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Vagem

Vagem

Mês: novembro

As espécies mais conhecidas são:

Vagem manteiga

Comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 cm de comprimento.

Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados da vagem.

Vagem comum

Tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e portanto, pode ser melhor aproveitada.

Vagem de metro

É mais roliça que a vagem comum, possui cor verde intensa e espessura fina.

Contém vitamina A, indispensável a boa visão, saúde da pele e defesa do organismo e contém vitamina C, importante contra processos infecciosos e aumento da resistência.

Apresenta também cálcio, fósforo e ferro, minerais essenciais à manutenção do organismo.

Cem gramas de vagem fornecem 36 calorias.

DICAS

Para o preparo, as vagens devem ser lavadas e em seguida, com o auxílio de uma faca, remove-se o fio longo dos dois lados. para o cozimento utilize água apenas para cobrir o fundo da panela, tampando-a logo em seguida, evitando-se assim, as perdas nutritivas.

CUIDADOS NA COMPRA

A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole e nem escura nas pontas.

PERÍODO DE COMPRA

O melhor mês para a compra de vagem é novembro, quando há bons preços e bastante oferta do produto no mercado.

O período de oferta da vagem vai de outubro até janeiro.

Fonte: www2.prefeitura.sp.gov.br

Vagem

Vagem

Benefícios

Pobre em calorias

Contém cálcio, ferro e fósforo

Rica em vitamina A e vitaminas do complexo 13

Inconveniente

Apesar de conter vitamina C, esta se perde quase totalmente durante o cozimento

Vagem é o nome que se dá à bainha que envolve as sementes ou os grãos das plantas leguminosas (como o feijão e a ervilha), também chamada de vage, vaja e bagem. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão, quando então se toma dura e fibrosa.

As espécies mais conhecidas são:

Vagem-manteiga

Comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados.

Vagem comum

Tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga.

Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada.

Vagem-de-metro

É mais roliça que a vagem comum, de cor verde intensa e espessura

A vagem contém sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), além de grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo 13 e vitamina C, embora esta última se perca quase completamente durante o cozimento.

Além dessas propriedades, a vagem é ótima como estimulante das funções intestinais. É ainda indicada durante os regimes de emagrecimento, pois tem poucas calorias.

A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre.

A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 11/2 kg é suficiente para quatro pessoas.

Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana.

A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado.

A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.

Uma porção de 100 g de vagem fornece em média 42 calorias.

Fonte: www.herbario.com.br

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