusam Malásia de'''' o bullying durante os anos 1960.

1999 - SR Nathan se torna presidente sem eleição depois que ele for declarado único candidato elegível para ser executado.

Nick Leeson lançado no início da cadeia de Cingapura por bom comportamento.

De novembro de 2000 - Singapore Airlines 747 acidentes de avião de passageiros durante a decolagem em ventos fortes no aeroporto de Taipei, matando 81 passageiros e tripulantes.

Singapura
Singapura tem um dos maiores portos do mundo

2001 - manifestação anti-governamental sem precedentes - a primeira demonstração legal fora campanha eleitoral. Centenas se reúnem para apoiar o veterano líder da oposição JB Jeyaretnam que enfrenta a falência e conseqüente expulsão do parlamento. Malásia, Cingapura acordo para acabar com conflitos de longa data, estão a construção de uma nova ponte e túnel. Vitória esmagadora eleição geral para governar Partido Popular Ação que assegura todos, mas dois dos 84 assentos.

Janeiro de 2002 - O Japão, sinal de Cingapura acordo de livre comércio.

2003 - Surto de vírus da pneumonia, como a SARS, o primeiro-ministro Goh Chok Tong diz surto é país pior crise já enfrentada. Cingapura se torna o primeiro país asiático a assinar acordo de livre-comércio com os EUA.

Transferência de poder

Agosto de 2004 - Lee Hsien Loong, filho mais velho do ex-primeiro-ministro Lee Kuan Yew, é empossado como primeiro-ministro.

2005 - Cingapura, Malásia resolver uma disputa amarga sobre a terra trabalhos de recuperação em águas fronteiriças. Governo aprova um controverso plano para legalizar o jogo do casino, abrindo caminho para a construção de dois resorts casino multi-bilhões de dólares. Presidente SR Nathan começa segundo mandato, depois de ganhar as eleições a partir do qual seus rivais foram desqualificados. Execução de um homem australiano por tráfico de drogas, apesar de alto nível apelos por clemência, é condenado pela Austrália procurador-geral tão bárbaro.

Maio de 2006 - Partido Popular Lee Hsien Loong do governista Ação ganha eleições gerais, que são vistas como o primeiro teste real de popularidade do primeiro-ministro.

2007 Janeiro - Dois homens africanos são executados por tráfico de drogas em todo o mundo, apesar dos apelos por clemência. Parlamento vota contra a proposta de descriminalizar o sexo entre homens.

2008 Fevereiro - Mas Selamat Kastari, suposto líder do grupo militante islâmico Jemaah Islamia, escapa da prisão. As forças de segurança montar caçada maciça.

2009 - Cingapura parece emergir da sua pior recessão em recorde depois que a economia se expande a uma taxa anualizada de 20,4% entre abril e junho.

Recurso tribunal decidir que a Far Eastern Economic Review difamado do país fundador Lee Kuan Yew eo primeiro-ministro Lee Hsien Loong.

2010 novembro - autor britânico Alan Shadrake condenado por insultar o judiciário de Cingapura em um livro sobre a pena de morte. Singapura país melhor ainda para se gerir uma empresa, de acordo com um relatório do Banco Mundial anual.

2011 - Partido Popular governante Ação (PPA) ganha todos, mas seis assentos no parlamento, mas os partidos da oposição ter ganhos sem precedentes em que PM Lee Hsien Loong chama de uma "eleição divisor de águas". Tony Tan é eleito presidente, nas eleições de primeiro de seu tipo em 18 anos.

2012 - Janeiro - comitê nomeado pelo governo recomenda cortes salariais massivos para ministros, incluindo o primeiro-ministro e presidente.

2012 Maio - Partido dos Trabalhadores da oposição 'ganha renhida por-eleição, mantendo lugar deixado vazio após MP expulso pelo partido em fevereiro.

Fonte: news.bbc.co.uk

Singapura

Cingapura, oficialmente a República de Singapura é um cidade-estado da Ásia Oriental.

Sua área é de 647,8 km 2. É composto por 64 ilhas , sendo a principal delas Pulau Ujong (584,8 km 2).

Esta ilha é densamente urbanizado, mas um exuberante mesmo centro de Cingapura ganhou o apelido de cidade jardim. Esta abundância de vegetação vem em parte de um clima equatorial, quente e tempestuosa uniformemente ao longo do ano.

Cidade-estado situada em uma ilha no extremo sul da Península Malaia qual está separada pelo Estreito de Johor , Cingapura é conhecida em todo o mundo e muitas vezes apresentado como um exemplo para o seu extraordinário sucesso econômico. Após a independência em 1965 , Cingapura tornou-se, com muito poucos recursos naturais e sócio-econômicos (distúrbios raciais, desemprego em massa, habitação e acesso a água), um dos países mais desenvolvida e mais bem sucedida no mundo em termos de economia, educação, saúde, segurança, transparência e planejamento.

A cidade soberana, é um chinês pequeno no coração do mundo malaio: a população é predominantemente composta de chineses (76,8%). Este confronto étnico em parte os problemas que têm acelerado a sua retirada da Malásia , 09 de agosto de 1965 .

Na década de 1980, o país é um dos quatro tigres asiáticos , os estados em transição e ritmo de desenvolvimento econômico. Em 2011 , Singapura é o país terceiro no mundo em termos de PPP per capita após Qatar e Luxemburgo.

Centro comercial e financeira entre o Pacífico e Europa, a cidade deve o seu desenvolvimento à sua situação excepcional marítima no extremo leste do Estreito de Malaca: Esta é a cidade à beira do Oriente, a segunda porta do mundo (depois de Xangai ) em termos de exportações e de tráfego marítimo. População de Cingapura tem um alto padrão de vida e da cidade-estado é muitas vezes chamado de "A Suíça da Ásia ".

Em 2009, Singapura e teve a maior concentração de milionários no total da população relatou à frente de Hong Kong, a Suíça, o Qatar e Kuwait . Com a estabilidade política notável, Cingapura é agora considerada uma democracia autoritária, com a mesma família desde a independência.

A cidade-estado é considerado um país praticar o liberalismo econômico sem liberalismo político.

A cidade está localizada ao sul da ilha, na foz do rio Singapura (Singapura River). Possui um centro de negócios que fez da cidade o quarto centro financeiro do mundo, bem como de vários bairros étnicos (chineses, malaios e indianos) e uma grande área de compras em torno de Orchard Road.

Singapura PE ou Cingapura PB ("Cidade do Leão") é um pequeno país do Sudeste Asiático que ocupa uma ilha principal e algumas ilhotas secundárias ao largo do extremo sul da Península Malaia.

Um canal estreito separa Singapura da Malásia, a norte, e um outro mais largo (o Estreito de Malaca) separa-a da Indonésia, a sul.

Capital: Singapura.

Lema nacional: Majulah Singapura
("Avante, Singapura")
Língua oficial Malaio (nacional), inglês, mandarim, tamil
Capital Cidade de Singapura¹
Maior cidade Cidade de Singapura¹
Presidente Sellapan Ramanathan
Primeiro-Ministro Lee Hsien Loong
Área 175º maior
- Total 692,7 km²
- % água 1,4%
População 118º mais populoso
- Total (est. 2005) 4.425.720
Censo de 2000 4.017.700
- Densidade 6,389/km²
Independência  
Declaração unilateral (do Reino Unido)
31 de Agosto de 1963
Declaração oficial britânica (junção com a Malásia) 16 de Setembro de 1963
Da Malásia 9 de Agosto de 1965
PIB (PPC) 55º maior (est. 2005)
Total US$ 124 bilhões
Per capita US$ 28.228
Moeda Dólar de Singapura (SGD)
Fuso horário UTC +8
Código Internet .SG
Código telefônico 65²
Gentílico Singapuriano(a)
(1) Singapura é uma cidade-Estado.
(2) 02 ao discar da Malásia

Economia

Moeda: dólar de Singapura.
PIB: US$ 84,4 bilhões (1998).
PIB agropecuária: 0% (1998).
PIB indústria: 35% (1998).
PIB serviços: 65% (1998).
Crescimento do PIB: 8,5% ao ano (1990-1998).
Renda per capita: US$ 30.170 (1998).
Força de trabalho: 2 milhões (1998).
Agricultura: legumes e verduras, banana-da-terra, orquídeas.
Pecuária: suínos, aves, bovino
Pesca: 13,3 mil t (1997).
Mineração: granito. Indústria: produtos eletroeletrônicos, refino de petróleo, química, máquinas (não elétricas), metalúrgica, naval.
Exportações: US$ 109,9 bilhões (1998).
Importações: US$ 101,6 bilhões (1998).
Principais parceiros comerciais: Japão, EUA, Malásia, Tailândia.
O paìs é servido pelo Aeroporto de Singapura um dos mais movimentados de toda a Ásia e do Mundo.

Defesa

Efetivo total: 72,5 mil (1998).
Gastos: US$ 4,7 bilhões (1998).

Relações exteriores

Organizações: Apec, Asean, Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU.

População

Total: 3,6 milhões (2000), sendo chineses 76%, malaios 15%, indianos 6%, outros 3% (1996).
Densidade populacional: 5.616,22 hab./km2.
População urbana: 100% (1998).
Crescimento demográfico: 1,4% ao ano (1995-2000).
Fecundidade: 1,68 filho por mulher (1995-2000).
Esperança de vida M/F: 75/79 anos (1995-2000).
Mortalidade infantil: 5 por mil nascimentos (1995-2000).
Analfabetismo: 7,6% (2000).
IDH (0-1): 0,907(2005, PNUD).

Fonte: pt.wikipedia.org

voltar 123avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal