Suor

PUBLICIDADE

Suor – O que é

suor tem como principal função é controlar a temperatura de nosso corpo. Conforme a água do suor evapora, a superfície da pele esfria.

suor sai da pele por pequenos orifícios chamados poros. Quando o suor atinge o ar, o ar faz com que evapore (isso significa que passa de líquido a vapor). Conforme o suor evapora de sua pele, você esfria.

Suor é um líquido secretado pelas glândulas sudoríparas. Em nosso corpo há mais de 2 milhões destas glândulas, localizada na derme, a camada intermediária da pele, que está logo abaixo da epiderme.

Só não são encontradas glândulas sudoríparas nos lábios, mamilos e nos órgãos genitais.

Vale lembrar que este líquido é formado basicamente por água, porém outras substâncias podem ser encontradas, como a ureia, o ácido úrico, o cloreto de sódio, entre outros – por isso que o suor tem um sabor “salgado”.

Então, o suor é um líquido límpido e salgado produzido pelas glândulas da pele. O suor é como seu corpo se esfria. Você transpira principalmente sob os braços, nos pés e nas palmas das mãos.

Suor – Importância

Apesar de nojento para algumas pessoas, o suor é de grande importância.

É por meio dele que nosso organismo consegue se resfriar e, assim, evitar que entremos em “pane”: caso a temperatura corporal passe dos 41ºC ( geralmente por conta de infecções, inflamações e de intoxicação), pode ocorrer convulsões. Caso ela ultrapasse os 43ºC, a pessoa pode, em casos extremos, morrer, por conta da desnaturação das proteínas existentes no organismo.

Quando fazemos um exercício ou o dia está com temperatura elevada, nosso organismo acaba por ficar mais quente.

A temperatura média humana é de 36ºC a 37ºC: caso ela aumente, é preciso que o organismo busque a adequação da temperatura. Assim, existem as glândulas sudoríparas.

Conforme estas glândulas recebem o estímulo do sistema nervoso, por meio das fibras nervosas simpáticas, elas entram em ação e começam a secretar o suor.

O mecanismo responsável por regular a temperatura do organismo se chama termorregulação.

Desta forma, quando o suor é secretado pelas glândulas sudoríparas, parte do calor contido no organismo se dissipa ao meio externo, tendo em vista que o suor acaba por evaporar, ajudando na termorregulação.

Suor
Suor

Suor – Saúde

Algumas pessoas apresentam um problema chamado hiperidrose, que nada mais é do que a produção excessiva de suor. Estas pessoas contam com glândulas sudoríparas que são hiperfuncionais e, portanto, trabalham de tal forma que fazem com que a pessoa transpire em excesso. Geralmente, isso ocorre em regiões como as axilas, sola dos pés, virilha, rosto e palma das mãos – o que causa um desconforto na pessoa.Existem alguns tratamentos para a hiperidrose, como a aplicação de injeções de toxina botulínica nas áreas afetadas ou, ainda, de uma operação, chamada de simpatectomia, que retira ou destrói as glândulas sudoríparas.

Quais são algumas das causas da transpiração?

Suor

transpiração é um processo no qual muitos organismos, incluindo humanos, liberam água e sais dissolvidos através dos poros da pele. O objetivo principal desse processo é a termorregulação ou controle de temperatura; um organismo tende a suar quando fica superaquecido. A maioria das causas da transpiração está relacionada ao retorno do corpo a uma temperatura saudável e normal.

Muitos organismos tendem a suar quando se envolvem em alguma forma de atividade vigorosa, como exercícios intensos. Existem muitas outras coisas que podem causar suor; alguns estão relacionados a distúrbios médicos, enquanto outros podem simplesmente estar relacionados ao estresse ou tensão emocional.

A atividade física vigorosa está entre as causas mais comuns de suor. Quando alguém transpira, a transpiração cobre a pele; essa transpiração mais tarde evapora e leva um pouco do calor do corpo com ela.

Quando alguém se envolve em exercícios particularmente intensos, seu corpo produz mais calor. Assim, a quantidade que suamos corresponde ao rigor da atividade que exerce.

As causas da transpiração também tendem a estar intimamente relacionadas ao equilíbrio dos hormônios no corpo; condições ou substâncias que alteram os níveis hormonais podem causar sudorese.

Pessoas que sofrem de câncer ou de algumas infecções às vezes suam por causa dos efeitos que essas doenças têm no equilíbrio dos hormônios. A febre também está entre as muitas causas da sudorese, mas está mais relacionada ao aumento da temperatura corporal do que ao equilíbrio hormonal. Existem algumas substâncias que muitas pessoas ingerem regularmente que podem causar suor. Cafeína e álcool são dois dos exemplos mais proeminentes, embora muitos medicamentos possam ter efeitos semelhantes.

Existem também algumas causas psicológicas para a transpiração. As pessoas costumam suar quando estão com medo, nervosas ou sob estresse significativo. Isso também está relacionado aos hormônios; quando alguém está sob estresse emocional, a adrenal produz mais do que as quantidades normais do hormônio epinefrina. Isso, combinado com outros níveis hormonais alterados, pode levar à sudorese.

Freqüentemente, o suor em resposta ao estresse psicológico parece frio porque não ocorre em resposta ao calor físico.

Algumas pessoas suam excessivamente quase o tempo todo. Esse suor excessivo é conhecido como diaforese ou hiperidrose e geralmente não tem uma causa clara. Normalmente, essa forma de suor se concentra nas palmas das mãos e nas axilas. Como pode cheirar e encharcar as roupas, essa pode ser uma condição embaraçosa.

Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente)

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.