Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Singapura  Voltar

Singapura

UM MUNDO EM UMA CIDADE

Singapura é uma pequena e próspera ilha asiática de clima tropical que abriga em seu território uma densa população multicultural. Ali convivem a antigüidade e a modernidade com singular astucia, entre povos de diferentes raças que evidenciam sua cultura tanto em sua arquitetura como na religião, festas e até comida.

A República de Singapura, seu nome oficial, concentra no seu interior um pedaço de história de cada uma das migrações que, atraídas pela sua riqueza comercial, chegaram com desejo de prosperidade e deixaram suas marcas ainda latentes em cada uma de suas ruas.

ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO

Passaporte em vigor, com validez mínima de 6 meses, sem visto para as estadias que não superem os 90 dias, bilhete de saída e dinheiro suficiente para a estadia.

Pode-se introduzir livremente no país um litro de vinho e de bebidas alcoólicas. As drogas estão seriamente proibidas sendo seu tráfico castigado incluso com a pena de morte.

CLIMA

Clima tropical com temperaturas quentes. O monção chega ao país de novembro a janeiro enquanto que a estação seca é de julho a setembro.

EQUIPAMENTOS DE VIAGEM

Se recomenda levar roupa de algodão e calçado cômodo, óculos de sol, protetor solar e repelente contra insetos.

IDIOMA

Os idiomas oficiais são o inglês, malaio, tamil e chinês.

RELIGIÃO

A maioria da população professa religiões de origem chinês (54%), muçulmanos 16% e budistas 7%.

ELETRICIDADE

A tensão elétrica é de 220/240 voltz a 50 Hz.

MOEDA E CÂMBIO

A moeda oficial é o Dólar de Singapura (SGD). Um SGD eqüivale a 100 centavos. Bilhetes de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 500, 1.000 e 10.000 dólares. Moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos e 1 dólar. Se pode trocar moeda nos bancos, casas de câmbio, lojas, restaurantes e hotéis.

EMERGÊNCIA - SAÚDE - POLICIAMENTO

Não necessita nenhuma vacina nem certificado médico para ingressar ao país. É recomendável não beber água da torneira nem comer alimentos sem ferver.

Singapura conta com uma boa infra-estrutura de hospitais e de serviços médicos. Existem numerosas clínicas onde atendem os estrangeiros. É recomendável viajar com um seguro médico e de assistência. Para emergências médicas ou policiais deve-se solicitar ajuda nas recepções dos hotéis e nos consulados ou embaixada mais próximos.

CORREIOS E TELEFONIA

A agência geral de correios encontra-se na rua Fullerton e está perto do rio Singapura. Permanece aberta as 24 horas do dia para serviços básicos. O horário normal é de 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e de 8 às 14 horas de sábados. Para ligar a Singapura deve-se marcar, seguido do número do abonado (não existem prefixos da cidade).

FOTOGRAFIA

Pode levar sua própria equipagem ou comprar o necessário ao chegar a Singapura. Encontrará equipamentos modernos e variedades de preços (alguns com muitas vantagens).

HORÁRIO COMERCIAL

A maioria da lojas abrem durante todo o dia entre 10 ou 12 horas. Algumas inclusive abrem às 7 da manhã.

GORJETAS

A maioria dos restaurantes e hotéis se inclui um porcentagem em conceito do serviço. Outros prestadores de serviços esperarão alguma gorjeta.

TAXAS E IMPOSTOS

Existe uma taxa de aeroporto.

GASTRONOMIA

O prato nacional é o Hokkien, um característico prato de macarrões fritos. Entretanto, na comida de Singapura também se deslumbram as características multiculturais. A variedade das especialidades culinárias e lugares onde prová-las são enormes. Existem muitos mercados ambulantes de comidas típicas e nos restaurantes encontram-se todos os tipos de comida imaginável. Podendo encontrar pratos chineses, malaios, hindus, indonésios e até os típicos pratos "fast food" como um hambúrguer e refrigerante.

Os pratos chineses são basicamente fritos em frigideira com uma combinação deliciosa de vegetais e carnes feitas em poucos minutos. O sabor agridoce dos pratos é singular e podem acompanhar com uma sopa won ton, chow mein e os conhecidos rolinhos primavera. A diferença desta, a comida influída pelo estilo de Beijing utiliza mais os macarrões que o arroz nas suas combinações principais e é muito comum encontrar pratos elaborados com carne de pato. A comida hindu de Singapura mescla os costumes do norte e sul da Índia, assim podemos encontrar pratos vegetarianos ou aqueles baseados em diversas carnes muito temperadas. Existe uma sopa de lentilha muito popular chamada dhal, uma bebida que combina o yoghurt e a água conhecida como lassi e os molhos e temperos conhecidos como chutneys.

COMPRAS

Em Singapura as compras estão determinadas, o tipo de mercadoria que se quer comprar. Ao ser um lugar livre de impostos, os preços são realmente atrativos ao comprador. Os artesanatos são variados e correspondem as expressões culturais de cada grupo racial. Os tecidos hindus, as máscaras chinesas ou as estátuas artesanatos encontram-se com facilidade nas zonas das ruas ou lojas exclusivas.

As lojinhas de bazar oriental, os artesanatos de Ásia e Europa, os tapetes de nó feito a mão, as câmaras fotográficas, os equipamentos eletrônicos, cigarro ou demais curiosidades se encontram nas ruas e armazéns que permanecem abertos entre 10 e 12 horas ao dia. Se a criado um Plano de Detalhistas de mercadorias que permite obter artigos de qualidade garantidos pelas associações de comerciantes (estão sinalizados com o símbolo vermelho e branco de Merlion).

ENTRETENIMENTO

Ao ser uma zona de grandes riquezas naturais, as atividades de entretenimento são variadas e pode-se sentir o clima de verão quase todo o ano. Os cruzeiros pelo mar permitem conhecer não só as formosas praias como também desfrutar dos esportes náuticos. Os recorridos pelas Reservas Naturais são encantadores e encontram-se tanto na zona do interior como na costa. Pode-se praticar o windsurf no Parque da Costa Leste, o golfo em Sentosa, ou o polo nas pistas especiais. Pode também recorrer o Lago de Sentosa em canoa, ou realizar esqui aquático em Ponggol Point. Se de descansar se trata, estão as praias de East Coast Pak o Changi Point.

Quem desfruta das expressões artísticas tem a oportunidade de ver numerosas peças não só de teatros da cidade, senão nas festividades das ruas. Além disto, se encontram museus e construções religiosas representativas da cultura chinesa e hindu. Também encontrará grandes edificações modernas para ir de compras e desfrutar de uma boa comida e espetáculos noturnos.

FESTIVIDADES

Nas atividades festivas novamente encontramos uma enorme variedade determinada mais pelos costumes religiosos e das épocas do ano.

Nos primeiros meses do ano se pode apreciar o Ponggal que é o festival da colheita celebrado pelos hindus quem oferecem arroz, vegetais, cana de açúcar e espécies dos deus. Também é singular a celebração do Ano Novo Chinês onde a Dança do Dragão marca o início de uma nova temporada. As casas abrem suas portas, as crianças celebram com gritaria e todos se desejam um Kong Hee Fatt Choy (um feliz e próspero ano novo). No bairro chinês se celebram eventos especiais pela festividade e é popular o passar malam ou o mercado noturno que culmina com variedades e fogos artificiais.

Os meses de março e abril estão marcados pelo Cheng Beng, tradição chinesa que consiste em visitar as tumbas dos ancestrais para limpá-las e dar lhes oferendas, e o Aniversário do Deus Macaco (o aniversário de Tse Tien Tai Seng Yeh), uma cerimônia onde os médiuns se perfuram a cara e a língua com agulhas para realizar escritos especiais de sangue.

Em abril se celebra o Dia Vesak, a celebração do aniversário de Buda soltando pássaros enjaulados como símbolo de libertar as almas do cativeiro, além de diferentes rituais cerimoniais nos templos religiosos.

Em maio e junho podem ver as procissões de celebração do Aniversário do Terceiro Príncipe, onde os fiéis entram em transe como amostra da fé e acudam aos templos da rua Queen perto da Becoolen. Também nesta época se celebra o Festival de Artes de Singapura que conjuga amostras de arte, dança, drama e música.

O 09 de agosto é a celebração do Dia Nacional de Singapura onde se sucedem procissões civis e militares pelas principais ruas acompanhados de fogos artificiais que simbolizam a independência em 1965.

Os hindus celebram nos meses de setembro e outubro o Thimithi, provando sua fé caminhando sobre brasas ardentes no templo Sri Mariamman, e o Navarathri, o Festival das Nove Noites, dedicado as mulheres de Shiva; Vishny y Brahma, onde jovens mulheres são vestidas ao estilo tradicional para bailar as danças cerimoniais.

Os últimos meses do ano celebram o Deepavai, a Vitória de Rama sobre o demônio King Ravana, comemorando com o festival das Luzes, onde pequenas lâmpadas de óleo são colocadas para iluminar as casas hindus, assim como os templos principais.

Os dias festivos oficiais são o 01 de janeiro, Ano Novo, 19 e 20 de fevereiro, 3 de março, 5 e 28 de abril, 1 e 3 de maio, 9 de agosto, Dia Nacional, e 10 de novembro.

Transportes

Avião

O Aeroporto Internacional de Changi está condicionado para receber numerosos vôos internacionais ao que chegam linhas aéreas como Air France, Finnair, Malaysia Airlines, Myanma Airlines, Philipine Airlines, Royal Brunei Airlines, Silk Air, Singapora Airlines e Swiss Air.

Ônibus

O serviço de ônibus de Singapura (SBS) e o Serviço de Transporte Trans-Islan (TIBS), são cômodos e baratos. Podem-se conseguir abonos de 1 a 3 dias, chamados os "Singapore Explorer".

Automóvel

Em Singapura trabalham as principais companhias internacionais de aluguel de carros e podem conseguir com ou sem chofer. Se prefere dirigir, deverá ter sua carteira de motorista internacional em vigor. Recorde que se dirige pela esquerda.

Transportes Públicos

O Mass Rapid Transit (MRT) ou Transporte Rápido Coletivo está composto por trens que recorrem a zona de norte a sul e de leste a oeste. Seu horário é de 6 da manhã a 12 da noite. Existem estações autorizadas nas zonas hoteleiras e nas ruas principais como Orchad Road. O sistema de pagamento é simples de utilizar com bilhetes e máquinas acessíveis.

Táxis

São muitos e econômicos. A maioria deles tem ar condicionado. Possuem taxímetros homologados e alguns acréscimos autorizados cujo tarifário se exibe à disposição do cliente.

Fonte: www.rumbo.com.br

Singapura

A história

Esforço de uma nação de desenvolver recursos humanos apesar de Cingapura ser predominantemente chineses, é uma sociedade multicultural e multi-religioso urbano.

O inglês é a língua da administração, educação e comércio. As crianças devem estudar Inglês e sua "língua materna", mandarim, malaio ou Tamil, bem como matemática e ciências. Com tanta coisa em sua chapa, o que é que permitiu que estudantes de Cingapura para executar tão bem na Matemática e Estudo da Terceira Internacional Ciência (TIMSS)?

Introdução

Posição superior de Cingapura no TIMSS é bem conhecido entre os educadores de matemática. No entanto, os educadores de matemática raramente mencionam o fato de que Cingapura ficou em 16 dos 26 países que participaram no Estudo de Ciência Segunda Internacional (SISS), realizado em 1983-1984.

O Ministério da Educação considerou o melhor desempenho em TIMSS, em comparação com SISS, para ser um resultado direto das mudanças que ele instituídas na matemática e ciências (MOE 1996). Assim, em vez de comparar o desempenho de Cingapura com a dos Estados Unidos, acredito que devemos considerar as mudanças feitas no sistema educacional de Cingapura que permitiram esta melhoria significativa no desempenho em matemática em pouco mais de uma década. Este ensaio considera fatores que podem ter contribuído para um melhor desempenho de Cingapura.

O sistema de educação e de grandes mudanças no currículo

Cingapura tem um sistema centralizado de educação, com um Ministério da Educação que lidera o desenvolvimento e implementação do currículo. Em 1990, o Ministério revisou o currículo de matemática para colocar maior ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos e promover a capacidade de aplicá-los na resolução de problemas matemáticos situações. O currículo revisto também enfatiza as habilidades de processos e desenvolvimento de atitude. A prática de alunos de rastreamento de acordo com a sua capacidade foi introduzido, e um currículo diferenciado é usado para ensinar os alunos de acordo com a sua capacidade. Além da implementação de um sistema de currículo e exame nacional, o Ministério também recomenda livros didáticos, fornece guias pedagógicos, e estabelece padrões de desempenho. Por isso, o currículo destina tornou-se abrangente, altamente focada e coerente em sua cobertura em todas as escolas (MOE 1996). Por sorte, o currículo ensinado foi semelhante para os itens de teste TIMSS. Soh (1999) encontrou uma correlação muito alta entre TIMSS realização e item do currículo do jogo. Portanto, o sucesso dos alunos de Singapura sobre o TIMSS pode ser parcialmente explicado pela combinação entre o currículo e os itens de teste TIMSS.

Também o centralizado, sistema de ensino eficiente e tamanho relativamente pequeno de Cingapura permitir que o Ministério para divulgar informações de forma eficaz. O Ministério pode informar os professores sobre as mudanças no currículo e pode conduzir sistematicamente em serviço cursos para preparar professores para tais mudanças. Além disso, o Instituto Nacional de Educação (NIE) realiza toda a educação inicial de professores em Cingapura. O Ministério informa NIE sobre as mudanças no currículo de matemática, e NIE prepara novos professores para as mudanças, conteúdos e práticas pedagógicas. No entanto, porque o período de formação de professores inicial é muito curto, o Ministério reconheceu a necessidade de uma educação contínua de professores. A política do Ministério permite que os recém-licenciados a ter uma leve carga de trabalho e ser orientado por professores seniores durante o primeiro ano de ensino. Professores estabelecidos têm direito a, pelo menos, 100 horas de formação em serviço a cada ano. Este treinamento é oferecido por agências como NIE e da Associação de Educadores de Matemática.

A estrutura da sociedade em Cingapura

Embora os fatores mencionados anteriormente, possivelmente, contribuir para o sucesso de Cingapura, por que é a sociedade passíveis de mudanças instituídas pelo Ministério? Cingapura não tem recursos naturais. Os líderes políticos de Cingapura lembrar constantemente as pessoas desta deficiência e lembrá-los de que o bem-estar econômico do país depende de seu desenvolvimento de recursos humanos. Os líderes políticos prescrever a educação como meio de desenvolvimento dos recursos humanos. Cingapura criou estruturas para premiar e apoiar os indivíduos que fazem bem academicamente. As metas e recompensas são, portanto, claramente definido. Assim, apesar de Cingapura é multicultural e multi-religioso, é homogênea em que todos os grupos culturais compartilham um objetivo comum para os seus filhos, um futuro melhor através da educação. Próprias crianças valorizam esse objetivo.

Investimento em educação

Governo de Cingapura continua a investir fortemente na educação. Evidência é visto na modernização contínua das escolas, a construção de novas, ea provisão de infra-estrutura adequada para ajudar professores e alunos usam a tecnologia no ensino e na aprendizagem. Pais em Cingapura investir fortemente na educação de seus filhos. A alta proporção de crianças de Cingapura receber ajuda depois da escola adicional com seus trabalhos escolares de professores particulares.

Conclusão

Cingapura tem feito progressos consideráveis durante os últimos dez anos, principalmente porque todas as partes façam um esforço concertado para promover a educação ea realização dos alunos. Este esforço tomou a forma de um currículo de matemática revista, recursos pedagógicos, e no serviço de apoio. O sucesso dos alunos de Cingapura é devido à colaboração de professores, alunos e pais, bem como uma estrutura que suporta o sucesso acadêmico.

Swee por Ng Fong

Referências

Ministério da Educação (MOE). Terceiro Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS). Relatório Nacional de Cingapura (População 2). Divisão de Investigação e Ensaios, Ministério da Educação, Cingapura, 1996.
Soh, KC "Três G7 e três pequenos dragões asiáticos em Matemática TIMSS na quarta série." O educador Matemática.

Fonte: www.nctm.org

Singapura

Nome oficial: República de Cingapura (Republik Singapura / Xinjiapo Gongheguo / Singapur Kudiyarasu).

Nacionalidade: cingapuriana.

Data nacional: 9 de agosto (Dia da Pátria).

Capital: Cidade de Cingapura.

Idioma: malaio, mandarim, tâmil e inglês (oficiais).

Religião: budismo, taoísmo e religiões tradicionais 54,4%, islamismo 14,9%, cristianismo 12,9%, hinduísmo 3,3%, sem filiação 14,5% (1995).

GEOGRAFIA

Localização: sudeste da Ásia.
Hora local: +10h20.
Área: 641 km2.
Clima: equatorial.

POPULAÇÃO

Total: 3,6 milhões (2000), sendo chineses 76%, malaios 15%, indianos 6%, outros 3% (1996).
Densidade: 5.616,22 hab./km2.
População urbana: 100% (1998).
Crescimento demográfico: 1,4% ao ano (1995-2000).
Fecundidade: 1,68 filho por mulher (1995-2000).
Expectativa de vida M/F: 75/79 anos (1995-2000).
Mortalidade infantil: 5 por mil nascimentos (1995-2000).
Analfabetismo: 7,6% (2000).
IDH (0-1): 0,881 (1998).

POLÍTICA

Forma de governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: não há.
Principais partidos: da Ação do Povo (PAP), dos Trabalhadores (WP), Democrático de Cingapura (SDP).
Legislativo: unicameral - Parlamento, com 83 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos.
Constituição em vigor: 1959.

ECONOMIA

Moeda: dólar de Cingapura.
PIB: US$ 84,4 bilhões (1998).
PIB agropecuária: 0% (1998).
PIB indústria: 35% (1998).
PIB serviços: 65% (1998).
Crescimento do PIB: 8,5% ao ano (1990-1998).
Renda per capita: US$ 30.170 (1998).
Força de trabalho: 2 milhões (1998).
Agricultura: legumes e verduras, banana-da-terra, orquídeas.
Pecuária: suínos, aves, bovino
Pesca: 13,3 mil t (1997).
Mineração: granito.
Indústria:
produtos eletroeletrônicos, refino de petróleo, química, máquinas (não elétricas), metalúrgica, naval.
Exportações: US$ 109,9 bilhões (1998).
Importações: US$ 101,6 bilhões (1998).
Principais parceiros comerciais: Japão, EUA, Malásia, Tailândia.

DEFESA

Efetivo total: 72,5 mil (1998).
Gastos: US$ 4,7 bilhões (1998).

Fonte: www.portalbrasil.net

voltar 123avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal