Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Stevia - Página 7  Voltar

Stevia

Adoçante Stevia

Adoçante Stevia é extraído das espécies de ervas, Stevia rebaudiana, que contêm o adoçante . O uso da estévia como adoçante ainda é controverso , algumas pessoas afirmam que ele seja seguro, enquanto outros são da opinião que ele tem vários efeitos colaterais.

Adoçante Stevia é um produto à base de plantas, sintetizada a partir da planta Stevia rebaudiana. Esta espécie de planta pertence à família Asteraceae e é nativa da América do Sul. O uso de estévia como adoçante era conhecido desde tempos imemoriais. Stevia é comumente conhecida como erva doce. É a presença de glicosídeos, esteviosídeos e rebaudiosides que fazem a estévia muito doce a gosto. As folhas frescas da planta estévia podem ser utilizados diretamente para a preparação de chá e café.

Stévia

Adoçante Stevia: Segurança

Falando sobre a segurança do adoçante de estévia, a folha da erva tem sido usada como doce de alimentos durante vários anos pelos índios no Paraguai. Não havia nenhum relatório informando os efeitos colaterais e perigos da estévia.

Como mais e mais pessoas vieram a conhecer sobre as propriedades edulcorantes da erva, várias pesquisas têm sido conduzidas a respeito da segurança e os perigos do uso de plantas de estévia nos alimentos. Globalmente, os resultados são mais positivos, afirmando que a estévia é não- tóxico e seguro para o consumo.

Estudos têm mostrado que as folhas de estévia bruto (não processado ) e secas em pó são 10-15 vezes mais doce que o açúcar, enquanto os puros extrato de estévia é de cerca de 200-300 vezes mais doce que o açúcar. Você pode sentir um ligeiro sabor amargo com adoçante de estévia, que é algo semelhante ao alcaçuz. Comercialmente, adoçante de estévia é usado como um substituto do açúcar em uma miríade de produtos doces. Você vai encontrar adoçante de estévia em forma de pó de ervas e extrato de estévia no mercado. Por razões de segurança, certifique-se que você compra adoçante de estévia de uma marca de confiança.

Nos últimos tempos , vários países aprovaram o uso de stevia como um suplemento dietético. Adoçante Stevia é baixa no índice glicêmico e contém zero calorias. Por isso, é melhor do que o açúcar e outros substitutos do açúcar .

Os benefícios da stevia na forma de extratos e como adoçante na luta contra a níveis elevados de açúcar no sangue, osteoporose e obesidade já foram apresentadas. Mais ensaios clínicos são necessários para confirmar o uso de curativo de adoçante de estévia no tratamento destas condições de saúde.

Stevia Adoçante : Efeitos Colaterais

Enquanto adoçante de estévia é puro e não adulterado, os efeitos colaterais de adoçante de estévia é desprezível. No entanto, o fato preocupante é que o adoçante de estévia não é aprovado pela Administração dos Alimentos e Drogas ( FDA) como aditivo alimentar, e é mencionado como um suplemento seguro. Prováveis efeitos colaterais de adoçante stevia incluem:

Alergias – Um dos efeitos colaterais proposta de adoçante de estévia são reações alérgicas. Aqueles indivíduos que são sensíveis a ragweed estão em maior risco de manifestar reações alérgicas ao adoçante de estévia.

Pressão arterial baixa – Ingerir uma quantidade muito elevada de adoçante de estévia e extrato pode abaixar a pressão sanguínea.

Considerando isso, as pessoas que têm um problema de baixa pressão arterial deve usar o adoçante stevia sob supervisão médica.

Malabsorção – De acordo com um estudo realizado em animais, oferecendo altas doses de adoçante de estévia, dificulta a assimilação de carboidratos pelo organismo. No entanto, mais testes devem ser realizados se edulcorante stevia tem o mesmo efeito sobre o corpo humano ou não.

Assim, vimos que os benefícios do adoçante de estévia em relação a outros adoçantes artificiais ainda é discutível. No lado positivo, os japoneses estão usando stevia como um substituto do açúcar natural em seus produtos alimentares de várias décadas sem sofrer efeitos adversos à saúde.

Fonte: www.lifestyles.com.br

Stevia

Stevia é um arbusto perene que cresce até 1 m de altura e tem folhas 2-3 cm de comprimento. Pertence à família Aster, que é nativa das regiões do norte da América do Sul.

Estima-se que 200 espécies de Stevia são nativas da América do Sul; S. rebaudiana é cultivada comercialmente em muitas partes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Israel, Tailândia e China.

Stevia tem sido utilizado a 400 anos ou mais para adoçar o tradicional mate.

Stévia

Esteviosídeo, compõem de 6-18% das folhas da Stevia, é também o glicosídeo predominante na folha e foi provado ser cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar. Outros componentes incluem steviolbiosídeo, rebausiosídeos A-E e dulcosíseo A.

Atualmente, como um edulcorante natural, a Stevia vem sendo utilizada em países como Coréia, Japão, China, América Latina (Brasil e Paraguai), Taiwan, Indonésia, Rússia, Austrália, E.U.A. (Dietary Supplement) e de outros países.

Aplicações

Stévia

Bebidas

Edulcorantes à base de Stevia proporcionam um dulçor moderado comparado ao do açúcar. Os produtos convencionais à base de Stevia não podem substituir mais do que 20-30% de açúcar. No entanto, os produtos Steviten da Daepyung podem substituir de 50-80% de açúcar a um baixo custo para manter a doçura e o sabor natural dos produtos.

Sorvetes

Os edulcorantes de Stevia não deixam os sorvetes pegajosos. Desde que reduzidas as quantidades de açúcar em sorvetes, eles não causam a diminuição do ponto de congelamento. Edulcorantes de Stevia minimizam os custos de congelamento.

Gomas e candies

Os edulcorantes de Stevia podem ser utilizados para o fabrico de gomas e candies sem açúcar, de baixo poder calorífico em combinação com outros edulcorantes, como xilitol, eritritol e maltitol.

Compotas e Geléias

Os edulcorantes de Stevia podem reduzir a quantidade de açúcar para ser utilizado em compotas e geléias. A Stevia pode aumentar levemente o flavour das frutas. Adoçantes de Stevia transmitem bem os sabores ácidos dos frutos e reduzem o valor calórico de compotas e geléias com o mesmo poder de dulçor.

Fonte: www.domondo.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal