Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Trânsito - Página 2  Voltar

Trânsito



SINAIS AMIGOS

Trânsito

PARA QUE SERVEM OS SINAIS? Existem muitas formas das pessoas se comunicarem entre si. Pode ser pela fala, pelo olhar, através dos sons, etc. Quando você está em um local público como num parque ou mesmo na sua escola e precisa ir ao banheiro, como é que você sabe qual é o banheiro feminino, ou seja, destinado as mulheres e qual o banheiro masculino, destinado aos homens? Em geral, há uma plaquinha com um desenho na porta, não é? Pois então. Essas placas tem um significado e servem para orientar as pessoas sobre alguma coisa.No trânsito, também é necessária essa comunicação.

Assim, fica muito mais fácil as pessoas se entenderem. Por isso, existem alguns sinais, que servem para facilitar a comunicação entre as pessoas. Eles são super importantes para "manter a ordem". Imagine que confusão seria, se não existissem os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais. Os sinais mais comuns no trânsito são os semáforos, as placas,as pinturas no chão das ruas, os gestos, os sons de apito e de sirenes, os sinais luminosos, as cores e assim por diante. Vamos conhecer alguns deles?

Semáforo para pedestres

Dica: se você estiver circulando no trânsito como pedestre, respeite o semáforo específico para eles. Só atravesse a rua, quando o bonequinho estiver VERDE.

Semáforo para veículos

Trânsito

É muito importante que você saiba o significado das cores. Quem é pedestre também deve ficar sempre bem atento a esse tipo de semáforo mesmo que ele seja específico para carros.

Veja o significado das cores: VERMELHO = indica que o veículo deve parar. AMARELO = é hora de prestar atenção. O sinal vai mudar, mas isso não quer dizer que o motorista já pode passar com o carro. Pelo contrário. Ele deve permanecer aguardando a sua vez ainda. VERDE = Agora sim. Esse é o momento correto para o motorista prosseguir.

PLACAS

Trânsito

Existem diversos tipos de placas que servem para orientar as pessoas, não só no trânsito, mas em diversos locais pelos quais andamos. No trânsito elas servem para orientar tanto os pedestres, quanto os motoristas. Todas elas têm um significado e transmitem mensagens muito importantes.

Sinais, gestos e sons

Além dos tipos de sinalização que vimos até aqui, os Agentes de Trânsito ou Policias, utilizam também os sinais sonoros, como os do apito por exemplo, ou ainda, os gestos com os braços.

CAMINHO SEGURO

INDO DE CASA PARA A ESCOLA E DA ESCOLA PARA CASA.

Trânsito

Preste atenção nessas dicas principalmente, se você vai para escola sozinho, sem a companhia de um adulto.

CAMINHE SEMPRE PELA CALÇADA.A RUA É O LOCAL DOS VEÍCULOS CIRCULAREM E NÃO PARA OS PEDESTRES.

A CALÇADA É  O LOCAL MAIS SEGURO PARA O PEDESTRE CIRCULAR. PORÉM, FIQUE ATENTO  QUANDO PASSAR POR  ENTRADAS E SAÍDAS DE GARAGENS E QUANDO ESTIVER ANDANDO POR LOCAIS MUITO MOVIMENTADOS.

SE VOCÊ UTILIZA A BICICLETA PARA IR PARA ESCOLA, PROCURE NÃO ANDAR SOBRE A CALÇADA. VÁ PELA DIREITA DA PISTA. É POR ISSO QUE CRIANÇAS MUITO PEQUENAS DEVEM EVITAR USAR A BICICLETA SE NÃO ESTIVREM ACOMPANHADAS DE UM ADULTO.

DEIXE PARA FAZER BRINCADEIRAS E COMPETIÇÕES  EM CASA OU NOS HO-RÁRIOS ADEQUADOS DENTRO DA ESCOLA. A RUA É UM LOCAL NO QUAL, VOCÊ DEVE ESTAR EXTREMAMENTE ATENTO. QUALQUER DISTRAÇÃO PODE PROVOCAR UM ACIDENTE. EVITE!

SE NA SAÍDA DA ESCOLA, VOCÊ ESTIVER ESPERANDO SEUS PAIS OU O ÔNIBUS, ESPERE NA CALÇADA. NADA DE SAIR CORRENDO, QUANDO ELES CHEGAREM. 

FIQUE ATENTO! TRÂNSITO É COISA SÉRIA. NÃO É LOCAL PARA BRINCADEIRAS. 

Trânsito

Procure sempre a companhia de um colega ou amigo para fazer o trajeto de ida e volta da escola. Nunca aceite carona de estranhos, mesmo que esteja super cansado. Não dê papo. Siga seu caminho. Chegando em casa ou na escola, conte a um adulto o que aconteceu.

Trânsito

Nunca aceite balas, doces ou qualquer tipo de presente de pessoas estranhas. Esta armadilha já é velha, mas os bandidos e marginais, acham que ainda tem criança que cai nela. Seja esperto! Por mais interessante, bonito, legal ou gostoso que pareça ser o que um estranho lhe oferecer, nunca aceite!

Trânsito

Quando estiver brincando na rua com seus amigos, procure ficar perto de casa e peça para um adulto ficar cuidando enquanto vocês brincam.

Trânsito

Nada de brincar no meio da rua ou nas calçadas. A rua é o local para os veículos circularem. A calçada é o local para os pedestres andarem. Portanto, nada de brincar em lugar errado. Tome cuidado também, ao brincar nas garagens dos prédios. Garagem é local de entrada e saída de carros. Peça para um adulto acompanhá-lo, assim você poderá brincar bem mais tranquilo e seguro.

CICLISTA EXEMPLAR

ANDAR DE BIKE? NÓS GOSTAMOS! E VOCÊ?

Trânsito

Vamos conhecer um pouco sobre esse veículo chamado bicicleta? Pedalando pelo tempo...

Trânsito

A história oficial da bicicleta, começou em 1790, quando um conde francês chamado sivrac criou o "celerífero" (celer = rápido, fero = transporte). Era uma bicicleta de madeira, que ainda não tinha pedais nem correntes e era empurrada com os pés no chão.

Veja como eram as primeiras bicicletas:

Trânsito

E... Hoje em dia?

Atualmente, as bicicletas estão modernas e muito mais populares. As estatísticas dizem que elas somam 100 milhões no mundo. Há muitas razões para essa popularidade da bicicleta. O preço bem mais baixo do que outros meios de transporte. Além disso, ela não consome combustível, ocupa menos espaço e quando precisa de conserto ou manutenção, o custo é muito mais barato do que os outros veículos.

Trânsito

Na Europa, a bicicleta é, ainda hoje, o veículo mais difundido. Na Inglaterra, na França, na Alemanha, na Holanda, na Itália, na Bélgica e na Escandinávia ela é um importante meio de transporte. No sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina, é muito utilizada pela população.

Trânsito

Com o passar do tempo, a tecnologia desenvolveu produtos e componentes que a tornam muito leve, bonita e veloz. Com tudo isso, acabou se tornando um veículo capaz de oferecer grandes riscos de acidentes, quando não forem tomados alguns cuidados. Se você for circular de "bike" por aí, preste atenção nessas dicas:

Trânsito

Vá sempre pela direita da rua e no sentido dos veículos; nunca pedale no meio da rua

Se estiver pedalando com seus amigos num local ou rua de muito movimento, ande em fila única, ou seja, um atrás do outro; a calçada é para o pedestre andar e não para o ciclista. Por isso, procure um terreno baldio, um parque, uma pista ou no jardim de casa, para poder pedalar com segurança

Se você tiver que atravessar a rua, desça da bicicleta olhe várias vezes para ter certeza de que não está vindo nenhum veículo e empurre-a, até chegar ao outro lado

É necessário pedir para um adulto fazer a revisão nos freios, pneus, corrente e nos outros componentes da bicicleta para que você possa, pedalar com segurança e se divertir.

CINTO DE SEGURANÇA E VOCÊ, COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS

CINTO DE SEGURANÇA NÃO É ENFEITE DE CARRO, É ?

Trânsito

Claro que não é enfeite de carro não. A utilidade do cinto de segurança é fixar a gente no banco do carro. Se acontecer uma batida, quem estiver usando o cinto não sai voando pelo vidro. Depois que a gente se acostuma, até sente falta do cinto e se sente desprotegido quando não está com ele engatado. O uso do cinto é obrigatório em todo o BraIIIsil, seja na cidade ou nas estradas. Ele é uma das melhores maneiras de evitar que as pessoas se machuquem, quando acontece uma batida.

Trânsito

Não se esqueça de que tem cinto no banco de trás dos veículos também. Aliás esse é o lugar certo, onde as crianças devem andar no carro, no banco de trás e com cinto de segurança. SEJA ESPERTO! PRESTE MUITA ATENÇÃO NESSAS DICAS:

Trânsito

FAÇA DO CINTO DE SEGURANÇA SEU COMPANHEIRO INSEPARÁVEL, SEMPRE QUE VOCÊ ENTRAR NO CARRO.

Trânsito

CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS, DEVEM SENTAR SEMPRE NO BANCO DE TRÁS E USAR O CINTO DE SEGURANÇA. OS BEBÊS FICAM MUITO MAIS SEGUROS NAS CADEIRINHAS, UTILIZANDO AS FIVELAS E O CINTO DO CARRO TAMBÉM, PARA QUE FIQUE BEM PRESA AO ACENTO.

Educar Para o Transito. Educar Para a Vida.

Fonte: www.transitolandia.com

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal