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Termostato



Componentes elétricos de um sistema de refrigeração

Termostato;

Termostato descongelante;

Chave seletora;

Protetor térmico;

Capacitores;

Bobina da válvula reversora;

Relés;

PTC;

Termostato

É um componente cuja função é a de controlar a temperatura ambiente (interna ou externa) mantendo-a o mais estável possível. Ele atua parando ou colocando em funcionamento o compressor, automaticamente.

Normalmente é constituído de um bulbo, um capilar e contatos elétricos. Existem modelos mais sofisticados que mudam a resistência elétrica conforme a temperatura aumenta ou diminui, enviando um sinal para a placa eletrônica que controla o aparelho colocar o compressor em funcionamento.

Termostato

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Seu funcionamento baseia-se no princípio da dilatação dos corpos. O termostato contém em seu capilar um gás que pode ser dióxido sulfúrico, cloreto de metila, gás utilizado no sistema ou outro similar.

A dilatação ou contração das moléculas do gás transmite este movimento a um fole acoplado a uma peça móvel que atua fechando ou abrindo os contatos e, dessa forma, ligando ou desligando o compressor.

Teste do termostato

Ele pode ser testado através da verificação de continuidade com um multímetro:

Desligá-lo do circuito;

Girar o botão para posição desligado;

Colocar a ponta de prova entre os dois terminais;

Verificar continuidade – não deve existir. Girando-se o botão para posição ligado, ouve-se um "click", e deve passar a dar sinal de continuidade;*

Com o botão na posição ligado, dirigir um jato de R22 para o bulbo. Se estiver funcionado bem não deve dar continuidade.

* para temperatura ambiente acima de 18o. C (para termostato frio) e abaixo de 26o. C (para termostato CR)

Termostato descongelante

É utilizado somente nos aparelhos ciclo reversos. Trabalha normalmente fechado. Sua funcao é inverter o ciclo calor para o frio, quando houver um início de congelamento no condensador. Normalemente está fixado na lateral esquerda do condensador.

Teste do termostato descongelante

localizar seus terminais no painel de comando e, retirando-os, realizar a seguinte operação:

Com as pontas de prova do multímetro na escala Ohm x 1 toque os terminais.

O termostato está bom se apresentar as duas condições seguintes:

Em ambiente acima de 10o C o marcador do multímetro deve se movimentar;
Em ambiente abaixo de - 4o C o marcador do multímetro não deve se movimentar.

Obs.: para conseguir temperatura ambiente abaixo de - 4o C, dirija uma jato de R22 sobre o termostato

Chave seletora

É o componente cuja função é a de selecionar o contato entre os diversos componentes elétricos. O defeito mais comum que apresentam é seus contatos ficarem permanentemente abertos ou fechados (colados). Apesar de haverem diversos tipos de chaves seletoras, as caracterisiticas de funcionamento são iguais em todas.

Termostato

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Deve-se seguir as etapas abaixo para testa-las:

Coloque a chave na posição desligada;

Retire todos os terminais do circuito, deixando livres os bornes da chave;

Colocar uma ponta ponta de prova do multímetro num terminal da chave;

Com a outra ponta de prova tocar os demais terminais. Não deve haver continuidade;

Com o multímetro na mesma posição, encosta-se nos terminais, um de cada vez, ao mesmo tempo em que se gira o botão da chave. Deve haver continuidade.

Protetor térmico (ou de sobrecarga)
Os sistemas de refrigeração são equipados com dispositivos térmicos de segurança que protegem-no contra um excesso de corrente (alta amperagem). É ligado em série com o circuito que alimenta o compressor.

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Termostato

Internamente são constituídos por dois tipos de metais com coeficientes de dilatação térmica diferentes. Um aquecimento sofrido por um excesso de amperagem causara uma dilatação maior em um dos metais, abrindo o circuito.

Teste do Protetor térmico

Seu funcionamento adequado pode ser verificado através da seguinte forma:

colocar o aparelho em funcionamento;

Levar o termostato a posição máxima (mais frio)

Desligar o aparelho, ligando-o imediatamente a seguir. O protetor deverá desligar o compressor.

O funcionamento pode ser ainda ser verificado através de um multímetro, encostando as pontas de prova nos terminais de ligação. Deve haver continuidade.

Capacitores

Os capacitores são constituidos de dois condutores (armaduras) separados por um material isolante (dielétrico). Aplicando-se uma diferença de potencial eletrico (tensão ou "voltagem") entre suas placas ocorrerá o armazenamento de carga elétrica.

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Nos ar-condicionados são usados dois tipos de capacitores: um de partida (eletrolíico) e outro de marcha tambem conhecido como capacitor de fase ou permamente.

Os capacitores eletrolíticos aumentam o torque de partida do compressor. Sua presença é muito importante. Na partida do compressor, a energia elétrica necessária será fornecida em parte pelo capacitor e em parte pela instalação elétrica do local sendo, dessa forma, a queda de voltagem bem menor.

Os capacitores eletrolíticos devem funcionar na forma vertical, com os terminais da armadura para cima.

Os capacitores de marcha (ou fase) sãa projetados para ficarem ligados ao circuito pemanentemente. Sua capacidade em Microfarads geralmente é pequena. Sua principal função é aumentar o fator de potência.

Nos ar-condicionados, o enrolamento de partida, mesmo depois do sistema ter adquirido sua rotação normal, permanece funcionando, ligado ao capacitor, de forma a melhorar o fator de potência do equiapmento.

Tensão de rutura

Uma tensão excessiva aplicada as placas do capacitor trará como consequência a rutura do dielétrico, inutilizando sua capacidade isolante. A tensão de rutura é expressa em volts. Assim, podemos ver impressos nos capacitores, por exemplo, o valor 40 µF - 440 VCA, onde 440 volts é a tensão de rutura do dielétrico.

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Teste de capacitores

Consideramos os capacitores defeituosos quando apresentam:

deformações;

vazamento de líquido;

circuito interno aberto;

curto-circuito.

Para deterctar os defeitos 3 e 4 usamos o multimetro na escala Ohm x 100

ligar as duas pontas de prova do instrumento nos bornes do capacitor e verificar:

sempre que o marcador da escala se movimentar para o nivel mais baixo da escala e voltar lentamente para o nivel mais alto o capacitor está bom;
quando o marcador se movimentar para a medida mais baixa e lá permanecer, o capacitor está em curto. Troque-o;
quando o marcador não se movimentar em nenhum sentido, o capacitor está aberto. Troque-o.

Bobina da válvula rerversora

A bobina da válvula reversora é usada nos aparelhos de ciclo reverso. Sua função é permitir a movimentação da haste da válvula, para que esta opere no ciclo de calor.

Teste da bobina

Ela deve ser testada na propria válvula:
aplicar nos terminais da bobina a tensão correspondente à sua tensão de trabalho. A bobina ficará energizada e a haste da valvula se movimentará, provocando um estalo - neste caso a bobina está boa;

quando a válvula estiver trancada, em vez do estalo será percebida uma vibração e a bobina estará boa. O defeito está localizado na válvula.

Relé

Em geral os motores de refrigeradores são colocados em marcha por intermédio de um relé, chamado de partida. O relé é uma chave automática que tira do circuito o enrolamento auxiliar do compressor e o capacitor de partida (se houver), assim que a rotação de trabalho tenha sido atingida.

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Apesar da tendência atual dos fabricantes ser optar pela diminuição de componentes, visto muitas equipamentos modernos não possuirem nem relé nem capacitor de partida, é importante termos noção do funcionamento, dado o grande número de equipamentos que ainda os utilizam.

A bobina do relé é ligada ao terminal comum do compressor por uma extremidade e em série com o capacitor de partida e a fase do compressor na outra extremidade. A tensão da bobina do relé é diretamente proporcional à velocidade do motor. Quando este atinge sua velocidade normal de trabalho, a tensão na bobina terá formado um campo magnético, desligando os contatos e, consequentemente, o enrolamento auxiliar do compressor.

O desenrolar desta operacao é efetuado em frações de segundo.

PTC

O PTC é uma das alternativas ao uso de relés para dar partida nos compressores. O relé, por ser um dispositivo mecânico é muito mais propenso a falhar. Já o PTC dispensa componentes eletro-mecânicos a ainda tem as vantagens de não interferir na rede, oferece maior proteção a bobina auxiliar e permite a instalação de um capacitor para aumentar a eficiência do motor.

O PTC é uma pastilha de material semi-condutor que em temperatura ambiente permite a passagem de corrente sem restrições.

Como a pastilha está ligada em série com a bobina auxiliar e a corrente de partida é elevada, a pastilha aquece aumentando a resistência ôhmica, dificultando a passagem da corrente para a bobina auxiliar em frações de segundos.

A pastilha PTC, só volta a permitir a passagem de corrente, após alguns minutos de parada do compressor. Se eventualmente ocorrer um corte de energia com retorno em seguida, antes do PTC esfriar, o mesmo não permitirá dar nova partida. Nesses casos atípicos. o protetor térmico fica atuando até que o PTC permita nova partida.

Vale lembrar que o PTC não só pode ser colocados em compressores específicos, desenvolvidos para ultilizá-lo.

Termostato

Fonte: refrigeracao.net

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