Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Valentino - Página 4  Voltar

Valentino

Nós pobres mortais assalariados que não temos como comprar o livro, podemos nos contentar com um texto bem didático que a Suzy Menkes, editora de moda do International Herald Tribune escreveu e que está disponível no site da Taschen. Ela e Matt Tyrnauer, correspondente da Vanity Fair, são os autores do livro sobre o italiano.

Menkes compara a trajetória de Valentino com a de outros mestres das artes na Itália. O começo aos 17 anos como humilde aprendiz em Paris onde se formou estilista e trabalhou com Jean Desses Guy Laroche.

O estímulo dos pais foi fundamental, seja com palavras ou com dinheiro. O pai vendeu a casa de campo para abrir a primeira loja do filho. A mãe o aconselhou a manter-se sempre elegante e simples.

Suas criações são queridíssimas dos tapetes vermelhos aos redor do globo. Elizabeth Taylor e Jack Kennedy estavam entre suas primeiras clientes famosas. A ex primeira dama dos Estados Unidos encomendou ao italiano seu vestido para o casamento com Aristóteles Onassis em 1968.

Valentino Garavani
Valentino no filme "O Diabo veste Prada"

O traje matrimonial de uma das mulheres mais elegantes do mundo estimulou a consagração no mundo da moda. Naquele ano ele fez muito sucesso com a Coleção Branca e passou a ser cotadíssimo entre casadoiras endinheiradas. Além das noivas, outro ponto fundamental em Valentino, que o persegue desde o início é o vestido vermelho.

Valentino Garavani
Valentino brincando de cabra-cega entre seus vestidos vermelhos

Segundo a autora, a definição da obra de Valentino pode ser comparada com o Rococó - ele acrescentava detalhes às bases anteriormente esculpidas. Há sempre um detalhe na gola, ou na bainha que revela sua essência. O laço foi outra característica marcante. É como se a mulher estivesse decorada para celebrar sua beleza e fragilidade.

O criador nunca quis outra imagem de mulher. Sempre almejava uma donna exuberante e glamurosa. Não se rendeu a androgenia e o minimalismo, por exemplo. Conselho de mãe é sábio.

Valentino e as celebridades:

Valentino Garavani
Kate Winslet no Oscar 2007

Valentino Garavani
Cameron Diaz no Oscar 2007

Valentino Garavani
Depois de participar do filme protagonizado por Anne Hathaway, Valentino vestiu a atriz para o Oscar 2007

Valentino Garavani
Sally Field no Emmy 2007

Valentino Garavani
Christina Aguilera no Emmy 2007

Valentino Garavani
Lily Cole no CFDA Awards 2007

A grife Valentino pertence ao Valentino Fashion Group que também detém as marcas Hugo Boss, Lebole, M Missoni e Marlboro Classics.

O RP de Valentino é um brasileiro, Cacá de Souza, que nas horas vagas é designer de jóias.

Fonte: www.modapraler.com

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal