Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pamukkale  Voltar

Pamukkale

Pamukkale, situado no zona de Denisli na Turquia , constitui um dos mais atraentes pontos de interesse deste país.

O nome de Pamukkale (literalmente, castelo de algodão), está relacionado com os terraços de rocha branca e brilhante, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata no pequeno monte. O conjunto produz efeitos visuais espetaculares, dignos de serem contemplados seja de manhã, no fim da tarde ou qualquer hora do dia.

Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o dióxido de carbono, o qual está bastante evidenciado na água, tende a vaporizar e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem.

Apesar das fontes de Pamukkale, terem sido afetadas, de tempos a tempos, por tremores de terra, próprios da região, e algumas terem secado, a água volta a emergir dos locais e outra nova fonte nasce.

Pamukkale"

Pamukkale"

Quem vê pela primeira vez fotografias de Pamukkale, ou quem chega a esse local, não se apercebe da realidade que aí encontra.

A primeira impressão é que, aquele branca imaculado, só pode ser neve.

Só mais tarde, depois de se estabelecer um contato mais físico,( a dor que sentimos quando pisamos o solo de Pamukkale), é que nos apercebemos que são rochas que ali se encontram.

As águas que se encontram dentro dos terraços, brancas e com uma espécie de barro creme, são densas e ficam presas ao nosso corpo. No entanto, é uma sensação bastante agradável.

Desde muito cedo que este local foi escolhido para ser uma área de lazer e de tratamentos medicinais, devido às propriedades terapeuticas destas fontes de águas. Este costume vinha já da época dos romanos, que viu em Pamukkale, uma sítio de salvação e rejuvenescimento.

Além das propriedades medicinais destas águas, também se julgava que, quem se banhasse nas águas de Pamukkale ficaria, com o passar do tempo, cada vez mais belo. Não é portanto de estranhar, que as mulheres romanas o escolhessem como um local de eleição

"Há muito tempo atrás, existia uma rapariga muito feia que pertencia a uma família muito pobre. A rapariga não se importava de ser pobre, pois percebera que a felicidade não se encontrava nos bens materiais. No entanto, quando ficou em idade de casar, não surgiu um único pretendente para a desposar. Não apenas pela sua pobreza mas essencialmente pela sua falta de graça. A rapariga ficou tão desesperada que decidiu suicidar-se, lançando-se das rochas de Pamukkale. No entanto, quando se atirou caiu dentro de uma das bacias que estava cheia de água e sedimentos. O filho do Senhor de Denizli estava a passar e aflito, correu para a bacia. Lá encontrou uma rapariga muito ferida e aleijada, mas de uma beleza surpreendente. Pegou nela e levou-a até à casa de seu pai onde cuidou dela com todo o cuidado. Quando a rapariga recuperou, casaram-se e viveram felizes para sempre".

Fonte: mega.ist.utl.pt

Pamukkale

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia.

A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão.

A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.

Pode-se banhar ali e os turcos chamam a este local de Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão”.

Pamukkale"

Pamukkale"

É uma paisagem protegida que fascina, pois a ação das várias águas minerais que contém óxidos de cálcio deixou fantásticas marcas nas estruturas.

O efeito resultante é espetacular: as águas derramam sobre uma série de degraus, formando cascatas solidificadas e bizarras.

Pamukkale

Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente.

Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espetáculo é deslumbrante.

A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável.

Pamukkale é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza.

Fonte: www.radioclubecampobelo.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal