Tuvalu

História

PUBLICIDADE

Tuvalu , anteriormente conhecido como as Ilhas Ellice, é uma nação da polinésia insular localizada no Oceano Pacífico, a meio caminho entre Havaí e Austrália.

É composto por quatro recife ilhas e cinco reais atóis espalhados de 6 ° a 10 ° sul.

Seus vizinhos mais próximos são Kiribati, Nauru, Samoa e Fiji.

Sua população de 10.544 torna o terceiro menor Estado populoso e soberano do mundo, com apenas a Cidade do Vaticano e Nauru com menos habitantes.

Em termos de tamanho da terra física, a apenas 26 quilômetros quadrados (10 sq mi) Tuvalu é o menor país em quarto lugar no mundo, maior apenas do que a Cidade do Vaticano, a 0,44 km 2 (0,17 sq mi), Mônaco a 1,98 km 2 (0,76 sq mi) e Nauru em 21 km 2 (8,1 sq mi).

Tuvalu

Os primeiros habitantes de Tuvalu eram povos polinésios.

Em 1568 Espanhol navegador Álvaro de Mendaña navegou através das ilhas e é compreendido para ter avistado Nui durante sua expedição em busca da Terra Australis.

Em 1819 a ilha de Funafuti foi nomeado Ilha do Ellice, o Ellice nome foi aplicado a todas as nove ilhas, após o trabalho de hidrógrafo Inglês Alexander George Findlay, (1812-1876)

As ilhas ficaram sob Grã-Bretanha esfera de influência no final do século 19 século, quando as Ilhas Ellice foram declaradas britânico protetorado pelo capitão Gibson RN, do HMS Curaçao, entre a 09 de outubro e 16 de 1892.

As Ilhas Ellice foram administrados como protetorado britânico por um Comissário Residente 1892-1916 como parte do Territórios Ocidental britânico do Pacífico (BWPT), e mais tarde como parte do Gilbert e Ellice colônia 1916-1974.

Em 1974, o Islanders Ellice votaram em estado de dependência separada britânico.

Como conseqüência Tuvalu separada das Ilhas Gilbert, que se tornou Kiribati.

Tuvalu tornou-se totalmente independente dentro da Commonwealth em 1 de Outubro de 1978.

Em 5 de setembro de 2000, Tuvalu tornou-se membro 189 da Organização das Nações Unidas.

Fonte: www.country-facts.com

Tuvalu

Tuvalu é um país no Pacífico.

A capital é Funafuti.

A principal religião é o Cristianismo.

As línguas principais são Tuvalu e Inglês.

Em 1974, as diferenças étnicas no interior da colônia Britânica das Ilhas Gilbert e Ellice causaram os Polinésios das Ilhas Ellice votarem a favor da separação das Ilhas Gilbert da Micronésia. No ano seguinte, as Ilhas Ellice tornaram-se a colônia Britânica separada de Tuvalu.

A independência foi concedida em 1978. Em 2000, Tuvalu negociou um contrato de leasing de seu nome de domínio na Internet “.tv” por US$ 50 milhões em royalties ao longo de um período de 12 anos.

Tuvalu, antigamente as Ilhas Ellice, é uma nação insular espalhada por uma grande área do sudoeste do Oceano Pacífico. Embora seu nome signifique “grupo de oito”, Tuvalu inclui nove ilhas; as oito estrelas na bandeira simbolizam as oito ilhas habitadas de Tuvalu.

Terra

Com uma área total de 10 milhas quadradas (26 km quadrados), Tuvalu é uma das menores nações independentes do mundo. Suas nove ilhas estiram-se na direção sudoeste por cerca de 359 mi. (579 km) a partir de Nanumea, no norte, para Niulakita, no sul. As outras sete ilhas, de norte a sul, são Niutao, Nanumanga, Nui, Vaitupu, Nukufetau, Funafuti, e Nukulaelae. Niulakita, a menor, foi colonizada em 1949 por pessoas de Niutao.

Algumas das ilhas de Tuvalu são atóis de coral e têm grandes lagoas. Outras são ilhas de recife de coral, com pequenas lagoas ou – no caso de Nanumanga, Niutao e Niulakita – com pequenos lagos encravados.

As ilhas foram formadas ao longo de milhares de anos pelos animais marinhos minúsculos chamados pólipos de coral, cujos esqueletos externos fundiram-se com os de pólipos mortos. Às vezes, os recifes de coral crescem em camadas espessas de planaltos no fundo do oceano, criando ilhas de recife, onde eles rompem a superfície da água.

Atóis são recifes que têm crescido em anéis em torno de ilhas vulcânicas. Os recifes continuaram a crescer muito depois de as ilhas vulcânicas terem afundado no oceano. Eles muitas vezes deixam corpos de água rasos chamados lagoas em seus centros.

As lagoas se abrem para o mar e podem prover portos calmos durante as tempestades. As lagoas de Nukufetau e de Funafuti são grandes o suficiente para acomodar navios. Nos outros atóis, os navios devem âncorar offshore.

Os atóis de Tuvalu estão todos a menos de 13 pés (4 metros) acima do nível do mar, um fato que faz os Tuvaluanos se preocuparem com a poluição do ar criado no mundo industrializado. Muitos cientistas acreditam que a poluição pode causar um “efeito estufa”, elevando a temperatura global, derretendo as calotas polares, e causando o nível dos oceanos a subir.

Mesmo um aumento de 1,5 pés (0,45 m) – algo que poderia acontecer em meados do século 21 – submergeria muito das Ilhas Marshall, Kiribati e Tuvalu, forçando seus povos a migrar.

Clima

O clima deTuvalu é quente e úmido, com temperaturas médias de 86 °F (30 °C) durante todo o ano. As tempestades do Oeste são comuns entre Novembro e Fevereiro. As chuvas, com média de 139 polegadas (353,5 centímetros) por ano, são pesadas, mas irregulares, gerando escassez de água ocasional.

População

Cerca de 96 por cento de todos os Tuvaluanos são da Polinésia. Eles são mais altos e mais leves na cor da pele do que os Gilbertêses da Micronésia em Kiribati com quem eles estavam unidos antes da independência. Uma grande comunidade Gilbertêsa existe em Funafuti.

O Tuvaluano é uma língua Polinésia relacionada com a língua de Samoa, onde os Tuvaluanos são pensados terem se originado. O Inglês é ensinado nas escolas, e algumas pessoas mais velhas falam o Samoano. Em Nui, que já foi conquistado pelos Kiribatianos, algumas pessoas falam I-Kiribati.

Menos da metade da população sabe ler e escrever. A nação tem uma escola secundária, no maior atol de Tuvalu, Vaitupu. A escola é operada em conjunto pelo governo e a Igreja de Tuvalu.

A Igreja de Tuvalu, uma denominação Protestante que cresceu a partir da Sociedade Missionária de Londres, foi fundada por missionários de Samoa em 1860.

Ao mesmo tempo, os líderes da igreja Samoana tinham tremenda autoridade secular, assim como religiosa, mas seu poder diminuiu.

Mais de 4 em 5 Tuvaluanos vivem em tradicionais casas de telhado de palha, cujas paredes são feitas de esteiras. A exceção é em Funafuti, onde a maioria das casas foram substituídas por estruturas mais resistentes pré-fabricadas depois de um furacão em 1972.

Os Tuvaluanos são geralmente sociáveis e amigáveis, e eles gostam de dançar e cantar. Sua dança tradicional, o fatele, é realizada em feriados, na inauguração de edifícios, ou em outras ocasiões especiais. Os Tuvaluanos costumam se reunir à noite em seus maneapas (salões comunitários) para conversar, cantar, e dançar socialmente.

Economia

Com o solo em grande parte infértil e sem recursos minerais conhecidos, Tuvalu é um dos países mais pobres do mundo. Pesca e agricultura de subsistência são as principais atividades econômicas de todos, mas cerca de 15 por cento da população. Cocos, pandanus, fruta-pão, banana e tubérculos podem sobreviver ao ar salgado e ao solo pobre. Copra (massa seca) é exportada.

Devido à superpopulação, muitos Tuvaluanos deixaram o país pela mina de fosfato em Nauru ou para trabalhar em navios comerciais de propriedade estrangeira.

A Escola de Formação Marítima de Tuvalu treina Tuvaluanos jovens para o trabalho a bordo de navios de mar. O dinheiro que eles e os trabalhadores em Nauru e em outros lugares mandam para casa é importante para a economia da nação.

O governo é um grande empregador, demonstrado pelo fato de que cerca de um quarto das pessoas de Tuvalu vivem no atol Funafuti. A principal ilha do atol, Funafuti, é o centro administrativo do país, ou capital. A pista de pouso militar construída entre os coqueiros, durante a Segunda Guerra Mundial serve como o aeroporto de Funafuti.

Tuvalu experimentou um golpe de sorte nos últimos anos com a venda dos direitos ao seu sufixo “.tv” de Internet. Ele também ganha moeda estrangeira com a venda de selos e moedas para colecionadores e direitos de pesca para as frotas estrangeiras de atum, incluindo as dos Estados Unidos e Taiwan.

Uma importante fonte de receita é a ajuda externa, principalmente do Reino Unido e da Austrália. Com a Nova Zelândia, estas duas nações criaram um fundo para Tuvalu.

As ilhas são muito remotas e muito pequenas para suportar uma indústria turística de grande porte. Apenas algumas centenas de turistas visitam a cada ano.

Como resultado, as ilhas exteriores de Tuvalu são praticamente intocadas.

Economia – visão geral:

Tuvalu consiste em um densamente povoado e espalhado grupo de nove atóis de coral com solos pobres. O país não tem recursos minerais conhecidos e exportações poucos e é quase totalmente dependente de alimentos importados e de combustível.

Agricultura de subsistência e pesca são as principais atividades econômicas. Menos de mil turistas, em média, visite Tuvalu anualmente. As oportunidades de emprego são escassas e trabalhadores do setor público compõem a maioria das pessoas empregadas.

Cerca de 15% da população adulta masculina de trabalho como marinheiros em navios mercantes no exterior, e as remessas são uma fonte vital de renda contribuindo com cerca de $ 2 milhões em 2007.

Renda substancial é recebida anualmente do Fundo Fiduciário Tuvalu (TTF) um fundo de confiança internacional estabelecido em 1987 pela Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido e apoiada também pelo Japão e Coréia.

Graças a investimentos sábios e retiradas conservadores, este fundo cresceu a partir de uma inicial de R $ 17 milhões para um valor estimado de US $ 77 milhões em 2006. O TTF contribuiu quase US $ 9 milhões para o orçamento do governo em 2006 e é uma almofada importante para atender deficiências no orçamento do governo.

O governo dos EUA também é uma fonte de receita importante para Tuvalu por causa de pagamentos de um tratado de 1988 sobre a pesca. Em um esforço para garantir a estabilidade financeira e sustentabilidade, o governo está buscando reformas do setor público, incluindo a privatização de algumas funções de governo e os cortes de pessoal.

Tuvalu também deriva royalties da locação de seu “. Tv” nome de domínio de Internet com uma receita de mais de US $ 2 milhões em 2006. Uma pequena fonte de receita do governo vem da venda de selos e moedas.

Com exportações de mercadorias apenas uma fração das importações de mercadorias, continuou a dependência deve ser colocado sobre a pesca e taxas de licença de telecomunicações, as remessas de trabalhadores no exterior, transferências oficiais, e renda de investimentos no exterior.

Crescentes disparidades de renda e da vulnerabilidade do país às mudanças climáticas estão entre as preocupações principais para a nação.

História e Governo

Os Polinésios são pensados terem vindo de Tonga e Samoa criar colônias em Tuvalu pelo menos 2.000 anos atrás. Eles tiveram pouco contato com os Europeus até que escravos Peruanos e Australianos invadissem as ilhas entre 1850 e 1870.

Em um exemplo, em 1863, os “blackbirders” Peruanos, como esses escravos eram chamados, sequestraram cerca de 500 Tuvaluanos para trabalhar nas minas de guano nas ilhas ao largo do Peru. Ninguém jamais voltou para casa.

Os missionários mudaram radicalmente a maneira dos Tuvaluanos viverem. Antes que os missionários viessem, os Tuvaluanos pertenciam a clãs diferentes, o que tinha a sua força a partir de ancestrais de seus membros comuns. Os missionários substituíram a autoridade dos anciãos do clã, proibindo as crenças e práticas tradicionais, e o sistema de clãs entrou em colapso.

Em 1892, a Grã-Bretanha fez de Tuvalu, então chamado de Ilhas Ellice, um protetorado. As ilhas tornaram-se parte da colônia Britânica das Ilhas Gilbert e Ellice em 1915. Mas elas permaneceram relativamente isoladas até a Segunda Guerra Mundial, quando elas foram um ponto de partida para os ataques contra as Ilhas Gilbert tomadas pelos Japoneses.

Os militares dos EUA tinham bases em Funafuti, Nukufetau e Nanumea. Os Japoneses nunca invadiram, embora fizessen uns poucos bombardeios. Muitos Tuvaluanos juntaram-se ao esforço de guerra.

Em 1975, como a independência se aproximava, as Ilhas Ellice romperam com as ilhas Gilbert e foram renomeadas Tuvalu. A independência total foi alcançada em 1 de Outubro de 1978. O governador-geral, um nativo de Tuvalu, representa o monarca Britânico como chefe de Estado.

Um primeiro-ministro, escolhido entre os 12 membros eleitos da Casa do Parlamento, lidera o governo. Conselhos eleitos controlam os assuntos locais em cada ilha.

Harold M. Ross

Fonte: Internet Nations

Tuvalu

Este diminuto país está formado por nove atolões do tipo coralífero, mas só tem civilização na ilha de Funafuti.

No resto do país permanece a cultura nativa pura. Este pode ser o seu maior atrativo. A viagem às ilhas é principalmente objeto de negócios, política ou procura de relaxamento.

Localização Geográfica

Tuvalu está entre os países de menor extensão do mundo. Encontra-se no oceano Pacífico a 4000 quilômetros de Sydney.

Conta com apenas 26 quilômetros quadrados de extensão e 24 quilômetros de costas. Seu território não se eleva a mais de 3000 m por cima do nível do mar e seu solo é pobre. Cinco dos atolões têm lagoas no interior.

Flora e Fauna

A vegetação típica é de palmeiras. A palma de coco dá a copa. Outro tipo de vegetação inclui bananeiras, mamoeiros, pandanus e a fruta-pão. Os fundos marinhos são totalmente virgens. A fauna marinha é abundante nas costas e lagoas, com peixes tropicais de cores diversas.

História

Antes da chegada dos aeroportos as ilhas estavam habitadas por tribos indígenas. Os primeiros povoadores chegaram fazem uns 2.000 anos.

Tuvalu, antes Ilhas Ellice, passou à jurisdição britânica em 1877 e em 1892 convirteu-se em parte do protetorado britânico das Gilbert and Ellice Ilhands, até a separação em 1975, quando as Gilbert converteram-se em Kiribati.

Em 1978 as ilhas conseguem a independência e passam fazer parte da Commonwealth. Atualmente estão governadas por um regime monárquico com um governador geral.

Arte e Cultura

Não há museus no país, mas as próprias ilhas são o melhor museu, pois arte e cultura anscestral podem ser apreciadas mesmo hoje.

A arquitetura tradicional utiliza telhado de palha e elementos naturais. No artesanato local sobressaem os cestos e os enfeites para o cabelo feitos a base de flores, assim como, bijouteria manufaturada.

Locais Turísticos

Tuvalu está formado por um conjunto de nove ilhas.

De norte à sul: Nanumea, Niutao, Nanumanga, Nui, Vaitupu, Nukufetau, Fuafuti, Nukulaelae e Niulakita.

Em Funafuti encontra-se a capital Nufufetau.

Toda beleza concentra-se na lagoa de Funafuti, a qual mede 14 km de largura por 18 quilômetros de comprimento. Poderá fazer excursões de bote e percorrer as fantásticas praias cobertas de areias finas e palmeiras.

No há roteiros a sugerir pois as ilhas fornecem um espetáculo sem igual de paisagens e pessoas. O mais atrativo de Tuvalu é o ambiente pacífico que respira-se ea fascinante sensação de viver em um espaço sem explorar.

Fonte: www.genteviajera.es

Tuvalu

História

Ellice Arquipélago, sob protetorado britânico em 1892, formado em 1896, uma colônia da coroa com as Ilhas Gilbert, nas proximidades. Ele separou-se deles, em 1975, aderiu a autonomia interna em 1977 e independência no ano seguinte, e tomou o nome de Tuvalu. Membro da ONU e da Commonwealth, o novo estado é uma monarquia parlamentar (Chefe de Estado: o monarca britânico).

No final de 2000, o arquipélago ganhou fama inesperada depois vendido para nome americano computador firme de seu domínio de Internet cobiçado “. Tv”. Benefícios financeiros para este pequeno estado deve ser considerável.

Geografia

Localizado na Micronésia, a leste da Ilhas Salomão e norte da Ilhas Fiji , este arquipélago no Pacífico central cobre 24 km2. Habitantes predominantemente protestantes (96,9%) e 10.838 passam a maior parte de sua pesca e copra. Fongafale, a capital, tem 3.400 habitantes. A área recebe assistência do Reino Unido e da transferência de fundos de mil emigrantes.

Economia

Tuvalu quase não tem recursos naturais, e sua principal fonte de renda vem da ajuda externa.

As principais atividades são a pesca eo turismo, mas, devido ao afastamento das ilhas, um pequeno número de turistas visitam as ilhas a cada ano.

O Tuvalu dólar, a moeda local é o dólar australiano acoplado: apenas moedas são emitidos localmente.

O nacional de primeiro nível de domínio Tv.

.TV é o domínio de primeiro nível nacional reservado para Tuvalu.

O nome de domínio. Tv foi aberto a todas as empresas em todos os países por parte do Governo de Tuvalu. Este nome de domínio é muito popular. TV é curto para a televisão em várias línguas, o nome de domínio de canais de TV de juros, mas também sites pornográficos.

Em 2000, a gestão e revenda de nomes de domínio foram vendidos pelo Governo de Tuvalu dotTV a empresa, uma subsidiária da VeriSign, por 12 anos em troca de 50 milhões de dólares norte-americanos. Esta venda foi feita renda significativa micro-estado, que era, antes da venda do domínio, um dos países mais pobres do mundo. O dotTV empresa é 20% de propriedade do Governo de Tuvalu.

Os benefícios financeiros gerados por esta venda é um assunto de controvérsia no país. Parte da população local protestou contra esta prática, como sites de campo muitos sites pornográficos. A maioria da população é cristã, que o dinheiro é considerada impura.

Apesar das controvérsias, o dinheiro arrecadado tem ajudado a melhorar a infra-estrutura rodoviária.

Fonte: www.asie-planete.com

Tuvalu

História

Os ancestrais de pessoas Tuvalu Acredita-se que chegou nas ilhas cerca de 2000 anos atrás. Sob a liderança de chefes, conhecido como “Aliki ‘, tradicional Tuvalu sociedade continuou por centenas de anos antes sofreu mudanças significativas com a chegada de comerciantes europeus na década de 1820.

Até mesmo mudanças maiores tomou lugares quando o Pastor Samoan da Sociedade Missionários de Londres chegou na década de 1860. Tuvaluanos logo abraçou a nova fé e praticamente todas as pessoas agora são cristãos, na maioria protestantes. A religião desempenha um papel importante na vida cotidiana, embora muito da cultura anterior e tradições são mantidas.

Tuvalu (então conhecido como Ilhas Ellice) veio pela primeira vez sob jurisdição britânica em 1877. Em 1892 tornou-se Tuvalu como uma colônia. Em 1975, após esmagador apoio para a separação de acordo com a referendo realizado no ano anterior, o país se tornou uma monarquia constitucional independente eo membro 38 da república em 1 de outubro de 1978.

Tuvalu é classificada pelas Nações Unidas como uma das do mundo pacíficos países menos desenvolvidos. Tuvalu foi recentemente aceito e eleito como o Estado-Membro 189 da Organização das Nações Unidas para o Novo Milênio.

Localização

Tuvalu fica a oeste da data limite Internacional e norte 1000km de Fiji no Pacífico central, logo abaixo do equador e é de 12 horas à frente do horário de Greenwich na mesma zona, como Fiji.

Os seis atóis e três ilhas que formam Tuvalu perfazem um total de apenas 25 quilômetros quadrados de área de terra, curvando-noroeste-sudeste em uma cadeia de 676 quilômetros de comprimento, na borda externa ocidental da Polinésia.

Moeda

O Banco Nacional de Tuvalu (NBT) abre 10:00 – 02:00 de segunda a quinta-feira e pm 09h00 – 1:00 pm sextas-feiras. Tuvalu usa moeda australiana. Serviços de cartão de crédito não estão disponíveis em qualquer lugar em Tuvalu para que os visitantes são aconselhados a viajar com travellers cheques. Montantes de pagamento no exterior de mais de $ 2000 precisa da aprovação de controle de câmbio.

Clima

Tuvalu tem um clima tropical agradável, geralmente com pouca variação dia ou da noite, de cerca de 30 graus Celsius. Precipitação média varia consideravelmente, mas é geralmente mais de 3,000 milímetros anualmente.

Serviços de Comunicação

Serviços telefônicos internacionais e locais estão disponíveis no Telecomunicações, bem como o acesso através da Internet.

Aduaneira

Visitantes com mais de 18 anos de idade são cada direito permitido gratuito à chegada de um litro de espírito ou vinho e 200 cigarros.

Imposto de Partida

AUD $ 30,00 por pessoa

Vestido

Vestido é normalmente muito casual. No entanto, há uma sensibilidade de cerca de as mulheres se vestem maneira. Portanto vestindo roupas breve, como fatos de banho nas aldeias não é aconselhável.

Emergência

Um hospital geral existe em Funafuti, completos serviços médicos e odontológicos estão disponíveis.

Food / Restaurante

Há vários restaurantes na Tuvalu oferecendo uma variedade de pratos locais e estrangeiros. Alguns também têm barras licenciadas.

Econômico

Import é elevado, como há muito pouco fabrico na ilha, devido à falta de recursos e de água. Alguns recursos marinhos e produtos de coco são exportadas, mas grande parte da renda das pessoas é derivado de Marinheiros através de remessas enviadas a suas famílias. Além disso, o peixe pessoas e se envolver em atividades agrícolas para o seu uso diário.

Artesanato

Fãs de Tuvalu, esteiras, cestos, colares, esculturas em madeira e anzóis são famosos em todo o Pacífico. Estes podem ser adquiridos no Centro de Mulheres de Artesanato no aeroporto e em cada uma das ilhas exteriores.

Língua

Tuvalu e Inglês

População

Tuvalu tem uma população de 9.561 pessoas (censo de 2002). 4.492 dessas pessoas residiam em Funafuti, capital de Tuvalu

Serviço Postal

Completos serviços postais internacionais estão disponíveis. O Tuvalu Filatélica Bureau oferece alguns dos mais cobiçados selos no mundo

Abastecimento de Água

Não há rios ou lagos. O país depende da água da chuva armazenada em cisternas para o abastecimento de água.

Atrações histórico e arqueológico

Durante a II Guerra Mundial, um grande número de soldados americanos estavam estacionados nas ilhas de Tuvalu e bases da força aérea foram localizados estrategicamente para permitir que as forças aliadas para atacar bases inimigas em Kiribati.

Uma antiga pista existe no lado nordeste do Nanumea e os restos de aviões da Segunda Guerra Mundial são visíveis no matagal. Um naufrágio de uma embarcação de desembarque pode ser visto no recife perto da aldeia em Nanumea.

Há uma outra Guerra Mundial pista II na ilhota de Motulalo em Nukufetau, juntamente com os restos de destroços de avião.

Atol de Funafuti foi a base principal e restos de escombros da Segunda Guerra Mundial pode ser visto ao longo da principal ilha de Fongafale. Um bunker subterrâneo bem preservado é encontrado na ilhota de Tepuka.

Em Funafuti, o local da perfuração pelos cientistas para provar a teoria de Darwin sobre a formação de atóis pode ser encontrado. A teoria de Darwin foi provado ser correto e provas de vulcões submersos foi encontrado depois de perfurar a uma profundidade de mais de 1000 metros.

Tuvalu
Tuvalu

Fonte: www.timelesstuvalu.com

Tuvalu

Perfil

Tuvalu é um grupo de nove pequenas ilhas do Pacífico Sul, que ganhou a independência do Reino Unido em 1978. Cinco das ilhas são atóis de coral, os outros quatro são constituídas por terrenos subindo do fundo do mar.

Todos são de baixa altitude, com nenhum ponto em Tuvalu sendo maior do que 4,5 metros acima do nível do mar. Os políticos locais estão em campanha contra o aquecimento global, argumentando que a mudança climática pode ver as ilhas inundadas pela elevação dos mares.

A vida nas ilhas é simples e muitas vezes duras. Não há córregos ou rios, para a coleta de chuva é essencial.

Coqueiros cobrir a maior parte das ilhas, e copra – kernel coco seco – é praticamente o único produto de exportação. Crescente salinização do solo ameaça agricultura de subsistência tradicional.

Tuvalu depende de ajuda externa, a receita da venda de licenças de pesca de atum e do interesse de um fundo criado em 1987. A venda de selos postais também traz receitas.

É um dos poucos países a ter relações diplomáticas com Taiwan, que financiou a construção do maior edifício de Tuvalu – uma sede de três andares administrativa.

Também é um de apenas cerca de meia dúzia de países que já reconheceram a independência das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

Tuvalu mostrou engenho, explorando outra fonte de renda. Ela já vendeu seu sufixo internet -. Tv – a uma empresa californiana por vários milhões de dólares por ano em receitas de continuar. A empresa vende o sufixo para emissoras de televisão.

Parte do dinheiro foi usado para pavimentar estradas – que antes eram feitas de coral esmagado – e para construir escolas.

Uma cronologia dos principais eventos:

Século 14 – Samoans, tonganeses e colonos de outras ilhas da Polinésia migrar para as ilhas

1568 e 1595 – O espanhol Alvaro Mendaña de vistas Neyra das ilhas do Nui e Niulakita em duas expedições separadas.

1819 – Um navio de propriedade de parlamentar britânico Edward Ellice visita Funafuta. O capitão nomeia a ilha Ellice Island. Mais tarde este nome foi aplicado a todos os nove atóis.

1850-1875 – “Blackbirding” – o sequestro de ilhéus para o trabalho forçado nas plantações em Fiji e Queensland – ea introdução de doenças européias reduz a população de 20.000 para 3.000. Em 1863, os comerciantes de escravos peruanos seqüestrar 400 ilhéus – quase dois terços da população das ilhas de Funafuti e Nukulaelae.

Protetorado britânico

1877 – Grã-Bretanha cria a Comissão do Pacífico Ocidental Alta, com sede nas Ilhas Fiji. As Ilhas Ellice e outros grupos de ilhas estão sob a sua jurisdição.

1892 – Grã-Bretanha declara um protetorado conjunta sobre as Ilhas Ellice e as Ilhas Gilbert.

1916 – O Gilbert e Ellice Colônia ilhas é formada. Ao longo dos próximos 20 anos outros grupos insulares, incluindo as ilhas da Linha e as ilhas Phoenix, se juntar à colônia.

1974 – resultado tensões étnicas em mais de 90% do principalmente polinésia Ellice Islanders votação para separação do predominantemente Micronésia Ilhas Gilbert.

1975 – Ellice se tornar uma dependência britânica separada, sob o nome de pré-colonial de Tuvalu significa “pé oito juntos”, que se refere aos oito atóis povoadas. Toaripi Lauti é eleito ministro-chefe.

1976 – Formalmente separa do Gilbert e Ellice Colônia.

1977 – Primeira eleição separada geral realizada.

Independência

1978 01 de outubro – Tuvalu alcança independência. Toaripi Lauti é nomeado primeiro-ministro.

1986 – Votos para permanecer uma monarquia constitucional independente com o monarca britânico em sua cabeça.

1987 – Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Austrália configurar o Tuvalu Fundo Fiduciário para fornecer ajuda ao desenvolvimento. Contribuições para o fundo também vêm da Coréia do Sul e Japão.

1989 – UN listas Tuvalu como um de um certo número de grupos de ilhas com maior probabilidade de desaparecer no fundo do mar, no século 21, devido ao aquecimento global.

1991 – Governo diz que está a preparar um pedido de indemnização contra o Reino Unido para o mau estado das finanças do país na época da independência.

1998 – Locação de seus “900” linhas de telefone a uma empresa estrangeira que gera uma renda substancial.

2000 Fevereiro – assina um acordo de arrendamento sufixo do país internet nacional ‘tv. “Para uma empresa dos EUA que gera recursos suficientes para Tuvalu a solicitar adesão às Nações Unidas.

Março de 2000 – Dezoito alunas e seus supervisores são mortos em um incêndio em um dormitório da escola na Vaitupu ilha. É o pior desastre de Tuvalu, desde a independência.

2000 – admitido nas Nações Unidas.

Mar questão do nível

2001 – Nova Zelândia oferece a reassentar ilhéus ameaçados pelo aumento do nível do mar.

Março de 2001 – Tuvalu diz que vai tomar medidas legais, juntamente com Kiribati e as Ilhas Maldivas, contra os EUA por sua recusa em assinar o Protocolo de Kyoto, um acordo internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

De dezembro de 2001 – o programa do governo australiano de auxílio ao exterior comissiona uma terra e do nível do mar estação de monitoramento em Tuvalu.

De agosto de 2006 – Apisai Ielemai eleito PM.

Junho de 2007 – O enviado Tuvalu ao Afelee ONU Pita aborda sessão especial do Conselho de Segurança da ONU dedicada à questão da mudança climática.

2009 Janeiro – Tuvalu Pedido de adesão ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que diz que vai apreciar o pedido.

De fevereiro de 2009 – Taiwan diz que quer ajudar a lidar com Tuvalu os efeitos dos níveis do mar. Tuvalu é um dos poucos países que reconhecem Taiwan.

De julho de 2009 – Tuvalu quer toda a sua energia venha de fontes renováveis até 2020.

2009 Dezembro – Tuvalu rejeita pacto climático de Copenhague como inadequada.

2010 Setembro – Maatia Toafa eleito PM.

2010 Dezembro – PM Maatia Toafa derrubado por voto de não-confiança, substituído por Willy Telavi.

A escassez de água

2011 Outubro – Governo declara estado de emergência por falta de água e pede ajuda internacional para substituir máquinas de dessalinização quebrado e fornecer tanques de água permanentes.

2012 Agosto – Sob pressão de os EUA, Tuvalu concorda em cancelar o registo de navios iranianos que tinha anteriormente autorizados a navegar sob a sua bandeira nacional. Irã havia aplicado a registar petroleiros em Tuvalu, em uma tentativa de contornar um embargo internacional sobre as remessas de petróleo iraniano.

Fonte: news.bbc.co.uk

Tuvalu

Com o nível do mar cada vez mais alto, ilhas paradisíacas do Pacífico Sul estão desaparecendo. E os moradores estão se transformando nos primeiros refugiados do aquecimento global.

Nove atóis de coral habitados por menos de 10 mil pessoas. A maioria trabalha na agricultura artesanal e na pesca.

Tuvalu é um dos menores países do mundo. Corre o risco de ser engolido pelo mar no próximo século – conforme estudo da ONU – em conseqüência do aumento do nível dos oceanos, causado, por sua vez, pelo efeito estufa.

Situado no centro da Oceania, no oceano Pacífico, o território obtém importantes recursos com a venda de licenças de pesca a barcos de Formosa (Taiwan), da Coréia do Sul e dos Estados Unidos. Outra fonte de rendimento é a venda de selos e moedas a colecionadores.

História

Os nove atóis que compõem Tuvalu são inicialmente uma colônia espanhola, as ilhas de Laguna. Passam a se chamar ilhas Ellice ao cair sob domínio britânico, em 1877. Em 1911, a possessão junta-se a outro arquipélago para formar a colônia das ilhas Gilbert e Ellice. Na II Guerra Mundial, os atóis são usados pelos Aliados na campanha do Pacífico contra o Japão.

Independência

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Grã Bretanha prepara a independência das ilhas Gilbert. As ilhas Ellice, habitadas por um povo de etnia polinésia, preferem a separação à continuar unida com as ilhas Gilbert (de maioria micronésia).

Em 1975, Ellice separa-se de Gilbert (atualmente Kiribati) e, em 01/01/1976, toda a administração da nova colônia foi transferida de Tarawa para Funafuti. Em 01/10/1978, torna-se Monarquia Constitucional Independente, como 38° membro especial da Comunidade Britânica, com o nome de Tuvalu.

Em 1995, o país adota nova bandeira, eliminando o símbolo da união britânica. A medida aumenta a insatisfação popular com o primeiro-ministro Kamuta Latasi.

Em 17/12/1996, Latasi é derrubado e Bikenibeu Paeniu assume o cargo, em 23/12. No ano seguinte, a bandeira anterior é restaurada.

Em 2000, torna-se 189° membro das Nações Unidas. O selo mostra a relação entre os dois grupos de ilhas.

Selos foram emitidos pelo Protetorado de Gilbert e Ellice entre 1911 a 1975.

Fonte: www.anossaescola.com

Veja também

Pontos Turísticos de Omã

PUBLICIDADE Omã não é um país que muitas pessoas pensem em visitar, o que é uma …

Pontos Turísticos do Nepal

PUBLICIDADE O Nepal é mais conhecido pelas poderosas montanhas do Himalaia. O alpinismo no Nepal costuma estar …

Pontos Turísticos de Myanmar

PUBLICIDADE Viajar para Mianmar há algumas décadas era proibido para a maioria dos estrangeiros. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.