Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Tiranossauro Rex  Voltar

Tiranossauro Rex

 

O Tiranossauro (Tyrannosaurus) foi um dinossauro carnívoro. Ele viveu no período Cretáceo (cerca de 67 a 65 milhão anos atrás) e residia na América do Norte.

O rei dos dinossauros, e certamente o mais famoso o Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex viveu na imaginação de crianças e adultos durante décadas.

Olhando fixamente em muitos filmes, livros e programas de televisão, o Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex era certamente um caçador aterrorizante.

Por quase 90 anos, T-Rex era o maior predador conhecido por ter já andou sobre a Terra.

Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex foi um dos últimos dinossauros a morrer.

Sendo um Terópode, tinha apenas dois dígitos, ou os dedos, em seus antebraços superiores; os primeiros Terópodes tinham quatro dígitos.

À medida que a idade dos dinossauros evoluíam, eles lentamente perderam os dedos para três e, finalmente, dois. Seus braços também se tornou muito menor.

Os braços do Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex eram tão curtas que eles provavelmente não foram muito útil.

Sua enorme cabeça, que era cerca de quatro pés e meio de comprimento, poderia ter sido usado para engolir um humano em uma mordida. A fim de reduzir o peso, cabeça Tiranossauro estava cheio de buracos, uma adaptação visto em muitas dinossauros.

O primeiro Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex foi encontrado por Barnum Brown em 1902 em Montana.

Até meados dos anos 1990, pensava-se que o Tiranossauro Rex era o maior predador terrestre.

Em seguida, os cientistas descobriram Giganotosaurus que tinha cerca de 13,8 metros de comprimento, carnívoro que viveu na Argentina cerca de 100 milhões de anos atrás.

Nova pesquisa, publicada pela primeira vez em 2006, agora sugere que Spinosaurus pode ter sido ainda maior cerca de até 17 metros de comprimento.

O nome do Tyrannosaurus rex foi escolhido por Henry Fairfield Osborn em 1905, e como a maioria dos nomes científicos dos animais é derivado do grego antigo.

"Tiranossauro" significa "o lagarto tirano", "rex" significa "rei", e, portanto, em combinação "Tyrannosaurus rex" significa "tirano rei lagarto".

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Até recentemente, o Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex foi o maior dinossauro carnívoro conhecido.

Giganotosaurus e Carcharodontosaurus são um pouco maiores.

Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex era um predador feroz que andava sobre duas pernas poderosas. Este carnívoro tinha uma enorme cabeça com, aguçado, dentes substituíveis e grandes músculos da mandíbula bem desenvolvidos.

Ele tinha pequenas braços, cada um com dois dedos.

Os braços tinham cerca de 1 m de comprimento.

Cada pé de pássaro tinha três grandes dedos do pé, todos equipados com garras.

Seu enorme crânio tinha cerca de 1,5 m de comprimento.

O Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex poderia comer até 230 kg de carne e ossos em uma mordida.

O Tiranossauro (Tyrannosaurus) Rex tinha uma cauda rígida, pontiagudo (como outros Tetanurans que significa "rabo duro").

A cauda foi utilizado como um contrapeso para a sua enorme cabeça, para a agilidade e para fazer voltas rápidas.

Embora não seja o maior dinossauro carnívoro já descoberto, o Tyrannosaurus rex foi certamente um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos. O recém-descoberto carolinii Giganotosaurus e Carcharodontosaurus pode ter sido ainda mais enorme.

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

O Tiranossauro Rex

O Tiranossauro cujo nome significa lagarto tirano rei, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Giganotossauro e para o Carcharodontossauro, seus parentes, possivelmente mais agressivos, pois alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro (Tyrannosaurus) era um carniceiro, assim como os atuais urubus.

Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas.

Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro (Tyrannosaurus) abocanhava sua vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca.

Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne.

Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.

A evidência fóssil mostra que o Tiranossauro (Tyrannosaurus) tinha de cerca de 12 metros de comprimento e cerca de 4,6 a 6 metros de altura e 1,5 de crânio.

O Tiranossauro (Tyrannosaurus) andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h.

Cada pé possuía garras fortíssimas.

Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão.

Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal.

Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro (Tyrannosaurus) usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas.

O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauro (Tyrannosaurus), por comida e pelo direito de se acasalar.

Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e pertencia ao grupo denominado de terópodes.

Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado.

Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer uma pressão enorme. I

sso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro (Tyrannosaurus) como sendo um necrófago.

Dados do Dinossauro

Nome: Tiranossauro Rex
Nome científico: Tyrannosaurus rex
Época/Período: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca do 7,5 toneladas
Tamanho: 12,3 metros de comprimento
Altura:
4 metros
Alimentação: Carnívoro

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Tiranossauro
Tiranossauro Rex

Fonte: dinosaurpictures.org /www.kidsdinos.com/www.dinosaurjungle.com/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal