Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Tensão Pré Menstrual, Página 4  Voltar

Tensão Pré-Menstrual

Tensão pré-menstrual, ou TPM, é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens, especialmente. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.

Com elas, é diferente. A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.

Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte.

O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.

Mara Diegoli

Fonte: www.drauziovarella.com.br

Tensão Pré-Menstrual

Descrição

A Tensão pré Menstrual ocorre em todas as idades, mas é mais freqüente depois dos 30 anos.

Geralmente começa na semana anterior à menstruação, mas em algumas mulheres ela pode começar logo depois da ovulação.

A duração da Tensão pré Menstrual e a intensidade dos sintomas pode variar de mês para mês.

Na maioria da mulheres os sintomas desaparecem logo no primeiro dia de menstruação, em outras eles avançam mais alguns dias.

A Tensão pré Menstrual pode ser um problema sério por não só para a mulher, mas também para as pessoas próximas. Por exemplo, diminuição do rendimento profissional, sofrimento com os sintomas, clima de animosidade com relação às pessoas próximas.

Nem todas as mulheres tem todos os sintomas abaixo, que podemos dividir em dois grupos:

Sintomas físicos

Retenção de líquidos (inchaço). Espinhas na pele. Dor e sensibilidade nos seios, que nesses dias costumam aumentar de volume. Dor e sensibilidade na região inferior do abdômen. Dores de cabeça e enxaqueca. Aumento de peso. Cansaço. Dores no corpo.

Sintomas psíquicos

Irritabilidade. Agressividade. Nervosismo. Sensação de "estar de mal" com o mundo. Sensação de falta de controle. Depressão. Vontade de chorar. Diminuição de concentração. Alterações de humor.

Tratamento

1) Medicamentoso

Parece incrível que um problema tão chato tenha um tratamento tão simples, mas tem. Existem remédios muito baratos e eficazes que geralmente são tomados apenas nesses dias de TPM.

2) Alguns cuidados podem trazer algum alívio:

Nos dias de Tensão pré Menstrual:

Diminuir café, chá preto e refrigerantes. Diminuir sal (a não ser que vc esteja tomando também algum diurético). Diminuir álcool e cigarro. Diminuir frituras, gorduras e temperos fortes. Diminuir carga de trabalho. Aumentar exercícios físicos. Aumentar horas de sono. Tentar dormir ou pelo menos descansar uns 15 minutos depois do almoço. Aumentar doces, principalmente chocolate.

Fonte: www.mentalhelp.com

voltar 1 2 3 4 5 6 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal