Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Istambul  Voltar

Istambul

Istambul (em turco Istanbul) é o nome por que é hoje conhecida a cidade anteriormente chamada Constantinopla.

É a maior cidade da Turquia, no estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia. Ainda hoje, seu nome em grego é (Constantinopla).

O nome em turco Istanbul tem origem na expressão grega, que transliterada fica is tin Bóli, e significa "na cidade" ou "à cidade", tendo sido Constantinopla a maior cidade do mundo e "a cidade" por antonomásia. Sua área urbana tem cerca de 14,3 milhões de habitantes.(dados de 2006)

História

Bizâncio

A cidade foi fundada em 667 a.C. pelos gregos de Mégara com o nome de Bizâncio

Constantinopla

Passou para o domínio romano sendo reconstruída em 330 d.C. pelo imperador Constantino I que tornou esta cidade a capital do Império Romano em 11 de Maio do ano 330.

Constantino chamou-a "Nova Roma", mas o nome não vingou. Passou então a ser chamada Constantinopla em referência ao nome do imperador Constantino I.

Com a cisão do império, Constantinopla se tornou a capital do Império Romano do Oriente, mais tarde conhecido como Império Bizantino, durante dez séculos.

Com a queda de Roma, Constantinopla tornou-se o bastião da cristandade no oriente. A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do Direito Romano, Filosofia, Teologia, Arte Grega e História Cristã. Foi capturada e saqueada pela Quarta Cruzada em 1204 e depois recapturada pelas forças de Niceia, sob o comando de Miguel VIII Paleólogo em 1261.

Constantinopla e o império bizantino caíram finalmente para o Império Otomano a 29 de Maio de 1453, marcando o fim da Idade Média. O sultão otomano fê-la capital do estado turco, transformando a cidade no centro do mundo Islâmico, e transformando a Basílica de Santa Sofia, sede da Igreja Ortodoxa, na Mesquita de Ayasofia.

Nos tempos otomanos, ambos os nomes Constantinopla e Istambul foram usados, apesar de os ocidentais invariavelmente usarem o nome Constantinopla.

Istambul

Só em 1923, após a queda da monarquia e a fundação da República da Turquia, a capital passou para a cidade de Ancara, na Anatólia, e Istambul se tornou o nome oficial em 1930.

Em tempos bizantinos, uma vez que era o centro do mundo grego e durante a maioria do período bizantino a maior cidade da Europa.

Mais tarde, a expressão "para a Cidade" ou "na Cidade" resultaria depois de algumas mudanças fonéticas no nome atual da cidade: Istambul.

Economia

Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais ativo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.

Usufrui do estabelecimento de ensino superior mais antigo da Turquia, a Universidade de Constantinopla, ainda uma Universidade Técnica, e as Universidades de Mármara, do Bósforo e de Yildiz.

Fonte: geocities.com

Istambul

Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 12 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia, porém a capital do país é Ancara que se localiza à 450 km.

Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.

Se você olhar o mapa ao lado você verá que existe um estreito que separa o lado Asiático do lado Europeu de Istambul. Este estreito se chama Bósforos.

Você também poderá notar que o estreito do Bóforos liga o Mar de Marmara (sul) ao Mar Negro (norte).

A cidade antiga era chamada Constantinopla. Hoje o bairro principal desta área se chama Sultan Ahmet.

Taksim é o maior bairro de comércio local. Não se esqueça porém, que a cidade é muito grande e ha vários outros centros comérciais.

Sem congestionamento, você gastará do aeroporto ao centro da cidade (Taksim) aproximadamente meia hora ou 45 minutos. Lembre-se que você se encontra em uma metrópole e o trafego é um dos problemas principais de Istambul.

A maioria da população vive do lado Asiático e trabalha no lado Europeu da cidade. Existe duas pontes que ligam ambos os continentes. Evite atravesar a ponte em horário de trafego intenso.

Os pontos turísticos mais importantes estão localizados no lado Europeu de Istambul.

Fonte: www.business-with-turkey.com

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal